Tudo Sobre Os Principais Testes e Certificados de Inglês

Ter fluência no inglês é atualmente um requisito básico para se obter melhores oportunidades de empregos ou então fazer cursos fora do país! E para comprovar essa fluência em entrevistas de emprego ou em solicitações para ingresso em universidades fora do Brasil, muitas instituições realizam exames de proficiência e certificados de inglês!

Ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto? Então continue sua leitura e veja neste guia tudo sobre os principais testes e certificados de inglês mais exigidos por instituições nacionais e internacionais. Confira!

Exames de Proficiência e Certificados de inglês: O que são e para que servem?

Os exames de proficiência em inglês são testes que se aplicam com o intuito de comprovar a fluência na língua inglesa. Seja para ingressar em cursos universitários fora do país, ou então para concorrer a vagas em processos seletivos para emprego.

Por meio desses testes é possível avaliar a capacidade de comunicação no idioma de uma pessoa através da fala, escrita, audição e leitura.

Os certificados de proficiência em inglês são muito bem vistos por empresas internacionais e nacionais. Além disso, os testes de inglês, também fazem parte da lista de requisitos de universidades internacionais.

Vantagens dos certificados de inglês?

As certificações de inglês são de extrema importância para quem deseja estudar ou então trabalhar fora do País. E também para as pessoas que desejam obter cargos mais elevados no Brasil.

Isso porque as certificações de proficiência em inglês abrem portas para muitas oportunidades reais e concretas que podem agregar valor e melhorar tanto sua vida pessoal, quanto profissional. Programas de intercâmbio, assim como cursos de mestrado ou doutorado e até vagas de emprego se tornam mais acessíveis com esse tipo de certificação.

Além disso, contar com um certificado de inglês também oferece outras vantagens, como:

  • Os certificados de inglês são de grande reconhecimento internacional. E, por isso, são aceitos na maioria das universidades mais notáveis de todo o mundo;
  • Para as pessoas que desejam atuar no Brasil, as certificações em inglês servem como um grande diferencial na disputa de altos cargos no mercado de trabalho;
  • Por ser de reconhecimento internacional e por representar um grande diferencial no currículo, as certificações em inglês representam o passo inicial para o impulsionamento da carreira.

Quais são os certificados de inglês mais reconhecidos?

Atualmente existem diversos certificados de inglês disponíveis para as pessoas que desejam comprovar a sua proficiência em inglês. Mas, entre as principais certificações em inglês reconhecidas pelo mundo, estão:

1.      TOEFL

O TOEFL (Test Of English as a Foreign Language) é o certificado de inglês que possui maior credibilidade em todo mundo. E, por isso, é um teste muito procurado pelas pessoas que desejam atuar no meio acadêmico fora do país.

Prova de Teste do Toefl
Prova de Teste do Certificado Toefl – Foto Nguyen Dang Hoang Nhu, Unsplash

Atualmente, a maior parte das universidades estrangeiras aceitam a pontuação do TOEFL como as da Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

 Para se preparar para o certificado de inglês TOEFL, primeiramente é necessário realizar a inscrição por meio deste link. Feita a inscrição, o participante deve se preparar focando naquilo que o teste mais exige, a avaliação da capacidade de compreensão e comunicação do participante. Já a modalidade da prova, pode ser de forma online ou física (TOEFL PBT). 

A duração da prova é de cerca de cinco horas, com a seguinte pontuação: o participante recebe uma nota de 0 a 30 por cada uma das quatro habilidades. E, no final, gera-se uma pontuação geral que varia de 0 a 120. Porém, a cada acerto, o grau de dificuldade da prova aumenta, evitando que o participante seja aprovado na base do chute ou por sorte.

2.      IELTS

O IELTS (English for International Opportunity) é um dos certificados de inglês aceito em mais de 140 paises. Mas, por ter sido desenvolvido na Universidade de Cambridge, ele é o “queridinho” das universidades europeias.

Certificado de Inglês IELTS
Certificado de Inglês IELTS- Foto Thirdman, Pexels,

Para se preparar para o IELTS, o participante deve primeiramente realizar a inscrição por meio deste link. Feito a inscrição, basta só agendar o exame online.

Vale ressaltar ainda que existe duas modalidades do IELTS, que são a modalidade Academic e a General Training. A primeira modalidade volta-se para estudo no exterior, ou seja, para o ingresso em universidades estrangeiras. Já a segunda é direcionada para a certificação em oportunidades de emprego e estágios no exterior, fora para casos de imigração.

Portanto, o participante ao decidir realizar este teste de proficiência em inglês, deve se preparar para as 4 habilidades do idioma cobradas na prova do IELTS com a modalidade de teste desejado já em mente. A duração da prova é de no máximo 3 horas e a pontuação geral da prova pode variar de 0 a 9, sendo 7.5 a nota de média mínima exigida pelas universidades.

3.      Cambridge

O Cambridge Certificate é um dos certificados de inglês mais complexos, pois sua composição envolve um conjunto de testes direcionados para os diferentes perfis de estudantes.

Basicamente, o objetivo do teste de proficiência Cambridge é colocar o participante diante de provas que o remetam a várias situações da vida real.

Reconhecido em mais de 130 países, muitas universidades pelo mundo aceitam o Cambridge para o ingresso de alunos. Já para se preparar para o exame, o participante precisa primeiramente realizar a inscrição, que pode ser feito acessando este link.  Após isso, o participante deve escolher entre as mais de 30 datas disponíveis ao longo do ano para a realização da prova.

Assim como no teste TOEFL e no teste IELTS, o conteúdo do teste Cambridge se divide em 4 etapas, sendo elas: Reading (Compreensão escrita), Writing (Redações), Listening (Compreensão oral) e Speaking (Expressão oral). Sendo que a pontuação do teste Cambridge pode variar de 140 a 190 pontos, sendo que a duração máxima da prova é de 4 horas.

4.      TOEIC

O TOEIC (Test of English for International Communication) é um dos certificados de inglês que comprova a proficiência no idioma em situações voltadas para o mercado de trabalho interacional. Ao total, o teste de proficiência TOEIC é aceito mundialmente em mais de 150 países, incluindo empresas e agencias governamentais.

Para se preparar para a prova do TOEIC, o participante deve primeiramente realizar a inscrição clicando neste link. Em seguida, basta escolher um local para a realização da prova e aguarda a data do exame.

Já a prova do exame TOEIC é feita de forma presencial e se divide em duas partes, sendo a primeira elaborada com 200 perguntas que se destinam a compreensão do Listening (Audição) e do Reading (Leitura).

E a segunda, que se destina a compreensão do Speaking (Fala) e do Writing (Escrita). Ao total a prova dura cerca de 4 horas e a pontuação do teste de proficiência em inglês TOEIC varia de 5 a 495 pontos para cada categoria.

Além disso, por ser direcionado ao meio corporativo, este teste é muito utilizado também por empresas para avaliar candidatos em processos seletivos para vagas de emprego.

5.      EF SET

O EF SET (EF Standard English Test) é um dos certificados de inglês gratuito voltado para fins profissionais. Muitas empresas adotam esse teste com o objetivo de compreender o nível do inglês dos seus colaboradores e candidatos.

Além disso, muitas escolas de idiomas também utilizam o teste EF SET para testar o nível de conhecimento dos seus alunos no idioma.

Para se preparar para este teste, o participante deve focar no estudo da compreensão oral e escrita do idioma.

Vale dizer ainda que o EF SET corresponde a um conjunto de testes de diferentes precisões e tamanhos. Portanto, ele funciona mais como um teste de nivelamento e proficiência em um determinado nível de fluência.

Por não avaliar a capacidade de expressão oral, ou seja, a fala e nem a parte escrita do participante, o teste EF SET diferentemente dos já citados, não é aceito para o ingresso em universidades estrangeiras. Porém, por ser de livre acesso, qualquer pessoa pode realizá-lo. Para realizar a inscrição no EF SET, basta clicar neste link.

6.      Trinity College London (TCL)

O TCL (Trinity College London) é uma banca internacional que oferece certificados de inglês e também certificados em outras áreas, como de artes cênicas, teatro e dança. Essa banca TCL oferece ainda cursos de inglês para nativos e também para pessoas não nativas. O TCL possui reconhecimento em vários lugares do mundo por ser um teste de proficiência muito confiável.

Para se preparar para o certificado de inglês da TCL, o participante deve focar no desenvolvimento das 4 habilidades de comunicação e interação da língua inglesa. Antes disso, para realizar a inscrição no teste da Trinity College London, o participante deve acessar o site da banca que presta este exame.

Vale lembrar que os certificados de inglês da TCL estão disponíveis para todas faixas etárias. Por isso, desenvolve-se os testes do TCL para atender iniciantes, intermediários e avançados na língua inglesa.

Além disso, os exames de proficiência em inglês da banca TCL estão disponíveis para participantes e instituições realizarem em mais de 60 países no mundo todo.

Aula Particular de Inglês
Aula Particular de Inglês Kampus Production no Pexels

O TOLES (Test of Legal English Skills) é um dos testes de inglês que possui centro de treinamentos e aplicação do exame no mundo todo.

O TOLES se direciona para a área jurídica e, por isso, o seu conteúdo aborda o desenvolvimento da leitura e da escrita do participante. Mas com foco na precisão linguística exigida de advogados em escritórios internacionais.

Portanto, para se preparar para o TOLES, o participante deve estudar muito o vocabulário e a gramática em termos jurídicos e técnicos. Para isso, recomenda-se que o interessado entenda acordo comerciais, acordos de propriedade intelectual, formulários de negócios, documentos financeiros, documentos empresariais e também a terminologia jurídica de outras áreas.

Para realizar a inscrição no teste de compreensão jurídica TOLES, basta o participante clicar neste link. Vale mencionar ainda que o TOLES tem reconhecimento mundial, sendo aceito por diversas empresas e instituições ligadas ao direito.  Dessa forma, para as pessoas que atuam nesta área e que desejam trabalhar no estrangeiro ou até mesmo no Brasil, o TOLES é o certificado ideal.

8.      English Speaking Board International (ESB)

O ESB (English Speaking Board International) é um dos certificados de inglês que possui centros autorizados no mundo todo. E tem reconhecimento mundial, sendo aceito por muitas universidades. Seu objetivo é testar a competência do candidato de se comunicar em inglês, seja na escola, na faculdade ou então no cotidiano.

Para se preparar para este exame, o participante deve ter em mente que o ESB foca em avaliações flexíveis, mas de alta qualidade. Dessa forma, os exames são feitos de forma a testar o participante em debates, conversas em grupos e habilidades de entrevistas profissionais e inglês. Além disso, existe disponível para nativos o ESB ESOL Internacional.

O ESB ESOL Internacional é um teste que se indica para os nativos que desejam ter em mãos um certificado internacional de proficiência de alta qualidade, como o ESB. No geral, os exames da ESB possuem em média uma duração de 3 horas e para os interessados, a inscrição no teste de proficiência ESB deve ser feita por meio deste link.

9.  Teaching Knowledge Test (TKT)

O TKT (Teaching Knowledge Test) é um dos certificados de inglês que possui reconhecimento internacional. E que foi elaborado por professores de inglês da Cambridge. Além de ser um teste que se indica para alunos e pessoas que desejam ter uma certificação de inglês de reconhecimento internacional, o TKT também possui como público alvo professores que queiram testar suas habilidades.

O conteúdo do exame TKT se divide em módulos, o que permite que os participantes realizem toda a prova de uma só vez ou optem por realizar os módulos individualmente. Dessa forma, para se preparar para esta avaliação, o participante deve focar no desenvolvimento dos módulos que no geral abrangem as 4 habilidades da língua inglesa.

Por ser um teste mais acessível, o TKT não é aceito pela maior parte das universidades. Portanto, este certificado serve como mais como um nivelamento para estudantes e professores de inglês. Mas, apesar de não ser tão prestigiado quanto o TOEFL, o TKT não deixa de ser um bom certificado. Já a inscrição pode ser feita por meio deste link.

10.  London Chamber of Commerce and Industry (LCCI)

O LCCI (London of Commerce and Insdustry) é um certificado de inglês de propriedade de uma das maiores empresas educativas da Grã-Bretanha, a Pearson. Além de conceder as qualificações em inglês, a Pearson garante também certificados escolas nas mais variadas áreas.  Por ter grande prestígio, o LCCI é um teste com reconhecimento no mundo todo.

Dessa forma, diversas universidades utilizam o LCCI como um requisito para ingresso na messa. Alem disso, empresas que desejam contratar profissionais fluentes também reconhecem o LCCI como uma comprovação do aprendizado da língua. Já o conteúdo do exame, possui como foco e abrange essencialmente o inglês para negócios em diversas áreas.

Entre as áreas de negócios que o LCCI abrange estão o turismo, comércio, contabilidade e indústria.

Portanto, para se preparar para o exame, o participante deve primeiramente realizar a inscrição por meio deste link e após isso se preparar estudando as 4 habilidades da língua inglesa, mas com foco aos conteúdos ligados aos negócios ao redor do mundo.

11.  TIE EXAM

O TIE EXAM (Teste de Inglês Interativo) é um certificado de inglês desenvolvido na Irlanda e que possui como objetivo avaliar o desenvolvimento do idioma de pessoas em diferentes faixas etárias e níveis de inglês. Por ser certificado pela Quality and Qualifications Ireland (QQI), o TIE EXAM possui como serventia principal o ingresso em universidades da Irlanda.

Além disso, este certificado de proficiência em inglês é aceito também em renovações de visto para a Irlanda. Já para se preparar para este exame, o participante deve focar nas três etapas da prova, que são a investigação, o livro e a notícia.

Na prática, o participante deve previamente realizar três tarefas e registra-las como se fosse um diário de bordo.

Após isso, o participante deverá participar da avaliação escrita e oral. Na avaliação oral, será necessário apresentar o diário de bordo das três tarefas que o participante executou. E na segunda etapa, o mesmo deve produzir dois textos sobre os livros que usou para repassar a notícia. A duração é em torno de 1 hora e meia e a inscrição deve ser feita por aqui.

Qual certificado de inglês escolher?

Melhor Certificado de Inglês
Qual Escolher – Foto Andrey Zvyagintsev, Unsplash

Na hora de buscar por uma certificação de inglês, é importante ter em mente que não existe o melhor ou pior certificado de inglês. Na prática, o certificado de inglês ideal é aquele que atenda os seus objetivos, seja como profissional ou estudante.

Portanto, para escolher o melhor certificado de inglês, você deve se atentar aos seus objetivos e aos pontos que os diferenciam.

Por exemplo, os renomados certificados TOEFL, IELTS e Cambridge são recomendadas para fins de estudo, ou seja, para ingresso em universidades internacionais. Já o TOEIC, EF SET são usados para fins profissionais, sendo o TOEIC o mais renomado. Além disso, os demais testes também são utilizados para estes dois fins ou apenas para teste de nivelamento, mas possuem menor credibilidade.

Agora que você já conhece os mais renomados certificados de inglês, já se interessou por algum? Lembre-se de escolher aquele que irá te proporcionar maiores oportunidades!

Pronto para aprender inglês no exterior e tirar sua certificação? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de intercâmbio de uma só vez. Receba várias cotações e destinos e prepare-se para embarcar!