8 Melhores Cidades para intercâmbio no Canadá

Se tem a terra gelada como um dos seus destinos possíveis para estudar ou trabalhar, é importante conhecer cidades para intercâmbio no Canadá.

Até porque a ideia não é só praticar inglês em uma nova cidade no exterior, mas aproveitar o máximo desta experiência. E isso varia de acordo com seu objetivo de intercâmbio e escolher o local mais adequado ao ser perfil é imprescindível!

O Canadá é um país com grande diversidade, por isso é importante que o intercambista adeque seus objetivos e lifestyle com as cidades para morar, estudar ou trabalhar no Canadá

Pronto para conhecê-las? 

Toronto

Toronto é a maior cidade do Canadá, é urbana, moderna e possui uma arquitetura histórica. 

É uma das maiores referências arquitetônicas do mundo.  

Vista panorâmica de Toronto, Canada - Fonte Pexels
Vista panorâmica de Toronto, Canada – Fonte Pexels

A cidade de Toronto é cosmopolita por isso integra: um grande centro financeiro, histórico e cultural. Também é uma cidade turística, por isso possui muitas atrações, lojas e ilhas para se explorar.   

Se seu objetivo é ficar em um grande centro urbano, Toronto é uma das cidades para você morar no Canadá mais recomendadas.  

População de Toronto: 5,4 milhões

Pontos positivos: Possui uma locomoção fácil e eficiente pelas linhas do metrô e os ônibus são pontuais. Outro ponto positivo é que os canadenses são pessoas amigáveis e se mostrarão dispostos a te ajudar em Toronto, mesmo em meio aos 2,93 milhões de habitantes da cidade.  

Pontos negativos: É uma cidade canadense que não tem o inglês como língua predominante, é apontada como multilíngue. Isso significa que você terá exposição a diversas línguas. Podendo dificultar seu processo de aprendizado.   

Vancouver 

Vancouver é apontada como uma das melhores cidades para morar no Canadá, o clima é agradável, quando comparado com outras cidades canadenses. Por isso os brasileiros se acostumam mais fácil com a Vancouver.   

Curiosidade: A cidade era habitada por indígenas, por isso é possível explorar florestas, centros culturais e comerciais que remetem a cultura indígena.  As paisagens naturais da cidade são lindas. O clima passa de 30°C em alguns períodos do verão, então é bem quente.

Vancouver, Canadá - Foto por Joachim Thiemann, Pixabay
Vancouver, Canadá – Foto por Joachim Thiemann, Pixabay

População de Vancouver: 2,3 milhões

Pontos positivos: Vancouver é o destino de vários estudantes de intercâmbio, principalmente em hospedagem familiar. Também possui vários pontos turísticos e um centro financeiro forte. 

Pontos negativos: É uma cidade perfeita para morar e fazer um intercâmbio estudantil, mas normalmente acaba sendo um pouco mais caro, tanto no curso quanto na passagem aérea.

Montreal 

Montreal é a segunda maior cidade canadense, mistura o estilo francês e inglês. Remete muito a cultura norte-americana, porém a cidade é 70% de ascendência francesa. Seus habitantes falam inglês e francês.   

Possui parques seguros, então dá para fazer uma caminhada tranquila em Montreal e até piqueniques. No verão a cidade é ideal para aproveitarmos as atividades ao ar livre. O ponto turístico mais interessante do Canadá esta em Montreal, a Basílica de Notre-Dame, erguida em 1829 no período neogótico, um dos maiores patrimônios históricos do Canadá

Basilica Notredame em Montreal, Canada - Foto Pexels em Pixabay
Basilica Notredame em Montreal, Canada – Foto Pexels em Pixabay

População de Montreal: 3,5 milhões

Pontos positivos: Destacamos novamente o sistema de transporte, que é rápido e eficiente. 

Pontos negativos: Dificuldades encontrar um emprego sem o domínio dos 2 idiomas (inglês e o francês).  

Para quem quer trabalhar no Canadá em uma cidade como Montreal, é preciso imergir no processo de aprendizado para que as duas línguas sejam aprendidas em conjunto. Sabemos que tanto o francês como o inglês são idiomas valiosos. 

Ottawa 

Ottawa é uma das cidades para intercâmbio no Canadá que possui características únicas. É mais tranquila quando comparada com Toronto.

Esta localizada as margens dos rios: Ottawan, Rideau e Gatineau, fica na divisa entre Quebec (Outra cidade canadense) e Ontário (Região que faz fronteira com os Estados Unidos).  

Sendo uma cidade história, foi fundada em 1826, por isso é possível ver características marcante na estrutura de Ottawa, como a arquitetura vitoriana. Outro exemplo, é a forte presença da cultura francesa e anglo-saxã.  

Parlamento de Ottawa, Canadá - Foto por festivio, Pixabay
Parlamento de Ottawa, Canadá – Foto por festivio, Pixabay

Para quem gosta do inverno, Ottawa é uma cidade excelente para aproveitar o gelo e a neve. Principalmente para os patinadores, pois os rios de Ottawa ficam congelados. Existem alguns festivais de inverno na cidade, o mais conhecido é o Winterlude. 

População de Ottawa: 1 milhão

Pontos positivos: Destacamos o transporte por qualquer meio. Ou seja, caminhando, de carro, bicicleta ou ônibus. É uma cidade canadense que possui um centro compacto, por isso o morador de Ottawa, gastará menos para se locomover quando comparado com Toronto.

Pontos negativos: O valor do aluguel é alto, principalmente para os bairros próximos ao centro da cidade. Se você está à procura de uma cidade para morar no Canadá saiba que o preço médio de um apartamento de 2 quartos é de 1,700 dólares canadense para Ottawa.   

Quebec City

Quebec é conhecida como “O Canadá francês”, possui um clima romântico, no estilo francês. Os pontos históricos da cidade são: as ruas de pedras e as construções centenárias, que deixam a cidade mais charmosa.   

O idioma predominante em Quebec é o francês, que também o idioma oficial da província. Porém grande parte dos moradores fala inglês, ou seja, se você está procurando uma cidade para estudar francês, Quebec é uma opção.  

População de Quebec City: 700 mil

Pontos positivos: A cidade remete a Europa, principalmente pela arquitetura presente em bistrôs, bares e restaurantes canadenses. O Musée du Fort é uma das principais atrações. Quebec é sofisticada e possui uma história militar incrível, vale a pena pesquisar sobre Quebec.  

Pontos negativos: Entre o período de Janeiro e Fevereiro a cidade é mais agitada, isso acontece por causa das atividades culturais, paradas noturnas e atividades esportivas que acontecem nessa época. Por isso se você está fugindo de agitação, deve procurar o melhor período para visitar essa cidade canadense

Niagara Falls em Ontário  

Niagara Falls na região de Ontário Canadá, é apontada como uma das melhores cidades para estudar no Canadá, é ideal para estudantes.  

Mas por que? 

Porque é uma região canadense que mais possui muitas escolas e tem a beleza das cataratas ali do lado. Além disso, fica próximo da fronteira com os EUA e permite viagens para lá.   

Niagara Falls, Canada - Foto stanbalik, Pixabay
Niagara Falls, Canada – Foto stanbalik, Pixabay

Pontos positivos: Fica próximo a Toronto, viajando de carro daria cerca de 111 km. Niagara Falls é uma das maiores atrações do Canadá, as quedas de água canadense são as mais bonitas do mundo. Aqui no Brasil conhecemos as quedas de água como Cataratas do Niágara. É uma cidade turística, então o fluxo de pessoas é maior nessa região. 

Pontos negativos: A cidade de Niagara é muito movimentada no verão, isso pode inviabilizar os passeios na região e dificultar o transporte.  Porém os canadenses possuem algumas alternativas para facilitar e agilizar o atendimento em massas, como por exemplo: o uso de aplicativos.  

Winnipeg 

Winnipeg é conhecida no Canadá por sediar os jogos pan-americanos de 1999. É localizada no centro do país, é uma cidade que possui muitos lagos (cerca de 100 mil) na sua região.  

A metade da população de Winnipeg é urbana, também é comum ver a população morando em subúrbios.  

Winnipeg, Canada - Foto de Wayne Linton, Pixabay
Winnipeg, Canada – Foto de Wayne Linton, Pixabay

População de Winnipeg: 700 mil

Pontos positivos: É um lugar calmo e tranquilo. Ela não é o destino de muitos brasileiros que desejam morar, trabalhar ou estudar no Canadá. Mas é vista como uma cidade calma, é ideal para os intercambistas morarem com uma família canadense. 

Pontos negativos: É uma cidade pequena, fria e possui um longo inverno. A temperatura pode chegar até – 51°C. Para quem não gosta de muito frio, Winnipeg é um empecilho.  Por outro lado, lá também já foi cede dos jogos Olímpicos de inverno e pode ser um bom lugar para a prática destes esportes.

Calgary 

A cidade de Calgary é cosmopolita, localizada nas pradrarias e montanhas rochosas. Ficou conhecida no mundo por causa dos jogos olímpicos de inverno em 1988, também pelos rodeios que acontecem nessa região. Por isso Calgary faz parte do “country lifestyle” (estilo rural). 

As paisagens de Calgary são lindas e serviram de cenário para série Heartland. A cidade é sofisticada, possui boa estrutura, porém ainda remete a um estilo country, parecido com o que vimos na série Heartland. 

Rodeio em Calgary, Canada - Foto ArtTower por Pixabay
Rodeio em Calgary, Canada – Foto ArtTower por Pixabay

População de Calgary: 1,2 milhões   

Pontos positivos: É multicultural, Calgary é a capital cultural do Canadá desde 2012. Sendo uma das principais cidades do país e a mais popular para esportes de inverno. 

Pontos negativos:  O clima pode ser um empecilho. O inverno é o mais quente da região, em Calgary também venta muito. A proximidade com as montanhas e a elevação da cidade influência na temperatura. 

Conclusão: Qual cidade escolher para seu intercâmbio no Canadá? 

As cidades canadenses têm muito para oferecer. As paisagens são lindas, a população é simpática e acolhem os estrangeiro, além de os preços de intercâmbio são acessíveis. Porém procure sempre uma cidade de acordo com seu objetivo e planejamento financeiro.

Entre os vários motivos para estudar no Canadá, sabemos que o sistema de ensino do Canadá é um dos melhores do mundo, por isso qualquer uma das cidades acima será perfeita para seu intercâmbio.

A diversidade cultural é um ponto a ser destacado nas cidades para intercâmbio canadenses, pois existem cidades que a língua principal será o francês e outras multilinguais. Mais um ponto interessante do Canadá são as atrações turísticas e culturais do país, quem vai para fazer intercâmbio pode aproveitar e fazer os passeios da região. 

Fonte População das cidades canadenses.

Enfim, conte se você gostou de alguma dessas cidades para intercâmbio no Canadá ? Comente se você quer saber de alguma em específico ou comece a planejar seu intercâmbio agora!

Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências para comparar preços e opções!