O clima em cada estação do ano na Austrália

Está procurando um lugar para fazer seu intercâmbio? Mas não sabe sobre clima na Austrália. Bem, fique tranquilo a Austrália é um destino que deve estar na sua lista se você gosta do clima do Brasil!

Para escolher o lugar perfeito para seu intercâmbio você deve considerar algumas questões, por exemplo: Como é clima do pais, qual a melhor época para conhecer a Austrália, quais as atrações turísticas, quanto tempo terá sua estádia no pais, essas questões são importantes não apenas para sua diversão, mas para que você aproveite a viagem e tenha experiências que ficarão para sempre em sua memória.

Se você tem receio do clima na Austrália, fique tranquilo vamos te atualizar e responder perguntas como:

  • Como é o clima na Austrália em cada estação do ano ?
  • Que roupa deve levar na mala?
  • O que fazer em cada estação do ano?
  • Qual a temperatura média das cidades mais importantes?

Bom, então vamos nessa!?

Como é o clima na Austrália?

O clima na Austrália é temperado e com poucas variações de temperaturas. O que acontece no pais e que por suas dimensões continentais o pais sofre variações de acordo com as regiões, porém nada extremo.

Os estados do território do norte geralmente têm clima quente durante grande parte do tempo, e invernos mais frios ao sul, ou seja, regiões acima do trópico de Capricórnio é considerado clima tropical, e regiões abaixo trópico de Capricórnio é considerado clima temperado. Sendo assim é importante saber que a zona com clima temperado têm as quatro estações, enquanto a zona tropical tem duas o verão úmido e inverno seco.

Onde Fica a Austrália – Fonte – Google Maps

O verão na Austrália

Pra quem gosta de muito calor ( muito calor mesmo) o verão de dezembro a fevereiro e a época perfeita!

No verão a temperatura pode chegar facilmente a 40ºC  com muito sol e vento quente. Esteja pronto para que seu melhor companheiro seja um ar condicionado e para gastar muito com protetor solar.

Apesar de ser muito calor há um lado positivo, a Austrália é banhada por dois oceanos, então não poderia faltar belas praias. São aproximadamente 36.000 km de praias para você conhecer, e não apenas se refrescar mais praticar esportes aquáticos como o surfe.

Surfe na Austrália - Foto Pexels
Surfe na Austrália – Foto Pexels

O verão é perfeito para se apreciar a beleza natural que o pais apresenta, a natureza é unica, com peixes, corais que são colírios para os olhos. Além das praias lindas a Austrália também tem parques exuberantes o principal é o  Parque Uluru-kata Tjuta que se tornou patrimônio da humanidade pela sua rica fauna e flora, em um passeio pelo parque você verá o simbolo mais conhecido do país os cangurus vermelhos e os diabo espinhoso que é um réptil que só tem na Austrália.

No verão também acontece festivais a céu aberto, como o St. Kilda Festival, o Field Day e o Bluesfest. Os festivais acontecem anualmente e atraem muitos turistas para a região o que é ótimo para um intercambio cultural. Dessa forma, além de aprender uma nova língua você se diverte e faz novas amizades.

A primavera na Austrália

A primavera chega na Austrália para deixar o país ainda mais bonito. Os meses de setembro a novembro são perfeitos para conhecer os parques do país, pois as flores estão desabrochando deixando a cidade com mais vida e mais coloridas.

Lago Hillier, Austrália - Fonte Atrasobscura.com
Lago Hillier, Austrália – Fonte Atrasobscura.com

A primavera vem trazendo uma temperatura mais fresca em torno de 25ºC  (podendo ter varições para mais ou menos). Essa época é excelente para ficar a céu aberto, na primavera invista em atrações como: conhecer as regiões vinícolas, fazer uma caminhada e trilhas para conhecer mais sobre a beleza da Austrália, conhecer a Daintree que é um patrimônio da humanidade.

Não é todos os dias que temos a oportunidade de conhecer a floresta tropical mais antiga do mundo, imagina a diversidade de animais e plantas que você pode conhecer no Daintree.

O inverno na Austrália

No inverno de junho a setembro, as temperaturas oscilam um pouco, indo de 5ºC a 20ºC normalmente durante o dia é um calorzinho, sendo um tempo fresco, já na madrugada e ao anoitecer a temperatura cai bastante.

No inverno da Austrália podemos encontrar regiões com neve. Principalmente em regiões montanhosas e ao sul do país como Nova Gales do Sul e Victoria, nessas regiões a temperatura pode chegar a -5ºC.

No inverno as atrações mais procuradas são as estações de ski, snowboard e diversas recreações na neve. Os lugares mais famosos que oferecem essas atrações são: O Thredbo, o Mount Buller, o Perische, o Falls Creek e o Mount hotham.

Uma ótima ideia para aproveitar um passeio legal no inverno da austrália é fazer uma visita a ilha da Tasmania, a ilha parece uma pintura e além disso no final do inverno tem o surgimento da aurora austral na região.

Para fechar com chave de ouro, a Austrália tem a sua versão da Aurora Boreal, que é a Aurora Australis. É possível ver ao longo do ano todo, mas o melhor período é o inverno!

O outono na Austrália

O outono é no período de março até maio e a temperatura varia de 17ºC a 26ºC. Como de costume no outono as folhas caem!

É no outono que a cidade ganha uma imagem diferente, é nessa época que toda a cor da primavera some e fica o tom de folha seca.

O Clima nas principais cidades da Austrália

Realizar um intercambio na austrália é sim uma boa escolha! Vamos citar para você como é um pouco de cada cidade, assim te ajudará a escolher melhor o seu destino.

Melbourne

Melbourne e suas mil e umas sensações

Paisagem dos arranha céus de Melbourne – Pixabay

A escolha perfeita para quem quer fazer o intercâmbio em uma cidade desposada e toda “moderninha”! não é atoa que é conhecida como o centro cultural da austrália.

O clima nessa cidade é bem instável média de 25 ºC no verão e de 14 ºC no inverno. Em um único dia você pode vivenciar as quatro estações. Então, não esqueça de sempre sair preparada para qualquer coisa. Melbourne é o point para você intercâmbista que gosta de ter uma rotina agitada. Além de ser uma região com muita diversão, Melbourne também foi considerada uma das melhores cidades para se viver.

A cidade tem muita diversidade em todos os sentidos, na cidade há muitos restaurantes com grande riqueza gastronômica, e nem precisamos citar a que a infraestrutura da cidade é de ótima qualidade.

Sydney

casa de ópera de Sydney - Pixabay
casa de ópera de sydney – Pixabay

Sydney é a cidade mais procurada por intercâmbistas, não é por acaso. A cidade é um misto de paisagens, ao mesmo tempo que tem prédios modernos e marcos das da arquitetura, como o Austrália há também muito verde, muitas paisagens naturais que são deslumbrantes.

O clima na cidade varia de 28ºC no verão e de 16 ºC no inverno, lembrando que Sydney é a cidade que mais chove na Austrália podendo ficar dias chovendo.

Conhecida pela sua infraestrutura, Sydney é o lugar certo se sua intensão é realizar um intercambio! Lá encontramos a maior concentração de universidades e de escolas de inglês pra aperfeiçoamento da língua.

Brisbane

Brisbane - Unsplash
Brisbane – Unsplash

A cidade sol! Brisbane é ensolarada, atingindo 30 ºC no verão, tendo um inverno bem seco e com temperatura média de 17 ºC.

Apesar das temperaturas agradáveis, a cidade não é litorânea, porém isso não significa que não há lugares para se refrescar. A cidade possui sim praias- artificiais, mas são belas praias. Mas não é apenas de praia que viverás o homem, sendo assim a cidade oferece diversos points , sempre mesclando o moderno com o aconchegante.

Brisbane é um lugar de oportunidades para intercâmbistas que desejam trabalhar durante os estudos pois ela é considerado o centro econômico da austrália.

Adelaide

Universidade de Adelaide – Pixabay

A cidade tem a fama de ser uma região bem seca, porém é bem procurada por intercâmbista.

Com média 30ºC no verão e 15ºC no inverno a cidade é um lugar muito procurado para passeios a céu aberto. Seu estilo de cidade do interior, sua beleza e sua organização são seus pontos fortes.

Apesar da cidade ser mais pacata, não se deixa enganar! Há ótimas universidades por exemplo a Universidade de Adelaide e a Faculdade Heinz.

A cidade é perfeita para depois da aula ir pedalar com os amigos aproveitar praias e ilhas tomando uma bela cerveja (Lá está instalada a  famosa cervejaria Coopers) e mesmo com o calor da cidade apreciar um bom vinho (lá tambem encontramos as melhores vinícolas do país).

Quer mais? Em vamos lá!

Camberra

Casa do parlamento, Camberra – Pixabay

A cidade de Camberra (a capital do país) é toda planejada e as estações são bem definidas.

Durante o verão, a média é de 28ºC, enquanto no inverno, as temperaturas ficam em torno dos 11ºC. Na capital encontramos ótimas universidades como a Australian National University, University of Camberra, que são excelentes para quem procura um intercâmbio.

A cidade possui galerias de arte, museus e bibliotecas que farão você perder a noção do tempo assim que entrar.

Apesar de ser a capital a cidade tem um ar de interior misturando com o de mais badalado. Camberra é perfeito para que deseja estudar e depois da aula sair da rotina, sempre conhecendo um lugar novo.

O que você deve levar na mala?

Que a Austrália tem um clima é de fácil adaptação para os brasileiros, nós já entendemos, mas dependendo do lugar e da época, se prepare constante tira casaco e bota casaco ! Sendo assim, a mala tem que ter de tudo um pouco. Só não esqueça do protetor solar e óculos de sol, que é o que você vai mais usar na terra dos cangurus!

No geral não é nada fora do comum, ou seja, calça jeans, shorts, bermuda, blusas com e sem manga, roupas de moletom e pijamas.

Principais atrações da Austrália

Esses são alguns dos festivais da Austrália mais populares, mas não podemos esquecer que a Austrália é um país enorme e com muito para se conhecer, há lindas praias a trilhas no meio da natureza. Não tenha dúvidas, você sempre terá o que fazer durante sua estádia na austrália.

Não perca tempo!

Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem! Nosso objetivo é observar, crescer, amar.. E depois vamos para casa.

Provérbio Aborígene

Animado para conhecer a Austrália?

Não tenha medo nem dúvidas de que o país está sendo um destino muito procurado sendo extremamente viável para realizar um intercâmbio.

É um país com muitas atrações, o que pode te proporcionar ter experiências únicas. Então planeje, faça as malas, não se esqueça de colocar o protetor solar na mala e vá viver quem sabe a maior aventura da sua vida.

Partiu Austrália? Preencha o formulário abaixo e fale com algumas das melhores agências de intercâmbio do Brasil.

Rebeca Correia Beca Correia

Rebeca Correia estudante de Biomedicina.