O clima no Canadá e o que fazer em cada estação do ano

Um país acolhedor, com muitas atrações, belezas naturais, ótimas escolas e oportunidades de trabalho. O Canadá é um destino muito procurado por intercambistas e não é atoa, pois o país possui um excelente custo beneficio. Apesar do clima no Canadá dar medo no início, ele pode te render ótimas experiências.

Localização do Canadá - Fonte Google Maps
Localização do Canadá – Fonte Google Maps

Para que tudo saia perfeito você deve se programar para realizar seu intercâmbio, ou seja, saber o clima que enfrentará, quanto tempo ficará no país e quais as atrações mais populares do país. Não apenas para sua diversão, mas para que você aproveite a viagem o máximo possível com experiências culturais que ficarão para sempre em sua memória.

Pensando nisso, vamos ver o que tem de melhor no Canadá. Esclarecendo dúvidas como:

  • Como é o clima no Canadá?
  • Como é o clima em cada estação do ano?
  • Quais as principais atrações que fazer no Canadá a cada estação do ano?
  • O que levar na mala?

O clima no Canadá

O clima no Canadá é bem diversificado, ou seja possui alterações climáticas dependendo da região e da estação do ano. As estações do ano são bem marcantes. As temperaturas podem variar de 35ºC, no verão, a – 30ºC, no inverno.

Clima em Toronto Canadá
Clima e Temperatura média por mês em Toronto Canadá – Fonte-TimeAndDate.com

Por exemplo, se você for para Vancouver onde o clima da região é oceânico, você encontrará um inverno menos rigoroso e a temperatura em torno dos 30°C no verão. Agora se você for para a região de Winnipeg é outra história, você enfrentará um inverno rigoroso com uma sensação térmica em torno de -35ºC no inverno.

Ao mesmo tempo, as chuvas em Toronto são bem distribuídas ao longo do ano, já em Vancouver o verão é bastante seco enquanto outubro à janeiro tem bastante chuva e neve!

Clima no Verão do Canadá

Clima no Canadá no Verão
Clima e Lazer na Estações do ano no Canadá – Verão

O verão começa em junho e termina em setembro. O verão canadense é muito esperados por todos, pois ele trás a alta temporada para o país. A temperatura no verão tem média de 25ºC, claro podendo variar de acordo com a região, quanto mais ao norte do país, mais extremas as temperaturas se tornam. Em Toronto, por exemplo a temperatura pode chegar aos 43ºC, e em Vancouver pode chegar em torno de 33ºC no verão.

O que é muito marcante no verão canadense é a quantidade de luz solar. No verão é comum o sol nascer as 5h e se por apenas as 21h. Ou seja, você tem muuuuuuitas horas no dia para aproveitar! 🙂

As atrações no país são muitas. A estação é perfeita para aproveitar as praias, lagos, jardins e parques, pois para quem quer conhecer a beleza natural do Canadá o verão pode oferecer o melhor, visto que nessa época as trilhas estão liberadas.

No verão também é uma ótima opção acompanhar, escalar nas regiões montanhosas. Além disso, no verão todos os estabelecimentos comerciais ficam abertos até tarde, ou seja, no verão a vida noturna é bem agitada.

O que fazer no verão do Canadá?

Edificios em Toronto -Pixabay
Edificios em Toronto -Pixabay

Apesar do Canadá ser muito conhecido pelos seus esportes de inverno, e pelo seu frio ele tambem não deixa a desejar no verão. No calor canadense tem um leque de atividades para se escolher. Então ânimo \o/

O clima do verão é excelente para turistas entre as cidades, ou seja, saia da sua zona de conforto e vá conhecer as cidades mais badaladas do verão canadense. Cidades como Niagara Falls, Banff e Jasper, Vancouver, Ottawa e Toronto são ótimas escolhas para vivenciar algo novo. Nas cidades você encontrará diversas atividades como Cataratas do Niagara que é simplesmente umas das 7 maravilhas do mundo.

A época é excelente para visitar, fazer caminhadas e acampar em parques que são tão lindos, que viraram patrimônios da humanidade da UNESCO. São alguns desses parques nacionais do Canadá o Banff Naticional Park, o Jasper National Park, o Kootenary National Park e o Yoho National Park. E é claro não podemos esquecer de falar das praias e lagos que no verão você deve visitar!

A estação mais quente do ano é repleta de festivais. Os mais famosos são:

Primavera no Canadá

Clima no Canadá na Primavera
Clima e Lazer na Estações do ano no Canadá – Primavera

Nos meses de março a junho, a temperatura é bem agradável! É na primavera que vemos os famosos campos de tulipas do Canadá, mas não há somente tulipas, os jardins e parques do Canadá na primavera fazem na verdade um festival de cor, com inúmeras flores florescendo.

Ao mesmo tempo que as flores nascem, todo o gelo está derretendo. Todos os rios, lagos e montanhas estão descongelando e contrastando com o verde da grama e as cores das flores.

O clima do Canadá na primavera pode variar de acordo com a região, mas ela mantem uma média de 10°C. Quanto mais ao Norte, mais frio será. Sendo assim, em Toronto os termômetros variam entre 5°C e 15°C. Já em Vancouver a média de temperatura fica em 15°C e em Quebec gira em torno de 7°C.

Para o intercambista que deseja trabalhar durante os estudos, a primavera é uma boa escolha, pois é na primavera que o comércio volta a abrir (após fechamentos de inverno) e ficarem mais tempo abertos, assim os comerciantes contratam garçons, vendedores, etc.

O que fazer na primavera no Canadá?

Takakkaw Falls_ Parque Nacional de Yoho - Pixabay
Takakkaw Falls_ Parque Nacional de Yoho – Pixabay

Na primavera o foco de passeios são os parques. Como está uma temperatura agradavel, fresca é ideal para aproveitar e dar uma boa caminhada e admirar a beleza do Canadá.

A maioria dos festivais estão relacionados a colheitas, por isso uma boa atração e visitar as vinícolas do Canadá. Os principais festivais de primavera são:

Outono no Canadá

Clima e Lazer na Estações do ano no Canadá no Outono
Clima e Lazer na Estações do ano no Canadá – Outono

O outono de setembro a dezembro é uma linda estação! Apesar de não ser uma estação que há muitos visitantes como no verão, o outono também tem suas belezas. E no outono que as folhas caem, e as cidades forma um tapete de folhas em laranja, amarelo , vermelho, vinho é uma mistura de cores do outono.

A paisagem que o país fica é única com as Maple Leaf pelo chão (Maple Leaf é aquela folha que estampa a bandeira do Canadá). A temperatura no outono gira em torno de 17°C, podendo variar de acordo com a região.

O que fazer no outono no Canadá?

Folhas de outono_ Maple Leaf- Pixabay
Folhas de outono_ Maple Leaf- Pixabay

O outono é uma das estações mais charmosas do ano! O outono é excelente para você vivenciar algumas culturas do pais como colher as próprias maças na fazenda e é claro aproveitar uma boa festa do Halloween, é logico que o legal é você ir nos campos de abobora e escolher uma bem grande para enfeitar a casa nessa época do ano.

Outro passeio muito procurado são as rotas de vinho, na região do Vale de Okanagan, até porque no friozinho nada melhor que um bom vinho!

Os principais festivais de outono são:

Inverno no Canadá

Clima no Canadá no Outono
Clima e Lazer na Estações do ano no Canadá – Inverno.jpg

Para quem não é acostumado com o frio, os meses de dezembro a fevereiro pode ser um problema. O inverno no Canadá é bem rigoroso. Tem muita neve, muitos esportes de inverno ( no inverno os esportes de invernos são os maiores atrativos).

A temperatura pode variar mas no geral ela tem uma média de -2ºC e -10ºC, porém quanto mais ao norte do país, mais rigoroso será o inverno. As cidades de Toronto, Vancouver e Montreal, são cidades muito populares entre intercambistas de todo o mundo, mas essas cidades estão suscetíveis a receber um frio intenso de – 30ºC.

O país é muito preparado para essa friaca! Museus, restaurantes e transporte públicos contam com a presença de aquecedores, então não deixe o frio ser um impedimento. Apesar do ritmo de agito da cidade cair bastante, conhecer o Canadá no inverno pode ser uma experiência única, vista-se com casacos pesados, luvas, touca e beba muito chocolate quente!

O que fazer inverno no Canadá?

Hotel de Gelo - Pixabay
Hotel de Gelo – Pixabay

No inverno as atrações do pais estão relacionados a neve. Não vai pensando que só porque é frio você vai ficar em casa o dia inteiro, muito pelo contrario, tem muito o que se visitar e fazer no inverno.

As atrações mais procuradas são a prática de esportes como o esqui, a patinação no gelo. No inverno também se pode visitar as cataratas do Niagara, porém ela não se parecera em nada com a vista no verão. Tem atrações que são únicas do canada como o hotel de gelo e a procura pela aurora boreal no parque nacional de Benff.

Os principais festivais de inverno do Canadá são:

Outras atrações no Canadá

No geral sempre há alguma atração no país, se não ter algum festival não se preocupe o Canadá possui museus, jardins, parques e muitos pubs para frequentar.

No Canadá também há inúmeros feriados importantes que são comemorados. Os principais são o Ano Novo, o Family Day, o Canada Day, o Dia de Ação de Graças e o Halloween.

Esses são os principais feriados do Canadá e sempre são comemorados seja em bares, restaurantes ou na casa de amigos.

O que levar na mala para o Canadá?

Bagagem - Pixabay
Bagagens – Pixabay

Não é muito difícil decidir o que vai levar na sua mala. Primeiro você precisa decidir para qual região vai e quais estações você irá enfrentar.

Como deu para notar o clima no Canadá é bem definido. Um item que você não pode esquecer, se possível faça uma pasta só para isso, são os documentos como visto, passagens, passaporte, etc.

No geral na bagagem deve ter:

  • Roupas de frio – Um dos itens indispensáveis principalmente se você for visitar o Canadá no inverno. Uma dica legal é você levar um casaco, porém comprar roupas de inverno lá, pois o frio brasileiro é muito diferente do frio canadense.
  • Roupas – Não esqueça de colocar na mala calça jeans, short, bermuda, saia, vestido, porém não exagere na quantidade ( no Canadá sempre se encontra promoção) de roupas.
  • Calçados – De preferência a sapatos confortáveis. Você provavelmente vai andar bastante, ou seja, invista em tênis, sapatilha, rasteiras e chinelos.

Conclusão sobre o Clima Canadense!

O Canadá é o segundo maior país do planeta, o clima no Canadá é amigável no verão e mais hostil no inverno, com um povo muito receptível com estudantes e imigrantes do mundo todo.

Sua beleza independente da estação que está é de tirar o fôlego e a presença de ótimas escolas junto com a oportunidade de trabalhar durante o intercambio faz o Canadá ser muito atrativo.

Agora que você já conhece o clima do pais não perca tempo!

Arrume as malas e vá em quem sabe a maior aventura da sua vida.

Faça como mais de 50 mil pessoas! Preencha o formulário abaixo e fale com algumas das melhores agências de intercâmbio do Brasil.

Rebeca Correia Beca Correia

Rebeca Correia estudante de Biomedicina.