Curiosidades sobre Nova Zelândia

A Nova Zelândia (NZ) é um país que tem grande extensão territorial e que desperta grande interesse em muitas pessoas. Para matar a curiosidade de muitos, fizemos uma lista com fatos sobre o país.

Vamos nessa?!

# 1.Antes de tudo, Bom dia. 

Gisborne atrai muitos turistas todos os anos. Mas o que ela tem de tão especial?

Essas cidade por conta da sua altitude, ela tem o privilegio de amanhecer primeiro lá, ou seja, lá é o primeiro lugar que o sol Nasce.

# 2.Barcos, barcos e mais barcos.

Auckland é uma importante cidade próxima no norte da Ilha Norte da Nova Zelândia. Todo o pais é cercada por mar, porém Auckland em especial, carrega uma estatística interessante. A cada 3 famílias, 1 possui um barco. Bom, não é atoa que a cidade é apelidada de “cidade das velas” .

Como o país é uma ilha, o que não falta são paisagens naturais, ou seja, tem tudo para ser uma navegação perfeita, seja para praticar esportes ou fazer um clássico passeio de barco com a família e amigos.

# 3.Igualdade de direitos.

O país está a frente de muito outros lugares do mundo. Para ter uma noção a Nova Zelândia foi o primeiro país a dar o direito ao voto feminino, isso lá em 1893 – No brasil por exemplo o direito foi apenas em 1932.

Sempre tentando promover politica de igualdade, ou seja, mais direitos iguais. A nova Zelândia gosta de quebrar paradigmas, no ano de 2013 por exemplo liberou- se a união civil de homossexuais.

# 4.Mais ovelhas do que pessoas.

O que vou te contar, parece brincadeira, mas juro que não é. Na Nova Zelândia tem mais ovelha do que gente!

A Nova Zelândia tem cerca de 6 milhões de habitantes, ou seja: é um dos países menos populosos do mundo. Para se ter dimensão da população, na Nova Zelândia há 7 ovelhas para cada1 habitante. Para que você imagine melhor, vamos exemplificar assim, a população total do pais é quase semelhante a população do estado do Rio de janeiro, porém em uma extensão territorial maior. 

Dos seus quase 6 milhões de habitantes, 69% são de descendência europeia, 14,6% são indígenas maori, 9,2% são asiáticos e 6,9% são não-maori das ilhas do Pacífico.

# 5.Cenários de filmes.

Que o a NZ é lindo, e com paisagens naturais incríveis nós já sabemos. O país carrega cerca de 30% de florestas naturais. É tão bonito que poderia ser usado para filme!

E realmente foi! O melhor de tudo é que pode- se visitar todos os lugares que foram gravadas as cenas de: “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit”, “A Lagoa Azul”, “As Crônicas de Nárnia, “X-Men Origens: Wolverine”, entre outros.

# 6.Natureza sempre presente.

Nnhuma cidade está a mais de 130 km de distancia de uma boa praia, ou seja, é possível fazer um bate e volta todos os dias. Assim como também é possível ir na praia, pegar estrada e ir esquiar.

Estar na NZ te proporciona inúmeras experiências, não apenas, praias e estações de esqui, tem muitas atrações como trilhas ( pode fazer tranquilo que apesar de ter muita floresta não existe cobra), visitar lagos, cachoeiras e parks nacionais.

# 7.Diversidade cultural.

Apesar de ser pouco populoso é possível encontrar grande diversidade cultural na NZ, pois há muitos intercambista que visitam o pais e acabam trocando experiência. E acima de tudo os neozelandês cultivam o máximo sua cultura.

Os maoris povo indígena local lutam e cuidam não apenas do seu lugar mas também da sua cultura ancestral. Eles são apenas 15% da população mas fazem questão de se cumprimentam com o “hongi”, encostando os narizes e testas um no outro. Essa atitude não é atoa, o contato significa que eles entendem a alma um do outro e é um cumprimento carinhoso.

O povo maori são alegres, receptivos e é possível visita – lós em povoados, experimentar suas comidas, ouvir as músicas e dançar os passos típicos.

# 8.línguas oficiais.

Na Nova Zelândia o inglês britânico é a língua mais falada. Entretanto, tem a língua maori, que é a língua dos nativos do país; e a linguagem de sinais da Nova Zelândia. Aliás, existe um nome para o país em maori: Aotearoa, que significa “terra da longa nuvem branca”. 

Muitas explicações são dadas para este nome, e a mais aceita é que o povo Maori escolheu esse nome por causa do horizonte na Nova Zelândia que é normalmente coberto por nuvens. (O país também tem a forma de uma nuvem visto de cima, mas talvez isso seja apenas uma coincidência).

# 9.País honesto

Os índices de corrupção são baixos no país, tanto que o pais foi citado com índice mais baixo de corrupção.

Além de ter uma politica com corrupção mínima, o pais tem um serviço público transparente e que funciona.

# 10.KIWI não é fruta.

Eu sei que quando falamos de kiwi você imagina a fruta, marrom por fora e verde por dentro não e mesmo? Porém, na NZ kiwi é o nome dado a uma espécie de ave muito importante para eles, e que mesmo em extinção é símbolo nacional.

Além disso, os neozelandeses costumam se autodenominar kiwis.

# Oportunidades

O país atrai muitos intercambistas, por não impor burocracias para a emissão de vistos. Além disso, o governo da Nova Zelândia também permite a estudantes estudar e trabalhar legalmente no país.

Os neozelandeses são muito receptivos e carismáticos, sem dúvidas fará você se sentir em casa.

Gostou de conhecer um pouco mais das Curiosidades sobre a Nova Zelândia? Então não espere, prepare a male, planeje e viaje.

Interessado em intercâmbio na Nova Zelândia ? Faça como outras 50 mil pessoas! Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de uma só vez. Receba várias cotações e destinos e prepare-se para embarcar!

Rebeca Correia Beca Correia

Rebeca Correia estudante de Biomedicina.