Imigração – Como passar sem problemas?
Mesmo depois de muitas viagens, muita gente ainda fica com aquele receio na hora de passar pela Imigração dos países. Para mim, isso tem a ver com duas coisas: Uma – realmente não é algo que o cidadão comum encare todo dia; Duas – a gente vê muita notícia de muito brasileiro barrado e deportado aparentemente sem justificativa, eu diria que raríssima a exceção em que a pessoa realmente não errou em nada.
Vai aqui algumas dicas de como passar pela imigração dos países sem problemas. De novo, da mais óbvia até a mais sutis…
1- Deixe toda documentação em mãos.
Separe em uma pasta ou compartimento separado na sua mochila de mão os ítens necessários para imigração:
- Passaporte com visto
- Passagens de ida e volta
- Comprovante de estadia (carta convite, reserva de hotel/hostel etc.)
- Se estudante, comprovante de matrícula
- Comprovante de renda para se manter no local – algum dinheiro em espécie, extrato recente de cartão Pré-Pago, extrato de cartão de crédito com prova de limite etc.
- Em alguns países mais chatos (EUA, Reino Unido etc.), é bom levar algum comprovante de vínculo com o Brasil, como por exemplo, carteira de trabalho, carta da empresa etc.
2 – Prepare-se para responder as peguntas básicas em inglês
- Por que você veio a este país?
- Quanto tempo pretende ficar?
- Conhece pessoas aqui? Quem?
- O que você faz no Brasil?
- Por que decidiu visitar / estudar / morar neste país?
- Como pretende se manter no país?
3 – Não tente demonstrar muuuita simpatia, e se for estudar línguas, não demonstre que você tem pró-eficiência na língua local
Os caras da imigração são pagos para desconfiar e pegar pessoas com comportamento suspeito. Então não tente ser muito amigo do oficial e responda as perguntas de maneira curta e objetiva.
Por exemplo, quando cheguei nos EUA, e falei que ia para um evento de negócios, ele me fez a pergunta e comecei a responder sobre o que era o evento. O objetivo dele não era testar meu conhecimento sobre o destino, mas testar se meu inglês era compatível com alguém que vai a uma feira de negócios.
Outro exemplo, se você vai para um intercâmbio para aprender línguas, não queira mostrar para o oficial que você já conhece a língua, se não você vai receber a pergunta: “Mas você já fala bom inglês, porque veio para cá para estudar?”. A pergunta faz sentido, e você pode argumentar “que quer aperfeiçoar e nada melhor que morar em um país da língua”. Vai caber ao bom senso dele continuar acreditando ou começar a desconfiar e encrencar com você! Então, seja objetivo:
- Tem lugar para ficar? “Yes” e mostra o comprovante
- O que fazia no Brazil? “I was an administrator. I worked in a Contact center company called XXX”
- E assim por diante.
4 – Não vacile com ítens proibidos na bagagem de mão.
Itens perfurantes, cortantes, líquidos acima de 100ml, aerosóis etc. podem até por sorte passar no raio-x do aeroporto, mas para alguns destinos (ex. EUA), antes de embarcar no avião fazem uma revista na sua bagagem de mão. Você pode perder o item e até se complicar.
Enfim, como passar na imigração?
Viu só como é simples? Basta manter a calma e estar com tudo em ordem que você não terá problemas 🙂