Ônibus de SightSeeing, quando vale a pena?

Para quem não sabe, ônibus de Sightseeing são aqueles turísticos que fazem um roteiro pré-definido e param no principais pontos da cidade. Normalmente tem dois andares – tipo os famosos ônibus londrinos – sendo que o teto do andar superior é conversível, possibilitando uma vista melhor da cidade. Algumas vezes, em cidades grandes principalmente, certas companhias fazem duas ou três rotas, e o tempo de ônibus para o outro pode variar de 15, 30 ou até 60 minutos.

O preço desses ônibus podem variar muito em função da cidade, seja pelo tamanho da cidade, pelo tamanho da rota e, claro, pela demanda. Em alguns lugares, muito grandes, como Londres – por exemplo, tem-se a opção de comprar pacote de dois dias, que fica um pouco mais barato a diária. Lá a diária sai por 28 libras (no City Sightseeing, o mais famoso deles), enquanto em Berlin a diária é de 13,50 euros. Para se ter uma referência dos preços nas cidades https://www.city-sightseeing.com/

Ônibus Sightseeing em Bucareste, Romênia
Ônibus Sightseeing em Bucareste, Romênia

Uma coisa que acho legal nestes ônibus, é que eles contam a história da cidade e das principais atrações… e em várias línguas. Muitas vezes não tem em português, e quando tem, é português de Portugal. Então para não frustrar, antes de escolher sua cia de turismo, verifique quais as línguas que eles oferecem.

Minha humilde opinião, para decidir se vale a pena pegar o ônibus de SightSeeing ou Hop-on Hop-off:

Quando tempo você vai ficar na cidade? Muitas vezes você vai ficar só um dia ou dois, e vale a pena pegar o ônibus pois ele te leva direto para os pontos mais importantes, e se você não quiser ou não tiver tempo de descer em todos, pelo menos vai passar em frente e poder tirar umas fotos.

Qual a distância entre os lugares que você quer visitar e o que tem eles? Quando você vai para cidades como Londres, Roma, etc. cada esquina é uma atração turística, em outros casos, o caminho entre uma atração e outra, não guarda grandes revelações sobre a cidade… Então tem a ver também com o que se tem para ver e a sua curiosidade sobre o local.

Qual o acesso a metrô e transporte público em geral? Qual o preço? Se a cidade tem muito metrô e disponibiliza aqueles passes diários que você pode usar o sistema público o quanto quiser já pode ser um indício de que não vale a pena o ônibus. MAS, por exemplo, em Londres, como fiquei só dois dias, acabei optando pelo ônibus, afinal, ir pela superfície te dá a possibilidade de ir observando a cidade, já pelo metrô…

Qual sua disposição para andar? Para mim, a melhor opção de turismo é sempre andar… Claro que nem sempre é possível, pela distância, chuva ou cansaço.

Qual seu nível de cansaço? Quando fiz a viagem para o Leste Europeu peguei ônibus duas vezes, em Budapeste, para chegar a lugares mais distantes e em Bucareste, que foi meu último destino e a canseira já tinha nos assolado! Ah, usei também em Bratislava, onde fiquei só algumas horas.

Está chovendo? Pode ser uma alternativa para poder andar pela superfície e ver a cidade sem se incomodar com a chuva.

Qual o preço do táxi? Sim, por incrível que pareça, tem lugar que é tão barato táxi que não vale a pena o ônibus. Ande a pé, e se for a algum lugar mais distante, pegue um táxi.

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *