Tour Tren a las Nubes – San Antonio de los Cobres, Argentina

O tour Tren a las Nubes tem duas opções: ir até San Antonio de los Cobres (Argentina) por conta e de lá pegar o famoso trêm, ou pegar uma excursão de Salta que faz algumas paradas no caminho.

No dois casos, a agência oficial (mas outras vendem também) se chama – nada mais óbvio – Tren a las Nubes. Tentei comprar pela internet o tour Tren a las Nubes, mas o site não permite compra direta por lá. Em contato com a agência, deram duas opções: pagar em dólares no cartão através de um site, ou fazer através do MercadoPago. Tentei a segunda, mas o site não aceitou pagamentos do Brasil.

A alternativa então foi fazer uma pré-reserva por e-mail e depois ir na agência em Salta para acertar as contas e retirar as passagens. Dá mais nervoso, mas é a opção mais barata pelos motivos que já falei aqui sobre conversão de dólares e pesos.

Ah… é possível comprar o tour em outras agências, mas eles que tem que emitir pela Tren a la Nubes. Saí o mesmo preço, mas eventualmente um pouco mais burocrático.

Sobre o Tour do Tren a las Nubes

Eu decidi fazer de carro pois já iríamos alugar um carro por uma série de razões. As paradas e paisagens do caminho são quase dispensáveis.

  1. Campo Quijano – nada mais é que uma cidadezinha sem nada demais e que tem exposto ao lado da linha do trêm, a primeira locomotiva a passar por aquela ferrovia. Uma foto em 5 minutos.
  2. Quebrada del Toro – Quebrada é um conjunto de montanhas e Toro é o nome do rio. Ao passar por ali (de carro ou no ônibus tour) você vai vendo a paisagem e parando quando quiser tirar uma foto. Bonito.
  3. Alfarcito – É um povo (umas 300 pessoas) que foi estruturado com ajuda de um padre e hoje vive de vive de maneira estruturada a base de seu artesanato. Dispensável apesar de bonitinho e rápido.
  4. Santa Rosa del Tastil– Um pequeno povoado com uma igrejinha, um banheiro para paradas técnicas e um museu. Atrás do povoado, tem as ruínas do povo que vivia ali. Aí vale a parada e talvez pegar a ajuda de um local para explicar um pouco da história. Legal, mas nada indispensável também. No tour para o Tolar Grande acabamos passando ali de novo com o próprio guia.
Caminho no trem para ponte La Polvorilla, Tour Tren a las Nubes
Caminho no trem para ponte La Polvorilla, Tour Tren a las Nubes
El Alfarcito, comunidade no caminho para Los Cobres, Argentina
El Alfarcito, comunidade no caminho para Los Cobres, Argentina

San Antonio de los Cobres…

…é quase tão pequeno quanto um povoado, mas já tem alguns restaurantes (chamado de comedores), mercadinhos, hoteis e tal. Muita gente que está indo/ vindo do Chile, utiliza a cidade como parada de descanso.

O tour sai as 12h, tendo que estar lá as 11:30 para o embarque. O trêm vai bem devagar e demora entre ida e volta cerda de 3 horas. Como tudo aqui na América Latina, acabou atrasando um pouco a saída.

As paisagens do caminho são legais, mas não muito diferentes do que se vê nas estradas para chegar até Los Cobres. O ponto alto é cruzar a ponte chamada La Porvorilla, que tem 200 metros de comprimento e 63 de altura. Depois, faz-se uma para de 30 minutos ao lado da ponte para tirar fotos e comprar souvenirs dos ambulantes.

Parada para fotos na ponte La Polvorilla, Tour Tren a las Nubes.JPG
Parada para fotos na ponte La Polvorilla, Tour Tren a las Nubes.JPG

A volta lenta e pelo mesmo caminho, faz muita gente dormir. Sem contar o bando gente que passa mal, seja pela altitude, seja pela altura ou pelo balançar do trêm.

Tour Tren a las Nubes, vale pena?

Em dez/16, paguei 1000 pesos (R$ 230 reais), apenas para o trêm. O tour tem três horas ao todo e o caminho até Los Cobres é de 3 horas cada trecho. Tem tours que fazem toda a rota e saem de Salta de manhã e voltam no mesmo dia, eu acabei indo de carro e dormindo uma noite na cidade.

Achei bacana, mas li muita coisa falando que era fantástico e fotos falsas (com a abaixo) criaram uma ilusão e expectativa.

Foto FAKE!
Foto FAKE!

Considerando que eu tinha 15 dias para fazer a região de Salta, tudo bem investir 1 dia para ir até lá e fazer o tour. Se não for seu caso, sugiro focar na região de Tilcara e Cafayate parecem melhores opções. Uma opção que te leva a Los Cobres e passa pelas mesmas paradas, é o tour do Tolar Grande, que conto mais outro dia! 🙂

Compras no Mercado em Santo Antonio Los Cobres, Norte da Argentino
Compras no Mercado em Santo Antonio Los Cobres, Norte da Argentino
Caminho no trem para ponte La Polvorilla, Tour Tren a las Nubes
Caminho no trem para ponte La Polvorilla, Tour Tren a las Nubes

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *