Curiosidades sobre a Austrália
As curiosidades sobre s Austrália são muitas. Afinal, é um país de dimensão territorial enorme, que impressiona por muitas características como a beleza natural, a economia forte e é claro a grande riqueza cultural presente do país.
Considerado o segundo melhor país do mundo para se viver, a Austrália é considerado um pais com excelente custo x beneficio. A expectativa de vida dos moradores é longa e a grande maioria da população possui , saúde e educação de ponta, ou seja a Austrália tem uma ótima a qualidade de vida e bem estar.
Pensando na riqueza da Austrália vamos destacar algumas curiosidades… Vamos nessa!
#1. Carne de canguru
Pode parecer estranho, mas sim, o canguru não serve apenas como símbolo do país. Em supermercados australianos é fácil de encontrado não apenas a carne do canguru, mas ela em forma de hambúrguer, salsinha e bife. Apesar de ser bem diferente a carne de canguru é considerado um prato tipico australiano, ou seja a carne de canguru é exclusivo da culinária australiana. No país não existe criação de cangurus ,eles são caçados em estado selvagem, e são vendidos. Eu imagino que você deve está se perguntando sobre a qualidade da carne e sua vigilância não é mesmo?
Não se preocupe as leis de caça, abate e consumo sobre a carne de canguru são bem rígidas na Austrália. Se a carne for consumida em espaços legalizados pelo país, dificilmente ocorrerá uma intoxicação alimentar.
#2. Vamos a praia?
Whitehaven Beach – Queensland.- Pixabay
Com uma grande área costeira, a Austrália possui mais de 11 mil praias. Consequentemente no meio dessas diversas praias encontramos muita diversidade de recifes incluindo o maior recife de seres vivos do mundo. A barreira de corais é tão grande que pode ser vista do espaço! Sem exageros, além disso, tudo que possa ver sobre corais, é possível observar lá. A Grande Barreira de Corais tem aproximadamente 3 mil km de extensão no litoral de Queensland e serviu de inspiração para o cenário do filme “Procurando Nemo”.
#3. Bebidas alcoólicas não são vendidas em supermercados.
Brinde entre amigos – Pixabay
A Austrália está listadas entre os países com índice de consumo de bebidas alcoólicas mais altas no mundo. Em destaque o consumo de bebidas como o vinho e a cerveja. Inclusive, o país tem uma produção de cervejas artesanais de altíssima qualidade. E no caso dos vinhos, a Austrália tem em torno de 60 regiões vinícolas, nos arredores de cidades como Sydney, Adelaide e Melbourne.
Entretanto, o mais curioso de tudo isso é que com tanta tradição em respeito às bebidas, o país apresenta leis restritivas quanto à sua venda. Diferente do Brasil e em vários países outros países do mundo, na Austrália é proibido vender álcool em supermercados. Ou seja, para esclarecer melhor a venda é permitida apenas em lojas com licença para vendas de bebidas alcoólicas e bares. Além disso, vale lembrar que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos, como rua, praias e parques.
#4. Austrália para todos
Um país de multiculturas! Em primeiro lugar vamos destacar a riqueza cultural incomparável. Há aproximadamente 200 raças e culturas diferentes vivendo juntas é aproximadamente um quarto da população da Austrália nasceu no exterior. Ou seja, cerca de 25% de sua população é composta por estrangeiros. Portanto, imagine a riqueza cultural do país. Esse é um dos fatores que tornam a Austrália um dos melhores países, sendo mais amigáveis e receptíveis para realizar um intercâmbio.
#5. Melbourne é uma das melhores cidades do mundo para se viver
Vista dos arranhas céus de Melbourne – Pixabay
Que Melbourne é uma cidade excelente não é segredo para ninguém. Mas na cidade tem algo especial, não é atoa que ela foi escolhida, mais que uma vez ( Melbourne foi eleita 7 vezes),como a melhor cidade para se viver. Claro que tem outras cidades na Austrália listadas como, cidades boas para se viver, por exemplo na lista encontrados as cidades de Adelaide e Perth.
Por esse motivo a Austrália se destaca muito, como um excelente lugar para se viver, a qualidade de vida para quem mora no pais realmente é algo que compensa.
#6. A capital da Austrália
casa de ópera de sydney – Pixabay
Localizada na Oceania, a Austrália é um país continental, de mais de 7.600.000 km² – o sexto maior do mundo. Muitas cidades do país brigaram para ser a capital desse país tão imenso, principalmente as maiores cidades da Austrália Sydney e Melbourne. Por ser umas das cidades mais populares muitos acreditavam que seria umas dessas duas cidades, mas não! Isso mesmo a capital da Austrália não é Sydney, e nem Melbourne e sim a pequena cidade de Camberra.
Mas a escolha da cidade de Camberra não foi por acaso. Todos queriam uma capital para o país que não fosse uma cidade costeira, pois isso diminuiria as chances de bombardeamento marinho. Além disso, havia muitas doenças que se espalhavam facilmente em cidades ao nível do mar. Por esses motivos, a cidade escolhida foi Camberra.
#7. Riquezas naturais
Cangurus, , coalas , diabo-da-tasmânia, entre outros. A natureza da Austrália é bem rica tanto em fauna quanto na flora. Conhecer a natureza quase intocada da Austrália é um privilegio.
Já pensou em ver um rio rosa? Sim, isso mesmo rosa! Ele se chama Lake Hillier e está localizado na Middle Island, na Austrália Ocidental. Até hoje não se sabe exatamente porque a água tem essa cor rosada, porém é lindo
Tem diversas trilhas para conhecer mais sobre as riquezas naturais do país, mas se não deseja se aventurar em trilhas, para ver a diversidade fique tranquilo, tire um dia para visitar o Australia Zoo. O Zoológico da Austrália é um bom lugar para observar a vida selvagem única da Austrália, como os cangurus, coalas e os répteis que são bem diversos é um emocionante reino animal australiano que também inclui espécies de todo o planeta.
#8. Transporte
O transporte na cidade é um pouco diferente do que no brasil. Começando pelo fato de que em algumas cidades como Path tem a Free Travel Zone, isso quer dizer que tem como circular sem pagar, ou seja são linhas gratuitas. Outra curiosidade é que ao á fins de semana, o trem é de graça da meia noite até às 02 horas da manhã (Nas Free Zone). E vale lembrar também que a linha Central Area Transport Service (CATS) circula todo o centro de negócios da cidade e não cobra ticket de seus passageiros.
E vale ressaltar que se interesse e dirigir a Austrália toda, se atende o detalhe que lá eles usam a mão inglesa, que é o contrário do Brasil, se for dirigir por lá, fique ligado!
#9. Pedestre podem ser multado
A organização nas cidades é algo admirável, e todos estão sempre prestando atenção em tudo. Assim como no Brasil a Austrália tem um código de transito que permite a aplicação de multas para veículos que não obedecem as leis de transito, como por exemplo passar no farol vermelho, parar em cima da faixa de pedestre, isso gera uma multa. E por que não levar essa lei para o pedestre? Pois a lei é a mesma!
Ou seja, atravessar no farol vermelho, atravessar fora da faixa de pedestre pode sair caro, e o mesmo vale para quem joga lixo no chão incluindo ate resto de cigarro.
#10. Inglês um pouquinho diferente
Que o igles pode mudar de pais para pais é claro, mas o interessante da australia é que por exemplo tem explessoes que são unicas como Aussie, Ozzie, Oz e Ocker, todos eles significam a mesma coisa: Austrália ou australiano. “Heaps” significa “a lot” ou “lots”, que é a mesma coisa que “muito”.
Por ser uma versão mais encurtada, embolada e abreviada do inglês britânico. É engraçado e um pouco incompreensível de primeiro contato, não se entende nada, porém depois vai pegando o jeito e é bem legal! Complica um pouco quando vai se afastando dos centros e começa a falar com os australianos do interior ou o australiano nativo, ele vai usar expressões do tipo arvo (afternoon), barbie (barbeque), mozzie (mosquito) e G’day (good morning or hello). Porém, como o índice de visitante e intercâmbistas na Austrália é grande, e vem aumentando cada vez mais, principalmente nas grandes cidades as pessoas falam um inglês mais neutro.
De todos os livros do mundo, as melhores historias são encontradas nas páginas de um passaporte.