Como Aprender Espanhol em 2022 [Comprovado!!!]

O ano 2022 chegou e com ele entrou em cena as diversas metas de começo de ano. Entre elas, esta aquela velha promessa de aprender de vez espanhol. Mas, como cumprir essa promessa? Se você quer aprender espanhol, mas não sabe como, então você está no lugar certo! Preparamos este post com 14 comprovadas dicas de como aprender espanhol!

Com as 14 dicas abaixo você vai conseguir aprender espanhol em 2022 com mais facilidade, de forma mais rápida e o melhor, se divertindo no processo. Confira!

1. Tenha em mente o seu objetivo de Aprender Espanhol!

Tenha em mente o seu objetivo de Aprender Espanhol!
Tenha em mente o seu objetivo de Aprender Espanhol!

Embora essa primeira dica pareça um cliché, ela é muito importante para que você consiga definir o melhor caminho a seguir para atingir o seu objetivo.

Por exemplo, se você quer aprender espanhol para viajar, então você deve focar em aprender expressões comuns do dia a dia. E não deve dar tanta importância as regras gramaticais.

Já se o seu objetivo é aprender o idioma para estudar no exterior, então seu foco deve estar em aprender um vocabulário mais acadêmico. Ou seja, tendo em mente qual o seu objetivo com o espanhol, você consegue direcionar melhor seu aprendizado no que realmente é importante. E, com isso, torará todo o processo mais rápido e menos maçante.

2. Estude a fonética espanhola

Estude a fonética espanhola
Estude a fonética espanhola

De forma resumida, a fonologia se refere ao estudo dos sons de uma língua. E aprender a fonética espanhola é importante para quem deseja ter fluência nesse idioma.

Afinal, cada letra do alfabeto possui um som diferente de acordo com o idioma que você usa para se comunicar. E conhecer a fonética é importante para o desenvolvimento da sua fala e da audição. Portanto, se está querendo aprender espanhol em 2022, você deverá se dedicar também a fonética.

Vale dizer que em um primeiro momento, estudar a fonética em espanhol não é uma tarefa fácil. No entanto, os benefícios que esse tipo de conhecimento agrega em seu aprendizado são enormes.

Para começar, você pode recorrer aos diversos cursos gratuitos (até mesmo um curso de espanhol online grátis) voltados para a fonética disponíveis na internet. Já pensou em estudar através de aula de espanhol online? Existem diversas opções de aula de espanhol grátis na internet. Aprender espanhol online é possível através de plataformas, como por exemplo, o YouTube.

3. Leia o máximo que puder em Espanhol

Leia o máximo que puder em Espanhol
Leia o máximo que puder em Espanhol

Não tem como aprender espanhol sem levar em consideração esta dica, que é mencionada até mesmo na melhor escola de espanhol. Isso porque, ao ler o máximo de conteúdos que puder em espanhol, você vai conseguir se familiarizar aos poucos com a fonética, gramatica e com o vocabulário nesse idioma.

Além disso, lendo diversos conteúdos em espanhol, você acaba tendo contato também com um vocabulário mais prático e usual.

Para isso, você deve investir em várias fontes de conteúdos nesse idioma. Desde livros em espanhol, até mesmo em jornais e notícias online. Inclusive, para fazer uma verdadeira imersão no idioma, vale também mudar a configuração do seu celular ou telefone para o espanhol. Tem como aprender espanhol grátis? Continue lendo para dicas relacionadas!

4. Treine seu espanhol com nativos

Treine seu espanhol com nativos
Treine seu espanhol com nativos

Ter diálogos com pessoas que sabem falar o idioma, principalmente com nativos, te ajudará a compreender melhor o uso do espanhol na prática.

Isso porque, na realidade, o espanhol falado se defere do espanhol que se ensina nas diversas regras gramaticais. Portanto, buscar diálogos em espanhol, é uma grande oportunidade de aprender o idioma de verdade.

Para isso, você pode buscar diálogos com nativos sem sair do conforto da sua casa. Graças ao avanço da internet, hoje em dia já é possível ter contato direto com nativos em espanhol por meio de sites e aplicativos gratuitos.

Além disso, você pode conversar com aquele seu amigo que também está estudando o idioma. Ou então procurar por pessoas em grupos do Facebook voltados para o aprendizado do espanhol.

5. Assista as divertidas novelas mexicanas

Assista as divertidas novelas mexicanas
Assista as divertidas novelas mexicanas

Alem de ser uma forma criativa de como aprender espanhol, assistir as novelas mexicanas é sem dúvida um meio divertida de mergulhar no idioma espanhol. E, ao mesmo tempo, sair da sua zona de conforto para aprender o idioma usando recursos que vão além dos tradicionais livros.

Agora, se você não gosta de novelas, não tem problema. Nesse caso, você pode apostar em outros programas de televisão em espanhol, como seriados, por exemplo.

6. Veja filmes em espanhol

Veja filmes em espanhol
Veja filmes em espanhol

Se você é da turma que não gosta de assistir novelas e muito menos séries, então você pode investir nos filmes para relaxar um pouco e ao mesmo tempo para aprender espanhol.

A boa notícia é que existe uma infinidade de filmes em espanhol disponíveis na Netflix e em outros sites da internet. Basta acessar e escolher o filme em espanhol que mais lhe agrada.

Além disso, outra dica de como aprender espanhol com os filmes, series e novelas é você ir tentando escrever tudo o que você vai entendendo, como se fosse um ditado. Depois você pode fazer as correções necessárias para conferir se você realmente entendeu o que foi dito.

7. Faça um intercâmbio

Conclusão: Intercâmbio de Trabalho Co-op, é uma boa?

Se o seu objetivo é aprender espanhol e todo o contexto social e cultural que existe por trás desse idioma, sem dúvida fazer intercâmbio é uma boa opção.

Isso porque, além de ser uma experiência transformadora, é no intercambio que você terá a oportunidade de vivenciar o idioma em toda sua essência. Ou seja, com o intercâmbio, você aprenderá na prática o vocabulário, expressões típicas, a gramatica. E também poderá treinar muito a sua fala e compreensão acerca do idioma.

Contudo, lembre-se que o intercâmbio não é uma forma mágica de aprender o idioma. Assim como no Brasil, no exterior você também vai precisar se esforçar para aprender o espanhol. Mas, a diferença é que você vai aprender com mais naturalidade.

No geral, alguns dos países que você pode fazer intercâmbio e explorar bem esse idioma são a Espanha, Argentina, Chile, Colômbia e o México. Aproveite para conferir também o artigo sobre os Países Que Falam Espanhol e veja quais destinos pode investir para aprimorar sua fluência no idioma.

8. Ouça músicas em espanhol

Ouça músicas em espanhol
Ouça músicas em espanhol

Escutar música é algo que todos gostam de fazer, certo? Então, que tal utilizar a música como uma forma divertida de aprender espanhol?!

Assim como as novelas, filmes e serie, as músicas em espanhol são uma excelente forma de treinar a sua audição. Dessa forma, você irá absorver melhor as expressões e também compreenderá bem o contexto.

Além disso, a sua escrita também irá melhorar, pois aqui você também pode ir escrevendo a letra da música.

Inclusive, estudos já comprovaram que a musica exerce um poder de incentivo para o cérebro e para a memória. Além disso, de acordo com um levantamento publicado na revista Memory and Cognition, as pessoas que ouvem música e as cantam em seguida conseguem aprender e memorizar mais rápido do que aquelas pessoas que só repetem frases faladas.

Ou seja, adotar essa dica, vai ajudá-lo a memorizar bem frases e expressões em espanhol em um contexto prático que são essenciais para uma boa comunicação.

9. Abuse dos aplicativos

como aprender espanhol em 2021
Como aprender espanhol – Fonte Freepik por gesrey

Os aplicativos são uma das melhores formas que você tem para aprender espanhol. Você pode acessá-los em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, com os apps de idiomas você pode aprender qualquer língua, de uma forma muito mais dinâmica e interativa.

Atualmente existe uma infinidade de aplicativos gratuitos voltados para o ensino do espanhol. Entre os principais apps que você pode usar para aprender espanhol, estão:

  • Duolingo: Considerado o melhor aplicativo educativo do mundo, o Duolingo é um app gratuito onde você aprende brincando. Ou seja, você ganha pontos de fluência por cada resposta certa e passa de nível sempre a cada nova conquista.
  • Memrise: Este é um app onde você aprende naturalmente o idioma. Através do Menrise, você aprende frases, palavras e tudo mais que for necessário para dominar o idioma num contexto real.
  • Mosa Língua: Baseado em princípios da ciência cognitiva, esse app vai ajudar você a aprender espanhol de uma forma rápida e inteligente.

Vale lembrar ainda que o aplicativo não precisa ser a única forma de estudo do idioma. Na verdade, o recomendado é que eles sejam usados como uma forma complementar, pois nem todos os apps são completos.

10. Dinamize o seu estudo de espanhol

O problema de muitos estudantes que desejam aprender qualquer idioma é investir apenas nas formas tradicionais de aprendizado. Ou seja, muitos focam apenas em livros e cursos presenciais.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, existem outras formas de aprendizado que são tão eficientes quanto as formas tradicionais de ensino. Com isso, o ideal é investir em mais de uma!

Você pode investir nas mais diferentes formas de como aprender espanhol, como e-books, aplicativos, sites e blogs, músicas, livros, revistas, series, filmes e cursos de espanhol online ou presenciais. Dessa forma, você pode ir aprendendo aos poucos o idioma de uma forma dinâmica e divertida, sem tornar o processo de aprendizado maçante e chato.

11. Escolha o curso de espanhol certo

Uma coisa é fato: os cursos são uma das melhores e mais completa formas de como aprender espanhol! Isso porque os cursos geralmente trabalham todas as áreas do idioma, passando desde as regras de gramatica. Até as expressões mais utilizadas no idioma. Além disso, os cursos podem ser feitos tanta de forma online quanto presencialmente.

Mas, qual o melhor? O melhor curso (até mesmo um curso de espanhol online ou curso de espanhol grátis) é aquele que atende as suas necessidades e se adeque melhor a sua realidade. Geralmente, os cursos presenciais costumam possuir um custo maior e os cursos online possuem um custo menor. Além disso, os dois possuem vantagens e também desvantagens, sendo necessário que você analise qual compensa mais para você.

Veja aqui as melhores escolas de espanhol no Brasil.

Aprenda espanhol do zero com a Prof Juli!

12. Anote o seu progresso

Uma ótima dica para você não desanimar durante o seu processo de aprendizado do espanhol é ir anotando o seu progresso.

Ou seja, coloque no papel tudo aquilo que você já conseguiu aprender do idioma e considere isso como pequenas vitorias. Além disso, vale a pena também anotar no papel os pontos que você ainda precisa aprender do idioma.

No caso dos conteúdos que ainda não aprendeu, você pode anotá-los como pequenas metas a serem cumpridas ao longo do tempo. Dessa forma, você consegue ter controle do ritmo do seu aprendizado, do seu progresso na língua espanhola e se sentira mais motivado a continuar estudando o idioma.

13. Tenha disciplina

Ter muita disciplina é o segredo para aprender qualquer coisa nessa vida, incluindo o espanhol.

Portanto, se você quer mesmo entender como aprender espanhol, saiba que é a sua disciplina que irá determinar o quão rápido você aprenderá o idioma.  Além disso, saiba que mesmo com poucas horas por dia, você consegue aprender o idioma de forma eficaz.

Isso porque para aprender qualquer idioma, não importa o tempo que você passa apenas debruçado sobre os livros, mas sim o tempo que você realmente estuda com foco e dedicação. E, lembre-se de revisar sempre e de ir aumentando gradativamente o seu tempo de estudo, para que o mesmo se torne um hábito em sua rotina.

14. Como estudar espanhol? Recomece sempre!

Como Aprender Espanhol
Como Aprender Espanhol – Zen Chung no Pexels

Aprender espanhol não é uma tarefa fácil, pelo contrário. Dominar um novo idioma exige muito esforço, paciência, dedicação, foco e treino. No entanto, aprender espanhol anda longe de ser uma missão impossível.

Além disso, é natural desanimar ou até mesmo desistir por alguns dias de aprender o idioma. Mas, o que importa mesmo é sempre recomeçar e de preferência o quanto antes.

Lembre-se que você só não vai aprender espanhol se você desistir! Alem disso, tenha em mente que o aprendizado deve ser prazeroso e não uma tortura. Portanto, se você sentir que precisa parar um pouco para descansar, então pare e descanse.

Mas, não se esqueça de se organizar para voltar a sua rotina de estudos com foco e dedicação total ao espanhol até tirar seu certificado e ficar fluente!

15. Aprender espanhol com as principais palavras

Você sabia que todos os idiomas possuem entre 300-500 palavras que são mais usadas? Aprender espanhol rápido, portanto, consiste em decorá-las, mas também entendê-las em seu significado real. Portanto, caso queira aprender espanhol de forma mais acelerada, saiba que focar nas principais palavras, como aquelas usadas para ação e transição, é o caminho mais correto.

16. Mude o idioma dos seus dispositivos para aprender espanhol!

Você tem um smartphone? É bem provável que sim. E um computador? Pode ser que sim, também. Algumas pessoas ainda usam iPad, TV Smart, smartwatch, etc. Mas, o que esses dispositivos tem a ver com aprender espanhol? Mais do que você possa imaginar! Por exemplo, o fator que acelera o aprendizado do espanhol no intercâmbio é o cotidiano com a língua nativa, visto que você a fala diariamente.

Então, é possível fazer um pouco disso aqui no Brasil, para poder aprender espanhol usando seus dispositivos eletrônicos. Basta ir até as configurações de idioma e mudar de português para espanhol. Inicialmente, pode haver um pouco de confusão, porém, com o tempo, você se acostuma com o uso dos botões e seus respectivos significados.

17. Aprender espanhol assistindo filmes e séries sem legendas

Você é um apaixonado por filmes e séries? Possui costume de maratonar mídias em apps de streaming como Netflix, HBO Max, etc.? Então saiba que está perdendo uma grande chance de aprender mais do espanhol. Dizemos aprender mais espanhol porque, nesta dica, é necessário conhecer mais um pouco da língua para colocar a tática em ação.

Trata-se de assistir aos seus títulos favoritos com áudio em espanhol, sem legendas. Você pode iniciar com legendas em espanhol, e, com o tempo e aprendizado, retirá-las para seu aprendizado ser mais eficaz.

É possível realmente aprender espanhol com essas dicas?

Sim! Não é de hoje que a meta de muitas pessoas é aprender espanhol. No entanto, essa meta se torna mais difícil de alcançar por conta dos erros citados que comumente se comete durante o processo de aprendizado. Logo, se você deseja ser diferente dos demais e aprender de vez espanhol, anote as 17 dicas expostas e busque executa-las o quanto antes!

3 motivos para aprender espanhol!

1. Viajar

Se tem uma coisa que muitas pessoas amam, com certeza é viajar. Tente viajar o máximo possível para melhorar sua qualidade de vida. E não estamos falando de um simples feriado, estamos falando daquela experiência de conhecer um lugar novo, misturar sua cultura, conversar com os moradores, contar as histórias daquele lugar. Infelizmente sem saber pelo menos o básico de espanhol, conseguir fazer isso é praticamente impossível.

2. Para trabalhar

Aliás, se você conhece outros idiomas, tem acesso ao mercado em que esse idioma é usado. Saber espanhol abre os mercados da própria Espanha, Chile, México, entre outros. Sendo uma pessoa muito ambiciosa e com muita vontade de trabalhar e fazer, isso acaba sendo uma motivação muito forte para aprender espanhol.

3. Ter mais abertura mental e cultural

Quando você conhece apenas seu próprio idioma, você só pode desfrutar dos conteúdos, notícias e opiniões do seu país. Por outro lado, se você ler notícias espanholas, conhecer as opiniões de outras pessoas fora do Brasil, vai conhecer novos pontos de vista, perspectivas, informar-se sobre inovações no mundo do trabalho e muito, muito mais.

4. Prevenir-se de doenças futuras

Você sabia que aprender uma nova língua lhe permite estar “imune” a determinadas doenças? Colocamos imune entre aspas porque acaba sendo sempre muito relativo, sendo outros fatores também determinantes para causar doenças específicas, principalmente as cerebrais.

Porém, ainda sim é comprovado através de vários estudos, que pessoas bilíngues possuem menores chances de serem afetadas por doenças como Alzheimer ou então Mal de Parkinson. Tudo isso se deve ao motivo de estimular o seu cérebro em áreas que ainda não haviam sido amplamente estimuladas, exercitando sua mente!

E aí, gostou das dicas de como aprender espanhol? Então, não perca mais tempo e comece o quanto antes a aprender espanhol para tornar o seu 2022 um ano de sucesso!

Partiu intercâmbio? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências e compare opções de intercâmbio com cursos de espanhol no Brasil!