[GUIA] Como Fazer Intercâmbio? Conheças os principais caminhos!

Muita gente sonha estudar fora, porém não conhece os caminhos para estudar, trabalhar e até viver no exterior. Este guia vem ajudar você a dar o primeiro passo para planejar estudar e descobrir como fazer seu intercâmbio.

Algumas opções vão depender da sua idade, condição financeira, conhecimento do idioma entre outras coisas. Entretanto, é importante saber que existe sempre um tipo de intercâmbio que se encaixe no seu perfil.

Vamos às principais formas de fazer intercâmbio, ou seja, estudar, trabalhar ou viver no exterior:

Está pronto? Então vamos ver agora como fazer o seu intercâmbio!

Se você não sabe nem o que é um intercâmbio, comece por aqui 🙂

Contratar um intercâmbio com uma agência

Escolher fazer um intercâmbio contando com o apoio de uma agência de intercâmbio é a opção de quase 90% das pessoas que querem estudar no exterior.

Existem alguns motivos para isso:

  • Agências de intercâmbio são especialistas e conseguem te ajudar no passo-a-passo
  • Usar um revendedor credenciado e de confiança reduz riscos
  • Os consultores de intercâmbio te ajudam a encontrar a melhore opção para você, considerando destino, orçamento, tipo de curso e assim por diante
  • Normalmente, as agências tem valores mais baratos do que comprar direto com o Escola, visto que ela tem negociações especiais

Se este for o seu caminho para planejar o intercâmbio, basta entrar em contato com algumas agências e compartilhar seus objetivos. Eles certamente te ajudarão a entender qual o melhor caminho e oferecerão propostas.

Como fazer intercâmbio de Trabalho e Estudo?

Irlandês trabalhando - Foto Pexels_v2
Irlandês trabalhando – Foto Pexels_v2

O intercâmbio mais procurado de todos é o de inglês, com direito a trabalho. A boa notícia é que também também tem caminhos muito fáceis para trabalhar no exterior.

Alguns lugares tem opções de visto de estudo com direito a trabalho. Abaixo, estão as opções mais comuns para fazer intercâmbio de Trabalho no Exterior:

Fazer intercâmbio por conta, direto com a escola

Outra opção é fazer seu intercâmbio planejando tudo por conta própria. Ou seja, você pode pesquisar tudo sozinho, entrar em contato com as escolas nos países que você considera viajar e contrata tudo, desde curso, passando por seguro, passagem etc.

É preciso analisar tudo com bastante cuidado, pois existem muitas questões a serem analisadas. Para aqueles que já falam o idioma do destino e já viajaram para o exterior o caminho é mais fácil. Para quem não tem conhecimento da língua, nunca viajou para o exterior e tudo vai ser novidade, pode ser mais arriscado fazer um intercâmbio por conta.

Vale dizer que alguns tipos de intercâmbio isso nem é possível, tais como o Au Pair e o Work And Travel. Estes intercâmbios requerem um representante no país de origem para organizar a viagem.

Fazer um intercâmbio completamente por conta

Além de fazer o intercâmbio direto pela escola, é possível ainda dar um passo além. Por duas vezes, eu fiz intercâmbios não convencionais.

Recepção do Booking.com, aguardando para a visita de negócios e café no Intercâmbio na Holanda
Recepção do Booking.com, aguardando para a visita de negócios e café no Intercâmbio na Holanda

O primeiro deles, na Argentina, eu basicamente fiz uma viagem para o país e lá procurei uma escola (com aulas particulares) e outras formas de praticar o espanhol, como ler livros e ir para lugares onde eu poderia interagir com as pessoas.

O outro, foi um intercâmbio de negócios para a Holanda, em que além de um curso de dois 2 dias, me dediquei a visitar empresas locais, conhecer pessoas atuando no mercado holandês, participei de grupos de discussões sobre negócios e muitos mais.

Ou seja, muitas vezes colocamos o intercâmbio dentro de uma “caixinha” fechada, mas o fato é que intercâmbio nada mais é que aprender (e ensinar) se colocando em situações novas que você queira desbravar.

Quer fazer um programa que nenhuma escola ou agência oferece?

Descubra você mesmo como fazer seu intercâmbio, arrume as malas e aproveite!

Fazer uma Graduação Completa no exterior

Fazer Graduação ou outro curso de Ensino Superior em outro país é mais um caminho possível para fazer seu intercâmbio. O caminho mais comum para os brasileiros são os seguintes:

  • Fazer um curso de idioma no país e então se matricular em um curso de ensino superior
  • Estudar em Portugal, já que a língua é a mesma e você pode usar a nota do ENEM para acessar o curso
  • Buscar bolsas de estudo através dos processos de “Application” (aplicação) para cursos no exterior

Cursos de Graduação no Exterior sempre vão te exigir pelo menos estas 3 coisas:

Como fazer Graduação no Exterior
Como fazer Graduação no Exterior – ICSA no Pexels
  1. Proficiência comprovada no idioma através de um certificado como IETLS, TOEFL etc
  2. Ser aprovado em um “vestibular” ou “ENEM” ou passar pelo crivo (entrevistas, análise curricular etc.) da escola
  3. Comprovar capacidade financeira, bolsa ou financiamento para se manter no país de destino

Este processo todo pode ser feito com a ajuda de uma agência de intercâmbio ou mesmo por conta. Acaba que Cursos de Ensino Superior tem o processo ainda mais complicado, mas é possível fazer por conta sem problemas!

Fazer Graduação ou MBA nos EUA

Quem nunca assistiu os filmes americanos mostrando o ambiente universitário e ficou curioso para saber como seria estudar lá? Ou então, será que sonho estudar em escolas como Harvard, Stanford, Bercley etc.?

Pois é, é possível e o processo é exatamente igual ao que comentei antes. Vamos lá, vamos ver como fazer o intercâmbio de Graduação ou MBA nos EUA:

  1. Estude inglês e tire seu certificado TOEFL
  2. Se aplique e estude (MUITO) para os exames como o SAT (para graduação) ou GMAT para MBA
  3. Com as notas dos exames e do TOEFL, prepare uma “Application Letter” explicando porque você é um bom candidato e submeta no prazo para as escolas que deseja. Ah, vale dizer que tem custo e que cada escola tem suas regras. Principalmente para o MBA, a nota do GMAT e a idade são critérios muitos relevantes, escolas de ponta por vezes não aceitam alunos com mais de 30 anos.
  4. Aguarde a sua aprovação!
03 - Da Praça na Universidade do Texas, a Vista do Capitol de Austin, maior que o de Washington, EUA
03 – Da Praça na Universidade do Texas, a Vista do Capitol de Austin, maior que o de Washington, EUA

Várias escolas, principalmente para o MBA, oferecem financiamentos para que você consiga fazer o curso que muitas vezes custam de US$100 a 250 mil!

A boa notícia é que quando você se forma, pode trabalhar no EUA por 1 ou 2 anos e até ser convidado por uma empresa para o visto de trabalho permanente. Com isso, fica “fácil” pagar o seu financiamento do MBA já que o juros é quase nulo. Quem se forma em escolas deste nível nos EUA tem emprego de alto nível em qualquer país do mundo.

Módulo Internacional da sua Graduação ou outro Ensino Superior

Quando fiz meu MBA no Brasil, eu tinha a opção de fazer um módulo extra no exterior. As opções eram na Espanha, no Canadá e outras duas nos EUA, incluindo um curso de 2 semanas em Harvard.

Tanto para cursos de MBA como para Graduação tem se tornado mais comum as universidades fazerem parcerias internacionais para proporcionar o intercâmbio entre os estudantes.

Na maioria das vezes estes módulos internacionais são pagos, mas tem como fazer seu intercâmbio com uma bolsa também. Novamente isso dependerá da política das instituições de ensino, do seu currículo escolar e da sua proficiência no idioma.

Se você quer ter esta opção, garanta que Universidade no Brasil tem este tipo de parceria, verifique valores e condições para participar. Muitas vezes as vagas são limitadas e pode não haver garantia de que você terá acesso ao módulo.

Conseguir Bolsas de Estudos para Ensino Superior

Ensino Superior no Exterior - Foto Andrea Piacquadio no Pexels
Ensino Superior no Exterior – Foto Andrea Piacquadio no Pexels

Quer saber como fazer intercâmbio com uma bolsa de estudos? Ou seja, conseguir tudo (ou a maior parte) de graça? A primeira resposta é simples e complicada ao mesmo tempo:

Se dedique e estude muito!

Não existe caminho fácil para conseguir uma bolsa de estudos no exterior para Graduação, Mestrado ou qualquer outro curso. Vamos a alguns caminhos:

  • Ter um excelente currículo escolar e participar de atividades extracurriculares, incluindo voluntariados, empreendedorismo social, participação em concurso (ex. olimpíadas de matemática ou de física) entre outras coisas
  • Tirar uma nota excelente nos testes / vestibulares como ENEM, SAT, GMAT etc.
  • Encontrar organizações governamentais e não-governamentais no país de destino para identificar universidades gratuitas ou que oferecem bolsas para estudantes e entender o seus requisitos
  • Encontrar organizações governamentais e não-governamentais no BRASIL. Antigamente tínhamos o Ciência sem fronteiras, atualmente o principal caminho é oferecido pela fundação ESTUDAR. Dependendo do seu nível profissional e da sua empresa, também é possível ser patrocinado por ela.

Programas de Formação de Líderes Globais e Voluntariado

Existem algumas organizações não governamentais que estão focadas em proporcionar o intercâmbio cultural, almejando um mundo melhor, sustentabilidade etc. através de formação de jovens líderes.

Estes programas normalmente baseiam-se em formar uma comunidade de pessoas, estudantes ou empresas que possam se ajudar. Ou seja, pessoas de um país recepcionam e dão moradia para a outra, empresas oferecem estágios e bolsas e assim por diante.

Abaixo estão alguns que podem ser um caminho para fazer seu intercâmbio:

  • AIESEC – Um cooperação global de estudantes para intercâmbios e estágios para jovens de 18 a 30 anos.
  • Rotary – É uma comunidade fechada e com cota mensal que realiza trabalhos voluntários e facilita o intercâmbio entre pessoas de diversos países
  • Fundação ESTUDAR, como já citamos acima, possui ações de fomento para a educação no Brasil e também para dar bolsas para brasileiros estudarem no exterior e formarem a nova geração de líderes do país

Além destes, certamente existem outros que possam estimular o intercâmbio e proporcionar experiências únicas!

Conclusão: Afinal, Como Fazer seu Intercâmbio?

Como vimos, não faltam opções para quem quer fazer um intercâmbio. Existem opções para todas as idades, níveis de conhecimento na língua e todos os bolsos. Dependendo da situação, é possível estudar completamente gratuitamente no exterior.

Ainda sabe exatamente como fazer seu intercâmbio no exterior?

Faça como mais de 50 mil pessoas: preencha o formulário abaixo e fale com as melhores agências do Brasil para planejar a sua viagem!