As 10 Línguas mais Faladas do Mundo

Se você gosta de aprender novos idiomas, certamente já se perguntou quais são as línguas mais importantes e mais faladas do mundo.

Nesse sentido, apenas 23 idiomas cobrem mais da metade da população mundial. Portanto, entender essa distribuição é muito importante para expandir os horizontes e ter acesso a novas oportunidades.

Para o ajudar nesta trajetória, separamos abaixo as 10 línguas mais faladas do mundo. Confira!

As línguas mais importantes e mais faladas do mundo
As línguas mais importantes e mais faladas do mundo

#1 – Inglês

No topo da nossa lista está o inglês, o idioma mais falado do mundo, com mais de 1,2 bilhões de falantes.

Assim como o latim já foi um dia, hoje o inglês é considerado a língua universal. Nesse sentido, é o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, avião e etc.

#2 – Mandarim

Em segundo lugar está o Mandarim, uma das línguas mais importantes do mundo. Idioma oficial da China, o Mandarim possui mais de 1,1 bilhão de falantes, sendo mais de 900 milhões deles falantes nativos.

Entretanto, o mandarim não é exatamente uma língua, mas sim um conjunto de vários dialetos utilizados pela população chinesa.

#3 – Hindi

Em terceiro lugar na nossa lista está o hindi, com mais de 600 milhões de falantes.

Juntamente com o inglês, o hindi é uma das 22 línguas oficiais da Índia, o segundo país mais populoso do mundo. 

#4 – Espanhol

Antes de mais nada, o espanhol é a língua mais falada aqui na América Latina. No mundo, ele possui mais de 530 milhões de falantes, sendo a quarta língua mais falada do mundo.

Se formos levar em conta apenas os falantes nativos, o espanhol passa a ser a segunda língua mais falada, sendo o idioma oficial de 22 países.

Além disso, o espanhol é o terceiro idioma mais utilizado na internet e o segundo mais estudado no mundo.

#5 – Francês

Com 277 milhões de falantes, o francês é o quinto entre os idiomas mais falados do mundo. 

Devido ao colonialismo, o francês se difundiu pelo mundo, e hoje é o idioma oficial de 29 países. Além disso, o francês é a terceira língua com o maior número de falantes não nativos.

Por último, se o inglês é a língua dos negócios e da tecnologia, o francês é considerado o idioma da cultura e até mesmo do amor.

#6 – Árabe

Bastante difundido em toda a península árabe e atrelado a uma cultura inconfundível, o árabe é o 6º idioma mais falado do mundo, com 274 milhões de falantes.

Ainda mais, o árabe é a língua oficial de 26 países, o que contribui para uma miscigenação do idioma.

Por fim, na região da península arábica o árabe possui grande importância para a dinâmica dos negócios da região.

#7 – Bengali

Em sétimo lugar está o Bengali, a língua oficial de Bangladesh, com cerca de 265 milhões de falantes.

Por mais surpreendente que possa parecer, a densidade populacional da região explica por que o bengali é tão difundido: somente Bangladesh já possui mais de 160 milhões de habitantes, e o idioma ainda é falado em partes da Índia e da Birmânia.

#8 – Russo

Com quase 260 milhões de falantes, o Russo não poderia ficar de fora da nossa lista, sendo a oitava língua mais falada do mundo.

Além da Rússia, o russo é a língua oficial de mais 3 países, além de ser falado em todo o território que fez parte da ex-União Soviética.

#9 – Português

Nossa língua materna também entra nessa lista. Em 9º lugar, o português é falado por mais de 252 milhões de pessoas e é a língua oficial de 9 países espalhados por vários continentes.

Além disso, o português é o idioma mais falado do hemisfério sul.

#10 – Indonésio

Por último, temos o indonésio, que reúne cerca de 200 milhões de falantes no mundo. 

Este é o idioma oficial da Indonésia, apesar de não ser a língua materna da maior parte de seus habitantes. Assim, como a Indonésia possui mais de 200 idiomas/dialetos, o indonésio é a língua utilizada para que todos consigam se entender.

Conclusão sobre as línguas mais faladas do mundo

Aprender um novo idioma é uma forma de ampliar suas possibilidades de conexão com pessoas e oportunidades do mundo inteiro.

Para isso, ter em mente quais são os idiomas mais falados e como eles podem te ajudar a conquistar os seus objetivos é essencial.

Quer saber quanto custa aprender um idioma no exterior? Simule orçamentos abaixo e entre em contato com agência para planejar seu intercâmbio