Países que Falam Espanhol – Onde aprender e praticar o idioma

Considerado o terceiro idioma mais falado no mundo, muitas pessoas têm dado preferência para aprender espanhol por conta da similaridade que o idioma possui com o português. Além disso, devido à globalização, o espanhol vem andando lado a lado do inglês como uma forma de se destacar no mercado de trabalho. Mas, quais são os paises que falam espanhol?

Se você está pensando em fazer um intercâmbio para aprender o idioma, mas não sabe qual destino escolher. Então, continue lendo e veja os principais paises para aprender o idioma!

Países para Aprender Espanhol

Países que Falam Espanhol
Paises que Falam Espanhol – Nataliya Vaitkevich no Pexels

Existe muitos paises que falam espanhol, seja como língua nativa ou secundaria. No entanto, existem 6 paises que possuem o espanhol como língua oficial. E que muitos os consideram como os principais destinos para aprender de forma eficiente o idioma. Veja abaixo quais são eles.

·         Espanha

Berço da língua espanhola e com uma cultura riquíssima, a Espanha é um dos paises para estudar espanhol mais procurados para intercâmbio.

Além de ter o espanhol como língua nativa, a Espanha possui o Basco, Catalão e o Galego como segunda língua. E se você pretende fazer intercâmbio ou vai passar uma estadia no país espanhol com prazo superior a 90 dias é necessário retirar o visto de estudante.

A Espanha é um dos paises que possui o melhor custo-benefício para quem deseja realizar um intercambio por lá. Isso porque os itens básicos como alimentação e transporte público costumam ser mais baratos.

Fora isso, o país é sede de algumas das melhores universidades e escolas de idioma da Europa, como a universidade de Madrid, por exemplo.

·         Argentina

Apesar de na Argentina se pronunciar o espanhol de uma forma diferente e ser conhecido como Argentino-Espanhol, o país possui o idioma como língua oficial. Além disso, na Argentina, mais de 90% da população se comunicam com o espanhol, sendo assim uma boa opção de paises para aprender espanhol especialmente em Buenos Aires e Bariloche.

Caso ainda não tenha visitado este país, saiba que o território de los hermanos é um destino muito hospitaleiro. E possui como vantagens as suas paisagens naturais, infraestrutura moderna, transporte público eficiente e um bom nível de segurança.

Fora isso, a Argentina possui também universidades renomadas e é sede de grandes multinacionais. Portanto, além de um ensino de qualidade, este país ainda oferece boas oportunidades para quem deseja uma vaga de emprego ou mesmo ascender na carreira profissional.

·         Colômbia

Tendo um espanhol com sotaque considerado neutro, a Colômbia também é um dos paises que falam espanhol.

Quando comparado com a Espanha, a Colômbia é um destino que se recomenda para intercambistas por possuir um custo de vida relativamente mais baixo. Além disso, o País também conta com lindas paisagens naturais, muita cultura e entretenimento para turistas.

Já em relação as instituições de ensino, a Colômbia também possui instituições de qualidade onde é possível aprender espanhol. O País oferece ainda oportunidades de trabalho durante o período de intercâmbio. Por fim, vale ressaltar, que a Colômbia é o destino mais indicado para aprender espanhol, pois o sotaque colombiano é considerado neutro.

·         Mexico

Entre os países que falam espanhol o México é o maior do mundo, pois conta com mais de 130 milhões de falantes. 

Além disso no País ainda é utilizado os idiomas Mixtecas e Zapotecas, sendo que a influência do sotaque do País sobre a pronúncia do espanhol é considerada baixa. E, consequentemente, é um ótimo destino para aprender a falar espanhol.

Já o custo de vida no México é considerado relativamente baixo. Isso nas cidades não turísticas, pois nas cidades paradisíacas como Cancun, o custo de vida costuma ser maior.

Além disso, o México também apresenta boas instituições de ensino. Mas, o processo para ingresso de intercambistas nestas instituições é mais burocrático e longo do que nos demais paises.

·         Equador

Com uma população formada principalmente por descendentes de indígenas, o Equador é um dos paises que falam espanhol como primeira língua, mas que também possui outras 10 línguas nativas. Além disso, o Equador possui três dialetos distintos da língua espanhola que são chamados de Espanhol da Costa Equatorial, Espanhol Andino e Espanhol Amazônico.

No geral, este é um país marcado por suas paisagens deslumbrantes e únicas como a Avenida dos Vulcões e também possui uma gastronomia muito diferente da do Brasil. Fora isso, quando comparado com a Espanha, o Equador possui um custo de vida menor e de qualidade. Já o visto para turistas não é necessário em um prazo máximo de 90 dias no País equatoriano.

·         Cuba

Apesar de não ser um destino muito procurado pelos intercambistas, Cuba também é um dos paises que falam espanhol e que possui o idioma como primeira língua oficial. Além do espanhol, os turistas em Cuba se deparam com outros idiomas como o Crioulo Haitiano, Lucimi, Galego e o Corso e também com paisagens naturais exuberantes e paradisíacas.

No entanto, Cuba é um País que possui o acesso a internet limitado, o que dificulta muito a vida de estudantes. Além disso, apesar de ser um País socialista, o custo de vida em Cuba é considerado alto.

Por outro lado, a segurança em Cuba é considerada uma das melhores do mundo e tanto a educação quanto a saúde no território cubano são de altíssima qualidade.

Países que falam espanhol como segunda língua

Os paises que falam espanhol como segunda língua também são bons destinos para aprender o idioma. No entanto por ser um idioma secundário, o espanhol não é tão falado pela população. Mas, por questões culturais e como experiencia de vida, são paises que vale a pena serem conhecidos e que também permitem o ensino do idioma.

·         França

Embora não pareça, a França também entra na lista de paises que falam espanhol, mas como segunda língua pois o francês é o idioma oficial. Para os intercambistas, escolher a França como destino significa ter que fazer um investimento maior, pois o custo de vida no País não é baixo. Mas, por ser um considerado de “primeiro mundo”, oferece muita qualidade de vida.

Além disso, assim como a maior parte dos paises desta lista, a França permite que os intercambistas trabalhem legalmente.

No caso da França, o período máximo de trabalho permitido para visitantes é de 20 horas semanais. Já as instituições de ensino presentes na França também são consideradas de alta qualidade, sendo um bom destino para estudo.

. Itália

Tendo o italiano como língua oficial, a Itália também é um dos países que falam espanhol e que é considerado um ótimo destino para aprender o idioma. Além disso, a Itália é um destino recomendado especialmente para as pessoas que desejam também mergulhar em história e arte ao mesmo tempo, pois é lá que fica as maiores obras de arte de toda a história.

Assim como a França, a Itália possui um custo de vida considerado alto, mas oferece também serviços de qualidade aos moradores e visitantes. Sendo assim, para realizar um intercambio na Itália e aprender espanhol por lá é necessário investir mais do que em outros paises que falam espanhol como primeira língua, como o Paraguai, Uruguai e El Salvador.

·         Rússia

A Rússia também é um dos paises para aprender espanhol e que possui como grande diferencial os alojamentos de estudantes. Conhecidos como “Obshagas”, os alojamentos estudantis são oferecidos de forma gratuita nas universidades russas. Além disso, o custo de vida na Rússia é relativamente baixo.

A Rússia proporciona ainda uma alta qualidade de vida aos seus moradores e também é um destino indicado para quem deseja aprender espanhol e ao mesmo tempo mergulhar em muita cultura e história. No entanto, a Rússia também é conhecida por ser um País extremamente frio, o que pode ser um ponto negativo para muitos intercambistas. 

·         Israel

Localizado no Oriente Médio, Israel também é uma das opções de paises para estudar espanhol. Apesar de não ser de conhecimento de muitos, Israel possui programas de intercâmbio voltados para estudantes do mundo todo. Dessa forma, é em Israel que fica uma das melhores universidades do mundo, a Universidade de Tel Aviv (TAU).

Além disso, muitos consideram Israel um país desenvolvido e consequentemente com muitos atrativos para turismo e imigração. No entanto, Israel também é palco de uma tensão permanente de ataque terrorista e possui um alto custo de vida, especialmente na capital Jerusalém. Por fim, o alto choque de cultura também é um ponto que se deve considerar.

·         Marrocos

No continente africano, o Marrocos é um dos paises que falam espanhol e que vale a pena conhecer. Isso porque o Marrocos é muito diverso, tanto em cultura quanto em situação socioeconômica. Dessa forma, ao optar por Marrocos, o visitante se depara com situações de extrema pobreza, cidades milenares e paisagens únicas, como o deserto do Saara.

No entanto, quando comparado com os demais países que utilizam o espanhol como segunda língua, o Marrocos é o que apresenta o custo de vida mais baixo. Mas, a qualidade de vida é mediana e a educação possui um nível razoável. Dessa forma, se indica este país para quem deseja aprender espanhol e também a cultura islâmica.

Países que falam espanhol, mas que não tem o idioma como segunda língua

´países que falam espanhol – Fonte Freepik por megostudlo

Outra forma de aprender espanhol no exterior é nos paises que melhor falam espanhol mesmo não o possuem como segunda língua.

Além disso, por serem países de “primeiro mundo”, o investimento para aprender espanhol nestes países é maior em relação aos outros que já mencionamos.

·         Bélgica

Apesar de não possuir o idioma como segunda língua, a Belgica é um dos países que falam espanhol onde você também pode visitar para conhecer o idioma. Isso porque 7% da população utiliza o espanhol para se comunicar. Os idiomas oficiais mais falados na Bélgica são holandês, alemão e francês. Por isso, se além do espanhol, você deseja aprender mais um novo idioma, sem dúvida este destino é uma boa opção.

Além da variedade linguística, a Bélgica é um país que oferece várias bolsas de estudos para quem deseja fazer intercâmbio. Todos os anos, são cerca de 45 bolsas que o Governo oferece para estudantes estrangeiros. Fora isso, existem ainda outros atrativos que torna este país uma boa opção para aprender espanhol, como sua proximidade com os países europeus, a culinária diversificada e o custo de vida, que gira em média de 850 euros por mês.

·         Alemanha

Apesar de ser um país considerado de “primeiro mundo”, quando se considera os custos básicos de um intercambista, a Alemanha possui um custo de vida relativamente baixo. Além disso, a Alemanha é um dos países que falam espanhol mais recomendados para estudo, pois possui uma educação de altíssima qualidade e universidades com prestígio a nível mundial.

Muitos consideram a Alemanha um polo cultural, científico, tecnológico e um país que possui uma atmosfera modernista e jovem. Fora isso, a Alemanha também é um dos países onde a população melhor fala espanhol. Dessa forma, para quem deseja aprender mais de um idioma, a Alemanha sem dúvida é uma boa opção.

·         EUA

Embora não seja a língua oficial e muito menos o idioma usado como segunda língua, os Estados unidos apresentam cerca de 41 milhões de falantes nativos. E cerca de 12 milhões de americanos falam inglês e espanhol.

Esses dados reforçam o fato de que este país se posiciona na vice-liderança dos países que mais falam espanhol no mundo. Por isso, se você deseja fazer intercambio em um país de primeiro mundo para aprender esse idioma, sem dúvida o território americano é uma opção a se considerar.

Agora que você conhece os principais países que falam espanhol, já pode se planejar para fazer um intercambio em um deles e assim viver experiências únicas e incríveis! Aproveite!

Partiu intercâmbio? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências e compare opções de intercâmbio com cursos de espanhol no Brasil!