Como Aprender Inglês de Graça: Cursos Gratuitos

Se você é daquelas que sempre imaginou que para aprender inglês e possuir conhecimentos sólidos seria necessário desembolsar uma fortuna, este artigo veio para te mostrar que isso não é bem verdade.  Os cursos de inglês gratuito, são uma das diversas facilidades que a internet proporciona para quem deseja aprender inglês em definitivo e sem gastar muito.

Continue lendo para saber mais sobre os diversos cursos de inglês ofertados na internet de forma gratuita e com excelência. Confira!

Cursos de inglês gratuito: Curso Santander

Em parceria com a instituição do British Council do Reino Unido, o banco Santander vai oferecer 5000 mil vagas para cursos de inglês gratuito. O curso será online e irá abranger do nível A1 ao C1 por meio do desenvolvimento de jogos e exercícios de fixação.

 Já a carga horária será de 48 aulas, que são equivalentes a duas horas de estudo semanal e com duração de três meses. 

Além disso, os interessados podem fazer um teste de nivelamento e também recebem o certificado de conclusão do curso de inglês. Caso tenha interesse, você pode realizar a inscrição pelo site ate o dia 13 de Abril.

BBC Learning English

cursos de inglês gratuito

A BBC (British Broadcasting Corporation) também é uma das instituições que fornecem cursos de inglês gratuito. A corporação possui o programa BBC Learning English, que ensina o idioma por meio de um portal no qual é ministrado o curso de inglês.

Além disso, por meio do portal, o aluno tem acesso a diversos materiais gratuitos, como áudios, vídeos e textos. Dessa forma, o aluno pode realizar o download dos materiais sem dificuldade e estudar no conforto de casa.  Para se inscrever no curso da BBC, basta acessar este link.

Cursos de inglês gratuito – MOOC

O MOOC (Massive Open Online Courses) é mais um dos programas da instituição British Council do Reino Unido. O programa MOOC oferece cursos de inglês de diferentes tipos e voltados para atender professores, estudantes, assim como também para pais que desejam aprender o idioma para ajudar os filhos em casa.

Além disso, dentro do programa MOOC, existe o curso temático English for the Workplace que é voltado para o inglês utilizado no mercado de trabalho. Caso tenha interesse em conhecer os cursos de inglês online e gratuito oferecidos pelo programa MOOC, basta acessar este link.

Cambridge English

A Cambridge University também fornece cursos de inglês gratuito por meio da instituição parceira Cambridge English.  Com mais de 100 anos de experiência, a Cambridge University conta com alto nível de reconhecimento pelos métodos que usa para o ensino.

O curso conta com diversos materiais gratuitos e atividades que visam a preparação para exames. Para acessar o conteúdo, acesse o portal do Cambridge English.

ESOL Courses

Outro site grátis que pode ser uma ótima opção para um curso de inglês gratuito é o ESOL Courses.

A sigla ESOL quer dizer English for speakers of other languages e é um portal aberto que disponibiliza grande quantidade de materiais e diversos cursos de inglês, todos online.

 Além disso, os cursos de inglês gratuito da ESOL Courses abrangem diversos níveis de conteúdo, voltados tanto para alunos, quanto para professores.

Curso Unesp

Já para aquelas pessoas que pretendem aprimorar suas habilidades com um curso de inglês gratuito, voltado para a escrita, é possível utilizar os cursos que a UNESP oferece. A instituição disponibiliza em seu site aulas gratuitas de escrita na língua inglesa.

O curso voltado para a escrita inclui textos, vídeos, atividades e até mesmo fóruns que auxiliam muito no ensino do idioma. Caso tenha interesse no curso da Unesp, basta clicar neste link para acessar agora mesmo o curso de inglês gratuito

Instituto Federal

Outra instituição nacional que oferece cursos de inglês é o instituto federal, no caso o IF. Além disso, o instituto oferece diversos cursos em diversas áreas e sobre diversos assuntos. No entanto possui também uma categoria de idiomas, onde é possível encontrar cursos de inglês gratuito e totalmente online para os mais variados níveis.

Alisson

Alisson é uma das primeiras plataformas a disponibilizar um curso de inglês gratuito e online. Inaugurado em 2007 ainda é um excelente site para se aprender, contanto com um vasto número de cursos, seu foco principal é melhorar as habilidades daqueles que fazem o curso.

Dessa forma, o curso Alisson busca ajudar esses alunos a conseguir empregos ou então obter uma promoção em seu atual trabalho. Isto faz com que a plataforma tenha disponível excelentes cursos para diversos níveis.

Future Learn

O Future Learn, possui um diferencial em relação aos outros cursos apresentados, visto que muitos deles podem ser feitos por conta do próprio aluno. Já o Future Learn é um curso de inglês gratuito que traz incentivos para que seus alunos socializem entre si e tenham conversas com outros alunos que realizam o mesmo curso, o que pode ser uma proposta interessante visto que o curso possui mais de um milhão de inscritos nas aulas.

Os cursos oferecidos pelo Future Learn são provenientes de 40 lugares ao redor do mundo todo e incluem instituições de renome tais como o British Museum e o British Council.

No site as aulas são disponibilizadas semanalmente e é possível acompanhar o andamento das aulas com sua turma, o que é altamente recomendável, ou então assistir por conta própria no seu ritmo.

edX

O site Edx é um dos maiores relacionados ao ensino de inglês no mundo. Criado pelo MIT em conjunto com Harvard, nesta plataforma é possível encontrar vários cursos ministrados por professores reais das melhores universidades.

Assim como a grande maioria dos cursos universitários, as aulas no curso de inglês gratuito edX são ministradas ao longo de algumas semanas e levam um certo tempo para serem concluídos, aqui também é possível acompanhar o curso junto com a turma, ou então seguir seu ritmo e encaixar o andamento do curso na sua rotina.

Udemy

O Udemy é uma plataforma de cursos que disponibiliza uma grande quantidade de material, sobre os mais variados assuntos e temas, disponibilizando desde aulas sobre computação avançada a idiomas.

Contanto com dezenas de milhares de cursos, o Udemy também disponibiliza um bom número de cursos de inglês gratuito. Até mesmo os cursos que não são gratuitos possuem a vantagem de serem extremamente acessíveis a qualquer um.

No Udemy é possivel ter acesso a palestras em vídeo, bem como diversos materiais gratuitos e também questionários que irão te auxiliar a aprender a língua inglesa de forma natural. Uma das vantagens é que você pode aprender na velocidade que quiser e testar seus conhecimentos após assistir uma aula ou ler uma das lições escritas.

Open Learning

O Open Learning apresenta uma proposta diferente para o ensino dos cursos em seu site. Ou seja, nesse caso, o ensino não foca em professores universitários, mas em pessoas que possuem os conhecimentos e estão dispostas a compartilha-los.

No entanto também há algumas universidades o que traz equilíbrio entre cursos profissionais e casuais

No open Learning, qualquer um pode criar ou fazer seu próprio curso. Assim, a plataforma consegue reunir uma grande quantidade de cursos privados, e disponibiliza-los de forma gratuita a qualquer pessoa que queira aprender inglês definitivamente, mas não tem dinheiro para investir em um curso pago. Lá é possível encontrar dentre diversos cursos e áreas, curso de inglês gratuito.

Canvas Network

O Canvas network se destina aqueles alunos que não cansam de aprender, sendo assim destina-se a qualquer um que mesmo após terminar seus estudos ainda desejam continuar na trajetória rumo ao conhecimento e se esforçar para aprender mais.

O Canvas oferece diversos cursos de muitas universidades. Além disso, diversas de suas aulas possuem qualidade a nível profissional.

O site incentiva os alunos a aprenderem de forma conjunta acompanhando as aulas e dialogando sobre as lições desenvolvidas, ainda assim é possível seguir seu próprio ritmo e os materiais estão disponíveis quando o curso terminar.

Coursera

A plataforma Cousera é extremamente famosa e proporciona aprendizado segundo seu próprio ritmo, onde você pode acompanhar os cursos a mediada que eles ocorrem de forma síncrona ou então acompanhar o material após a sua finalização, sendo que esta escolha fica totalmente a seu critério.

Cada curso possui vídeos instrutivos, assim como diversos questionários após a finalização, o que permite ao aluno testar seus conhecimentos de diversas formas. Além disso, existe também a opção de tarefas que os próprios colegas corrigem, o torna a plataforma extremamente interessante.

A Coursera possui em sua estrutura uma grande quantidade de instituições parceiras que oferecem diversos cursos, incluindo entre eles universidades que ofertam cursos de inglês gratuito.

Conclusão sobre cursos gratuitos online

Agora que você conhece todas essas possibilidades de curso de inglês, já sabe o quão fácil pode ser aprender inglês. E o melhor, com a ajuda de professores qualificados, das mais renomadas instituições ao redor do mundo e totalmente grátis!

Caso queira conhecer as melhores escolas de inglês do Brasil ou então conhecer opções para estudar inglês exterior, existem opções e valores para diversos tamanhos de bolso! Se quiser fazer um intercâmbio, preencha o formulário abaixo e fale com as melhores agências do Brasil para planejar sua viagem 🙂