Como Aprender Inglês em 2022, definitivamente!

Mais um ano chegando e como ele surgem também as inúmeras metas e objetivos que costumamos traçar para concretizar no ano novo que se inicia. E se o seu objetivo é aprender inglês em 2022 de forma definitiva, então está no lugar certo!

Considerada a língua universal, o inglês é um idioma que abre portas profissionalmente, assim como permite que você faça intercâmbios e conheça novas culturas em vários lugares do mundo.

Por isso, nesse post ensinaremos a você como aprender inglês em definitivo seguindo estas 10 dicas. Confira!

1.      Pense em Inglês

Embora pareça bobagem, esta é uma dica importante e que deve ser praticada por todos aqueles que buscam aprender inglês em 2022.

#Mas afinal de contas, o que é pensar em inglês?

Pensar em inglês nada mais é do que você não tentar traduzir todos os termos para português ou buscar sinônimo em nossa língua.

Talvez esta não seja uma tarefa fácil. Mas tente começar pelas coisas simples, como quando for planejar algo, por exemplo. Nesse momento, você deve conversar consigo mesmo em inglês, utilizando o vocabulário que você possui.

Assim, com o tempo, você vai se familiarizando com os termos em inglês ao ponto de usa-los com mais frequência no seu cotidiano do que você imaginaria conseguir antes.

2.      Busque treinar com nativos

aprender inglês em 2021

Treinar com nativos te dará uma compreensão maior de como se usa a língua inglesa no dia a dia. Isso porque o inglês falado é diferente do apresentado na gramatica – assim como no Brasil.

Graças ao avanço tecnológico você pode conhecer nativos sem sair de casa, necessitando apenas de acesso a internet. Existem aplicativos que te conectam com estrangeiros de forma gratuita. Ao utilizar essa dica você vai aprender inglês em 2022 e ainda fará novas amizades.

Entre os aplicativos e sites que fazem essa interação, estão:

Hello pal

O aplicativo possui uma interface simples e muito intuitiva. Além disso, este app apresenta uma ferramenta que te auxilia na ortografia e na pronuncia te dando dicas. É uma ótima opção para aqueles que estão em um nível mais iniciante

Speaky

A proposta de seus desenvolvedores é que você realize um intercambio sem sair de casa, seu design é simples. E ele possui diversas ferramentas para você treinar seu inglês com nativos.

Tandem

Assim como os demais apps, o Tandem funciona de forma simples e sem grandes complicações. Por ele é possível realizar chat de áudio e vídeos com nativos e aprender inglês de uma forma interativa e eficiente.

Buusu

Entre os aplicativos citados esse é o mais utilizado atualmente, pois o próprio sistema incentiva a interação entre os membros facilitando o processo de aprendizado. No caso do Buusu é recomendável que você possa um nível intermediário para conseguir utilizá-lo, mas se você não possui nada te impede de se aventurar.

Greegow

Diferente dos demais, este app apresenta um tradutor automático que auxilia aqueles que possuem um nível mais iniciante. Ou seja, o próprio aplicativo traduz o conteúdo da conversa de forma automática.

Outra forma de você conhecer nativos e treinar seu inglês é buscando escolas que possuem professores nativos. Assim você terá uma eficiência maior comparado a grandes cursinhos tradicionais, uma vez que você terá uma ligação direta com nativos.

3.      Aprenda as gírias

Se você deseja aprender inglês em 2022 de forma fluente é necessário que você estude a gramatica e além disso, aprenda as gírias do idioma.

Uma forma de colocar essa dica em prática é assistir episódios de séries como “The Middle”, “Friends”, “Full House” e etc. Estas séries retratam o dia-a-dia e o vocabulário dos personagens são carregados de gírias em inglês.

4. Estude a fonética para aprender Inglês em 2022 definitivamente

Você conhece a fonética? De forma bem simplificada a fonologia é a área que estuda os sons de uma língua. Cada letra do alfabeto terá um som diferente de acordo com o idioma. Se você busca aprender inglês em 2022 é interessante que você aprenda os sons, pois assim você desenvolverá a sua fala e a audição.

Estudar a fonética pode ser uma tarefa difícil no início. Mas, os benefícios que esse conhecimento agregará em seu aprendizado de inglês fará valer a pena todo o esforço.  

Na internet você encontra diversos cursos gratuitos voltados para o estudo fonético americano. Então, se você tem interesse em se aprofundar é interessante que busque esses materiais.

5.      Treine seus ouvidos

Treinar a audição é um método para aprender inglês, pois essa prática auxiliará na sua fala e escrita. Isso porque ao treinar a sua audição, você consegue absorver melhor determinadas expressões. Além disso, essa prática também ajuda na hora de compreender o contexto em que os termos em inglês são aplicados.

Você pode treinar seus ouvidos de diferentes formas, como:

  • Escutando músicas em inglês
  • Assistindo séries e filmes
  • Ouvindo podcasts e vídeos no Youtube

Uma dica extra sobre treinar a audição é selecionar algum dos formatos citado acima e você ir tentando escrever o que você vai entendendo como seu fosse um ditado. Depois escute novamente o áudio e veja como você se saiu.

Com o tempo você perceberá que seu listen está melhorando, pois o seu ouvido estará acostumado com aquele idioma e com isso conseguirá decodificar as palavras de forma mais rápida.

6. Observe a organização da língua para aprender inglês em 2022

Cada sistema linguístico se organiza de diferentes formas. No português é utilizado SVC – Sujeito, Verbo e Complemento. Mas, nos demais sistemas linguísticos, cada um deles terá sua forma de se organizar.

Por isso, organize sua fala e escrita de acordo com os sistemas linguísticos americanos. Para aprender mais sobre esse tema, uma dica é buscar algum material de Sintaxe do inglês.

7. A repetição é a chave para aprender inglês em 2022

Você é daqueles que aprende hoje, mas daqui uma semana ou mês já esqueceu? Alguns estudos comprovam que cerca de 70% do que aprendemos não são fixados em nosso cérebro. E é justamente por isso que esquecemos rapidamente algumas informações.

Para fixar o aprendizado é necessário que você o retome de forma constante. Ou seja, revise-o sempre para que o seu cérebro entenda que aquele conteúdo é importante.

Uma forma de fixar o conteúdo é utilizando a técnica de memorização Mnemônica, que é uma técnica cujo o objetivo é associar o que precisa ser lembrado a algo, por exemplo:

Vamos supor que você deseja aprender os irregulars verbs. Então, uma dica é retirar as iniciais de cada um e formar uma palavra. Assim, toda vez que você desejar relembrar os irregulars verbs, basta associar a palavra.

Você também pode criar canções para a fixação do conteúdo, utilize a técnica que melhor se encaixe em sua rotina de estudos.

8.      Não decore, entenda!

Se quer saber como aprender inglês, uma coisa importante que você precisa ter em mente é que o processo de aprendizado é longo. E ele envolve muito mais que decorar palavras ou frases.

Para ter fluência nesse idioma de forma definitiva você precisa entender como as palavras são utilizadas e o seus significados de acordo com cada contexto.

Uma dica para quem deseja de fato entender e não ficar no decoreba é observar em diálogos e músicas a utilização e o sentido expresso das palavras. Após reparar os possíveis casos tente formular frases, texto e diálogos utilizando os termos que você está estudando.  

9.      Tenha disciplina

Ter disciplina é o segredo para aprender qualquer idioma. A constância traz resultados surpreendentes. Por isso, entenda que não se trata da quantidade de horas que você ficará estudando, mas do tempo que você manterá o seu foco e disciplina para a concretização do seu objetivo, como tirar um certificado de proficiência de inglês para entrar em uma universidade.

Afinal de contas, o que adianta estudar 4 horas em um dia e ficar 1 mês sem revisar? O ideal é que você torne esta atividade um hábito.

Para isso, no início, mesmo que não tenha vontade de estudar, faça disto uma tarefa diária e necessária para sua evolução. Há estudos que comprovam que após 21 dias fazendo uma determinada atividade ela se tornará um hábito.

Outra dica importante é iniciar com pouco tempo de estudo e depois ir aumentando gradativamente esse tempo. Mas, estabeleça metas tangíveis de acordo com o seu contexto.

10. Recomece

Pode ser que ao longo do processo de aprender inglês em 2022 você falhe e desista por um momento. No entanto é necessário que você recomece, não pense que você comprometeu todo o aprendizado. Comece do ponto em que você parou.

11. Faça um intercâmbio de Inglês

Menina Intercambista Pensando em Estudar no Exterior - Foto Pexels
Menina Intercambista Pensando em Estudar no Exterior – Foto Pexels

Estudar no Inglês Exterior não é o plano mais fácil, mas é com certeza a forma mais efetiva de fazer um curso e aprender inglês. O Intercâmbio que você aprende o idioma em uma sala de aula e depois vivencie tudo que aprendeu no seu dia-a-dia na host family, nas baladas, no restaurante, no ponto de ônibus, nos passeios e nas novas amizades internacionais.

Ainda melhor que só estudar, é ir para lugares como Irlanda, Austrália ou Nova Zelândia em que você pode trabalhar enquanto estuda, o que ajuda ainda mais a você aprender definitivamente a viver o inglês.

Mas não se iluda, o intercâmbio não é mágica, fazer seu curso no exterior, vai ser muito importante fazer várias coisas que citamos aqui no artigo: Ler livros, escutar música, ver TV em inglês, conversar muito, se esforçar para pensar em inglês e assim por diante.

Simule agora Valores para seu Curso de Inglês

Conclusão

Aprender inglês em 2022 pode ter sido a meta de milhares de pessoas, mas poucas conseguirão cumpri-la por falta de disciplina. Logo, se você deseja ser diferente dos demais, anote as dicas expostas no artigo e busque executá-las. Lembre-se de se necessário modifica-las para o seu contexto.

Durante todo o processo é necessário que você relembre o motivo que está te impulsionando no aprendizado, talvez seja para um emprego ou para a realização de um sonho. A motivação vai te ajudar a aprender inglês em 2022.

Quer fazer um intercâmbio? Faça como mais de 50 mil pessoas: preencha o formulário abaixo e fale com as melhores agências de intercâmbio do Brasil!