Países que Falam Inglês – Saiba onde aprender e praticar o idioma!

Que o inglês é o idioma mais falado no mundo todo isso provavelmente você já sabe, não é mesmo?! Mas, você sabe dizer quais são os países que falam inglês como língua oficial, ou então usam o inglês como segundo idioma? Em quais países esse idioma é bem falado?

Se a resposta for não e se você pretende aprender inglês no exterior, então não deixe de ler este post!

Nesse artigo, você vai descobrir quais lugares têm o inglês como primeiro ou segundo idioma. E em quais lugares, essa língua possui uma fluência melhor, o que pode facilitar o seu aprendizado. Confira!

Principais Paises para Aprender Inglês

Atualmente o inglês é a língua principal ou então oficial de cerca de 50 países. E, em média, mais de 350 milhões de pessoas utilizam mais o inglês para se comunicar do que qualquer outro idioma. Agora que você já sabe quantas nações e quantas pessoas falam inglês, você já pode escolher onde estudar no exterior.

Entre os países que utilizam o inglês como idioma oficial e que são considerados os principais para aprender inglês, estão:

1.      Estados Unidos

Além de ser um dos lugares que falam inglês mais procurados por quem deseja aprender o idioma no exterior, o Estados Unidos é também o destino mais barato para fazer um intercambio. Justamente por isso, o país dono da maior economia do mundo, atrai pessoas do mundo todo que desejam se aperfeiçoar no idioma.

O famoso castelo da Princesa no Magic Kingdom da Disney - Orlando, EUA
O famoso castelo da Princesa no Magic Kingdom da Disney – Orlando, EUA

Além do custo baixo, o EUA oferece diversas vantagens a quem o escolhe como destino para aprender inglês. Entre elas estão as diversas tendências linguísticas, grande disponibilidade de cursos de inglês, diversos pontos turísticos, hábitos semelhantes ao do Brasil, facilidade de locomoção, diversas multinacionais. E também cidades com climas variados, tornando os EUA uma opção para todos os gostos e bolsos.

2.      Reino Unido

Constituído pela Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia e Inglaterra, o Reino Unido é o destino mais diverso para quem deseja fazer um intercâmbio. Além da diversidade enorme de cidades, o Reino Unido possui grande diversidade cultural, excelente custo-benefício. Isso sem contar nos diversos pontos turísticos e renomadas instituições com certificações reconhecidas no mundo todo.

Entre os quatro paises do Reino Unido, a Inglaterra se destaca como um destino ideal para aprender o inglês britânico. Além de ser o berço de ouro da língua inglesa, a Inglaterra é também abrigo de duas famosas instituições, Cambridge e Oxford. Fora isso, esse país abriga também muita cultura, pontos turísticos, transporte eficiente e excelente qualidade de vida.

3.      Canada

Além de ser um dos paises mais seguros do mundo, muitos consideram o Canadá um dos melhores países para aprender inglês. Isso porque o País ocupa o posto de melhor do mundo em qualidade de ensino por conta das suas quatro renomadas instituições, Universidade de Toronto, University of British Columbia, McMaster University e McGill University.

Além disso, o Canadá apresenta uma diversidade deslumbrante de paisagens naturais. E também um bom custo-benefício para os intercambistas, oferecendo diversas opções de trabalho durante os estudos. Fora isso, o Canadá é a opção certa para quem deseja também treinar outros idiomas, como o francês por exemplo, pois tanto o inglês quanto o francês são idiomas oficiais do País.

4.      Irlanda

Irlanda - Foto gdtography, Pexels
Irlanda – Foto gdtography, Pexels

Ex membro do Reino Unido, independente desde 1922, a Irlanda é um dos países da Europa que falam inglês. Nele, você irá se deparar com um excelente sistema educacional, o que o torna uma ótima opção para quem está buscando um intercambio no exterior. Além disso, a Irlanda é um país muito flexível quanto as regras de imigração, permitindo a locomoção facilitada e sem burocracia para países vizinhos.

Outro ponto atrativo da Irlanda para os intercambistas, é que o país permite que os estudantes trabalhem em diferentes áreas sem problemas legais durante o período de intercambio.  Além disso, este país apresenta também uma grande riqueza cultural, belezas naturais encantadoras, ótimo custo-benefício e uma calorosa hospitalidade irlandesa.

5.      África do Sul

Apesar de não ser um países para estudar inglês mais procurados, a África do Sul é o destino mais exótico e que vale a pena considerar para o estudo do idioma.

A principal vantagem da África do Sul para os intercambistas é o seu baixo custo de vida que permite que os estudantes vivem no país sem precisar gastar muito com alimentação, entretenimento e transporte.

Além disso, este país possui cursos de alta qualidade, opções de lazer, paisagens naturais exuberantes, clima parecido com o do Brasil. E também a possibilidade de estagio e trabalho voluntário durante o intercâmbio. Fora tudo isso, a população da África do Sul é muito receptiva a entrada de estrangeiros no País e não é necessário visto para cursos de até 3 meses.

6.      Austrália

Além de ser um dos lugares que falam inglês mais populares do mundo, a Austrália é também o destino ideal para quem gosta de um clima mais tropical. Além disso, este país é um dos que apresenta a melhor qualidade de vida. E também conta com uma excelente infraestrutura, permitindo que os intercambistas tenham uma estadia muito confortável no país.

Seu alto índice de empregabilidade, calorosa receptividade, diversidade cultural e de lazer também são atrativos para quem deseja aprender inglês neste país. Além disso, a Austrália facilita muito o processo de retirada de visto, oferecendo de forma não burocrática o visto de turista para quem deseja passar 3 semanas e o visto de estudante para quem deseja estudar e trabalhar por mais tempo no País.

7.      Nova Zelândia

Christchurch, Nova Zelândia - Foto Ardiss Hutaff , Unsplash - Pequeno
Christchurch, Nova Zelândia – Foto Ardiss Hutaff , Unsplash – Pequeno

Conhecido como o país dos esportes radicais, a Nova Zelândia é também um dos países que falam inglês com melhor qualidade de vida e muito procurado por jovens estudantes. Por ser um país relativamente novo, a Nova Zelândia facilita muito a obtenção de vistos e oferece aos intercambistas diversas possibilidades de trabalho durante o período de estudos no País.

Além disso, o País possui um baixo custo de vida, baixos índices de criminalidade, ensino de altíssima qualidade, variedade em paisagens naturais e boas opções de lazer. Fora isso, conhecidos como Kiwis, os neozelandeses admiram e valorizam muito os visitantes de outros paises e por isso oferecem uma hospitalidade única e livre de preconceitos.

8. Malta, mais um país da Europa que fala inglês!

Outro dos países da Europa que falam inglês, apesar de não ser muito conhecido, Malta vêm ganhando destaque nos últimos tempos. Isso porque, mesmo sendo considerado o menor País da Europa, Malta vêm apresentando diversas vantagens aos visitantes como custo de vida baixo, clima agradável o ano todo e não necessidade de visto para cursos de até 3 meses.

Além disso, para os que gostam de se divertir em baladas, Malta oferece uma vida noturna agitada e diversificada. Outro fator interessante de Malta é que por ser um país pequeno, as cidades são muito próximas uma das outras. E isto permite que os visitantes se desloquem facilmente entre elas através do eficiente transporte público que o país oferece.

Países que tem Inglês como Segunda Língua

países que falam inglês – Fonte Freepik por Freepik

Atualmente existem 14 paises que possuem o inglês como segunda língua oficial. Contudo, muitos deles não são tão lembrados como destinos para aprender o idioma. Entre os paises que possuem o inglês como segunda língua oficialmente, estão:

1.      Índia

Localizado na Ásia, a Índia é um dos paises que falam inglês como segunda língua oficial. Geralmente recomenda-se este país para quem deseja aprender inglês e ao mesmo tempo mergulhar em uma cultura forte e completamente diferente da brasileira.

Isso porque o país, alem de possibilitar o ensino do idioma em suas instituições, apresenta grande influência cultural e religiosa.

Além disso, ao optar por fazer um intercâmbio na Índia, você pode conhecer a gastronomia diversificada do país. E também tem a oportunidade de fazer trabalhos voluntários durante o período de estadia no território indiano. Contudo, diferentemente de alguns países, a retirada de visto para a Índia possui um processo mais burocrático.

2.      Filipinas

Tendo o filipino como idioma oficial do País e o Inglês como segunda língua, este é um dos países que muitos consideram um destino multilinguístico. Afinal, além destes dois idiomas, também se usa outros dialetos nas Filipinas, como o chinês, japonês, espanhol e árabe.

Além disso, diferentemente de outros paises asiáticos, nas Filipinas o custo-benefício é muito atrativo.

Este país apresenta ainda uma metodologia de ensino diferenciada que se destaca por darem preferência as aulas individuais do que em grupo. Dessa forma, se você prefere estudar sozinho, pode se beneficiar indo aprender inglês neste destino. Além disso, por ser um destino turístico, a população é muito receptiva aos visitantes que chegam no país.

3.      Tanzânia

Apesar de não ser muito conhecida, a Tanzânia também entra na lista de paises que falam inglês como segunda língua. Localizado no continente africano, este país possui como característica principal as condições de moradia da população, onde a maior parte vive em pequenas aldeias ou então em zona rural. Além disso, o País conta com exuberantes paisagens naturais.

A economia gira em torno da agricultura e as demais áreas, como turismo e comunicação ainda estão em desenvolvimento. Dessa forma, esse destino compensa muito para estudantes por conta do baixo custo de vida. No entanto, para que sua estadia seja facilitada, recomenda-se optar pela capital Dodoma ou então pela populosa cidade Dar es Salaam.

4.      Malawi

Conhecido como o coração caloroso da África do Sul e tendo o inglês como segunda língua, o Malawi é também uma opção de paises para estudar inglês. No entanto, apenas 26% da população com 14 anos ou mais sabem falar inglês, o que pode dificultar o aprendizado do idioma no país. Apesar disso, devido ao baixo custo de vida, Malawi ainda pode ser considerada uma boa opção.

Este país africano se destaca por conta da diversidade da fauna e do clima mais seco e ameno, sendo ideal para quem gosta desse tipo de clima. Além disso, por ser um país com menos recursos, o intercambista pode escolher Malawi como uma oportunidade para aprender o idioma e ao mesmo tempo para trabalhar com projetos voluntários africanos.

5.      Singapura

Entre os paises que falam inglês como segunda língua, Singapura é o mais indicado para quem deseja aprender o idioma.

Isso porque Singapura é um dos paises asiáticos mais ricos do mundo e que possui um alto índice de qualidade de vida. Além disso, o país dispensa o visto para quem deseja permanecer como turista por no máximo 30 dias.

Já para quem deseja estudar no país a retirada do visto é fornecida por meio de um processo rápido e não burocrático. Além disso, o custo de vida é alto, mas todos os serviços são muito eficientes e a segurança é de primeiro mundo. Portanto, é um país onde é necessário que o intercambista invista bastante para ter a oportunidade de aprender o inglês.

Países que melhor falam inglês, mas que não tem o idioma como segunda língua

Considerados paises de “primeiro mundo”, existe também os paises que melhor falam inglês, mas que não possuem o idioma como segunda língua. Inclusive, nos 4 países abaixo, muitas vezes a população não fala o idioma local pelo fato do inglês ser muito utilizado. E também por ser considerado por muitos como um segundo ou então principal idioma.

1.      Holanda

Mini moinho de vento em Zaanse Schans, Holanda
Mini moinho de vento em Zaanse Schans, Holanda

Apesar de não possuir o idioma como segunda língua, a Holanda é um dos países que falam inglês que mais possui formas de ensinar o idioma, incluindo versões em inglês de cursos superiores. Além disso, as universidades são renomadas mundialmente e o custo de vida e estudo são relativamente baixos. Fora isso, o país oferece curso técnicos de alta qualidade.

2.      Dinamarca

A Dinamarca oferece em suas universidades cursos de altíssima qualidade em inglês que atraem estudantes de diversos nações, assim como também os próprios dinamarqueses. Além disso, a Dinamarca possui um custo de vida considerado alto, mas oferece em alguns casos boas bolsas de estudo e é considerada um dos melhores países para aprender o idioma.

3.      Alemanha

Considerando os custos básicos de um intercambista, a Alemanha é um dos lugares que falam inglês que possuem um custo de vida relativamente baixo.

Além de possuir instituições de altíssima qualidade, a Alemanha está localizada em ponto estratégico do continente europeu que permite que o intercambista visite com facilidade outras nações .

4.      Suécia

Possuindo um sistema moderno de educação, bem como um alto padrão de vida, a Suécia entra na lista de países para aprender inglês. Neste país os habitantes utilizar muito o idioma, mesmo não sendo considerado um segundo idioma. No entanto, para entrar no país como intercambista é necessário apresentar interesse em aprender também a cultura e língua sueca.

Gostou de conhecer os países que falam inglês? Qual dos destinos acima mais chamou sua atenção? Seja qual for sua escolha, em qualquer uma das nações acima, seu aprendizado em inglês sem dúvida alcançará outro nível!

E aí? Pronto para fazer seu curso de inglês no exterior? Faça como mais de 50 mil pessoas e preencha o formulário abaixo para falar com várias das melhores agências de intercâmbio do Brasil e comece a planejar a sua viagem!