Intercâmbio com o Rotary International: Tudo que você precisa saber
Antes de mais nada, se você procura por opções de programas de intercâmbio, provavelmente já ouviu falar do Rotary.
O Rotary Internacional é uma das maiores e mais famosas Organizações Não Governamentais (ONGs) do mundo, com o objetivo de unir voluntários para prestar serviços humanitários a nível mundial.
Nesse sentido, o Rotary promove – entre muitas outras coisas – diversas modalidades de intercâmbio, como intercâmbio para jovens, intercâmbio de línguas, voluntariado, e por aí vai.
Quer saber mais sobre como funciona o intercâmbio pelo Rotary? Confira este artigo que preparamos com tudo que você precisa saber!
Menu do artigo:
- O que é o Rotary International?
- Quais as modalidades de intercâmbio que o Rotary oferece?
- Quem pode participar do Rotary Intercâmbio?
- Afinal, como funciona o processo de inscrição?
- Qual o valor do Rotary Intercâmbio?
- Conclusão – Vale a pena fazer intercâmbio pelo Rotary?
O que é o Rotary International?
Em primeiro lugar, o Rotary é uma associação internacional de voluntários que se reúnem com o objetivo de promover mudanças sociais no mundo todo.
Nesse sentido, a ONG já existe há mais de 110 anos e promove projetos em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos.
De acordo com o próprio website do Rotary International, sua missão é “servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários”.
Quais as modalidades de intercâmbio que o Rotary oferece?
Antes de mais nada, o Rotary trabalha com diversas modalidades de intercâmbio:
De acordo com a proposta do Rotary de promover mudanças sociais a nível internacional, o intercâmbio tem como objetivo ser uma troca cultural a fim de promover a paz entre os indivíduos.
Dessa forma, o Rotary Intercâmbio é realmente uma experiência construtiva com o poder de transformar a vida dos jovens que dele participam. O programa está presente em 150 países e aceita mais de 9000 estudantes anualmente.
Quem pode participar do Rotary Intercâmbio?
Em primeiro lugar, para participar do Rotary Intercâmbio você precisa ter entre 15 e 18 anos. Além disso, é preciso também estar cursando o ensino médio, pois é esse programa que o Rotary oferece nos outros países.
Outra coisa: você precisa estar disposto a representar o Brasil no exterior, agindo sempre como um embaixador local. É preciso ter uma grande vontade de aprender e de conhecer outras culturas, além de muita responsabilidade para cumprir esse desafio.
Como funciona o processo de inscrição?
Para se inscrever no Rotary Intercâmbio, você precisa contatar o Rotary Club da sua cidade para fazer o seu cadastro e saber mais sobre as opções disponíveis, afinal, são os clubes que enviam os intercambistas.
Após esse primeiro contato, o processo de inscrição é dividido em 4 etapas: aplicação, prova, entrevista e recebimento do formulário de garantia.
Aplicação
Em primeiro lugar, nessa etapa o estudante irá preencher um formulário com todas as suas informações sobre saúde, histórico escolar, personalidade, entre outros. Esse formulário é preenchido pelo estudante e também por seus pais ou responsáveis.
Prova
Após responder todo o questionário, o intercambista fará uma prova abrangendo diversos assuntos, como conhecimentos gerais, inglês, conhecimentos do próprio Rotary, entre outros. Normalmente, a prova é composta por 50 a 100 questões.
Entrevista
Ainda mais, após a prova ocorre a entrevista, que tem como objetivo avaliar e selecionar os candidatos mais preparados para viver a experiência do Rotary Intercâmbio.
Além da entrevista com o próprio estudante, é realizada também uma entrevista com a família do candidato, que precisa estar disposta a receber um intercambista de outro país.
Recebimento do Formulário de Garantia
Por fim, após ser aprovado o candidato recebe um certificado que garante que o estudante tem todas as condições de realizar o Rotary Intercâmbio, como vaga na escola e hospedagem com uma host family.
Esse documento é fundamental para poder marcar a viagem e agilizar a obtenção de visto para o país de destino.
Qual o valor do Rotary Intercâmbio?
Primeiramente, o custo depende muito do país de destino escolhido e do estilo de vida de cada estudante. Em geral, hospedagem e mensalidades escolares são cobertas pelo próprio Rotary.
Ao intercambista e sua família cabem os custos com as passagens aéreas, seguro-viagem, despesas com passaporte e visto, além de outros gastos durante o intercâmbio e viagens e excursões à parte.
Conclusão – Vale a pena fazer intercâmbio pelo Rotary?
Por fim, é fácil concluir que participar do Rotary Intercâmbio é uma oportunidade incrível de conhecer outras culturas, representar o Brasil e viver a experiência inesquecível de morar no exterior.
Ainda mais, o programa é um intercâmbio de baixo custo, com fins humanitários, perfeito para quem sonha em fazer intercâmbio mas precisa de opções mais acessíveis.
Por fim, o Rotary de fato garante uma troca cultural: enquanto o intercambista é hospedado por uma host family, a família do intercambista também hospeda um estudante de outro país.
E aí, pronto para fazer intercâmbio? 😀