Como comprar dólar barato? 5 dicas para se planejar e economizar

Quando você planeja uma viagem para o exterior, uma das principais questões é a compra de moeda estrangeira. Na maioria das vezes, compensa comprar dólar, que é uma moeda universal e aceita em diversos países. 

Mas isso pode gerar várias dúvidas! Por exemplo, você pode se perguntar: Qual a melhor maneira de comprar dólar? O que é preciso saber antes de comprar dólar? Quanto custa um dólar?

Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a resolver todas essas questões. Venha descobrir como comprar dólar barato com a gente!

Qual a melhor maneira de comprar dólar?

O real não é uma moeda forte e nem universalizada, por isso é difícil encontrar países que aceitam a moeda brasileira. Nem mesmo os nossos vizinhos da América do Sul costumam permitir pagamentos em reais.

Dessa forma, uma das principais questões que você deve resolver quando estiver planejando uma viagem para o exterior é a compra de moeda estrangeira. Nesse ponto, o dólar é a moeda indicada, já que é uma opção de troca global.

Para comprar dólar você pode recorrer às tradicionais casas de câmbio ou aos bancos. Mas tenha em mente que as taxas de câmbio podem variar bastante e as instituições também podem cobrar comissões ou taxas administrativas. 

Por isso, para escolher a melhor opção para comprar dólar barato, você precisa pesquisar. Inclusive, essa é a nossa primeira dica: pesquise bastante

A alíquota do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, é sempre fixa e equivale a 1,1% da transação. Já o spread cambial das instituições pode chegar a até 5%.

Assim, ao pesquisar o valor do dólar em determinada instituição, você deve levar em conta as taxas aplicadas à transação. Geralmente, o valor da moeda é mais barato nos bancos, mas a taxa de transação bancária pode ser mais alta.

Quanto custa comprar um dólar?

Mulher comprando dolar barato
Como Comprar Dolar Barato – Pexels – Foto de Karolina Grabowska

Depois de pesquisar sobre os valores cobrados pelas casas de câmbio e pelos bancos, você deve seguir nossa segunda dica, que é: saiba a cotação da moeda.

A cotação é o preço, ou valor, de uma determinada moeda. Esse preço é estabelecido pelo mercado e pode sofrer variações constantes. Com a queda do dólar, é possível reduzir o preço das viagens para o exterior.

A cotação do dólar, frente ao real, segue a taxa de câmbio dada a partir da relação entre a economia brasileira e a norte-americana. Assim, o câmbio determina quantos reais são necessários para comprar um dólar.

O dólar turismo hoje equivale a 5,54 reais na conversão média do mercado. Mas, para saber o valor final de compra da moeda, é preciso somar as taxas aplicadas pelas instituições financeiras, que são bem variáveis, conforme explicamos acima.

O que saber antes de comprar dólar?

Você já sabe que é preciso pesquisar sobre as melhores taxas cobradas pelas instituições e que é necessário saber o câmbio do dia. Chegou a hora da terceira dica: entenda o dólar turismo.

Existem dois tipos de dólar: o dólar comercial, utilizado em transações financeiras e na bolsa de valores, oscilando por dia; e o dólar turismo, utilizado nas casas de câmbio, taxas de cartão de crédito e outras operações feitas por pessoas físicas.

O valor do dólar comercial é o mais conhecido e divulgado diariamente pelos meios de comunicação. Mas quem precisa viajar tem que comprar a moeda turismo que, geralmente, tem o valor mais alto.

Um dos motivos que levam a essa variação é que as pessoas físicas compram volumes menores que as empresas e outros bancos. Então, os custos administrativos e financeiros são maiores para o dólar turismo que para o comercial.

Um exemplo de utilização do dólar comercial é nas transferências internacionais. Ao enviar ou receber dinheiro dos Estados Unidos, por exemplo, a cotação utilizada será referente a ele.

É possível comprar dólar online?

Assim como há muitas casas de câmbio e bancos que vendem dólar em pontos físicos, também há empresas que comercializam de forma online. E vale muito a pena usar esse serviço.

Por isso, nossa quarta dica é: compre dólar online! Você pode realizar todas as transações sem sair de casa e sem ter que andar com grandes quantias de dinheiro em espécie nas mãos. 

Mas, nesses casos, a pesquisa de confiabilidade da plataforma é essencial. Além de conferir se as taxas cobradas pela casa de câmbio são boas, assegure que a empresa é legal e realize suas transações sem dificuldades.

Basicamente, você deve acessar o site ou aplicativo da casa de câmbio e fazer o pedido. Após a confirmação, você efetua o pagamento e decide como quer receber.

A forma de pagamento desse tipo de transação costuma ser por DOC, TED, ou depósito. Em algumas agências também é possível pagar por boleto. Já para receber, você pode optar pelo serviço de delivery da plataforma.

Como encontrar a melhor opção?

Dolar e a bandeira dos EUA
Dolar Barato – pexels – Foto karolina-grabowska

Você já viu que há várias opções de casas de câmbio e bancos que permitem a compra de dólar turismo. A cotação varia de acordo com o mercado e é possível fazer essas transações sem sair de casa. 

Mas como encontrar a melhor opção para comprar dólar? Pensando nisso, a nossa quinta dica é: acompanhe o ranking do Banco Central.

O ranking é divulgado mensalmente pelo Banco Central e mostra quanto os bancos e casas de câmbio cobram pela moeda no mês. Os valores incluem a taxa de câmbio, as tarifas e o IOF. Assim, o custo é bem semelhante à realidade.

É possível, também, acessar as informações por meio do aplicativo Câmbio Legal. Nele, você encontra as casas de câmbios mais perto e pode fazer a conversão das moedas, verificar o histórico de cotação e acessar outras ferramentas úteis.

Gostou das nossas dicas? Se você tiver mais alguma indicação de como se planejar e economizar ao comprar dólar, compartilhe conosco! E acesse nossos artigos para saber tudo sobre intercâmbio e viagens internacionais!

Ivan França

Entusiasta da educação global e aprendizado de idiomas, sou Ivan França, dedicado a conectar culturas por meio de experiências internacionais. Escrevo para compartilhar insights sobre como os idiomas e viagens transformam perspectivas, celebrando a diversidade. Junte-se a mim nessa jornada de aprendizado contínuo!