[GUIA] Ensino Superior com Trabalho na Austrália

A Austrália é o terceiro país mais popular do mundo para estudantes internacionais. São mais de 800.000 estudantes internacionais atualmente no país, influenciados pela excelente qualidade de ensino, uma sociedade multicultural e um estilo de vida mais “easygoing”.

Enquanto os brasileiros lideram o ranking de estudantes matriculados em curso de inglês com trabalho, a maior parte dos estudantes internacionais na Austrália estão registrados em cursos de ensino superior ou vocacionais, contabilizando mais de 70% dos estudantes internacionais nessas duas modalidades. Para brasileiros, a boa notícia é que cursos de Ensino Superior na Austrália dão acesso a trabalho e são um ótimo caminho para imigrar.

Vamos aos principais tipos de Cursos de ensino superior com acesso trabalho?

Cursos Vocacionais com Permissão de Trabalho na Austrália

Os curso vocacionais, ou popularmente conhecidos na Austrália como VETs, são programas de ensino médio ou superior com foco no aprendizado prático, e suas avaliações são geralmente realizadas através de trabalhos apresentados a cada trimestre.

Programas de nível superior com foco técnico e gerencial

Cursos Vocacionais VET na Austrália - RF._.studio no Pexels
Cursos Vocacionais VET na Austrália – RF._.studio no Pexels

Esses são o “Diploma” e o “Advanced Diploma”, que podem ser em diferentes áreas de conhecimento, como negócios, TI, design, construção, hospitalidade, culinária, educação física, entre outras.

O “Diploma” é o primeiro nível de ensino superior e tem uma duração mínima de 12 meses. 

Já o “Advanced Diploma” está um nível superior ao “Diploma” e tem duração mínima de 24 meses. Nessa escala educacional é imprescindível que o estudante faça primeiro o “Diploma” para realizar o “Advanced Diploma”.

É indicado que você tenha um conhecimento já prévio das matérias que serão ensinadas no “Diploma”, podendo comprovar conhecimento através de experiências profissionais ou acadêmicas. 

Outro pré-requisito é o nível de idioma, geralmente exigido um IELTS mínimo de 5.5, o que seria um inglês pré-avançado.

Quanto custa um VET, Curso Vocacional, na Austrália?

O valor do curso VET na Austrália varia de AUD 3.000 a AUD 7.500 por semestre, podendo sempre ser parcelado e pago somente um depósito no Brasil. 

Caso o interesse seja a entrada em uma faculdade posteriormente, recomendamos estudar no TAFE (instituição de VETs do governo australiano), assim os créditos do “Diploma” serão válidos para a continuação da graduação.

Com o término do package “Diploma + Advanced Diploma” em funções em demanda, e em algumas regiões, é possível aplicar para um visto de trabalho de até 1 ano e meio.

Graduação com Permissão de Trabalho na Austrália

A graduação na Austrália é um programa de ensino superior com foco no aprendizado teórico, e suas avaliações são, assim como no Brasil, realizadas através de provas ou testes a cada semestre.

Com entrar em uma faculdade australiana?

Diferentemente da maior parte do mundo, a Austrália não tem uma avaliação formal (como o ENEM ou o SAT dos EUA) para entrada em suas universidades. 

O critério de seleção na graduação australiana é uma análise curricular e apresentação do aluno através de uma carta enviada a instituição.

Para aplicação em uma graduação, é recomendado que o estudante tenha o histórico escolar com notas acima de 7.0 e um IELTS mínimo de 6.0

O processo pode ser demorado e burocrático, então é aconselhável que o estudante busque uma assessoria especializada nesses tipos de programas.

Como funcionam os cursos de Graduação na Austrália?

Geralmente os cursos de graduação na Austrália têm uma duração de 3 anos, o que representa um ano a menos da nossa graduação. Ao mesmo tempo, o ensino médio australiano tem um ano a mais. 

Para compensar esse desnível educacional, o estudante pode realizar um ano de “Diploma” em um TAFE e já ingressar no segundo ano da graduação.

Quanto custa uma graduação na Austrália? Pode Trabalhar?

Aula de Graduação na Austrália -Foto fauxels no Pexels
Aula de Graduação na Austrália -Foto fauxels no Pexels

O valor de uma graduação varia de AUD 8.000 a AUD 25.000 por semestre, sendo que o estudante pode ser gratificado com bolsas de 25% a 50% por mérito acadêmico, chegando a 100% em casos excepcionais.

Com o término da graduação, o estudante tem o direito de aplicar a um visto de trabalho de 2 anos, em metrópoles, ou de 3 anos, em regiões com baixa densidade populacional.

Mestrado ou Doutorado com Permissão de Trabalho na Austrália

O mestrado ou doutorado na Austrália são programas muito valiosos para o desenvolvimento do país.

A Austrália é um país em plena expansão e carente de mão-de-obra altamente qualificada. Então se você está buscando um destino que lhe dê a melhor estrutura para pesquisas ou desenvolvimento profissional, pense muito bem na Austrália.

Os cursos de mestrado e doutorado são os níveis mais altos da AQF (Australian Qualifications Framework) e são estimulados pelo governo australiano. Diante isso, é imaginável que os incentivos para tais cursos sejam grandes, como bolsas acadêmicas, financiamento de projetos e, até mesmo, um incentivo para permanecer no país, dependendo do grau de relevância que seus estudos tenham para o desenvolvimento do país.

Como funcionam os Mestrados e Doutorados na Austrália?

Os mestrados na Austrália têm a duração mínima de 1 ano, podendo alcançar 2 anos (necessário para solicitar o visto de trabalho após o término dos estudos). 

Já o doutorado tem uma duração de 3 anos e já contempla o período mínimo para solicitar o Post-Study Work Visa (PSWV).

Para aplicação em mestrados ou doutorados na Austrália, é recomendado que o estudante elabore um projeto ainda no país de origem e encaminhe à instituição de ensino que deseja ingressar para uma avaliação de relevância prévia. O inglês avançado é necessário e geralmente é exigido um IELTS 6.5.

Quanto custa um Mestrado ou Doutorado na Austrália?

Ensino Superior na Austrália - Foto em Sydney, por Belle Co no Pexels
Sydney, Australia – Belle Co no Pexels

O valor de um mestrado ou doutorado varia de AUD 8.000 a AUD 20.000 por semestre e, como citado anteriormente, é bem possível que o estudante consiga benefícios como bolsas acadêmicas ou financiamento de projetos.

Com o término do mestrado de 2 anos, o estudante tem o direito de aplicar a um visto de trabalho de 2 a 4 anos, dependendo da área de conhecimento e região. 

Já o PhD, ou Doutorado, dá a possibilidade do estudante conseguir de 4 a 5 anos de extensão para trabalhar.

Ainda com dúvidas sobre Intercâmbio de Ensino Superior na Austrália?

Dólar australiano.

Na Austrália, assim como na Europa, a remuneração é feita em horas. O salário mínimo é de AU$ 19.49 , o que daria aproximadamente US$ 3.000 / mês, trabalhando em tempo integral.

  • Permite trabalhar enquanto estuda, para intercâmbios de longa duração
  • Permite renovação indefinida do visto de estudante
  • Fácil adaptação ao clima, que é similar ao brasileiro
  • País é um dos líderes em termos de qualidade de vida
  • Grande diversidade cultural
  • Paisagens espetaculares e muita cultura para você poder curtir enquanto mora ou viaja pelo país
  • Possibilidade de viagens para outros países incríveis, como Nova Zelândia e o Sudeste Asiático
  • Um lugar em que respira esportes: rugby, futebol australiano, surfe, turfe e muito mais!
  • Qualidade de ensino
  • Mercado de trabalho atraente e que abre espaço para estrangeiros, inclusive para residência definitiva

Continue lendo aqui.

  • Visto de Turismo ou Intercâmbio de curta duração (até 3 meses)
  • Visto de Trabalho e Estudo (acima de 3 meses)
  • Visto de 18 meses, com acesso a trabalho, para recém graduados em Curso superior
  • Visto de trabalho patrocinados para profissionais qualificados
  • Skilled Visa para lista de profissões em deficit na Austrália

Conheça todos vistos da Austrália aqui.

Para cursos acima de 3 meses você poderá trabalhar full-time, ou seja, 40 horas / semana.

Valores para simples referência.

Todos estes cursos dão direito a visto de trabalho durante o curso e também por um período após a formatura.

VET (Vocational Education and Training ) são cursos especialização, profissionalizantes ou técnicos de 12 meses (Diploma) ou 24 meses (Advanced Diploma).

Estes cursos dão direito a visto de trabalho durante o curso e também por um período após a formatura.

Os Vistos para Ensino Superior exigem que você tenha sido aceito em uma escola credenciada, para isso, será necessário avaliação do nível do idioma assim como testes e entrevistas a depender do curso e da instituição.

Todos cursos de Ensino Superior (VET, Graduação, Mestrado ou Doutorado) dão direito a trabalhar durante o curso e também um visto temporário de Trabalho após a formatura. A duração do visto depende da região do país e do tipo de curso.

Os valores vão depender em função do tipo de curso e da instituição. Abaixo, estão referências de valores em dólares australianos.

Todos dão direito a trabalhar durante o curso e também após a formatura.

Conclusão sobre Ensino Superior e Trabalho na Austrália

“A Austrália conta com 8 universidades entre as 100 melhores do mundo e está no TOP#10 dos melhores sistemas de ensino do mundo, à frente da Alemanha, Nova Zelândia e Japão.”

É o que Disse o Lucas, CEO da Muss Intercâmbio, enumerando as diversas vantagens de realizar o ensino superior na Austrália!

Outra grande vantagem é a permissão de trabalho. Todos os estudantes podem trabalhar legalmente 40 horas a cada duas semanas, o que garante o sustento local, baseado no salário mínimo de AUD 19.84 por hora trabalhada.

O destino é cada vez mais buscado pelos estudantes pela facilidade de conseguir um emprego nos primeiros meses de estudo no país e pelo clima ser muito semelhante ao Brasil, o que facilita a adaptação.

Ou seja, a Austrália está de portas abertas para estudantes com interesse genuíno no aprendizado técnico ou teórico. Se você busca um ensino de extrema qualidade e um povo acolhedor, a terra dos cangurus lhe espera já.

Pronto para seu intercâmbio de Ensino Superior na Austrália ou em outro país? Preencha o formulário abaixo e fale com as melhores agências do Brasil para planejar seu curso no exterior!

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!