O que fazer na Irlanda: De janeiro a janeiro!

Que a Irlanda é a preferência de muitos intercâmbista, isso nos já sabemos! A escolha é perfeita devido o clima, as ótimas escolas e até mesmo por ter diversas opções de entretenimento. Mas o quais são os principais eventos da Irlanda? O que fazer na Irlanda durante o intercâmbio?

Bom, vamos ao que interessa!?

Para não perder nada fizemos uma lista dos eventos. Mês a mês, para que você não aproveite a o máximo as experiências que a Irlanda pode te proporcionar em todas as estações 🙂

Janeiro na Irlanda!

Acha que a o frio impede os irlandeses de saírem de casa?

Apesar da temperatura baixa janeiro também é época de sair de casa é curtir um dia autêntico do inverno irlandês. Gosta de patinação? e se for no gelo? Quer algo mais autêntico de inverno do que uma pista de patinação no gelo?

A Dundrum on Ice é simplesmente a pista de gelo mais popular da Irlanda.

Ela é montada e decorada anualmente com temática natalina no Dundrum Shopping Centre, no sul de Dublin. São cerca de 450 m² de gelo real para garantir sua diversão.

Se você é aquele intercâmbista mais agitado e precisa de várias atividades para se distrair o Funderland é o seu lugar!

O Funderland é um parque de diversão com direito a roda giganta, pista de patinação, barracas com jogos de tiro ao alvo, algodão doce e tudo que se encontra em um parque de diversão. Visitar o funderland é uma das melhores sensações que você pode ter na vida, você volta a ser criança.

Temple bar - Pixabay
Temple bar – Pixabay

Topa 5 dias de músicas? Então junta seus amigos e se preparem para conhecerem novas pessoas e vão curtir o Tradfest no Temple Bar.

Anualmente o evento reuni artistas de vários ritmos. Imagina que loucura uma noite você assiste um show de rock e no outro dia uma banda de gaita de fole!

Fevereiro

Se você está de passagem, ou fazendo um intercâmbio no país e não sabe o que fazer na Irlanda. Em fevereiro você deve aproveitar a oportunidade e conhecer os festivais culturais que já são tradição no país.

Esse é o caso do The Virgin Media Dublin International Film Festival. Contando com a presença de atores e cineastras, o festival tem o intuito de aproximar a arte do público, não apenas com apresentações de filmes,de longas e curtas metragens. Mas também com a interação promovendo palestras e seminários sobre cinema.

Agora vamos comemorar o ano novo? É isso mesmo comemorar o ano chinês na Irlanda! E um tanto diferente não é mesmo.

Mas é possível, todo ano tem o festival que comemora o ano novo chines em Dublin. O Dublin Chinese New Year Festival é bem movimentado é sempre agita a cidade.

E no mesmo ritmo de agitação temos a Gradireland , que você intercâmbista não pode perder! Ela é uma das maiores feiras de profissão na Irlanda, contando com a presença das maiorias das faculdades do país. Na feira são apresentados os requisitos de recrutamento para graduação e pós- graduação.

Março

St. Patricks day – Pixabay

você não sabe o que fazer na Irlanda no mês de março? Fique tranquilo, você saberá, assim que abrir sua janela. Você nunca viu nada igual!

No mês de março a Irlanda fica verde, com trevo enfeitando tudo que é imaginável. O Festival de Dublin de St. Patrick, é sem dúvida o festival mais esperado do ano.

São cinco dias de festas com desfiles, espetáculos e músicas para qualquer faixa etária.

Abril

Com a cidade toda florida, em abril não é difícil achar o que fazer na Irlanda, é um mês com muito para se aproveitar especialmente por ser primavera! conhecer parques, tirar lindas fotos para guardar de recordação.

Em abril assim como no Brasil os irlandeses também comemoram a páscoa. Com rituais religiosos, e em alguns lugares fazem a tradicional caça aos ovos – Tem famílias que pintam as cascas de ovos e escondem para as crianças procurarem – e é claro que há troca de cartões de páscoa.

Passando a páscoa o festival mais procurado é o Pan Celtic Festival uma comemoração anual que mistura culturas das nações celtas. O festival é animado com muita música, esporte, comida e desfiles tradicionais da nação celta.

Maio

No seu intercâmbio você deve aproveitar todas as oportunidade culturais.

O festival internacional de literatura de Dublin é um ótimo lugar para ver reunido o melhor da cultura irlandesa, em especial a literatura irlandesa. O festival acontece anualmente em Dublin e conta com a presença de autores dos diversos tipos de obras literárias. São 9 dias do melhor da Irlanda em apenas um lugar.

Ainda em Dublin contamos com outro festival tradicional da Irlanda o Dublin City Soul Festival. Se você quer conhecer novas pessoas esse é o lugar! A programação mais conhecida desse festival é o The Soul picnic, onde você pode aproveitar shows de vários estilos musicas no estilo picnic, o festival conta com uma variedade de programações.

E o que fazer e Junho na Irlanda?

Você gosta de feiras de comida? Se sua resposta for sim, o seu lugar é a feira gastronômica de Dublin. Imagina 4 dias saboreando a melhor culinária irlandesa, em um parque, fazendo amigos, treinando a língua local é o cenário perfeito não é mesmo!?

Ninguém presta à sua geração maior serviço do que aquele que, seja pela sua arte, seja pela sua existência, lhe proporciona a dádiva de uma certeza.

James Joyce

Agora se voce é amante da literatura seu lugar é o festival Bloomsday, uma festa temática, colorida e muito divertida. Na verdade o festival é uma homenagem ao autor James Joyce e seu famoso romance Ulysses.

Durante o festival as pessoas se vestem à moda da época, comem os alimentos mencionados no livro, visitam os locais onde o romance acontece e realizam leituras do texto. E uma verdadeira viagem no tempo!

Os eventos do festival variam de palestras, leituras, oficinas e passeios a pé até o café da manhã da Bloomsday.

Outro festival muito conhecido é procurado é o festival de artes de Cork nesse festival eles usam a cidade de Cork como inspiração ( A cidade realmente é expiradora) para se expressarem e mostrarem o melhor. No festival encontramos grande variedade de musicas, obras literárias para todas as idades, pinturas para todos os gostos. O festival é uma maneira de apresentar a cidade de um olhar diferente.

Julho

Em julho os festivais não dão uma pausa. Sempre tem o que fazer na Irlanda!

Um dos maiores festivais de Galway. O festival internacional de Galway, conta com a presença de várias bandas, distribuídas em quase 15 dias de festival.

Se você é um intercâmbista animado e gosta de conhecer lugares novos, não deixe de conhecer a cidade de Ennis. Em especial no mês de julho quando acontece o Festival de rua na cidade de Ennis. Pode confiar, a cidade é bem animada, cheia de lojinhas e restaurantes. Anualmente o Festival de rua na cidade de Ennis é um sucesso. No festival ocorre apresentações de peças teatrais, desfiles e é claro muita musica.

Se você é o intercâmbista apaixonado por musica não perca o Castlepalooza. Ele é simplesmente perfeito para quem ama música, são três dias, de muita dança, e música de vibe boa com os melhores djs da Irlanda.

Agosto

Um dos maiores festivais irlandês acontece nesse mês, o ponto alto do verão!

O Fleadh Cheoil na hÉireann ele reuni mais de 500.000 mil visitantes todo ano. O festival não tem cidade fixa anualmente os organizadores escolhem uma cidade para ser sede do evento. No festival você pode participar e vivenciar a experiencia da dança, idioma e música irlandesa.

Os festivais não param!

Ainda em agosto temos o Dublin International Tattoo Convention Evento anual com participação de tatuadores, bandas de rock, e competições para ver a melhor tatuagem.

E o Another Love Story que ocorre durante um fim de semana em uma casa do seculo 19. O Another Love Story é um festival repleto de música, arte e de boas pessoas para conversar.

São tantos eventos que quase esqueci de um que é super tradicional no país.

O Punk Fair é uma das festas mais tradicionais da Irlanda. Nesse festival o Condado de Kerry coroam um bode – é sério eles coroam um bode como rei – por três dias, nesses três dias há muita música, dança e fogos de artificio para a festa ser completa.

Setembro

Em setembro acontecem festivais literalmente saborosos!

O festival Taste of West Cork um evento gastronômico onde produtores e cozinheiros da cidade de cork que são apaixonados pela cozinha mostram toda sua criatividade e capacidade de criar comidas saborosas.

E o Festival internacional de ostras e frutos do mar de Galway Para você que ama frutos do mar, você tem que marcar presença . No festival você vai presenciar competições bem diferentes como a corrida para abrir mais ostras, corridas de iate e é claro poderá apreciar várias pratos criados com ostras.

Os eventos não acabam por ai, o mês de agosto pode ser bem agitado para você!

Em Dublin ocorre o festival de teatro de Dublin que trata- se de um evento no qual reuni a maioria do artistas irlandeses com o foco de mostrar o melhor da cultura teatral irlandesa.

Que tal viver uma historia de paixão? parece bizarro mas anualmente, acontece o Festival de Matchmaking de Lisdoonvarna.

Imagina que divertido você participar de um festival onde todos estão em busca da sua alma gêmea. o festival de Matchmaking de Lisdoonvarna e exatamente isso, milhões de pessoas solteiras e abertas a conhecer um novo amor. O festival conta com as melhores banda country da Irlanda. A diversão é garantida.

Outubro

A Irlanda é um país apaixonado por música e muito apegado as suas culturas. E para manter a tradição em outubro ocorre O Cork Jazz Festival para quem é apaixonado por música e para quem gosta de literatura o tradicional festival dedicado ao escritor irlandês Bram Stoker (autor de Drácula).

Ao longo de quatro dias,carregados de muita ação, drama e romance. O evento traz ao público uma série de atividades como músicas, e performances inspiradas inspiradas no vampiro mais famoso do mundo.

Outubro é o mês do Halloween, por esse motivo é comum nessa época do ano ter festas com temáticas de terror. Pela cidades também é fácil encontrar festas comemorando o dia das bruxas. Aliás, o Halloween é uma das festa mais importantes para os irlandeses 🙂

Novembro

Que tal dar uma corridinha em um horário diferenciado?

A Run in the Dark é uma corrida anual noturna. Se você é apaixonado por corrida e está na irlanda fazendo seu intercâmbio não perca essa oportunidade, de dar uma passadinha ( ou uma corridinha) e ver como é divertido.

Em novembro também é a data do festival de opera em Wexford. O Festival é um sucesso, já ganhou prêmios mundiais e tem reconhecimento internacional. O cenário para o festival é perfeito, pois a cidade de Wexford, tem se charme próprio. Ela é uma antiga cidade viking as margens do rio Slaney.

Anualmente no período do Festival, as vilas, bares e restaurantes estão no clima do festival, cheios de emoção, prontos para fazer você amar a experiência e voltar ano após ano.

Dezembro

Então é natal…

Christmas market
Christmas market – Pixabay

Em toda a Irlanda, no natal é tradição encontramos os famosos Christmas Market, que são grandes estruturas montadas nas cidades, com parque de diversão, comida, teatro, etc. Tudo com temática natalina.

Entre os Christmas Market mais visitados estão os mercados de Natal de Galway, o mercado de Natal de Dublin, o Mercado de Natal de Belfast,e o mercado de Natal de Wicklow.

Que a Irlanda tem lindas paisagens isso nós já sabemos. Mas eu tenho certeza que voce nunca viu nada igual o Newgrange!

O Newgrange é um dos mais famosos sítios arqueológicos do mundo, o Newgrange é aberto o ano todo para visita, porém tem um dia especial. No dia 21 de dezembro acontece “O EVENTO”.

O evento Solstício de inverno no Newgrange, é reconhecido internacionalmente, e nessa data pessoas de todo o mundo vão até o condado de meath, ver o raiar do sol no dia mais curto do ano.

O que fazer durante o ano todo na Irlanda?

Cliffs of Moher, próximo a Galway, Irlanda
Cliffs of Moher, próximo a Galway, Irlanda

Bom, vimos que algumas atrações são de temporadas, ou seja, acontecem em certas épocas do ano. Porém, a Irlanda é o lugar certo se voce é um intercambista que gosta de agitação.

A Irlanda não para! Mas se ainda não sabe o que fazer na Irlanda, vamos te dar umas dicas para o ano todo.

Por ser uma cidade antiga e com grande bagagem cultural, a Irlanda tem uma grande diversidade de castelos que são abertos ao público o ano todo.

Algumas das atrações mais populares da Irlanda é visitar lugares que enaltecem sua beleza. Dentre esses lugares podemos destacar o Cliffs of Moher, que te possibilita ver a Irlanda pelo melhor ângulo, o Phoenix Park que é considerado um dos maiores parques da europa, e o  Giant’s Causeway ( que inclusive foi cenário de game of thrones), acredite as pedras se encaixando e formando uma paisagem única, é algo que deve ser visto e vivido.

Passeios de fim de semana

Parque Nacional da Irlanda – Pixabay

A Irlanda literalmente é cenário de filme!

A maioria dos lugares populares para visita, tem uma paisagem surreal.

Como é o caso do vale Glendalough. O vale está localizado no condado de Wicklow, e é conhecido por suas belas paisagens naturais, a vegetação, os lagos tudo faz o Glendalough ter uma beleza única, que preenche sua alma. Beleza que já foi captada para filmes como “Rei Arthur” e “Coração Valente”.

Falando em paisagem bonitas não podemos deixar de falar do Ring of Kerry e do Connemara National Park.

O Ring of Kerry é uma antiga trilha feita pela península. Tem belas paisagens costeiras, montanhas e vilas de pescadores. Quem faz a trilha passa por cidades menores como Killarney, Sneem, Waterville, e Killorglin.

E o Connemara National Park é simplesmente um lugar intocável.

Ele está localiza em Galway e é um parque que mesclam as paisagens de lagos, pântanos e montanhas. No parque encontramos os Twelve Bens, uma cadeia de montanhas formadas na região. Vale a pena caminhar ou fazer uma trilhas nessas montanhas, a paisagem é pitoresca é sem dúvida será algo que sempre ficara na sua mente.

Se você é apaixonado pela natureza, tenha certeza que a Irlanda é a melhor escolha para você realizar seu intercâmbio.

Vamos para a praia?

As praias da Irlanda atraem muitos turistas ao país.

Entre as mais famosas e frequentadas estão as praias de Brittas Bay Beaches, Rossnowlagh, Murvagh Beach e Silver Strand.

A praia de Brittas Bay Beaches está localizada no condado de Wicklow é excelente para quem deseja praticar atividades esportivas. Apesar de ser uma praia com cerca de cinco quilômetros, o que mais chama atenção e a quantidade de dunas que ela tem durante sua extensão.

Outra praia bastante frequentada especialmente por surfista é a Rossnowlagh, ela é a escolha de praia se você deseja praticar surf, windsurf e kitesurf.

Agora se você não quer nada de esportes, deseja apenas uma água mais refrescantes o seu lugar é a Murvagh Beach. Essa praia é conhecida por ter as águas mais quentes durante o verão, essa característica faz com que ela seja bastante procurada.

Se deseja um lugar mais tranquilo por que não visitar uma linda enseada.

A cerca de 5 Km de Galway, encontramos o Silver Strand. Cercados por montanhas a vista é exuberante, pois mescla as águas transparentes com as enormes montanhas da costa irlandesa.

A Irlanda é um pais sem igual, e que pode te proporcionar experiencias, aprendizados únicos.

Pode ter certeza que durante seu intercambio você não terá motivos para ficar entediado. Sempre se há o que fazer na ilha da esmeralda. A diversidade cultural, a historia do pais, as paisagens naturais, tudo será motivo para gostam ainda mais da Irlanda.

Tudo isso fará do seu intercâmbio algo único.

Então não espere mais, arrume as malas, faça um roteiro de viaje, se planeje e vá aproveitar tudo que a Irlanda tem para te oferecer.

Preencha o formulário abaixo e fale com algumas das melhores agências de intercâmbio do Brasil.

Rebeca Correia Beca Correia

Rebeca Correia estudante de Biomedicina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *