Tudo Sobre Os Principais Testes e Certificados de Espanhol

Dominar o espanhol tem sido um grande diferencial na vida profissional e pessoal de milhares de pessoas. Mas, para comprovar o conhecimento da língua, seja no trabalho ou quando se deseja estudar fora do país, é essencial contar com certificados de espanhol.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue sua leitura e descubra agora o que são, para que servem e quais são os principais testes e certificados de espanhol que existem atualmente.

Exames de proficiência e certificados de espanhol: o que são e para que serve

certificados de espanhol
certificados de espanhol – Fonte Freepik por Freepik

Os testes e certificados de espanhol são títulos, oriundos de provas e exames de proficiência, que atestam o grau de fluência, assim como o domínio do espanhol pelo aluno. Neles, se avaliam as capacidades de escrita, comunicação oral, compreensão de texto e compreensão oral.

E sua realização é importante por diversos motivos. Além de pode ter ciência sobre qual é o seu nível de domínio sobre a língua estrangeira (classificação vai de A1 a C2), essas provas servem para obtenção de um certificado mundialmente reconhecido, o que facilita a inserção no mercado de trabalho dentro ou então fora do Brasil.

Os testes e certificados de espanhol também são importantes, pois são requisitos para se matricular e ser aprovado em cursos nas universidades fora do país.

Vantagens dos certificados de espanhol

Se você deseja trabalhar ou então estudar em um país cujo idioma materno seja o espanhol, contar com certificados que comprovam seu domínio nessa língua é fundamental.

Afinal, com essa certificação em mãos, você terá a chance de conquistar boas oportunidades em sua vida pessoal, assim como impulsionar sua carreira profissional. Além disso, os certificados de espanhol também proporcionam outras vantagens, como:

  • Reconhecimento internacional: Como os testes e certificados de espanhol atestam sua desenvoltura e nível de conhecimento no idioma, ter essa comprovação garante um reconhecimento de sua fluência a nível internacional. E isto sem dúvida é um diferencial importante, principalmente em processos de recrutamento no mercado de trabalho;
  • Maior aproveitamento no seu intercâmbio: os intercambistas com as melhores notas conseguem bolsas nas mais conceituadas universidades estrangeiras;
  • Desenvolvimento acadêmico: tanto no Brasil como no resto do mundo, pois para conquistar vagas em cursos de pós-graduação nas maiores universidades, você terá que apresentar um certificado de espanhol.

Quais são os certificados de espanhol mais conhecidos?

certificados de espanhol – Fonte Freepik por Freepik

Hoje em dia, existem alguns testes e certificados de espanhol que você pode fazer para comprovar seu domínio nesse idioma. Mas, entre os principais, estão:

1. DELE

O DELE é um título oficial outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. O ideal é se matricular em um curso específico em DELE para se preparar para a prova, pois só o treinamento especializado pode garantir a aprovação e bom desempenho na prova.

Antes de fazer a avaliação você deve escolher o nível para o qual quer se certificar. A avaliação é dividida em dois grupos, cada qual com a aplicação de duas provas, para avaliação das habilidades em escrita, escuta, fala e leitura. Cada nível exige uma pontuação mínima.

O DELE é aceito no mundo inteiro e é obrigatório para reconhecimento da cidadania espanhola, pelo menos no nível A2.

2. SIELE

O SIELE é um diploma de espanhol online. A prova é digital e feita em 4 etapas, com pontuação máxima de 1000 oriunda da soma das notas nas avaliações. O SIELE oferece ainda 6 modalidades de provas e certificados, sendo um global e os demais específicos. Existem cursos, também online, para o SIELE e suas diversas modalidades.

Esse certificado é válido por somente 2 anos e é aceito em muitos países e universidade, como Argentina, Espanha, França, Estados Unidos, Hungria e República Tcheca.

3. EsPro

Dentre os testes e certificados de espanhol, o EsPro é um dos mais recentes e surgiu da união entre os Cursos Internacionales de la Universidad de Salamanca e LanguageCert. A prova pode ser feita online ou então em papel. E o candidato pode fazer as provas para testar suas habilidades individualmente.

Você pode fazer um curso mais voltado ao teste ou então estudar melhor suas noções de espanhol já adquiridas ao longo do tempo, já que não se trata de um teste tão específico. O certificado é aceito em todas as universidades espanholas. E o mais interessante é que ele é vitalício, ou seja, sua validade não se perde ao longo dos anos.

4. LTI

Fruto da Language Testing International, é uma prova que pode ser feita em qualquer lugar do mundo. Inclusive pelo telefone na modalidade oral. Os testes são aplicados de acordo com 5 módulos oferecidos e são 30 minutos para o teste oral e 80 minutos para o escrito.

O LTI é aceito em universidades de vários lugares do mundo. Além disso, você pode ganhar até 12 créditos universitários com este certificado. O ideal é se preparar revisando os conhecimentos de espanhol.

5. CLEP

O CLEP é um grupo de testes organizados pelo US-College Board. A prova tem 121 perguntas, e o candidato precisa responde-las em 90 minutos. As questões se dividem em seções de leitura e compreensão auditiva.

A prova avalia os conhecimentos obtidos por uma média de 2 a 4 semestres de estudo do espanhol. Esse certificado é aceito em 2900 universidades americanas. E valem para concessão de crédito universitário.

6. D.I.E.

O D.I.E. é um dos certificados de espanhol mais respeitado, bem como reconhecido mundialmente. A prova tem uma parte oral assim como outra parte escrita, com obtenção máxima de 100 créditos, sendo necessários ao menos 65 para aprovação.

Este teste avalia sua compreensão básica no idioma, assim como sua fluência, vocabulário e pronúncia em espanhol. E você pode certificar suas habilidades linguísticas em qualquer uma das seções acima. Ou então se preferir pode ainda junta-las para potencializar seu nível de conhecimento no idioma.

7. CEC e DEC

São testes de proficiência que a Câmara Espanhola de Comércio realiza para fins de emprego. É uma prova mais exigente, necessitando estudos tão intensos quanto para o DELE. Estes certificados são as Câmaras da Alemanha e de Madri que emitem e, portanto, tem maior aceitação nestes locais.

Qual dos certificados de espanhol é o melhor?

Cada um dos testes e certificados de espanhol apresentam seu nível de importância. O que vai definir qual deles é o melhor para você são os seus objetivos. Além disso, na hora de escolher qual teste fazer, é importante considerar alguns pontos.

Por exemplo, os certificados de espanhol DELE, SIELE e D.I.E. são os mais reconhecidos internacionalmente. Portanto, estes são ideais para quem deseja se inserir no mercado de trabalho e estudos no estrangeiro.

Enquanto isso, o Espro é ideal para ingressar na universidade na Espanha. O CLEP e LTI, por outro lado, são testes que se indica para quem pretende estudar em universidades americanas. Por fim, CEC e DEC destinam-se ao reconhecimento do espanhol dentro do mercado de trabalho.

Agora que você já sabe tudo sobre testes e certificados de espanhol, pode escolher o mais adequado aos seus interesses e ter sucesso na sua empreitada.

Pronto para aprender inglês no exterior e tirar sua certificação? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de intercâmbio de uma só vez. Receba várias cotações e destinos e prepare-se para embarcar!