Melhores Faculdades dos EUA
Estudar fora é o sonho de muitas pessoas. Dentre as diversas modalidades de intercâmbio disponíveis, fazer uma graduação no exterior é uma das mais populares. Nesse sentido, fazer uma faculdade em outro país é uma ótima forma de conhecer uma nova cultura enquanto obtém uma formação profissional.
Se você está pensando em fazer uma faculdade no exterior, provavelmente os Estados Unidos já devem ter passado pela sua cabeça. Isso porque os EUA são um país com algumas das melhores universidades do mundo, sempre presente nos rankings mundiais quando o assunto é qualidade do Ensino Superior.
Por isso, nós pesquisamos e trouxemos aqui o ranking da Forbes das 10 melhores faculdades dos EUA em 2021. Para fazer essa lista, a Forbes levou em conta o retorno sobre o investimento e os resultados que as universidades entregam a seus alunos. Confira mais!
#1 – Universidade da Califórnia, Berkeley
Quando o assunto são universidades da Califórnia, automaticamente você pensa na Caltech ou em Stanford, certo? No entanto, a UC Berkeley foi considerada a melhor faculdade dos EUA pela Forbes.
Ainda mais, a Universidade da Califórnia é uma universidade pública com uma rica tradição de liderança em mudanças tecnológicas e sociais. Vale lembrar que nos EUA público não significa gratuito: embora a UC Berkeley seja pública, os estudantes ainda precisam pagar taxas anuais.
A universidade já esteve envolvida em muitas pesquisas de renome mundial, como a descoberta das vitaminas E e K, o desenvolvimento da bomba atômica e a criação da vacina contra a gripe.
Por fim, o estudante que quiser ingressar na UC Berkeley poderá escolher entre mais de 350 cursos.
#2 – Universidade de Yale
Primeiramente, a Universidade de Yale é a segunda instituição mais antiga da Ivy League (grupo que reúne as oito universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos). A Yale é reconhecida por seus programas conceituados em história, economia, psicologia e inglês.
Além da arquitetura de tirar o fôlego, a Universidade de Yale chama a atenção pela excelência acadêmica: são mais de 1.200 oportunidades de pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia, abrangendo 45 programas de graduação.
Ainda mais, desde a sua fundação, em 1701, a universidade já formou 5 presidentes dos EUA e muitas personalidades importantes, como líderes mundiais e vencedores do prêmio Nobel.
Por fim, a Universidade de Yale é famosa por oferecer ajuda de custo need-based (aquela com base na renda familiar). Nesse sentido, hoje mais de 50% dos seus alunos recebem bolsa de estudos.
#3 – Universidade de Princeton
Outra das melhores faculdades dos EUA, a Universidade de Princeton é um importante polo de pesquisa e a quarta universidade mais antiga dos Estados Unidos. Com um campus histórico e um tradicional time de Lacrosse, Princeton proporciona uma real imersão na cultura americana.
Integrante da Ivy League, a faculdade é célebre pela qualidade do seu corpo de pesquisa, que já teve Albert Einstein como professor. Além disso, de Princeton saíram muitas personalidades importantes, como laureados do prêmio Nobel e presidentes dos EUA.
#4 – Universidade de Stanford
Antes de mais nada, a Universidade de Stanford é uma das melhores faculdades dos EUA e certamente se encontra entre as universidades americanas de maior prestígio no mundo.
Pela proximidade de Stanford com o Vale do Silício, muitos alunos egressos são responsáveis pela criação de empresas mundialmente conhecidas, como o Google, Nike, Instagram, Tesla, eBay, entre outras. Por isso, ela é conhecida como a universidade dos empreendedores.
Ainda mais, a Universidade de Stanford possui um grande repertório de ex-alunos que foram laureados com prêmios Nobel, Turing (considerado o Nobel da computação) e Pullitzer.
Por fim, além da excelência acadêmica, Stanford também possui um dos campus mais bonitos dos EUA, com mais de 3 mil hectares.
#5 – Universidade Columbia
Outra faculdade que faz parte da Ivy League, a Columbia University é uma das melhores e mais tradicionais universidades dos Estados Unidos. Localizada na parte alta de Manhattan, em Nova York, a universidade é um destaque acadêmico mundial.
Ainda mais, Columbia abriga três grandes programas de graduação: o emblemático Columbia College, a Faculdade de Engenharia e a Escola de Estudos Gerais.
Contudo, a universidade é conhecida por ser a 3ª faculdade mais difícil de entrar dos EUA. Portanto, se trata de um processo seletivo que demanda muito foco e preparação.
Por fim, Columbia é a universidade da Ivy League que mais concentra prêmios Nobel. Em toda a sua história, já houveram 82 laureados no total.
#6 – MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)
Primeiramente, o MIT é sem dúvidas uma universidade líder mundial em pesquisa, tecnologia e inovação. Todos os anos, a universidade atrai alguns dos mais brilhantes jovens intelectuais para seu campus em Cambridge, Massachusetts.
O foco do MIT é o programa STEM, que literalmente significa science, technology, engineering and mathematics (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Ainda assim, todos os alunos devem completar um currículo básico abrangente, que engloba requisitos de laboratório e até mesmo um teste de natação.
Por fim, o MIT é uma universidade extremamente premiada e conta com 85 laureados com o prêmio Nobel, 52 premiados com a Medalha Nacional de Ciências, 34 astronautas e 2 ganhadores de Medalha Fields.
#7 – Universidade de Harvard
Ao pensar nas melhores faculdades dos EUA, provavelmente a Universidade de Harvard é uma das primeiras a passar pela sua cabeça, certo?
Isso se deve ao fato de Harvard ser a universidade mais antiga dos Estados Unidos (fundada em 1636) e há muitos anos ocupar os rankings das melhores universidades do mundo, sendo considerada o padrão ouro da educação americana.
Ainda mais, a Universidade de Harvard não é uma faculdade única, mas sim um conjunto de 13 escolas e institutos especializados, que são independentes e brilham por si. Nesse sentido, Harvard é célebre por várias dessas escolas, como a Business School, Medical School, Law School, John F. Kennedy School of Government e a School of Engineering and Applied Sciences.
#8 – Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA)
A UCLA é outra faculdade do grupo da Universidade da Califórnia. Ela é uma das melhores faculdades dos EUA – e também a mais concorrida. Com mais de 125 opções de cursos de graduação, a UCLA tem oportunidades em todas as áreas.
Além disso, a UCLA possui um investimento substancial em bolsas de estudo: cerca de 45% dos alunos não pagam mensalidade, e também existem muitas bolsas de estudo por mérito.
Por fim, embora ela não seja tão lembrada como Harvard ou outras faculdades da Ivy League, a UCLA também é um grande centro de pesquisa e difusão de ideias.
#9 – Universidade da Pensilvânia (UPenn)
Outra das melhores faculdades dos EUA, a Universidade da Pensilvânia oferece quatro faculdades de graduação: a Faculdade de Artes e Ciências, a Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas, a Escola de Enfermagem e a Wharton School, a primeira escola universitária de negócios.
Fundada por Benjamin Franklin e carinhosamente apelidada de “UPenn”, a universidade já formou inúmeros ex-alunos notáveis, como o cantor e compositor John Legend e os empresários Elon Musk, Tory Burch e o ex-presidente Donald Trump.
Por último, a UPenn é bastante conhecida por seus times de basquete e lacrosse, além do desenvolvimento e apoio a esportes, organizações estudantis, fraternidades e clubes.
#10 – Universidade de Northwestern
Por fim, a Universidade de Northwestern não é uma das mais conhecidas, mas ela se destaca por ser uma das melhores faculdades dos EUA. Universidade particular de elite no Illinois, Northwestern oferece uma educação poderosa em uma variedade de disciplinas.
A instituição mantém três campi globalmente: o principal, em Evanston, Illinois, ao norte de Chicago; um centro de pós-graduação e escola profissional no centro de Chicago; e um campus satélite em Doha, Qatar.
Conclusão sobre as melhores faculdades dos EUA
Como vimos, os Estados Unidos possuem uma variedade de universidades renomadas espalhadas por todo o seu território. Aqui você conheceu as 10 melhores, de acordo com o ranking da revista Forbes. No entanto, existem ainda muitas outras universidades excepcionais conhecidas globalmente.
Além disso, precisam ser levados em consideração a oportunidade de bolsas de estudo, o custo de vida, a afinidade com a cidade, etc.