12 Curiosidades sobre Dubai. A #7 é impressionante!
Antes de mais nada, uma das curiosidades sobre Dubai é que a cidade é um destino cada vez mais procurado entre os brasileiros.
Seja devido a sua extravagância, seja pela economia cada vez mais em alta, o fato é que essa cidade/emirado no meio do Oriente Médio tem os seus encantos.
Arranha-céus de tirar o fôlego, arquipélagos artificiais, prédios luxuosos, shopping centers gigantescos e até mesmo um hotel 7 estrelas (o único do mundo) fazem parte do que os turistas podem encontrar por lá. Sem contar o petróleo, que vai muito bem, obrigada.
Além disso, situada nos Emirados Árabes Unidos, Dubai é a ponte perfeita entre a cultura árabe do Oriente Médio e a modernidade ocidental.
Diante de tudo isso, muitas pessoas desejam conhecer a cidade e se aprofundar nos costumes locais.Portanto, se você é uma dessas pessoas que desejam conhecer mais sobre a cidade do petróleo, separamos 12 curiosidades sobre Dubai que você deve saber. Confira!
#1 – Arquitetura
Em primeiro lugar, a primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas quando pensam em Dubai é a sua arquitetura futurista.
A cidade comporta alguns dos prédios mais excêntricos e luxuosos do mundo, que com certeza já são um grande ponto turístico por si só.
Nesse sentido, o edifício mais famoso de Dubai certamente é Burj Khalifa, o arranha-céu mais alto do mundo. Sua imponente estrutura possui mais de 800 metros de altura e 160 andares.
Além disso, há também o Burj Al Arab, um prédio em formato de vela que hoje é o único hotel 7 estrelas do mundo. Inicialmente, ele foi construído para ser o maior edifício da cidade, mas foi ultrapassado pelo Burj Khalifa.
#2 – Arquipélagos artificiais
Outra das curiosidades sobre Dubai são as ilhas artificiais encontradas na cidade. Os engenheiros de Dubai não cansam de nos surpreender, não é mesmo?
Em primeiro lugar, passeando pela cidade você pode encontrar dois belíssimos arquipélagos em forma de palmeira: a Palm Jumeirah e a Palm Jebel Ali.
Ainda mais, há outro exuberante arquipélago composto por mais de 300 ilhas, o The World. O mais curioso é que todo esse conjunto de ilhas foi posicionado de modo a parecer o mapa-múndi. Incrível!
#3 – Mais imigrantes do que nativos
A terceira curiosidade sobre Dubai diz respeito aos seus moradores: na cidade há mais imigrantes do que cidadãos nativos.
E a diferença não é pouca, não: são 80% de população estrangeira contra apenas 20% de população nativa.
Nesse sentido, a maior parte dos imigrantes que residem em Dubai vieram de países como a Índia e o Paquistão em busca de melhores oportunidades nos mercados do turismo e do petróleo. Contudo, também é possível encontrar muitos imigrantes de países ocidentais.
#4 – Cidade multicultural
Devido à grande quantidade de turistas em Dubai, a cidade é extremamente multicultural. Portanto, é bastante provável que você se depare com diversas culturas enquanto conhece essa cidade dos Emirados Árabes Unidos.
Primeiramente, a cultura mais proeminente em Dubai é a cultura árabe e muçulmana. Isso se reflete na arquitetura, com grande quantidade de mesquitas, nas vestimentas árabes típicas, na culinária, música e no estilo de vida da população em geral.
Contudo, você certamente irá se deparar com diversas outras culturas e religiões em Dubai, desde a cultura indiana até a ocidental. Nesse sentido, você encontra até mesmo restaurantes brasileiros por lá se quiser.
#5 – Tudo é climatizado!
Antes de mais nada, se você está pensando em fazer intercâmbio em Dubai, já deve ter observado que no verão a cidade é muito quente.
Devido ao clima desértico dos Emirados Árabes, as temperaturas ultrapassam os 40ºC no verão de Dubai.
Mas antes de se desesperar, saiba que isso não costuma ser um problema: absolutamente todos os ambientes em Dubai são climatizados.
Casas, escolas, shopping centers, transporte público e até mesmo os pontos de ônibus são climatizados.
#6 – Fim de semana
Primeiramente, para os muçulmanos a sexta-feira é um dia sagrado: é um tempo de descanso e de frequentar as mesquitas em família para orar.
Por isso, o fim de semana em Dubai acaba sendo adiantado em relação ao que estamos acostumados aqui no Brasil.
Normalmente se descansa durante a sexta-feira e o sábado, e o domingo já é um dia útil. Portanto, é preciso estar atento caso vá trabalhar ou estudar em Dubai, a fim de não perder nenhum dia de aula ou trabalho.
#7 – Ramadan
Outra das curiosidades sobre Dubai se refere ao funcionamento e regras da cidade durante o Ramadan.
Em primeiro lugar, o Ramadan é o mês mais importante do calendário islâmico, um momento de reflexão e piedade. Durante esse período é possível notar que o ritmo da cidade fica mais lento, já que o tempo é tomado para refletir e orar.
Na prática, há várias mudanças em Dubai durante o Ramadan. O horário comercial é mais curto, é proibido dançar e tocar música em público e o principal: é proibido comer ou beber em público, em respeito aos muçulmanos que estão em jejum durante o período de Ramadan.
Contudo, você que irá turistar em Dubai não precisa se preocupar: você não é obrigado a jejuar se não quiser, e a maioria dos restaurantes apenas puxam para baixo as cortinas, protegendo os clientes da vista do público.
#8 – Táxi só para mulheres
Outra curiosidade sobre Dubai é que é muito comum encontrar na cidade serviços de táxi só para mulheres ou famílias.
Esse serviço foi criado principalmente para muçulmanas que não se sentiam seguras ou confortáveis de andarem sozinhas com outro homem em um táxi. Contudo, não é um serviço exclusivo para muçulmanas, portanto todas as mulheres podem utilizar.
Esses táxis normalmente são cor-de-rosa e as motoristas também utilizam um véu branco e rosa.
#9 – Pista de esqui no deserto
Antes de mais nada, a nona curiosidade sobre Dubai diz respeito a mais uma de suas extravagâncias: uma pista de esqui e snowboard com neve artificial em pelo deserto!
O Ski Dubai se localiza dentro do Mall of Emirates, um dos maiores shoppings de Dubai.
E como se não bastasse ter uma pista de esqui no meio do deserto árabe, essa ainda é a maior pista de esqui indoor do mundo, com 85m de altura!
#10 – Hospital de camelos
Sim, Dubai tem um hospital especializado em tratar camelos. Afinal, nessa cidade um camelo muitas vezes vale mais que um carro, portanto não poderia faltar um lugar especializado em tratar bem desses animais.
A inauguração do hospital foi em 2017 e ele possui diversas salas de exames e até mesmo pistas de corrida para reabilitar os camelos. Incrível, né?
#11 – Salas de orações
Devido à regra muçulmana de realizar orações 5 vezes por dia, praticamente todos os lugares possuem salas de orações para que as pessoas possam fazê-las.
Nesse sentido, é possível encontrar essas salas em aeroportos, rodoviárias e até mesmo shoppings.
#12 – Proibido beijar em público
Em primeiro lugar, segundo a legislação de Dubai é proibido expressar qualquer demonstração de afeto (como beijos e abraços) em público.
É tolerado, a pessoas casadas, dar as mãos. Contudo, beijos e carícias são realmente considerados uma ofensa.
Descumprir essa lei é algo bastante sério e pode levar à prisão e deportação.
Conclusão das curiosidades sobre Dubai
Por fim, Dubai possui muitas curiosidades que fazem dela uma cidade única, a qual certamente vale muito a pena conhecer.
Na cidade, você poderá encontrar as coisas mais interessantes do mundo: hospitais de camelos, pista de esqui no deserto, pontos de ônibus climatizados, arquitetura moderna e muito luxo!
Diante de tudo isso, não é de se admirar porque Dubai tem se tornado o destino escolhido por cada vez mais brasileiros. Ah, para fechar a conta, intercâmbio de inglês ainda permite trabalhar no Emirado!
E aí? Vamos para Dubai? =D