Quanto Custa um Intercâmbio de Espanhol? Simule Destinos de Destinos

Fazer um intercâmbio de espanhol tem muitas vantagens. Além de ser a língua mais falada do mundo, para nós do Mercosul saber falar espanhol pode abrir muitas oportunidades tanto pessoais quanto profissionais.

Nesse sentido, fazer um intercâmbio de espanhol e aprender o idioma na prática, diretamente com nativos, certamente é a opção mais eficiente!

Simulador Online de Orçamento - Quanto custa um intercâmbio

Portanto, se você já pensou em fazer um intercâmbio de espanhol e não sabe como nem por onde começar, confira este guia que preparamos para te ajudar a dar os primeiros passos!

Menu do artigo:

Por que fazer um intercâmbio de espanhol?

Um intercâmbio de espanhol é, sem dúvidas, a melhor forma de aprender a língua. A imersão total no idioma, junto com a experiência no exterior, te farão atingir a fluência muito mais rápido.

Além disso, o espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo, especialmente no Ocidente e mais ainda aqui na América Latina, onde temos o Mercosul. Por isso, se trata também de um idioma economicamente importante, que pode abrir várias portas.

Saindo do âmbito profissional, aprender espanhol também pode fazer muita diferença na vida pessoal. Afinal, com o boom da indústria cinematográfica espanhola, quem não gostaria de poder assistir La Casa de Papel, Elite, Vis a Vis, entre outras séries e filmes sem precisar de legendas?

Sem contar que, como muitos muitos muitos países têm o espanhol como idioma oficial, existem inúmeras opções de destinos para o seu intercâmbio – e algumas delas podem sair bem baratas!

Por isso, não tenha dúvidas: fazer um intercâmbio de espanhol vale, e muito, a pena!

Principais destinos para fazer intercâmbio de espanhol

Com certeza você já ouviu falar de muitos países que falam espanhol. Espanha, Argentina, Chile, México, Colômbia, Uruguai… A lista é grande!

De fato, o intercâmbio de espanhol dá uma liberdade muito grande na hora de escolher o destino. Por isso, você deve levar em conta questões como preço, clima, quantidade de brasileiros, experiências, etc.

Nesse sentido, veja as principais características de cada opção de destino para o seu intercâmbio de espanhol!

Intercâmbio na Espanha

Intercâmbio de espanhol na Espanha
Intercâmbio de espanhol na Espanha. Foto de Harrison Fitts na Unsplash.

Antes de mais nada, a Espanha é um destino muito popular para intercâmbio de espanhol. Definitivamente, o país é recomendado para aprender o idioma, afinal, a Espanha é o berço do espanhol tal qual a Inglaterra é o berço do inglês.

Por isso tudo, a Espanha é uma das opções mais óbvias para quem busca aprender espanhol no intercâmbio – mas não é a única!

Entre as cidades mais populares para fazer intercâmbio na Espanha, destacam-se Madrid e Barcelona.

Sendo a capital, Madrid se destaca como uma grande metrópole de mais de 3 milhões de habitantes – perfeito para quem quer conhecer muita gente nova do mundo todo durante o intercâmbio.

Barcelona também não fica muito atrás – com 1,6 milhões de habitantes, a cidade é conhecida pela arquitetura diferenciada e vida noturna agitada. No entanto, cabe lembrar que Barcelona é a capital da Comunidade Autônoma da Catalunha, e por isso o idioma mais falado por lá é o catalão, e não o espanhol propriamente dito.

Além disso, outras boas opções de cidades para fazer um intercâmbio na Espanha são:

  • Salamanca;
  • Alicante;
  • Sevilha;
  • Valência;
  • Granada.

Desvantagens em fazer um intercâmbio de espanhol na Espanha

Um ponto negativo ao escolher a Espanha para o seu intercâmbio de espanhol é o custo de vida. Lembre-se que a Espanha fica na Europa e que o euro vale, pelo menos, 5x o valor do real. Por isso, entre os países falantes de espanhol, a Espanha com certeza é a opção mais cara.

Além da moeda ser mais valorizada em relação ao real, o próprio custo de vida (mercado, aluguel, etc) é proporcionalmente mais caro em comparação a países latino-americanos, por exemplo.

Apesar disso, muitas pessoas consideram que vale o investimento devido à alta qualidade de vida, segurança e qualidade de ensino durante o intercâmbio. Além disso, existem algumas opções de bolsas de estudos no país, como as oferecidas pelo Becas Santander.

Estudar espanhol na Argentina

Aprender espanhol na Argentina
Aprender espanhol na Argentina. Foto de Angelica Reyes na Unsplash.

A Argentina também é uma opção muito interessante para quem quer fazer um intercâmbio de espanhol. Isso por dois principais motivos. Primeiramente, porque a Argentina fica do ladinho do Brasil, o que torna a ida muito mais simples. Segundo, porque atualmente o real está bastante valorizado em relação ao peso argentino – o que torna a Argentina uma opção muito mais barata de intercâmbio.

Além disso, a Argentina é muito mais do que apenas um país que fala espanhol e que é rival do Brasil no futebol, rs. Com paisagens lindíssimas, o país é procurado por brasileiros para turismo o ano inteiro. Por que não aproveitar a viagem para aprender um novo idioma?

Outra facilidade é que a Argentina também faz parte do Mercosul, assim como o Brasil. Na prática, isso significa que brasileiros não precisam nem mesmo de passaporte para visitarem a Argentina.

Por fim, as cidades mais populares para intercâmbio na Argentina são a capital Buenos Aires e a cidade de Córdoba. Nesse sentido, Buenos Aires não decepciona: trata-se de uma grande metrópole sempre com muita coisa para conhecer, seja a gastronomia, vinhos, teatros, shows de tango, muito churrasco e as famosas empanadas.

Córdoba também não fica atrás. A cidade é repleta de uma arquitetura datada do século XVII, o que a torna muito marcante. Além disso, Córdoba também possui muitas universidades, muitas ofertando cursos de espanhol também.

Intercâmbio de espanhol no Chile

Chile como destino para o seu intercâmbio de espanhol
Chile como destino para o seu intercâmbio de espanhol. Foto de Diego Jimenez na Unsplash.

O Chile também é a primeira opção de muita gente quando se fala em intercâmbio de espanhol. Junto com a Argentina, o Chile é um dos primeiros países que os brasileiros escolhem para viajar.

Como o Chile está localizado na América do Sul e faz parte do Mercosul, fazer um intercâmbio no país acaba sendo muito mais simples e fácil do que na Espanha, por exemplo. E o Chile não fica muito atrás do país europeu não: existem paisagens surreais para se ver por lá, como o Deserto do Atacama, Ilha de Páscoa, Geyser del Tatio e até mesmo neve.

Além disso, outro ponto que chama atenção em relação ao Chile é a qualidade de vida. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pela ONU, o Chile é o 42º país melhor classificado da lista. Em comparação, o Brasil está em 79º lugar.

Nesse sentido, apesar de ter um custo de vida maior do que o Brasil, o Chile possui melhores sistemas de segurança e qualidade de vida. Por exemplo, enquanto no Chile acontecem 4,4 assassinatos a cada 100 mil pessoas, no Brasil acontecem 27,4. Na América como um todo, essa taxa é de 15,9. Por isso o Chile é tão procurado quando se trata de intercâmbio de espanhol.

Por fim, a principal cidade para intercâmbio no Chile é a capital, Santiago. Com elevado grau de desenvolvimento e muitas atrações turísticas, a cidade reúne tudo o que precisa para aprender espanhol da forma mais eficiente.

Estudar no México

Intercâmbio no México
Intercâmbio no México. Foto de Filip Gielda na Unsplash.

Uma opção de destino muito popular e um pouco mais distante ainda dentro da América Latina é o México. O país possui uma cultura única com uma histórica riquíssima (quem lembra dos maias e astecas?!), além de uma culinária conhecida e admirada no mundo inteiro.

Além disso, o México é conhecido por ser bastante receptivo com brasileiros e estudantes em geral. Bastante orgulhosos do seu país, os mexicanos adoram compartilhar o conhecimento sobre a sua cultura e apresentar sua cidade para os visitantes.

Outro ponto positivo do intercâmbio de espanhol no México é a sua proximidade com os Estados Unidos, o que o torna um destino muito estratégico.

No entanto, cabe lembrar que só é possível visitar os Estados Unidos tendo feito o visto antes. Ainda mais, como o México não faz parte do Mercosul, é necessário possuir passaporte e demais documentações, o que pode encarecer – e burocratizar – a viagem.

Intercâmbio na Colômbia

Intercâmbio na Colômbia
Intercâmbio na Colômbia. Foto de Leandro Loureiro na Unsplash.

Por fim, a Colômbia é outro destino próximo e bastante indicado para brasileiros em busca de um intercâmbio de espanhol.

Primeiramente, o espanhol colombiano é considerado como um sotaque neutro. Isso facilita – e muito! – na hora de aprender e se comunicar em espanhol em qualquer lugar do mundo. Apenas em comparação, o espanhol argentino é considerado um dos sotaques mais carregados e difíceis de entender.

Além disso, o povo colombiano também é conhecido por sua simpatia e facilidade em fazer amizades, assim como os brasileiros. Essa característica pode facilitar muito a adaptação lá fora.

Outro ponto positivo é o custo de vida. Em comparação ao Brasil, a Colômbia possui um custo de vida bem semelhante ou até mais barato. Portanto, pode ficar tranquilo que não encontrará nenhuma surpresa na hora de procurar aluguel ou ir ao mercado, hehe.

Por último, a Colômbia ainda possui uma riqueza natural exuberante. As paisagens do país vão desde praias cristalinas no estilo caribenho até florestas, desertos e montanhas.

Referências de valores para o seu intercâmbio de espanhol

Agora que você já conhece os principais destinos para o seu intercâmbio, veja uma média de valores para começar a se programar!

Intercâmbio na Espanha – 1 mês

Fazer um intercâmbio de 1 mês na Espanha é uma ótima opção para quem quer aproveitar as férias na Europa e ainda dar uma turbinada no espanhol.

Para quem não sabe nada da língua, com uma imersão de 1 mês é possível pegar uma excelente noção, que te permitirá conversar tranquilamente sobre os assuntos do dia-a-dia. Talvez você não saia com proficiência no idioma, mas com fluência, é algo bem possível visto as similaridades com o português.

Finalmente, quanto custa 1 mês de intercâmbio na Espanha, para estudar em lugares como Barcelona, Madrid, Valência, Granada, Sevilla e outros?

O investimento total para estudar na Espanha por 1 mês, fazendo tudo na opção mais barata, será de R$ 21.000. Confira com mais detalhes o que compõe esse valor:

4 semanas de curso de espanhol

Antes de mais nada, 4 semanas de curso de espanhol na Espanha custam em torno de R$ 3.500 a R$ 11.000, a depender do padrão da escola e quantidade de horas aula (de 10 a 30h/semana usualmente).

Claro, para quem quer gastar mais, sempre tem uma escola mais cara. Nestes valores já estão incluídas matrícula, material e outras taxas do curso.

Estadia de 4 semanas

O valor para 4 semanas de estadia vai depender muito de onde você for querer ficar. Se for ficar em hostel ou acomodação da escola, o gasto será de aproximadamente R$ 5.400.

Já se for se hospedar em Host Family, o valor pode sair mais alto – porém, lembre-se que normalmente esse tipo de hospedagem inclui café da manhã e janta. Ainda mais, esse valor também pode variar dependendo da cidade, região, etc.

Seguro viagem

O seguro viagem para 1 mês de intercâmbio na Espanha custa em média R$ 600 e é obrigatório.

Passagem aérea

Para a passagem aérea ida e volta do Brasil para a Espanha, considere R$ 3.500 um bom valor de referência. No entanto, pesquisando e planejando bem, você pode conseguir mais barato.

Custos com alimentação, transporte e gastos do dia a dia

Para os gastos do dia a dia, como alimentação, transporte e etc, 50 euros por dia é uma boa referência. Se for ficar em Host Family ou tiver refeições na escola, melhor ainda. 50 euros por dia durante 30 dias seriam aproximadamente R$ 8.000 na cotação atual (jul/2023).

Visto

Por fim, para cursos de espanhol de até 3 meses de duração não é necessário visto para entrar na Espanha. Você pode entrar no país diretamente como turista.

Vale lembrar que trabalhar na Espanha é permitido somente para cursos com mais de 6 meses de duração.

Resumindo…

Resumindo tudo, esses são os gastos que você terá durante 1 mês de intercâmbio na Espanha (fazendo tudo na opção mais barata):

ItemDescriçãoValor
Curso (mais barato)4 SemanasR$ 3.500
Acomodação (mais barato)4 SemanasR$ 5.400
Seguro Viagem1 mêsR$ 600
VistoNão é necessário –
Passagem aéreaIda e VoltaR$ 3.500
Alimentação, transporte e gastos do dia a dia1 mêsR$ 8.000
Total do pacote de 1 mês na EspanhaR$ 21.000
Valores de Referência para 1 Mês de Intercâmbio na Espanha em 2023.

1 mês de intercâmbio de espanhol na Argentina

Fazer um intercâmbio de 1 mês na Argentina é perfeito para você que quer dar uma turbinada no espanhol sem ter que ir para muito longe. Nosso país vizinho é repleto de experiências e está de portas abertas para recebê-lo e ensinar muito!

Em 1 mês é difícil sair fluente, mas já dá para dar aquela alavancada no idioma e aprender a se virar em muitas situações.

Enfim, quanto custa 1 mês de intercâmbio na Argentina, estudando em cidades como Buenos Aires, Mendoza, Córdoba, Bariloche e outros?

O investimento total para estudar na Argentina por 1 mês, fazendo tudo na opção mais barata, será de R$ 10.400. Confira com mais detalhes o que compõe esse valor:

4 semanas de curso de espanhol

4 semanas de curso de espanhol durante seu intercâmbio na Argentina custarão em média R$ 3.100 a R$ 6.100, a depender do padrão da escola e quantidade de horas aula. Esses valores normalmente já incluem matrícula, material e outras taxas do curso.

Ah, legal de dizer que intercâmbio é que nem atacado, quanto mais semanas/horas você compra, mais barato fica. 

Quando eu fiz o intercâmbio na Argentina, fechei o curso direto lá com uma escola indicada pelo Hostel. É também um opção, ante as opções que as agências mais comumente vão oferecer, como a COINED.

Estadia de 4 semanas

Para 4 semanas de acomodação, o valor pode variar de R$ 1.700 a R$ 5.000, dependendo de onde você for ficar. Esta diferença é entre ficar em um Hostel em quarto compartilhado com várias pessoas, ou ter um quarto individual em casa de família com café e janta.

E localização e proximidade com o centro da cidade também é um fator que pode afetar muito o preço.

Seguro viagem

Ainda mais, o seguro viagem para a Argentina custa em torno de R$ 600 para todo o período do intercâmbio.

Passagem aérea

Quanto a passagem aérea, R$ 1.400 é um bom valor de referência para Buenos Aires, Cordoba ou Mendoza. Para a Patagonia ou Bariloche, considere em torno de R$ 1.800. Contudo, pesquisando e planejando bem, você pode conseguir mais barato.

Custos com alimentação, transporte e gastos do dia a dia

Como turista na Argentina, gastei por volta de R$ 120/dia o que pode ser também uma boa referência para você se manter por lá. Para 4 semanas, considere o total de R$ 3.600.

Além disso, se morar perto da escola e puder ir caminhando, se fizer suas refeições em casa e outras medidas para economizar, é possível fazer o intercâmbio gastando ainda menos.

Visto

Boa notícia: não é necessário visto para estudar na Argentina!

Resumindo…

Resumindo tudo, esses são os gastos que você terá durante 1 mês de intercâmbio na Argentina (fazendo tudo na opção mais barata):

ItemDescriçãoValor
Curso (mais barato)4 SemanasR$ 3.100
Acomodação (mais barato)4 SemanasR$ 1.700
Seguro Viagem1 mêsR$ 600
VistoNão é necessário –
PassagemIda e VoltaR$ 1.400
Alimentação, transporte e gastos do dia a dia1 mêsR$ 3.600
Total do pacote de 1 mês na ArgentinaR$ 10.400
Valores de Referência para 1 Mês de Intercâmbio na Argentina em 2023.

1 mês de espanhol no Chile

O Chile é, junto com a Argentina, um dos principais destinos dos Brasileiros, seja para viajar ou para aprender espanhol. Nesse sentido, fazer 1 mês de intercâmbio de espanhol no Chile é uma ótima opção para quem deseja aproveitar as férias para conhecer paisagens incríveis e ainda aprender um novo idioma.

Finalmente, quanto custa 1 mês de intercâmbio no Chile?

O investimento total para estudar no Chile por 1 mês, fazendo tudo na opção mais barata, será de R$ 10.800. Confira com mais detalhes o que compõe esse valor:

4 semanas de curso de espanhol

Primeiramente, 4 semanas de curso de espanhol no Chile custam em torno de R$ 3.000 a R$ 5.200, a depender do padrão da escola e da quantidade de horas aula contratada. Além disso, eles valores já incluem matrícula, material e outras taxas do curso.

Acredito que no Chile, assim como o que fiz no intercâmbio na Argentina, fechar o curso direto lá com uma escola indicada pelo Hostel também seja uma opção, ante as opções que as agências mais comumente vão oferecer, como a COINED ou a Ecela Spanish.

Estadia de 4 semanas

O valor para 1 mês de estadia no Chile pode variar de R$ 1.800 a R$ 5.300, dependendo da localização e tipo de estadia.

Seguro viagem

R$ 500 para todo o período do intercâmbio.

Passagem aérea

Ainda mais, para a passagem aérea, R$ 1.000 é um bom valor de referência para voos para Santiago, que é onde você chegaria para estudar em Valparaíso ou Viña del Mar também.

O preço da passagem pode variar muito, chegando até a R$ 3000 dependendo do destino no Chile, data da viagem, antecedência da compra, entre outras coisas.

Custos com alimentação, transporte e gastos do dia a dia

Para os gastos do dia a dia, R$ 150/dia é um bom valor de referência para você se manter por lá! Em um mês, isso corresponde ao total de R$ 4.500.

Visto

Por fim, também não é preciso visto para estudar no Chile.

Resumindo…

Resumindo tudo, esses são os gastos que você terá durante 1 mês de intercâmbio no Chile (fazendo tudo na opção mais barata):

ItemDescriçãoValor
Curso (mais barato)4 SemanasR$ 3.000
Acomodação (mais barato)4 SemanasR$ 1.800
Seguro Viagem1 mêsR$ 500
VistoNão é necessário –
PassagemIda e VoltaR$ 1.000
Alimentação, transporte e gastos do dia a dia1 mêsR$ 4.500
Total do pacote de 1 mês no ChileR$ 10.800
Valores de Referência para 1 Mês de Intercâmbio no Chile em 2023.

Simulador – Quanto custa um intercâmbio de Espanhol?

De maneira rápida e fácil com nossa calculadora de intercâmbio de Espanhol, veja valores de referência para intercâmbio de espanhol na América do Sul, Latina e Espanha.

Conclusão – vale a pena fazer um intercâmbio de espanhol?

Para concluir, sim, vale muito a pena fazer um intercâmbio de espanhol! Primeiramente, o espanhol é um idioma muito vantajoso para nós brasileiros, devido a nossa integração com o Mercosul e com os demais países latino-americanos.

Além disso, se trata de um idioma com várias semelhanças em relação ao português, sendo mais fácil de aprender!

Por fim, existem dezenas de opções de destinos para o seu intercâmbio de espanhol. Nesse sentido, um intercâmbio de espanhol pode sair muito mais barato que um de inglês por exemplo, devido a possibilidade de escolher um país mais próximo e com menor custo de vida.

E aí, preparado para o seu intercâmbio de espanhol?

Preencha o formulário abaixo e receba diversos orçamentos de Intercâmbio das agências parceiras do I&V, preenchendo o formulário abaixo!