10 motivos porque fazer intercâmbio na Espanha

Se você deseja aprender espanhol em sua mais pura essência, Espanha é o seu destinos. Além de ser um dos principais países europeus, você encontrará certa familiaridade com o Brasil ao começar a conviver no país. Estas são apenas alguns dos motivos porque fazer intercâmbio na Espanha!

Para quem deseja estudar na Espanha, a variedade de cursos de aprendizado na língua espanhola ou até mesmo de especializações acadêmicas são muito grandes. Algumas cidades, inclusive, são referências de ensino acadêmico profissional, enquanto outras, no espanhol para intercambistas.

Com tantos destinos para estudar espanhol no seu intercâmbio, o que não faltam são razões para fazer estudar na Espanha e para isso se tornar uma das melhores experiências da sua vida.

Vamos nessa?

1) Escolas e Universidades

A Espanha é um país cheio de riqueza cultural e educacional. Porém, é necessário escolher a cidade certa para que você consiga ter conforto e bom resultado de aprendizado durante o intercâmbio na Espanha.

Barcelona, por exemplo, é uma das principais referências de escola de negócios e empreendedorismo com instituições como o Esade e a Iese.

Já Salamanca é considerada a principal cidade universitária do país. A universidade local, a Universidad de Salamanca, é a principal referência de estudos da Espanha e a terceira faculdade mais antiga de toda a Europa. Inclusive, esse foi o destino do meu intercâmbio.

E as principais cidades especializadas em espanhol para intercambistas são:

  • Valência
  • Almería
  • Barcelona
  • Salamanca

2) Possibilidade de estudar e trabalhar

Muitas pessoas não sabem, mas a Espanha possibilita e facilita a vida de estudantes que desejem estudar e trabalhar no país.

Para conseguir trabalhar durante seu intercâmbio na Espanha, é necessário ter o visto específico de estudante, estar devidamente matriculado em uma escola e ter a comprovação em seu visto.

3) Clima definido

O clima da Espanha é muito familiar com o do Brasil, fazendo com que a adaptação seja muito mais fácil.

No verão, é possível viajar ao litoral e aproveitar as praias de Barcelona ou conhecer as ilhas de Maiorca e Ibiza. Com certeza, são um dos locais mais bonitos de todo o país.

A temperatura no verão, inclusive, é bastante mutável. Você poderá iniciar o dia com 30ºC e ao entardecer, se deparar com temperaturas de 14ºC. Já durante o inverno, você poderá se deparar com temperaturas de até -15ºC (principalmente ao norte do país) vivendo da Espanha.

4) População receptiva

Espanha – Karina Carneiro

Sei que ao decidir fazer intercâmbio, a adaptação com o país escolhido pode ser um grande fator de decisão. Na Espanha, porém, a população é extremamente receptiva com estrangeiros, principalmente com brasileiros.

Os moradores locais são extremamente solícitos e sempre que possível, ajudam para que a vida do estudante seja a melhor possível durante o intercâmbio na Espanha.

5) Segurança

O País também é extremamente seguro para se viver. Segundo dados divulgados pela Better Life, a Espanha configura com a posição de 9,2%, atrás de países como Eslovênia, Islândia e Noruega.

Particularmente, vivi pessoalmente situações envolvendo a questão da segurança e pude comprovar que sim, a Espanha é realmente um dos países mais seguros para o intercambista viver na Europa.

Ainda não é suficiente? Segura que tem mais motivos para estudar na Espanha!

6) Vida Noturna

Para quem prioriza uma boa vida noturna fazer intercâmbio na Espanha é uma excelente opção. O país é considerado um dos mais animados do bloco europeu, e a similaridade de costumes e comportamento com os brasileiros, facilita a comunicação e os passeios. Não é à toa que os estrangeiros apelidam como “España: Fiesta y Siesta”.

Vida noturna na Espanha – Karina Carneiro

Para quem gosta de barzinhos, as opções são as mais variadas. Os pubs universitários também garantem boas risadas e diversão garantida.

Já para quem gosta de baladas e uma noite mais agitada, são muitas as opções. Na temporada de verão, inclusive, as baladas costumam abrir relativamente cedo, as 21h15. Porém, neste horário, o sol ainda não se pôs e você pode vivenciar a experiência única de entrar em uma balada à luz do dia.

7) Alimentação

Para quem preza por alimentação de qualidade, estudar na Espanha será simples. O país tem uma comida bem parecida com a brasileira, prezando bastante por carboidratos como arroz e batatas. Inclusive, é possível encontrar pratos com batatas em todos os cantos. Desde purê até tortas.

Para quem gosta de Paella, é possível encontra-la em dia fixo nos bares e restaurantes do país, onde o preço costuma ser mais acessível. Todas as quartas feiras, três a cada cinco restaurantes estarão vendendo a comida típica espanhola, assim como a feijoada no Brasil.

Outra iguaria que vale a pena ser experimentada é o Jamón. O presunto espanhol pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o sabor incomparável fará com que você abandone outras opções de café da manhã ou lanches à tarde.

As “tapas por la tarde” também são clássicas, principalmente se você estiver estudando na Espanha fora do eixo Madri-Barcelona. As tapas são cafés da tarde entre amigos, que são extremamente populares em dias como terças e quintas, podendo encontrar promoções excelentes que incluam uma boa caña (chopp).

8) Transporte

O transporte também é um dos fatores que podem te ajudar na tomada de decisão de estudar na Espanha. A locomoção é extremamente simples, com diversas opções de locomoção como os ônibus, metrôs, bicicletas e até mesmo caminhada.

Se você estiver em Madri ou Barcelona, a utilização do metrô será o mais viável, pela agilidade e conforto.

Agora, se você estiver em cidades mais afastadas das metrópoles, prepare-se para caminhar. Em Salamanca, por exemplo, é possível resolver tudo a pé (se você estiver morando no Centro), poupando bastante dinheiro durante seu intercâmbio na Espanha.

9) Multiculturalismo

A Espanha é extremamente acostumada a receber pessoas de todo o mundo para aprender espanhol, principalmente durante as temporadas de verão. E por isso, o multiculturalismo pode tornar sua experiência de viagem ainda mais fascinante.

Se você escolher uma cidade especialista em ensino para intercambistas, poderá ter a oportunidade de conviver com alunos de todos os lugares do mundo e professores de diferentes nacionalidades que hoje, já residem no país.

Portanto, se você quer aprender o idioma e ainda ter uma experiência cultural diferenciada, o intercâmbio na Espanha pode ser interessante para você.

10) Turismo

Sevilha, Espanha - Foto Pexels
Sevilha, Espanha – Foto Pexels

Uma das partes mais fascinantes da Espanha é que, por se tratar de um país relativamente pequeno, você consegue explora-lo com maior facilidade. Para que consiga ter uma noção, cruzar o país no eixo Madri-Barcelona pode demorar cerca de 14 horas. 

Além do turismo dentro do país, podendo conhecer cidades extremamente ricas em cultura como Salamanca, Ávila, Segóvia, Valência e Sevilla, o acesso a outros países europeus costuma ser simples.

Dependendo da época em que deseje viajar, é possível encontrar passagens de avião para Paris por 40 euros. Outra opção que também é muito utilizada para o turismo, são os trens de alta velocidade.

Curiosidades

Algumas curiosidades também são interessantes de serem abordadas como motivos para fazer intercâmbio na Espanha. Selecionei algumas para você, abaixo:

Siesta

Sabe aquela história de dormir depois do almoço? Na Espanha isso é uma regra sagrada. Se você não viver em Madri ou Barcelona, fatalmente se deparará com o sistema da Siesta. O comércio e todos os pontos turísticos fecham as portas após o almoço para o cochilo pós almoço.

Horários da Siesta na Espanha – Karina Carneiro

Por um lado, você poderá descansar e viver a vida que sempre sonhou. Por outro, se deseja conhecer a cidade ou fazer algo interessante, precisará se contentar com locais públicos, já que tudo estará realmente fechado.

Se te perguntarem: Por que estudar na Espanha?

Já sabe a resposta… Porque dá para dar uma cochilada no almoço! 🙂

Horários

A vida do espanhol costuma ser bastante dinâmica em relação aos horários. Na verdade, o dia de trabalho ou letivo começa a partir das 09h da manhã e o horário de almoço já se inicia as 12h30.

Enquanto isso, você poderá aproveitar muito o dia, já que o entardecer (principalmente no horário de verão) começa a partir das 22h15.

Conclusão sobre porque fazer intercâmbio na Espanha

Além de você ter uma experiência incrível, em um dos melhores países da Europa, estudar na Espanha poderá fazer com que você tenha uma nova visão do universo latino e da língua espanhola em geral.

Além disso, são muitas as opções de lazer, entretenimento e a qualidade de vida que você poderá aproveitar durante sua estadia no país.

Por fim, porque não curtir as lindas praias e baladas da Espanha?

E aí? Pronto para começar seu intercâmbio?

Preencha o formulário a abaixo e faça como mais 50 mil pessoas! Fale com várias agências parceiras do I&V e comece a planejar seu intercâmbio na Espanha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *