5 cidades para fazer intercâmbio na Espanha
Saber escolher as melhores cidades para fazer intercâmbio na Espanha é fundamental. Cada lugar tem uma característica e pode ser melhor para o curso que escolheu.
Se você está começando a planejar sua viagem e está buscando mais informações sobre o país, essas informações te ajudam a ter mais clareza de seus objetivos.
Quer aprender espanhol? Vem comigo que vou te mostrar os melhores lugares para fazer intercâmbio na Espanha.
5) Estudar em Madrid
Madrid é uma das principais cidades do mundo e também uma das opções de intercâmbio para quem deseja estudar espanhol.
A capital da Espanha é ideal para quem gosta de movimentação, estudo e opções de lazer e diversão. Afinal, a metrópole consegue atender a todos os público com grande facilidade.
Porém, se você deseja realmente se dedicar a aprender espanhol na cidade, deverá estar preparado para os custos de vida altos que a região exige do intercambista.
Apesar das diversas opções de escolas cursos de espanhol na língua nativa, são poucas as que podemos afirmar serem especializadas em estrangeiros.
Para você que vai estudar, uma das melhores opções da região é a Don Quijote, uma das principais referências da região.
População de Barcelona: 6.642 milhões
Pontos positivos:
- Fácil adaptação com o clima e população
- Principal cidade da Espanha
- Entretenimento garantido
- Transporte público de fácil acesso
Pontos negativos:
- Cidade com custo de vida elevado para os padrões de intercâmbio
- Sem muitas opções de estudo de qualidade para intercambistas
4) Estudar espanhol em Barcelona
Dispensando apresentações, Barcelona é um dos principais para quem foca em trabalho, lazer ou estudos. Por isso, acaba sendo uma das melhores cidades para fazer intercâmbio na Espanha.
A segunda maior metrópole do país conta com diversas opções de entretenimento, riqueza cultural e um leque de possibilidades para quem deseja trabalhar e estudar na Espanha. A região pode ser interessante para quem deseja fazer intercâmbio de espanhol ou para quem deseje fazer cursos de extensão profissionais, principalmente administração e direito.
Por ser uma das principais cidades do País, você precisa se preparar também para o alto custo de vida. Mesmo tendo à disposição, excelentes opções de estudo, lazer e entretenimento, viver na região costuma ser mais caro do que em outras cidades. Barcelona acaba perdendo apenas para Madrid.
Uma das melhores escolas para estudar na Espanha é a Sprachcaffe, especializada em ensinar espanhol para adultos.
Um outro ponto que você precisa estar atento é o de que mesmo estando dentro da Espanha, o espanhol não é a língua oficial da região. Em Barcelona, se predomina o idioma em Catalão, podendo causar confusão mental em quem tem o objetivo de aprender espanhol.
Inclusive, essa “divisão” separatista do sul da Espanha já causou muita polêmica, onde Barcelona até nos dias de hoje, vem buscando a independência da capital, para se tornar um novo País.
População de Barcelona: 5.515 milhões
Pontos positivos:
- Fácil adaptação com o clima e população
- Segunda principal cidade da Espanha
- Diversas opções de estudo para a língua espanhola e cursos acadêmicos
- Opções de lazer e entretenimento
- Fácil sistema se transporte público
Pontos negativos:
- Maiores distâncias para chegar ao destino final
- Uma das cidades mais caras do País
- Cursos de espanhol com valores mais elevados
- Catalão é a língua predominante da região
3) Fazer intercâmbio em Málaga
Málaga também é uma excelente opção entre as melhores cidades para fazer intercâmbio na Espanha. Bela, receptiva e com um dos valores mais acessíveis para quem deseja estudar intercâmbio a curto e médio prazo.
Por ser uma cidade menor se compararmos com destinos como Valência e Barcelona, ela possui muita riqueza cultural e enfoque nos estudos. Málaga é uma das menores cidades de Andalucía e por isso, o custo de vida em si costuma ser acessível.
Com um clima mais instável, você precisa estar preparado para sair de casa com sol e voltar com chuva. Mesmo assim, ainda é uma excelente opção para se viver.
Na região, não existem muitas escolas locais voltadas ao intercâmbio na Espanha, mas você poderá encontrar excelentes franquias que são fortes em todo o território nacional, como o Colegio Cervantes.
População de Málaga: 569.005
Pontos positivos:
- Fácil adaptação com o clima e população
- Cidade pequena e de fácil localização
- Excelente opção com enfoque nos estudos
Pontos negativos:
- Cidade pequena e sem tantas opões de lazer e entretenimento
- Pessoas locais costumam ser mais reservadas
- Gastronomia bastante regional
2) Fazer intercâmbio na Espanha – Valência
Valência é o terceiro maior estado do país e uma das principais referências de cidades para intercâmbio na Espanha. O local é uma das principais referências de ensino na língua nativa para brasileiros.
Inclusive, Valência é uma das principais referências para quem deseja estudar o ensino médio forma do país por conta da alta didática que os professores de escolas públicas e privadas oferecem.
O clima, inclusive, é um dos mais parecidos com o Brasil. Predominantemente quente na maior parte do ano, alcançando picos de mais de 40ºC entre junho a agosto, durante o inverno a temperatura não desce mais do que 10ºC.
Entre uma das maiores referências para quem deseja estudar e morar na Espanha, podemos relacionar as escolas ADOS Spanish School e EUROACE.
População de Valência: 2.531 milhões
Pontos positivos:
- Fácil adaptação com o clima e população
- Uma das principais referências para quem quer aprender o idioma
- Diversas opções de estudo e entretenimento
- Você terá praias à disposição em dias de lazer
Pontos negativos:
- Distâncias maiores para chegar ao centro da cidade
- Movimentação intensa (uma das metrópoles do país)
- Gastronomia bastante regional
1) Cidades para fazer intercâmbio na Espanha – Salamanca
Ao começarmos a falar de destinos para intercâmbio na Espanha, Salamanca aparece no topo da lista. Considerada uma das principais cidades universitárias da Europa, você conseguirá ter um ensino de alta qualidade por lá.
Podemos entender a importância da região ao procurarmos sobre o exame de proficiência na língua espanhola. O DELE é a prova oficial por atestar seus conhecimentos em espanhol. Os responsáveis pelas aprovações e correções do teste são profissionais da Universidad de Salamanca, se mostrando uma excelente cidade para fazer intercâmbio na Espanha.
Localizada a apenas 02h de ônibus da capital Madrid, Salamanca apresenta um clima agradável, pessoas receptivas e excelentes opções para quem deseja estudar e morar na Espanha. Além disso, a cidade apresenta excelentes opções de lazer e entretenimento tanto no período diurno, quanto no noturno.
É possível encontrar diversas instituições qualificadas no ensino de espanhol para estrangeiros, como o Colegio Delibes e o Colegio Cervantes.
População de Salamanca: 333.649
Pontos positivos:
- Fácil adaptação com o clima e população
- Aprendizado do espanhol sem vícios de linguagem
- Estações bem definidas
- Melhores instituições de ensino
Pontos negativos:
- Se você não estiver acostumado a andar a pé ou em ruas com muitas ladeiras, isso pode se tornar um grande problema
- Por ser uma das melhores cidades para fazer intercâmbio na Espanha, acaba sendo uma das mais caras do País
- O ônibus é um dos principais meios de transportes para te conectar com outros estados
Como escolher as melhores cidades para fazer intercâmbio na Espanha?
Agora que você já conhece quais são os melhores lugares para fazer intercâmbio na Espanha, você precisa avaliar quais são os fatores mais importantes e decisivos durante sua moradia no país.
O estudo é o seu foco principal? Trabalhar está nos seus planos? Entretenimento é um fator relevante na sua tomada de decisão?
O que podemos afirmar é que, independentemente da cidade que você escolha, o aprendizado na língua nativa está garantido.
Partiu estudar na Espanha? 🙂