O que é um Associate Degree?

Você já ouviu falar em associate degree? Aqui no Brasil, estamos acostumados com basicamente dois tipos de diploma de graduação: o bacharelado e a licenciatura.

No entanto, há um terceiro tipo de diploma muito comum nos Estados Unidos e no Canadá: o associate degree (diploma de associado). Parecidos com os cursos técnicos brasileiros, os associate degrees são uma opção bastante popular entre estudantes internacionais.

Se você ainda não conhece esse tipo de graduação, está no lugar certo: nesse artigo, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de diploma.

Menu do artigo:

Afinal, o que é um Associate Degree?

O que é um associate degree?
O que é um associate degree? Foto de Matt Ragland no Unsplash.

O associate degree nada mais é que um tipo de graduação (mais comum nos EUA e no Canadá). Normalmente eles possuem cerca de 2 anos de duração e se assemelham aos cursos técnicos que temos aqui no Brasil.

Um associate degree pode ter duas finalidades:

  • Pode ser realizado como uma preparação para um curso de bacharel;
  • Ou pode ser uma qualificação por si só, ajudando a melhorar as perspectivas no mercado de trabalho.

Os associate degrees comumente são oferecidos nas Community Colleges (faculdades comunitárias), mas também podem ser encontrados nas Junior Colleges e faculdades técnicas.

Por fim, normalmente os cursos de associate degree se concentram nas áreas de negócios, comércio, computação/TI, artes, engenharia e tecnologia, etc.

Qual a diferença entre um Bacharelado e um Associate Degree?

Em primeiro lugar, ambos são considerados cursos de graduação (undergraduate degree, em inglês). Ou seja, ambos podem ser iniciados após o aluno terminar o Ensino Médio. Contudo, para fazer uma pós-graduação (MBA, mestrado, PhD, doutorado…) é preciso ser bacharel.

Além disso, outra diferença está na duração dos cursos: enquanto os associate degrees têm duração média de 2 anos, um curso de bacharelado leva cerca de 4 anos para ser concluído.

Ainda mais, os custos de um associate degree costumam ser muito menores, e o processo seletivo muito menos concorrido. Portanto, esse tipo de curso pode ser uma alternativa para estudantes que não atendem aos requisitos de ingresso em um bacharelado ou que não possuem condições de pagar por ele.

Como entrar?

Para entrar em um Associate Degree nos EUA é necessário ter completado o High School (Ensino médio). Além disso, algumas instituições vão pedir que você tenha uma nota geral média (GPA – grade point average) em certo patamar.

Por fim, você vai precisar fazer o ACT ou o SAT, que é o ENEM americano. Caso você já seja formado em um College (Gradução), não precisará do SAT.

Tipos de Associate Degree

Existem, basicamente, 4 tipos de associate degree:

  • AA (Associate of Arts);
  • AS (Associate of Science);
  • AAA (Associate of Applied Arts);
  • AAS (Associate of Applied Science).

Em geral, a principal diferença é que o AA e o AS são mais focados na preparação para um curso de bacharelado específico, enquanto os cursos “aplicados” (applied) focam na preparação para a carreira e mercado de trabalho.

Vantagens e desvantagens de um Associate Degree

Vantagens e desvantagens de um Associate Degree
Vantagens e desvantagens de um Associate Degree. Foto de Charles DeLoye no Unsplash.

Confira as principais vantagens e desvantagens em fazer um associate degree.

Vantagens do Associate Degree:

  • Maiores chances de ser admitido em uma universidade americana;
  • Possibilidade de validar as matérias do associate degree no bacharelado, começando o curso já pulando um ano ou até dois. Ou seja, você não precisa cursar as disciplinas do associate novamente no bacharelado;
  • O associate degree costuma ser mais barato e fácil de ingressar;
  • Vantagem no mercado de trabalho com relação a quem só possui o Ensino Médio.

Desvantagens:

  • As universidades americanas são mais exigentes do que as community colleges; por isso, se o seu objetivo for fazer um associate degree para depois ingressar no bacharelado, saiba que você pode se sentir um pouco “perdido” no começo;
  • Não é possível validar o associate degree no Brasil;
  • É um curso pouco reconhecido no quesito pesquisa.

Conclusão

Como vimos, o associate degree é um tipo de graduação bastante popular nos EUA e Canadá, e pode ser uma opção interessante para estudantes estrangeiros.

Nesse sentido, além de ser mais barato, o associate dá a oportunidade de entrar direto do 2º ou 3º ano de um bacharelado, por meio da validação das disciplinas cursadas. Além disso, ele também pode ser usado por si só para conseguir uma melhor qualificação no mercado de trabalho.

Portanto, o associate degree é mais uma opção para você que quer realizar o sonho de estudar nos Estados Unidos.

Pronto para estudar nos Estados Unidos ou outro destino? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de uma só vez. Receba várias cotações e destinos e prepare-se para embarcar!