Como se preparar para o ENEM?

Um dos momentos mais esperados pelos jovens estudantes brasileiros é, sem dúvidas, o dia da prova do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova só acontece em novembro, mas é preciso se preparar para o ENEM durante o ano todo para conquistar uma boa pontuação. Com isso, você aumenta as suas chances de entrar na universidade dos seus sonhos e realizar o curso desejado.

Começar um cursinho pré-vestibular pode ser uma boa opção, mas muitos estudantes não possuem essa oportunidade ou decidem estudar por conta própria. Para esses estudantes, é fundamental se planejar com antecedência, criar um cronograma de estudos e usar o tempo disponível a seu favor.

Por isso, nós trouxemos neste artigo algumas dicas para te ajudar a se preparar para o ENEM sozinho. Confira!

Como se preparar para o ENEM sozinho
Como se preparar para o ENEM sozinho – Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels

1. Leia o edital

O primeiro passo parece simples, mas é fundamental que seja realizado atentamente: leia o edital completo. Assim como quem se prepara para concursos públicos, o estudante que está se preparando para o ENEM também deve conhecer bem o edital.

Dessa forma, além de se informar a respeito dos conteúdos cobrados na prova, você também encontrará os critérios de correção da redação e outras importantes regras que deveriam ser conhecidas por todos os inscritos.

2. Prepare um local para estudar

Primeiramente, é importante que você organize um local calmo, arejado e silencioso para estudar. Acredite, você irá se concentrar muito mais se conseguir um local onde você possa ficar só com seus livros, cadernos e anotações. Além disso, mantenha o seu espaço organizado, a fim de diminuir as distrações durante os estudos.

Por isso, converse com a sua família. É importante que eles entendam o valor desse momento para você e conheçam a sua rotina – horários em que estará estudando, etc.

3. Classifique os conteúdos do mais fácil para o mais difícil

Após checar no edital quais os conteúdos que poderão ser cobrados na prova, separe aqueles que são mais difíceis para você dos que são mais fáceis. Dessa forma, você saberá priorizar e focar mais naquelas matérias que são o seu “calcanhar de Aquiles”.

Ao identificar os conteúdos em que você tem mais dificuldade, já tenha em mente reservar um tempo maior para eles quando montar o seu cronograma de estudos.

4. Monte um cronograma de estudos

Primeiramente, se você quer ter um bom desempenho no ENEM, é preciso ter planejamento. Deixe para trás o velho hábito de virar noites estudando perto das provas e comece a se organizar para ler um pouco das matérias todos os dias.

Nesse sentido, criar um cronograma de estudos ajuda muito a manter o foco e a disciplina. Veja os conteúdos cobrados e defina o tempo que dedicará a cada um deles durante a semana. Além disso, defina prioridades: reserve mais tempo para o estudo daquelas disciplinas que você não domina tanto, e menos tempo para aquelas nas quais você já está craque.

5. Faça provas antigas

Antes de mais nada, fazer provas antigas é uma ótima forma de se preparar para o ENEM e ir se acostumando com o estilo do exame. Além disso, ao fazer provas antigas você consegue ir tendo uma noção de quais são os assuntos que mais caem e como eles são cobrados.

Desse modo, o ideal é reservar cerca de 2 horas semanais para resolver as provas nos 6 meses que antecedem o ENEM. Além disso, vários sites e cursinhos online fazem simulados com correção TRI, o que também é uma ótima estratégia.

6. Leia sobre atualidades

Um espaço importante das provas do ENEM – e da tão temida redação – é destinado às atualidades. Por isso, além de focar nos conteúdos escolares, como matemática, física e etc, é preciso estar por dentro do que acontece no mundo e em como isso afeta a nossa realidade.

Para isso, não deixe de acompanhar o noticiário por meio de jornais, TV e, é claro, a nossa aliada internet.

7. Treine para a redação

Na hora de se preparar para o ENEM, muitos estudantes ficam ansiosos só de pensar na redação. Mas calma, com foco e dedicação você perceberá que é possível estudar e aprender redação assim como qualquer outra matéria, e que no fundo ela não passa de uma “receita de bolo”.

Para se preparar, leia, esteja por dentro dos assuntos da atualidade e, principalmente, escreva muito. Tente escrever pelo menos uma redação por semana, tendo como base os temas atuais. Desenvolva seu pensamento crítico, explore diversas ideias e argumentos e, sem dúvidas, você estará pronto quando a prova chegar.

8. Busque o equilíbrio

Se dedicar aos estudos é importante, mas não deixe de cuidar de você enquanto faz isso. Se alimente bem, faça exercícios físicos e cuide da sua saúde mental em todo o caminho. Além de estudar, reserve um período do seu dia para suas atividades de lazer – acredite, isso faz toda a diferença no longo prazo.

O ENEM é como uma maratona. E como em qualquer maratona, só consegue dar conta quem, além de treinar muito, chega com a saúde em dia e a cabeça no lugar.

9. Se estudar sozinho não der certo, considere um cursinho

O estudo é algo muito individual e o que dá certo para uma pessoa, pode não dar para outra. Nesse sentido, mesmo com todas as informações de como se preparar para o ENEM, muitos estudantes encontram dificuldades em percorrer esse caminho sozinhos.

Portanto, se esse for o seu caso, considere se inscrever em um cursinho preparatório. Existem muitas opções no mercado, tanto online quanto presenciais, bem como opções de bolsas de estudos e cursinhos solidários. Nós já trouxemos algumas boas opções para você dar uma olhada.

Conheça os planos de Cursos Online Preparatórios para o ENEM do Descomplica e entra na universidade dos seus sonhos.

Conclusão

Agora que você já sabe como se preparar para o ENEM, não perca tempo: dê início ao seu planejamento. E o principal: busque manter a disciplina mesmo quando a motivação for embora; é o foco que irá te deixar mais perto de realizar seu sonho.

Leia todas as dicas que encontrar, e no final absorva aquilo que fizer sentido para você. Lembre-se sempre que as experiências são muito individuais, mas com paciência você encontrará a dinâmica que funciona dentro da sua rotina.