Melhores Cursos Para se Preparar para o ENEM: Online e Presencial

Está em dúvida sobre qual o melhor cursinho para se preparar para o ENEM? Confira nesse post os melhores cursos online e presencial para se preparar e entrar na faculdade dos seus sonhos.

Antes de mais nada, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é hoje uma das principais formas de ingresso no ensino superior do Brasil. O exame, composto por 180 questões e uma redação, é dividido em dois domingos de aplicação de prova, cujo resultado é divulgado em meados de janeiro de cada ano.

Nesse sentido, investir em um curso preparatório é uma ótima ferramenta para otimizar o tempo de estudo e se preparar de forma mais eficiente. Hoje, há diversas opções de cursinhos no mercado, seja de modo online ou presencial.

Nesse post, trouxemos os cursinhos mais cotados e bem avaliados em ambas as modalidades. Confira nossas recomendações!

Menu do artigo:

O que analisar na hora de escolher um curso preparatório para o ENEM?

Cursinhos para o ENEM
Cursinhos para o ENEM – Windows no Unsplash

Que existem várias opções de cursinhos no mercado, você já sabe. Mas o que levar em conta na hora de escolher o melhor para você? Confira nossas dicas:

1. Preço

Em primeiro lugar, os valores dos cursinhos variam muito dependendo da escola, da modalidade (presencial ou online), do tempo de curso, etc. Desse modo, você precisa primeiro ter em mente o quanto poderá gastar por mês com o cursinho, e assim ir filtrando as suas opções.

Ainda mais, caso você não possua condições financeiras para arcar com as mensalidades, é possível ir atrás de bolsas de estudos ou cursinhos comunitários ou populares.

2. Horário

Outro ponto bastante importante a ser analisado é qual o melhor horário para estudar. De manhã? À tarde? Ou você trabalha e seria melhor estudar à noite? Normalmente, os cursos presenciais oferecem aulas em todos esses períodos.

Além disso, a flexibilidade de horários é um ponto positivo dos cursinhos online: normalmente, o aluno tem a liberdade de estudar a qualquer hora do dia, de acordo com o que for melhor para ele.

3. Estrutura

Ainda mais, na hora de escolher o seu cursinho preste atenção na estrutura oferecida pela instituição. Alguns pontos importantes a se analisar são:

  • Oferece simulados para o ENEM?
  • Possui contato direto com os professores para tirar dúvidas?
  • Caso seja presencial, como é o espaço do cursinho? Possui salas de aulas espaçosas e confortáveis? Possui espaços para estudos, biblioteca, etc?

4. Índice de aprovação

Por fim, se você procura uma métrica para saber se o curso realmente ajuda seus alunos a ingressarem nas universidades, o índice de aprovação te dá essa resposta. Procure pela média daquela instituição no ENEM, e também por quantos alunos daquele curso foram aprovados nas principais universidades do país.

5 melhores cursos online para o ENEM

Cursos online para o ENEM
Cursos online para o ENEM – Compare Fibre no Unsplash

Agora que você já tem uma noção do que levar em conta na hora de escolher um cursinho, confira a nossa lista com os 5 melhores cursos online para o ENEM.

1. Descomplica

Em primeiro lugar, o Descomplica é um dos cursinhos online mais famosos entre os estudantes, com ótima reputação e um bom índice de aprovação. Presente no mercado desde 2011, o cursinho é pioneiro entre os preparatórios à distância.

Ainda mais, o Descomplica oferta todo o seu material em vídeos dinâmicos e descontraídos, facilitando o aprendizado. Além disso, o curso conta também com aulões ao vivo.

Por fim, além do plano ENEM, o Descomplica também possui uma modalidade focada nos alunos que estão se preparando para os vestibulares de Medicina.

Vantagens

  • Aulas gravadas disponíveis para consulta posterior;
  • Aulões ao vivo;
  • Tira dúvidas semanais;
  • Avaliações semanais (40 questões);
  • Resumos e listas de exercícios para download;
  • Preço acessível.

Desvantagens

  • Número limitado de correções de redação, sendo necessário comprar correções extras;
  • Poucos simulados com correção TRI.

Conheça os planos de Cursos Online Preparatórios para o ENEM do Descomplica e entra na universidade dos seus sonhos.

2. Stoodi

Outro cursinho muito famoso entre os estudantes, o Stoodi oferece cursos intensivos e extensivos para o ENEM e vestibulares. Além disso, seu principal diferencial é a possibilidade de montar um plano de estudos personalizado para o seu objetivo.

Ainda mais, o Stoodi disponibiliza um acervo com cerca de 30 mil exercícios e mais de 6 mil aulas gravadas, além de simulados, monitorias, resumos e correções de redação.

Vantagens

  • Resumos de cada matéria disponíveis para download;
  • Preço acessível;
  • Plano de estudos personalizado;
  • Tira dúvidas com monitores.

Desvantagens

  • Não possui aulas ao vivo;
  • Apenas 1 correção de redação por mês;
  • Monitorias e simulados apenas para os planos mais caros.

Conheça os planos de Cursinho Online para o ENEM da Stoodi e entra na universidade dos seus sonhos.

3. Me Salva!

Antes de mais nada, o Me Salva! é um curso online para o ENEM fundado em 2012. Se você está em busca de uma plataforma intuitiva e direta, esse cursinho é para você: com videoaulas de 10 a 15 minutos, o Me Salva! oferece uma ajuda rápida e eficaz para aqueles que planejam ingressar no ensino superior.

Vantagens

  • Correção ilimitada de redações;
  • Aulas curtas e objetivas;
  • Plano de estudos personalizados;
  • Aulas ao vivo diariamente;
  • Simulados com correção TRI.

Desvantagens

  • Alguns alunos relatam que as aulas são muito resumidas/superficiais.

4. ProEnem

Primeiramente, o ProEnem é um cursinho preparatório focado exclusivamente na prova do ENEM. Isso significa que as aulas do curso são todas preparadas com base em questões do exame, além de o aluno ter acesso a um extenso acervo de exercícios que são corrigidos passo a passo nos vídeos.

Ainda mais, o ProEnem também conta com planos personalizáveis, revisões, aulas em tempo real, simulados, orientações de redação e monitorias.

Vantagens

  • Aulas e monitorias ao vivo;
  • 2 redações corrigidas por mês;
  • 6 simulados com correção TRI;
  • Materiais em PDF.

Desvantagens

  • Demora para correção das redações.

5. Estratégia

Antes de mais nada, o Estratégia Concursos se trata de uma plataforma muito conhecida entre os concurseiros de plantão, sobretudo nas carreiras jurídicas. Atualmente, o grupo lançou também a sua plataforma de cursinho preparatório para o ENEM: a Estratégia Vestibulares.

Nesse sentido, o curso oferece um plano de estudos personalizado para cada estudante, além de mentoria a qualquer hora e correção ilimitada de redações.

Vantagens

  • Aulas gravadas e ao vivo;
  • Revisões gratuitas;
  • Fórum de dúvidas;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Simulados.

Desvantagens

  • Simulados sem correção TRI;
  • Não possui um banco de questões significativo;
  • Preços um pouco mais elevados.

5 melhores cursos presenciais para o ENEM

Cursos presenciais para o ENEM
Cursos presenciais para o ENEM – javier trueba no Unsplash

Se você prefere uma metodologia mais tradicional, com aulas presenciais dentro de uma sala de aula de verdade, então é melhor dar uma olhada nos 5 melhores cursinhos presenciais do Brasil para o ENEM.

1. Colégio Bernoulli

Antes de mais nada, o Bernoulli é um dos mais tradicionais cursinhos pré-ENEM do Brasil. Natural de Belo Horizonte e Salvador, o cursinho se destaca pelo desempenho no ENEM: em 2017, sua média foi de 712,91 pontos.

O Colégio Bernoulli foi fundado em 2000 e desde então transformou a vida de milhares de estudantes, os preparando para entrar na universidade. Hoje, o colégio é um dos grupos educacionais mais sólidos do Brasil.

2. Colégio e Curso Elite

Localizado em Curitiba-PR, o Colégio e Curso Elite chama a atenção pelos resultados, com grandes médias no ENEM e muitas aprovações. O curso possui o diferencial de ofertar turmas específicas para cada objetivo, sendo assim, há turmas focadas nos vestibulares de Medicina, outras focadas em vestibulares como o do ITA, e por aí vai.

Além disso, segundo o próprio site da instituição, o Colégio e Curso Elite é responsável por mais de 40% das aprovações em Medicina na Universidade Federal do Paraná.

3. Colégio Ari de Sá Cavalcante

Primeiramente, o Colégio Ari de Sá Cavalcante se localiza na cidade de Fortaleza-CE. O Colégio oferece ensino de qualidade desde o ensino fundamental até o ensino médio e pré-vestibular. Além do excelente resultado no ENEM, os alunos do Ari de Sá também possuem um ótimo desempenho em olimpíadas científicas.

Ainda mais, além das aulas regulares, o colégio oferece suporte com aulas online, oficinas de redação, plantões, simulados, cursos de matemática, entre muitas outras coisas.

4. Poliedro

Com unidades em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Curso Poliedro é um dos mais completos cursinhos preparatórios para o ENEM do Brasil. No mercado desde 1993, é certo que milhares de alunos já alcançaram a tão sonhada aprovação com a sólida metodologia do Poliedro.

Referência em aprovação nos exames mais concorridos do Brasil, o Curso Poliedro assume a liderança das aprovações nos cursos de Medicina do Einstein e da Unicamp, além de ser também o curso pré-vestibular que mais aprova no ITA e no IME.

5. Colégio Objetivo

Por fim, o Colégio Objetivo foi criado em 1965 pelos estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto, para ser um pequeno curso preparatório para os estudantes que desejavam ingressar nos cursos de Medicina.

Em pouco tempo, a procura pelo Colégio Objetivo cresceu e atualmente o cursinho é um dos maiores do país, com diversas unidades no estado de São Paulo. Além da turma do curso pré-vestibular extensivo, o colégio também possui turmas focadas em Medicina e no ITA.

Conclusão

Existem muitas boas opções de cursos para se preparar para o ENEM, tanto presencial quanto online. O que vai definir qual a melhor opção de cursinho para você são os seus objetivos, sua disponibilidade e o quanto está disposto a investir em um curso.

Escolher um bom curso preparatório para o ENEM é muito importante, mas mais importante ainda é a sua disciplina e foco nos estudos durante esse período. Com dedicação e produtividade, é só uma questão de tempo até a aprovação chegar!