GUIA FIES – O que é, Modalidades, Inscrição, Saiba tudo agora!

Cursar uma faculdade e garantir o diploma de graduação sem dúvida é o sonho e objetivo de muitos brasileiros. Afinal, ter uma formação superior no currículo é um diferencial que abre muitas oportunidades na carreira profissional de qualquer pessoa. Se você, também almeja isso, mas suas finanças o impedem de colocar esse sonho em prática, investir no Fies 2023 pode ser a solução.

Criado há mais de duas décadas, o Fies é um programa que tem auxiliado milhões de brasileiros a ingressar em uma faculdade. Para isso, ele disponibiliza financiamentos a juros baixos, onde você faz o curso superior que deseja e só começa a pagar por ele depois de formado.

Ao longo desses mais de 20 anos de atividade, a iniciativa que virou Lei em 2001, já passou por diversas mudanças, visando melhor atender alunos e instituições. Inclusive, a mais recente, que foi intitulada como Novo FIES já está em vigor.

Mas, apesar de já existir há algum tempo, há quem ainda tenha dúvidas sobre o programa. Afinal, o que é exatamente o Fies? Como esse programa de financiamento estudantil funciona? Quais modalidades de financiamento oferece? Como se inscrever no Fies 2023?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Continue sua leitura e veja agora tudo o que precisa saber sobre o Fies 2023. Confira!

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil, popularmente como Fies, é um programa de financiamento voltado para estudantes de famílias de baixa renda que desejam fazer o Ensino Superior.

Criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), o programa já concedeu a milhares de estudantes brasileiros a possibilidade de financiar, parcialmente ou integralmente, a faculdade de sua escolha.

Ou seja, o Fies representa hoje não apenas uma modalidade de financiamento estudantil. Mas um importante instrumento para o acesso de jovens e adultos ao ensino superior.

Como funciona o Fies?

fies 2023
Como funciona o Fies 2023

Todo início de ano o MEC abre inscrições para o programa. Inclusive para o FIES 2023 elas aconteceram em março.

Os candidatos que são selecionados conseguem custear as mensalidades do curso, pagando apenas uma pequena taxa trimestral. Ao finalizarem a formação, os estudantes iniciam o pagamento do financiamento em si.

Dependendo da modalidade que o estudante escolher, os juros podem variar. Para os estudantes com mais baixa renda, eles podem chegar a zero, o que acaba sendo super vantajoso.

Quais são as etapas para conseguir o FIES 2023?

O processo para ingresso no FIES se inicia com a inscrição, que ocorre duas vezes ao ano, sempre antes do início de cada semestre. Depois que a inscrição é feita, o estudante passará por uma pré-seleção.

Nela, o estudante irá elencar três possíveis cursos para fazer, bem como a modalidade desejada. O MEC fará então a análise de cada caso.

Se selecionado, o estudante terá que completar o cadastro iniciado na pré-seleção e então ir até a faculdade e procurar pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA.

Em seguida, o aluno deverá apresentar toda a documentação solicitada para só então ir até a instituição financeira que irá conceder o empréstimo.

Como funciona o FIES 2023 durante o curso?

Durante a graduação o aluno precisará pagar apenas uma taxa trimestral. Ela é necessária para arcar com os encargos operacionais que são fixados no contrato. Além disso, o estudante também deverá fazer o pagamento de um seguro de vida durante a formação.

Mas tudo isso é estabelecido em contrato para dar mais segurança para o estudante, bem como para a instituição de ensino.

Amortização e Período de Carência

Até 2017, estudantes que tinham FIES possuíam um período de 18 meses carência após a conclusão do curso para iniciar o pagamento das mensalidades. Contudo, a partir de 2018 esse período deixou de existir.

Ou seja, assim que o estudante termina a sua graduação o período de amortização já se inicia. Além disso, algumas mudanças também entraram em vigor.

No caso de alunos que já tenham um emprego quando se formarem, ou que tenham uma empresa, as mensalidades são descontadas diretamente da fonte de renda. O valor leva como base um cálculo previsto pelo Governo Federal.

Já aqueles que não tiverem uma renda pré-estabelecida, o financiamento deverá ser pago mensalmente com o valor mínimo também estabelecido em contratado.

Como é calculado o valor do FIES 2023?

O cálculo do programa de financiamento estudantil tem como base dois itens principais. Um deles é o comprometimento da renda da família em relação a mensalidade do curso. E o outro é a renda familiar bruta.

Desse modo, o programa estabelece uma mensalidade que seja compatível com a renda familiar dos estudantes, mas que também arque com os custos da instituição de ensino. Vale destacar que o prazo para quitação da dívida é de, em média, 14 anos.

Como é feita a classificação?

No caso do FIES 2023, a nota do ENEM é usada como critério de classificação. Ou seja, o estudante precisa atingir uma nota de corte mínima para ser pré-selecionado.

Uma vez classificado, ele terá que completar sua inscrição e terá até 5 dias úteis para fazer a validação dos dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e posteriormente também validar as informações com o agente financeiro.

No caso dos candidatos não classificados, eles entram automaticamente em uma fila de espera. Nela, caso haja uma vaga não preenchida em um dos três cursos elencados na inscrição, o estudante pode ser contemplado.

Quem tem direito ao Fies 2023?

Podem participar do FIES 2023 estudantes que possuem renda per capita familiar de até três salários mínimos, isso no caso de financiamentos integrais.

Quem optar por financiamento parcial tem um limite de até cinco salários mínimos como requisito básico para ter direito ao programa de financiamento estudantil.

Além disso, para ter direito a participar ao programa, o estudante precisa, obrigatoriamente, ter feito o ENEM obtido uma nota superior a 450 pontos. O estudante também não pode ter zerado na redação do exame.

Um dos pontos positivos da iniciativa é que estudantes do ProUni também pode participar. Então, por exemplo, se você conseguiu 50% de bolsa pelo ProUni, pode financiar o restante pelo Fies.

Quem faz FIES paga alguma coisa?

Sim, ao contrário do ProUni onde o estudante tem os estudos custeados de forma parcial ou integral, no FIES 2023 ele está fazendo um financiamento. Ou seja, O Governo empresta o dinheiro para o estudante e depois ele precisa devolver através de parcelas.

No caso dos estudantes com financiamento parcial, eles precisam pagar, durante o curso, a porcentagem não financiada. Já no caso de quem financia 100%, os pagamentos do curso iniciam após a conclusão do mesmo.

Além disso, trimestralmente tem que pagar os juros incidentes sobre o financiamento que se exige para a contratação do programa.

Modalidades de contratação do Fies

O FIES 2023 já se enquadra dentro da nova versão do programa de financiamento estudantil. Logo, o estudante pode optar entre três modalidades. São elas:

·         Modalidade 1

Nessa modalidade, os estudantes que possuem uma renda familiar de até três salários mínimos podem financiar os estudos em uma faculdade a juros zero.

·         Modalidade 2

Modalidade que se destina a estudantes que possuem uma renda familiar inferior a cinco salários mínimos e que são das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nessa modalidade as taxas de juros variam conforme o banco escolhido para financiamento.

·         Modalidade 3

Também atende estudantes que tenham uma renda familiar de até cinco salários mínimos. Contudo, a abrangência vale para todas as regiões do Brasil. Nesse caso, as taxas de juros também variam conforme o banco.

Quais cursos participam do Fies?

Todo curso de graduação presencial, que tenha um conceito igual ou superior a três no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) é valido para financiamento pelo FIES 2023. Mas importante, o curso escolhido também precisa ser de uma instituição participante do programa.

Além disso, de acordo com o Ministério da Educação, no caso de Medicina, existem algumas variáveis que se adequam a particularidade do curso. Por isso, o ideal é consultar diretamente o site do programa.

Basta clicar aqui, selecionar o Estado, Município, Instituição e Local de oferta. O portal irá mostrar quais os cursos participantes.

Como se inscrever no FIES 2023

Para se inscrever no FIES é preciso ficar atento ao período que elas estão abertas. Geralmente elas iniciam logo no primeiro trimestre de cada ano.

Tendo em mente isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramnete, acesse o SiSFies;
  2. Em seguida, clique em “Primeiro Acesso”;
  3. Informe o seu CPF e a data de nascimento.
  4. Depois que fornecer seus dados, faça a verificação de segurança informando o código que irá aparecer na sua tela;
  5. O próprio sistema irá fazer uma verificação do candidato no Enem, bem como de suas notas nesse exame. Se você atender os pré-requisitos, o sistema irá liberar os próximos passos;
  6. A seguir você deverá informar um e-mail e criar uma senha de acesso para usar nas próximas vezes que você entrar no sistema do FIES;
  7. Em seguida, acesse a caixa de entrada do e-mail cadastrado e clique no link de ativação;
  8. Retorne ao site do SiSFies e clique agora em “Já sou cadastrado”;
  9. Depois, informe o seu CPF e senha para logar no sistema;
  10. Um formulário irá aparecer na sua tela, preencha ele com seus dados pessoais e demais informações solicitadas;
  11. Confira todos os dados e escolha a modalidade de sua preferência;
  12. Escolha também até três opções de curso dentre os que tem vagas disponíveis;
  13. Agora é só aguardar para saber se você foi um dos pré-selecionados.

Cronograma Fies 2023

O cronograma FIES 2023 já teve início, e abaixo nós listamos as datas para cada fase do programa. Confira!

  • As inscrições para o programa de financiamento estudantil vão de 7 a 10 de março de 2023.
  • A divulgação dos resultados da classificação, bem como a pré-seleção 14 de março de 2023;
  • Realização da inscrição complementar de quem foi pré-selecionado: de 15 a 17 de março de 2023
  • Pré-seleção dos candidatos da lista de espera: 14 de março de 2023.

Onde conferir o resultado FIES 2023

Os estudantes que se candidataram para o FIES 2023 poderão conferir os resultados diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponibilizado pelo Ministério da Educação.

Nele é possível conferir todas as etapas envolvendo o programa, desde os resultados das inscrições prévias, até a convocação para a lista de espera.

O que é o Novo Fies?

fies 2023
Novo Fies 2023

O P-FIES é a nova versão do programa de financiamento estudantil. Agora, a iniciativa contempla três modalidades, cada qual com juros e condições de pagamento específicas como explicamos anteriormente.

Ele continua a funcionar como o antigo FIES, no sentido de necessitar da nota do ENEM. Contudo, agora, além da nota de corte mínima, o estudante também não pode ter zerado na redação.

Cobrança

Outra mudança que ocorreu com a nova versão do financiamento estudantil é a possibilidade de cobrança judicial da dívida. Ou seja, se você deseja realmente ingressar no programa é preciso tomar a decisão com sabedoria pois, caso haja atraso nos pagamentos, estará suscetivel a sofrer ações judiciais por parte do banco financiador.

Mudança de curso enquanto o financiamento acontece

Antes, o estudante que tinha conseguido o financiamento podia mudar de curso a hora que quisesse. Contudo, a partir do FIES 2023, para autorizar a mudança, será preciso atender a nota de corte mínima, caso contrário a mudança não é feita.

Dispensa da nota do ENEM em algumas modalidades

No caso do P-FIES também houve a extinsão de algumas exigências em relação versão tradicional. Por exemplo, no novo Fies não se exige mais a nota do ENEM para participação no programa.

Além disso, em suas modalidades também não há mais limitação por renda.

Quais as instituições parceiras que já disponibilizam o P-FIES?

Dentre as instituições que já disponibilizam o P-FIES estão:  Banco da Amazônia; Banco do Nordeste; Pravaler.

Portanto, agora você sabe o que é e como funciona o FIES 2023. Então, se cursar uma faculdade é o seu objetivo não deixe de aproveitar essa oportunidade. Faça sua inscrição no programa e garanta seu ingresso no ensino superior.