Tudo sobre ProUni 2023
Nos últimos anos, houve a criação de vários programas para facilitar o acesso de estudantes ao Ensino Superior. Um deles é o Programa Universidade para Todos (ProUni) que concede bolsas de estudos parciais ou integrais a estudantes brasileiros que não podem pagar uma faculdade particular. Esse ano, o ProUni 2023 em sua primeira etapa ofertou mais de 288 bolsas em cursos de graduação.
Essa quantidade representa o recorde de bolsas disponibilizadas pelo programa desde sua criação há 18 anos. Ao todo, foram mais de 570 mil candidatos que já participaram do programa. Em 2022, apenas no Estado de São Paulo a iniciativa concedeu mais de 100 mil bolsas.
Se você, assim como muitos, também deseja participar do programa e garantir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular, então é importante saber mais sobre o ProUni 2023, como ele funciona. E, principalmente ficar atento quanto aos prazos de inscrição e as notas de corte, já que o acesso está diretamente ligado às notas do ENEM.
Acompanhe conosco essa leitura e veja agora tudo sobre o ProUni 2023, seu funcionamento, as novas regras e como você pode fazer a sua inscrição. Confira!
O que é o ProUni e como ele funciona?
Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que, assim como o Fies e tantos outros, visa facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao Ensino Superior.
Para isso, o ProUni fornece bolsas parciais ou integrais a estudantes que não possuem condições de pagar uma faculdade particular.
O candidato contemplado no programa que conseguir uma bolsa parcial, terá que custear uma parte da mensalidade do curso. Já quem conseguir uma bolsa integral, faz o curso de graduação sem precisar pagar nada de mensalidade.
Vale lembrar que as bolsas ProUni tem validade até o final do curso. Mas, para isso, é necessário que o estudante cumpra com todos os requisitos definidos pelo programa nesse período.
Quem pode participar do ProUni?
Podem participar do ProUni 2023 estudantes de baixa renda que atendam os critérios estabelecidos pelo programa (iremos falar mais deles nos próximos tópicos). Além disso, o candidato também precisa ter feito o ENEM, pois o programa usa a nota do exame como critério de classificação.
É possível utilizar as notas do ENEM referentes às últimas duas edições da prova antes do ano de inscrição. No caso de 2023, por exemplo, é possível utilizar a nota de 2022 ou de 2021.
Desse modo, o estudante que deseja obter uma bolsa pelo ProUni para cursar o ensino superior precisa ficar de olho na data da prova, e planejar os estudos para obter uma boa pontuação no exame.
Qual a nota mínima para entrar no ProUni?
Para poder participar do ProUni, o estudante precisa, obrigatoriamente, ter obtido nota superior a zero na redação. Além disso, a média de notas do exame deve ser superior a 450 pontos.
A média é obtida através da divisão de todas as notas que o candidato obteve durante a prova, por cinco.
Caso o estudante consiga uma nota superior a 450 pontos, mas tenha zerado na redação, por exemplo, automaticamente ele já não poderá participar do programa.
ProUni 2023 – Quais são os tipos de bolsa oferecidos?
Nessa iniciativa, são ofertadas bolsas parciais e integrais para cursos de faculdades que sejam parceiras do programa. Essas bolsas são disponibilizadas obedecendo alguns critérios socioeconômico conforme veremos mais adiante.
Nas bolsas integrais, os estudantes têm todos os cursos referentes a mensalidade pagos pelo Governo. Já no caso das parciais, o Governo paga 50% e os alunos precisam arcar com o restante dos custos.
Quem tem bolsa parcial pode buscar outros programas para custear os outros 50% de custos?
Sim! Os estudantes que conseguirem aprovação para bolsas parciais, mas que não tiverem condições de pagar os outros 50%, podem participar de outras iniciativas para custear o restante dos gastos, como, por exemplo, o FIES.
Quais são os critérios para participar do ProUni?
Antes de se inscrever, é preciso saber tudo sobre ProUni em relação aos critérios de participação. Para ter direito a participar do processo de seleção, o estudante precisa atender à essas regras, que são:
- Ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escolas particulares, mas na condição de bolsista integral;
- O estudante precisa ter participado do Enem no ano anterior, obtendo nota média superior a 450 pontos.
- É preciso ter tirado nota acima de zero na redação do Enem.
- Atender aos critérios socioeconômicos, ou seja, ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos para concorrer a bolsas de 50% ou renda per capita de até 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsas de 100%.
Além disso, professores da rede pública no exercício do magistério da educação básica e que façam parte do quadro de funcionários efetivos também podem participar do programa.
Nesse caso, não há a necessidade de comprovação de renda. Contudo, essa modalidade só está disponível para o curso de pedagogia e licenciaturas como química, matemática, biologia, geografia, física, química, história e português.
Novas regras do Prouni
Desde 2022 novas regras passaram a valer para o Programa Universidade Para Todos. Elas foram criadas com o objetivo de ampliar a oferta de vagas, e ao mesmo tempo dar melhor direcionamento para preenchimento.
Veja a seguir o que muda com as novas regras do ProUni que já está em vigor para 2023.
Classificação
Agora a classificação leva em consideração a concorrência da modalidade escolhida pelo estudante, bem como turno, local, curso e instituição.
Dentro dessa modalidade, a uma ordem de prioridade para concessão das vagas, que é:
- Professores da rede pública que se inscreveram para concorrer a cursos de licenciatura;
- Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública;
- Estudantes que tenham estudado parte do ensino médio na rede pública e parte na rede privada, com bolsa integral;
- Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede particular, mas com bolsa integral;
- Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em rede particular com bolsa parcial ou com condição de não bolsista.
Nota do Enem
Outra mudança de regra que entrou em vigor em 2022 foi em relação a nota do ENEM. Até então somente a pontuação da última prova era válida.
Mas, desde o ano passado, as notas das últimas duas edições passaram a valer.
Cronograma do Prouni 2023
Anualmente o cronograma do ProUni é liberado tanto no site oficial do programa como no aplicativo. Por meio dele você pode ficar por dentro das datas de todas as etapas, desde as inscrições até a lista de espera!
Para 2023, a iniciativa está com o seguinte calendário:
- De 28 de fevereiro a 3 de março de 2023, fase de inscrições;
- 7 de março de 2023: divulgação do resultado da primeira chamada;
- De 7 a 16 de março de 2023: período para comprovação de informações da primeira chamada;
- 21 de março de 2023: Divulgação do resultado da segunda chamada;
- De 5 a 6 de abril de 2023: período de manifestação de interesse para quem deseja entrar na fila de espera;
- 10 de abril de 2023: Divulgação da lista de espera;
- De 10 a 19 de abril de 2023: período para comprovação das informações de quem foi convocado da lista de espera.
Importante, o MEC divulga anualmente tudo sobre ProUni para que os estudantes possam se programar para se inscreverem. Por isso, se você acabou perdendo alguma data neste ano, fique atento ao site do órgão para o ano que vem e já se programar para fazer a inscrição.
Como se inscrever no ProUni 2023?
A inscrição no ProUni 2023 é feita de forma 100% online! Tudo o que você precisa fazer é seguir o passo a passo abaixo, nas datas estabelecidas no edital divulgado pelo próprio Ministério da Educação (MEC).
- Acesse o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior do MEC;
- Faça o login usando o GOV.BR
- Um formulário irá aparecer na tela. Preencha ele com suas informações pessoais, tomando o cuidado de verificar se elas estão corretas antes do envio;
- Em seguida, escolha quais são seus cursos de interesse, incluindo modalidade, turno e instituição;
- Agora, selecione se você deseja participar pelo sistema de cotas ou por ampla concorrência;
- Confirme a inscrição.
Seguindo os passos acima você garante sua inscrição no programa de bolsas e então é só aguardar a divulgação dos resultados.
O que é a nota de corte do Prouni?
A nota de corte é a pontuação mínima que você precisa ter para ficar entre os pré-selecionados. Um detalhe importante é que o programa analisa esse dado diariamente, cruzando a quantidade de inscrições com o número de vagas ofertadas.
Importante, a nota de corte é o pilar de tudo sobre ProUni. Se você não tiver a pontuação suficiente, não há como conseguir uma bolsa.
Contudo, também tenha em mente que só porque você atingiu a nota de corte, não é garantido a classificação para o curso desejado. Tudo vai depender da concorrência das bolsas.
Como é a concorrência no Prouni 2023?
Basicamente, a concorrência do ProUni 2023 se dá apenas entre os candidatos que optam pelas mesmas definições. Sejam elas relacionadas ao curso, ou então a modalidade de bolsa, a faculdade ou campus. Por isso, a note de corte relacionada a um curso pode ser diferente de outro, ainda que ambos sejam feitos na mesma faculdade.
Sobre as bolsas remanescentes Prouni
Assim como para as vagas normais, para as remanescentes é necessário fazer a inscrição online, que é feita diretamente na página do programa.
Se você já fez o cadastro previamente, basta informar o seu CPF e senha de acesso. Caso contrário, você pode fazer na hora.
Assim que você fizer o login o próprio sistema irá detectar se você está adepto ao precoce seletivo das vagas remanescentes. Em caso positivo, é possível se candidatar.
Caso o candidato entre na seleção para a segunda chamada, poderá comparecer na instituição de Ensino escolhida e realizar a matrícula.
Como funciona a lista de espera do ProUni 2023?
O candidato que não recebeu a convocação na primeira e nem na segunda chamada, é possível se inscrever na lista de espera do ProUni. Ela é aberta após a divulgação das duas chamadas anteriores, bem como comprovação das informações dos estudantes.
Para se inscrever, é só entrar no Portal do Acesso Único, onde são feitas todas as etapas do Prouni. Após a inscrição, é só aguardar a divulgação do resultado da lista de espera e então a convocação para comprovação de informações.
Quais as faculdades que participam do programa?
O ProUni 2023 não está presente em todas as faculdades do Brasil. Contudo, a lista de parceiras do programa só aumenta a cda ano
Você pode consultar quais são as participantes diretamente no Portal de Acesso Único do Ministério da Educação. Para isso basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o Portal de Acesso Único do MEC;
- Em seguida vá para a aba de consulta pública;
- Clique na opção Pesquisar Bolsas;
- Depois que fizer isso, clique em Procurar por Instituição;
- Agora você deverá digitar o nome da instituição que deseja saber se é parceira do ProUni;
- Por fim, clique em pesquisar.
O próprio sistema irá identificar se a faculdade é ou não parceira da iniciativa. Se sim, ele irá mostrar as seguintes informações:
- Quais são os cursos que disponibilizam vagas para bolsistas do programa;
- Se o curso disponibilizado é tecnológico, licenciatura ou então bacharelado;
- Qual o turno do curso ofertado;
- Qual seria o valor da mensalidade para aquela formação;
- Qual a quantidade de vagas para bolsas parciais ou então integrais do prouni;
- Qual a quantidade de bolsas para o sistema de cotas (pessoas com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Importante ressaltar que as faculdades não têm a obrigatoriedade de fornecer vagas de bolsas para o programa. Além disso, algumas disponibilizam vagas apenas para formações e turnos específicos. Por isso, é interessante pesquisar quais são as opções mais próximas de você.
Portanto, agora que você já sabe tudo sobre Prouni 2023, não deixe de se programar para fazer a sua inscrição! Essa é uma excelente alternativa para ingressar em uma faculdade e dar continuidade aos seus estudos para garantir boas oportunidades em sua carreira profissional.