Bolsas em Universidades: Como Funcionam as Melhores Opções
Fazer uma faculdade sem dúvida é uma experiência que abre muitas portas na carreira profissional de uma pessoa. Contudo, nem todos possuem dinheiro suficiente para cursar uma universidade. Se este também é o seu caso, saiba que existem meios que viabilizam o acesso a uma formação superior. As bolsas em universidades são uma delas.
Disponíveis para instituições privadas e públicas, as bolsas universitárias podem auxiliar no custeio de várias despesas do aluno. Desde a mensalidade em si, até gastos com alimentação, moradia e transporte.
Contudo, para ter acesso a uma bolsa do gênero, é preciso atender a alguns requisitos, que costumam variar conforme cada instituição de ensino.
Nesse artigo vamos mostrar como funcionam as bolsas em universidades, quais os tipos e como você pode aumentar as suas chances de conseguir uma. Por isso, se o seu objetivo é entender mais sobre esse incentivo e o que fazer para consegui-lo, continue lendo e fique por dentro deo tudo sobre o assunto. Confira!
Como funcionam as bolsas em universidades?
As bolsas de estudos nada mais são que um suporte financeiro para os estudantes custearem seus estudos. Geralmente é o Governo, ou até mesmo as próprias instituições de ensino que ofertam as bolsas.
Além disso, essa iniciativa pode ser oferecida de forma parcial ou então integral. No primeiro caso o custeio é de 100% do valor da mensalidade. Já no segundo apenas uma parte, e o aluno precisa arcar com a outra parte do valor da mensalidade.
É importante deixar claro que cada instituição e cada tipo de incentivo tem uma dinâmica própria, bem como critérios que o candidato deve atender.
Por exemplo, o ProUni é o programa do Governo mais conhecido que concede bolsas para ingresso de estudante ao ensino superior. Para obter bolsas pelo programa, além da comprovação de baixa renda, o aluno precisa ter obtido uma nota de corte mínima e atender diversos outros critérios.
E, assim como acontece com o ProUni, também ocorre com vários outros programas de incentivo financeiro estudantil. Por isso, antes de fazer sua inscrição, procure se informar a respeito do programa de bolsas em universidades que deseja participar.
Qual o melhor tipo de bolsa para faculdade?
De modo geral as bolsas em universidades funcionam sempre dando suporte financeiro para o aluno. O que muda é o foco para concessão das bolsas.
Nesse sentido, elas podem se dividir entre os seguintes grupos:
Bolsas econômicas
Tem como objetivo auxiliar pessoas que possuem baixa renda e que desejam cursar o ensino superior. Exigem a comprovação da renda familiar, e geralmente que o aluno mantenha um padrão de notas elevado durante todos os semestres.
Bolsas de auxílio amplo
São bolsas em universidades que possuem critérios mais amplos, atendendo um número maior de alunos. Elas podem atender desde quem tem uma renda mais baixa, até quem tem um bom desempenho nos estudos, por exemplo.
Bolsas esportivas ou artísticas
Essas bolsas são voltadas pessoas que se destacam em determinadas habilidades esportivas ou artísticas e que podem ser utilizadas pela universidade. Nesse caso, o aluno precisa manter o bom desempenho na modalidade para garantir a continuidade da bolsa.
Bolsas acadêmicas
Bolsas cuja concessão é feita aos alunos que possuem um excelente desempenho acadêmico, ou para aqueles que participam de algum tipo de mentoria ou projeto científico. Nesse tipo de bolsa também é fundamental que o estudante mantenha o bom desempenho durante todo o curso para manutenção do benefício.
Programas de bolsas de estudo de instituições privadas
Dentre os programas de bolsas para faculdades existentes atualmente, o ProUni é o mais famoso e o mais procurado entre os brasileiros.
Esse programa se destina a estudantes de baixa renda que desejam fazer um curso de graduação, bem como cursos sequenciais, como pós-graduação e mestrado em uma faculdade particular.
Para poder participar da seleção dessa bolsa, o aluno precisa obrigatoriamente da nota do ENEM. E com as mudanças feitas em 2022, hoje são válidas as notas das últimas duas edições do exame.
Programas de bolsas em universidades públicas
São concedidas através do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Essa é uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e que tem como objetivo incentivar a pesquisa no Brasil.
Através dele existem diversas bolsas em universidades, tanto para a graduação como para pós-graduação, mestrado e doutorado. O mais interessante é que a entidade possui iniciativas para quem deseja estudar tanto dentro como fora do Brasil.
Além disso, também existem as bolsas fornecidas pela a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Essa é uma entidade ligada ao Ministério da Educação.
Bolsas em universidades x Financiamento universitário
Além das bolsas em universidades, o financiamento estudantil também é uma possibilidade para quem deseja custear os estudos de Ensino Superior. Contudo, apesar de ambos terem a mesma finalidade, eles possuem dinâmicas diferentes que vale a pena conhecer, até mesmo para que entenda a diferença entre elas.
Bolsas em universidades
São programas onde o aluno tem seus custos pagos, e que não precisa devolver o dinheiro. O Governo ou a instituição que concedeu o benefício é que se encarrega de custear os gastos.
Por conta disso, inclusive, que os critérios para aprovação são mais rigorosos e que o estudante precisa manter uma média elevada para garantir a manutenção do benefício.
No Brasil, o ProUni é o principal programa do gênero.
Financiamento estudantil
Já no caso do financiamento estudantil, o estudante também tem seus estudos custeados, mas, posteriormente, ele precisará devolver o dinheiro usado para isso. É literalmente um empréstimo que ele está fazendo.
De modo geral as condições de pagamento tendem a ser mais acessíveis para os estudantes. Além disso, em caso de financiamentos como o FIES, o aluno só precisa pagar pequenas taxas ao longo do curso, e após a conclusão da graduação, é que as mensalidades do empréstimo começam a ser pagas de forma efetiva.
Qual a melhor alternativa?
Para quem não deseja se preocupar com os custos do estudo, seja agora ou então no futuro, a melhor alternativa é a bolsa de estudos. Afinal, por meio delas, sobretudo das bolsas integrais, você pode ter acesso ao ensino superior sem pagar nada de mensalidade.
E mesmo que sua bolsa seja parcial, o abatimento que ela proporciona sobre o valor da mensalidade ainda é satisfatório.
Bolsas em universidades – Melhores lugares e instituições para conseguir
Atualmente existem diversas faculdades e plataformas que oferecem bolsas de estudos para quem deseja ingressar ou dar continuidade ao ensino superior. Abaixo listamos algumas das principais para você conhecer, confira!
· Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Reconhecido nacionalmente, o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) conta com bolsas de amplo alcance. Ela conta com um sistema de convênios com empresas que permite que empreendedores custeiem os estudos de seus colaboradores.
Além disso, também oferece modalidades de bolsa para militares e funcionários públicos.
· Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) de Minas Gerais
Para quem busca benefício por mérito, a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) de Minas Gerais também é uma excelente alternativa. Isso porque ela concede bolsas para os melhores colocados no vestibular.
Para se ter uma ideia, o aluno pode conseguir até 100% de benefício dependendo da sua pontuação dentro da prova. Então vale a pena se preparar para concorrer a esse vestibular.
· Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Para quem obteve uma boa pontuação no Enem, a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) também tem uma excelente iniciativa de bolsas de estudos. Basicamente o programa concede descontos na mensalidade proporcionais ao desempenho do aluno no exame.
A partir de 300 pontos já é possível obter um desconto de 10%. Já os alunos que obtiverem uma pontuação superior a 750, tem direito a 100% de bolsa.
Além disso, a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) também têm uma iniciativa de bolsa voltada para quem já tem mais de 60 anos. Nela o estudante consegue descontos de 30% a 60% nas mensalidades.
· Universidade de Franca (UNIFRAN)
Considerada uma das instituições de ensino superior mais conceituadas de São Paulo, a Universidade de Franca (UNIFRAN) também oferece a possibilidade de bolsas. Nesse caso, essa concessão é feita por meio da plataforma Quero Bolsa.
São mais de 70 cursos de graduação com disponibilidade de desconto, e quase 50 cursos de pós-graduação. As bolsas variam entre 25% e 30% e são liberadas a cada semestre, o que um ponto super positivo.
Isso porque, se você perdeu a data do começo do ano, por exemplo, pode tentar concorrer novamente na metade do ano novamente.
Como ganhar bolsas em universidades com 100% de desconto?
As bolsas de universidade são extremamente concorridas. Mas, para aumentar a suas chances de conseguir uma que cubra 100% dos seus gastos, nós separamos algumas dicas. Confira!
1. Faça o ENEM!
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um teste anual que, além de servir como comprovação da finalização do Ensino Médio, também pode ser utilizado como critério para aprovação em faculdades, bem como concessão de bolsas.
Boa parte das faculdades, principalmente as públicas, tendem a solicitar a nota de exame no vestibular ou na hora de classificar os alunos que têm direito a bolsa! Quanto maior for a nota do exame, maiores as chances de conseguir o benefício 100%.
No caso de quem está no último ano do Ensino Médio, não é necessário pagar taxa para realização do exame. Já os demais candidatos que optarem por fazê-lo, precisam pagar uma pequena taxa de inscrição. Lembrando ainda que é possível pedir isenção em alguns casos específicos.
2. Aproveite as chances que as empresas oferecem
Para aqueles que já atuam no mercado de trabalho, é possível verificar bolsas em universidades cuja concessão é feita através de parcerias entre empresas e instituições de ensino superior.
Diversas organizações brasileiras possuem parcerias do gênero que visam capacitar os colaboradores. Dependendo do tipo de graduação e da empresa onde você trabalha, ela pode arcar com parte dos custos ou com 100% deles.
As regras variam muito conforme o tipo de empreendimento, curso e parceria. Por isso o ideal é consultar o setor de recursos humanos para obter todas as orientações necessárias.
3. Invista em plataformas de bolsas em universidades
Atualmente também existem diversas plataformas de bolsas de universidade onde é possível encontrar diversas opções de programas do gênero. Elas funcionam como intermediadoras, ou seja, fazem a ponte entre o aluno e a instituição de ensino.
Dentre elas a Educa Mais Brasil e a Quero Bolsa se destacam. Isso porque é possível encontrar programas para graduações, pós-graduações, mestrados e até mesmo doutorados.
Outra grande vantagem das plataformas de bolsas é o processo de seleção e inscrição que é feito de forma 100% online.
4. Pesquise diretamente com a faculdade de seu interesse
Apesar de existirem programas de bolsa de abrangência nacional, outra forma de obter esse tipo de benefício é falando diretamente com a faculdade de seu interesse. Diversas instituições de ensino disponibilizam vagas ou acabam ficando com vagas remanescentes de programas acadêmicos mais internos.
Em alguns casos, por exemplo, a bolsa pode ser concedida em troca de estágios dentro da própria instituição. Também existe a possibilidade do aluno manter uma média mais elevada, garantindo assim uma bolsa acadêmica.
5. Faça uma agenda de bolsas em potencial e se programe!
Um dos motivos para muitos alunos acabarem não conseguindo bolsas 100% é porque eles perdem as datas corretas para inscrição, comprovação de informações e até mesmo matrícula!
Por conta disso, o ideal é que você crie uma agenda um na antes de começar os processos para entrar nesse tipo de programa. Dessa forma, você poderá se programar para não acabar perdendo uma data, e com isso uma oportunidade de ouro.
Fique de olho na abertura das inscrições das principais bolsas da atualidade, mas, também, de processos que possam auxiliar na obtenção do benefício, como, por exemplo, o próprio ENEM.
Agora que você já sabe mais sobre como funcionam as bolsas em universidades, aproveite para se preparar para concorrer a esses programas. Existem várias alternativas para os estudantes brasileiros, e você pode dar o próximo passo na sua vida acadêmica, sem ter que se preocupar com os custos dos estudos.