Qual a Diferença entre Graduação, Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo, Pós-graduação e Stricto sensu?

Chega um momento da vida em que é necessário decidir se especializar para definir uma carreira. Então é justamente nesse momento que surge a dúvida sobre que tipo de especialização a fazer. Afinal, existe diferença entre Bacharelado Licenciatura e Tecnólogo? O que é exatamente a pós-graduação? Stricto sensu você já ouviu falar nesse termo?

São muitas dúvidas e questionamentos que deixam qualquer pessoa ainda mais confusa. Mas, não se preocupe, nesse artigo vamos esclarecer as principais diferenças sobre cada uma dessas especializações. Confira!

Diferença entre Graduação Bacharelado Licenciatura  Tecnólogo

Uma boa qualificação profissional perpassa pela graduação e pós-graduação. A graduação, por sua vez, é dividida em 3 tipos: o Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Veja abaixo mais detalhes sobre a graduação e seus subtipos.

Graduação

Antes mesmo de você saber a diferença entre Bacharelado Licenciatura e Tecnólogo é necessário compreender o que é a graduação em si. Basicamente, a graduação se refere ao terceiro grau ou curso superior. É um curso que acontece após a conclusão do ensino médio.

Ela é ministrada em escolas universitárias ou então faculdades, que possuam autorização do MEC para funcionar. Agora confira abaixo as diferenças entre Bacharelado Licenciatura e Tecnólogo

Bacharelado

O bacharelado é o curso superior que permite uma ampliação da atividade profissional, podendo, inclusive, seguir a linha do ensino e pesquisa.

A conclusão do curso de bacharelado normalmente se dá entre 4 ou 6 anos. Com isso, após a conclusão do curso, o aluno recebe o título de bacharel na área de escolha.

Entre os cursos que normalmente são ofertados nessa categoria, estão:

  • Administração;
  • Agronomia;
  • Ciências contábeis;
  • Direito;
  • Engenharia;
  • Medicina e cursos da área da saúde;
  • TI e muitos outros.

Vale destacar que muitas são as profissões que exigem a formação em curso de bacharelado para que a pessoa possa atuar na área. Os brasileiros procuram muito esse curso, até porque a demanda de crescimento do mercado é grande em relação aos bacharéis.

A remuneração de quem faz um bacharelado, vai depender do tipo de profissão escolhida.

Quais são os locais que oferecem bacharelado?

Praticamente em todas as instituições de ensino superior oferecem esse tipo de curso. Ou seja, o aluno pode optar entre fazer seu curso de bacharelado em universidade privada ou então pública. O que acaba variando bastante é a oferta de cursos dentro da modalidade de bacharelado.

Sobretudo porque alguns cursos demandam mais estruturação da instituição e qualificação do quadro de professores.

Licenciatura

Para saber a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, também é preciso detalhar do que se trata a especialidade de licenciatura. No geral, a licenciatura também se refere a um curso feito logo após o ensino médio. Mas, nesse caso, o foco principal está na área de ensino. O objetivo base dos cursos de licenciatura é proporcionar aprendizagem e ensino a adultos, jovens e crianças.

Para cada tipo de ensino haverá um enfoque diferente. Por exemplo, se a escolha for pelo curso de pedagogia, então o público foco do curso será o público infantil.

Além disso, também é possível fazer curso de licenciatura por área de conhecimento. Após formado, recebe-se o título de licenciado em determinada área e pode atuar como professor em instituições púbicas ou então privadas. Seja no ensino infantil, fundamental, médio ou então no superior.

As licenciaturas são oferecidas nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Arte;
  • Biologia;
  • Ciências Naturais;
  • Educação Física;
  • Ensino religioso;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Informática;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Pedagogia;
  • Química;
  • Sociologia.

Mesmo sendo a licenciatura uma modalidade de ensino superior extremamente necessária, a demanda de mercado nessa área não é uma das melhores. Principalmente, pela falta de reconhecimento financeiro na área de atuação.

Mas, é necessário ter em mente que sem professor, não há como capacitar pessoas para as diversas áreas de atuação. Já que, todas as pessoas necessitam passar pelas mãos dos professores.

Uma diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo diz respeito a duração. No caso da licenciatura, a duração varia entre 4 e 5 anos, dependendo muito da área de ensino que deseja seguir. Além disso, os salários são variáveis, dependendo muito do segmento de atuação. Mas, vale destacar que as melhores remunerações advêm do serviço público.

Quais são os locais que oferecem licenciatura?

Há diversas universidades, assim como faculdades que oferecem cursos de licenciatura, podendo escolher entre as particulares e públicas.

No entanto, ao se interessar por um curso verifique se aquela instituição está cadastrada no MEC. E também qual a nota atribuída para garantir uma melhor formação acadêmica.

O tecnólogo se apresenta como um curso de menor duração, mas com máximo grau de enfoque em sua área de atuação. É um curso que prepara o estudante de forma bem específica.

São oferecidos mais no ramo da tecnologia da informação e administração. A duração varia entre 2 e 3 anos e ao se formar a pessoa recebe o título de tecnólogo. 

Atualmente entre os cursos tecnólogos disponíveis, estão:

  • Marketing;
  • Gestão de RH;
  • Processos Gerenciais;
  • Gestão de TI;
  • Logística;
  • Gestão Financeira;
  • Secretariado;
  • Gestão Comercial e outros.

A remuneração após formado vai variar conforme a área de atuação escolhida e o local de trabalho. Há empresas que têm receio ao contratar um tecnólogo, por ser um curso de menor duração, então fique bem atento.

Pensando nisso, é importante que você verifique se a instituição de ensino possui uma boa reputação e, assim como apresenta uma boa nota no MEC. Para que você tenha capacidade para se datar na área, por ter boa formação.

São cursos bem difundidos atualmente e você pode escolher entre o ensino público e privado. Vale pesquisar bastante.

Pós-graduação

A pós-graduação é a continuidade de ensino após o Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Ela se divide em 2 grupos, o lato sensu e stricto sensu. Veja a seguir a diferença entre eles:

Lato sensu

É destinado aos concluintes do Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo e varia dentro do grupo de especializações e MBA’s. Mas, vale destacar que os MBA’s são mais voltados para as áreas direcionadas à administração e ao mundo dos negócios.

A carga horária desse tipo de pós-graduação varia, mas o mínimo é 360 horas, podendo ter um tempo total entre 6 meses e 2 anos. Ao concluir esse tipo de ensino, você mantém seu título anterior de bacharel, tecnólogo ou licenciado, mas com a adição de especialista em uma determinada área.

Possuir um curso Lato sensu é muito importante para enriquecimento do currículo e melhor posicionamento no mercado de trabalho. Além disso, uma especialização com essa classificação é capaz de promover aumento do salário.

Sem falar, que é bem interessante para quem recentemente se formou, e quer estabelecer uma área para atuar com mais enfoque.

Quais são os locais que oferecem lato sensu?

É um curso de pós-graduação bem comum, então você pode decidir cursar no ensino privado ou público. Só é necessário ter em mente qual tipo de assunto deseja se especializar e se a instituição é capaz de oferecer com qualidade.

Stricto sensu

É um tipo de pós-graduação que tem foco na pesquisa, há duas modalidades: o mestrado e o doutorado. O aluno tem algumas disciplinas específicas para realizar no curso, mas a dedicação maior é na elaboração e argumentação da pesquisa. Vejamos a diferença entre eles:

Mestrado

O mestrado pode ser feito logo após a conclusão da graduação e possui uma duração média de 2 anos, quando concluído a pessoa recebe o título de mestre. Mas, para receber esse título é necessário apresentar uma dissertação no final do curso.

Com essa titulação melhora muito a remuneração do profissional e ele passa a ser habilitado a dar aulas em universidades.

Quais são os locais que oferecem mestrado?

Você encontra linhas de pesquisas de mestrado bem diversas em diferentes universidades, sejam públicas ou então privadas. É fundamental ter completa noção do que deseja estudar para então verificar se a universidade escolhida contempla bem sua necessidade.

Doutorado

Geralmente, o doutorado é o passo subsequente ao mestrado. É um curso mais complexo que envolve o desenvolvimento de uma tese. Ou seja, durante a pesquisa você deve procurar por uma descoberta científica.

Ao concluir o doutorado a pessoa recebe o título de doutor, estando habilitada para lecionar em universidades conceituadas. Em relação a remuneração, difere bastante, pois os doutores costumam ter salários bem altos.

Quais são os locais que oferecem doutorado?

Você pode cursar o doutorado no exterior ou se inscrever em uma linha de pesquisa de uma universidade pública. É fundamental que a pessoa tenha desenvolvido e publicado, vários artigos científicos, pois isso conta muito no momento da seleção, para a bolsa de doutorado.

É necessário passar por toda essa formação?

Isso depende do tipo de profissional que você almeja ser. Caso seu objetivo seja se destacar e ser o melhor na sua área, a resposta é sim! Você precisa de toda essa formação!

Não foque apenas no tempo que vai precisar dedicar, mas nos louros que esse estudo vai proporcionar.

Portanto, agora que você já sabe a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo e também compreender sobre as pós-graduações, pesquise pela especialização de sua preferência e não deixe de se qualificar.

Conheça os planos de Cursinho Online para o ENEM da Stoodi e entra na universidade dos seus sonhos.