Melhores Faculdades do Brasil

Afinal, quais são as melhores faculdades do Brasil? Esta é uma dúvida muito comum na rotina de quem busca por uma instituição de ensino superior para estudar. Acontece que devido a variedade de opções existentes no mercado, muitas vezes essa procura se torna um grande desafio.

Para te ajudar nessa empreitada mostraremos nesse artigo quais pontos deve considerar na hora de optar por uma faculdade brasileira. Além disso, listamos as 6 melhores universidades públicas e as 5 melhores faculdades privadas do Brasil para você conhecer. Confira!

Qual a importância de escolher faculdades do Brasil bem avaliadas pelo MEC?

O MEC (Ministério da Educação) é um órgão do governo responsável por fiscalizar instituições de ensino superior. Por meio de uma avaliação rigorosa, este órgão público atribui uma nota a todas as faculdades do Brasil, sejam elas públicas ou então particulares. De acordo com a nota atribuída, o MEC pode aplicar punições às instituições que vão desde a suspensão de vestibulares. Até impedimento da criação de novos cursos ou então de aumento de números de vagas e até mesmo o fechamento da instituição.

Dessa forma, escolher uma faculdade que seja bem avaliada pelo MEC é importante para que você não fique sujeito as punições. E também para que seu diploma seja bem visto e reconhecido no mercado de trabalho.

Como encontrar as melhores faculdades do Brasil?

Para encontrar as melhores Faculdades do Brasil é necessário analisar o ranking IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) no site do MEC. O IGC é a nota que o MEC atribui as instituições que varia de 1 a 5. Como via de regra, quanto mais próximo de 5, melhor é considerada a instituição. Por outro lado, quanto mais próximo de 1, a instituição passa a ter uma qualificação negativa.

Nesse sentido, quando recebe nota 3, a instituição é vista como intermediaria. Aplicada uma vez por ano, a avaliação que certifica a qualidade das faculdades do Brasil é realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), um órgão do governo atrelado ao MEC. Já os pontos levados em consideração para o IGC são os seguintes:

  • Análise da qualidade de todos os cursos ofertados pela instituição nos últimos 3 anos;
  • Avaliação da existência e desempenho dos programas de mestrado, bem como doutorado;
  • O nível de distribuição dos estudantes de graduação ou então pós graduação;
  • Resultados dos ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudos) entre outros.

Conheça as melhores universidades públicas do Brasil

faculdades do Brasil

Agora você já sabe como encontrar as melhores faculdades do Brasil. Mas, para facilitar a sua busca, separamos abaixo as universidades públicas mais bem avaliadas pelo MEC?  Confira!

1.      USP

A USP (Universidade de São Paulo) lidera os conceituados rankings das Melhores Universidades do Brasil. Criada em 1934 e com sede em SP, a USP possui 7 campis e 49 unidades espalhadas pelo estado. Com cursos na área de exatas, humanas e biológicas, a USP possui mais de 270 cursos de graduação. Além disso, nela atuam de mais de 6.000 professores para garantir um ensino de qualidade a mais de 80 mil alunos.

Fora isso, a USP possui infraestrutura de alto nível com piscina, pista de atletismo e quadras. Não é à toa que ela se enquadra como o maior complexo esportivo estudantil da América Latina.

2.      Unicamp

Inaugurada em 1966, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) possui sede em Campinas. Esta instituição de ensino superior possui uma grande rede de ensino, composta por 10 institutos e 14 faculdades distribuídos pelo estado de São Paulo.

Além disso, a Unicamp se destaca por possuir mais de 99% dos professores com título de doutorado. E também por produzir 8% das pesquisas no Brasil.

Sua infraestrutura ampla e completa também é um ponto de destaque. Isso sem contar o fato dela oferecer cursos em todas as áreas com nota 4 no MEC. Ao todo, a Unicamp forma mais de 2.500 profissionais todos os anos.

3.      UFRJ

Criada em 1920, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) também é considerada uma das melhores faculdades do Brasil. E parte disso se deve porque ela oferece mais de 140 cursos de graduação nas suas 29 unidades. Com sede principal na Cidade Universitária em Ilha do Fundão, a UFRJ possui uma infraestrutura completa, incluindo alojamento para os alunos de graduação.

Assim como as demais universidades dessa lista, a UFRJ oferece bolsas aos alunos das áreas de graduação e pós graduação. Com valor mensal em cerca de R$400, a bolsa incentiva a permanência na instituição.

4.      UNB

Fundada no ano de 1962, a UNB (Universidade de Brasília)é considerada uma das Melhores Universidades do Brasil por vários motivos. Para começar, ela possui mais de 21 centros de pesquisa especializados. Além disso, essa instituição oferece mais de 109 cursos de graduação com amis de 30 mil alunos matriculados.

Além disso, ela também conta com 26 institutos e faculdades ofertando cursos de graduação de exatas, biológicas e humanas.

Fora isso, a UNB possui ainda cursos de pós-graduação, alta participação na produção de pesquisas científicas e conta com um amplo corpo docente altamente capacitado.

5.      UFPR

Considerada também uma das melhores faculdades do Brasil, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) atua como pública desde 1950 na cidade de Curitiba.  Atualmente, a UFPR possui sede em mais 4 cidades do estado e possui também a opção de EAD (ensino a distância). Além de oferecer cursos de graduação, mestrado e doutorado nas mais diversas áreas.

Como diferencial, a UFPR se destaca por possuir uma infraestrutura completa que abrange hospitais universitários, centro de estacoes experimentais e diversas empresas juniores.

6.      UFRGS

Contando atualmente com mais de 95 cursos de graduações na área de exatas, biológicas e humanas, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) possui 27 unidades de ensino, onde 13 são institutos, 10 faculdades e 4 escolas. Localizada em Porto Alegre, esta instituição de ensino atua em diversas linhas de pesquisas e oferece também especialização, como mestrado e doutorado.

Além disso, a UFRGS é considerada uma das melhores faculdades do Brasil por possuir um corpo docente de excelência, infraestrutura de qualidade e políticas de assistência estudantil.

Melhores faculdades privadas do Brasil

Melhores Faculdades do Brasil
Melhores Faculdades e Universidades do Brasil

Se você está interessado nas faculdades privadas com maiores notas segundo o MEC, então chegou a hora de conhecer as melhores faculdades do Brasil privadas. Confira!

1.      PUC-Rio

Localizada no bairro da Gávea, a PUC (Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro), na área do Direito é uma dasmelhores faculdades do Brasil. Além disso, a PUC-Rio possui centro de estudos em tecnologia, ciência e também em ciências biológicas e da saúde. Com uma infraestrutura super completa e de qualidade, a PUC-Rio possui parceria com instituições estrangeiras.

Para facilitar a forma de ingresso, a instituição oferece descontos de até 75% com desconto garantido até o fim do curso de graduação.

2.      FAS também é uma das melhores faculdades do Brasil

Considerada uma das melhores faculdades do Brasil de ordem privada, a FAS (Faculdade Ari de Sá) fica localizada em Fortaleza e oferece até 55% de desconto para os alunos que deseja cursar graduação em alguma de suas unidades. Com 2 campus, a FAS oferece 17 cursos de graduação, assim como pós-graduação, na área de exatas, biológicas e humanas. Além disso, a Faculdade Ari de Sá possui um quadro de docentes diverso e capacitados.

Quanto a estrutura, a FAS possui salas climatizadas, bem como monitoramento do campus com câmeras e segurança, laboratório de informática e de psicologia, além de vários recursos multimídia para auxiliar na promoção do ensino aos alunos.

3.      EESP

A EESP (Escola de Economia de São Paulo) é outra universidade particular que também é considerada uma das melhores faculdades do Brasil. Referência na área de economia, a EESP conta com um corpo docente capacitado, sendo que alguns professores possuem também experiencia de campo, pois já atuaram diretamente no mercado financeiro.

Quanto a estrutura, a EESP proporciona aos seus alunos recursos multimidias, salas confortáveis, assim como segurança no campus. Além disso, nessa instituição de ensino também é possível cursar especializações na área de Economia.

4.      Mackenzie

Considerada também uma das melhoresfaculdades do Brasil, a Universidade Presbiteriana Mackenzie forma anualmente profissionais muito bem avaliados no mercado de trabalho. Isso porque a instituição alem de oferecer cursos em diversas áreas, possui um vestibular próprio para ingresso optando assim apenas pelos alunos com melhores notas.

Com uma infraestrutura completa, a Mackenzie possui sede em São Paulo, bem como unidades em Campinas e Barueri.

5.      EBAPE também é uma das melhores faculdades do Brasil

Especializada em administração pública, a EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) é considerada uma das melhores faculdades do Brasil por ser uma divisão da renomada fundação Getúlio Vargas. Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a EBAPE também conta com vestibular próprio para ingresso, mas também aceita a nota do ENEM.

Além disso, a instituição privada EBAPE oferece a possibilidade de bolsas de estudo com descontos especiais e também possui núcleos regionais espalhados pelo país.

Qual a melhor entre as faculdades do Brasil?

Para encontrar a melhor faculdade do Brasil basta seguir o ranking do IGC do MEC. Isso porque considerando a nota do MEC a garantia de que a universidade trará bons resultados no mercado de trabalho é alta. Além disso, muitos concursos aceitam apenas diplomas oriundos de instituições credenciadas pelo MEC.

 Além disso, na hora de escolher a faculdade é necessário considerar outros fatores como período e duração do curso de interesse. A concorrência no curso também é outro ponto que deve analisar. É importante verificar ainda as políticas de assistência estudantil oferecida pela instituição. E até os possíveis cursos de especialização que a instituição oferece.

Por fim, vale também considerar a possibilidade de intercâmbio pela instituição na hora de definir sua escolha.

E então, gostou de conhecer as melhores faculdades do Brasil? Já se interessou por alguma em específico? Ainda não?! Só não se esqueça que o IGC deve ser a base da sua escolha!

Pensou também em estudar no exterior? Veja mais sobre fazer Graduação, Pós, Mestrado ou Doutorado no Exterior!