[GUIA] Trabalhar em Dubai: Salários, Vistos, Áreas de Atuação e mais!

Estudar e trabalhar em Dubai pode ser uma opção incrível para quem busca passar um tempo fora do Brasil. Dubai é conhecida como a cidade do futuro e remete a muitas características marcantes, como a riqueza e a arquitetura exótica.

Nesse sentido, Dubai é cheia de encantos e pode fazer a sua experiência no exterior ser inesquecível. No entanto, muitas pessoas buscam por formas de diminuir os custos do intercâmbio, e trabalhar enquanto estuda em Dubai pode ser a opção perfeita para isso.

Por isso, se você quer saber tudo sobre como fazer para trabalhar em Dubai durante o seu intercâmbio, continue lendo este artigo!

Menu do artigo:

Quem pode trabalhar em Dubai?

Quem pode trabalhar em Dubai?
Quem pode trabalhar em Dubai? Foto de ZQ Lee na Unsplash.

Primeiramente, uma boa notícia: é possível trabalhar enquanto estuda em Dubai! Para isso, o aluno precisa ter no mínimo 18 anos, estar matriculado em um curso reconhecido com duração superior a 3 meses e carga horária mínima de 15 horas semanais.

Além disso, se trata de uma cidade bastante receptiva aos estrangeiros. Devido ao enorme crescimento que Dubai teve nos últimos anos, a necessidade por mão de obra se tornou evidente. Por isso, os Emirados Árabes dão acesso à trabalho para várias nacionalidades.

Outra vantagem é que a obtenção do visto para o país é relativamente simples. Com o visto de estudante já é possível trabalhar em Dubai e, diferentemente de outros países, o processo todo do visto é bastante facilitado, principalmente no que diz respeito à comprovação financeira.

Além disso, mais uma vantagem em relação a outros destinos é que em Dubai o intercambista pode trabalhar sem limite de horas. Ou seja, o estudante pode adaptar o trabalho ao curso e aproveitar ao máximo a possibilidade de fazer uma grana enquanto estiver no país.

Por fim, cabe lembrar que, se você não fala árabe, é importante já conseguir se comunicar bem em inglês para trabalhar em Dubai.

Resumindo, esses são os requisitos para trabalhar em Dubai:

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Visto de estudante ou de trabalho;
  • Para quem vai estudar e trabalhar, estar matriculado em um curso com duração superior a 3 meses e carga horária mínima de 15 horas semanais;
  • Nível avançado de inglês (ou árabe).

Vistos com acesso a trabalho em Dubai

Vistos com acesso ao trabalho em Dubai
Vistos com acesso ao trabalho em Dubai. Foto de Nataliya Vaitkevich.

Primeiramente, vale lembrar que para intercâmbios de até 3 meses, o estudante entra com visto de turismo, o qual não permite trabalhar. Por isso, se a sua intenção é estudar e trabalhar em Dubai, a opção mais fácil e comum é se matricular em um curso de inglês de 3 a 6 meses e obter o visto de estudante. Também existe a opção de visto para trabalho, se você já for sair do Brasil com contrato fechado com alguma empresa. Confira um pouco mais sobre essas duas opções abaixo:

Visto de Estudante – Short-Term Education Visa

Se você pretende estudar e trabalhar em Dubai durante o seu intercâmbio, deverá aplicar para o visto de estudante, chamado de Short-Term Education Visa. Ele permite que o intercambista estude e trabalhe sem limite de horas em Dubai.

Esse visto é indicado para brasileiros matriculados em cursos de inglês (ou outros cursos) com duração de 3 a 6 meses. Além disso, cabe lembrar que a carga horária do curso precisa ser de, no mínimo, 15 horas semanais.

Uma boa notícia é que, pelo menos até o momento, não é necessária comprovação financeira para brasileiros que estejam obtendo o visto de estudante para Dubai. Basta estar matriculado em um curso reconhecido que já é suficiente!

Por fim, o Short-Term Education Visa precisa ser solicitado ainda no Brasil, antes do embarque para Dubai. O tempo máximo que o estudante pode ficar no país com esse visto são 6 meses.

Visto de Estudante de 1 ano – Long-Term Education Visa

Caso o estudante pretenda ficar mais de 6 meses em Dubai, uma boa opção é o Long-Term Education Visa, que autoriza a permanência nos Emirados Árabes por até 1 ano.

Para obter esse visto, o estudante deve estar matriculado em curso com duração superior a 20 semanas (5 meses) e com carga horária mínima de 15 horas por semana.

Um ponto positivo é que o aluno estuda pelo período mínimo de 5 meses e pode permanecer em Dubai por um período total de 12 meses. Além disso, também há permissão para trabalho durante todos esses 12 meses, sem limite de horas, além de outros benefícios.

Visto de Trabalho

Caso você esteja indo a Dubai com a intenção principal de trabalhar em empregos mais qualificados, e não de estudar, então o visto de trabalho propriamente dito é a melhor opção para você.

Para obter esse visto, você já deve ter um contrato de trabalho, visto que é o seu empregador que dará entrada no visto para você. Isso pode acontecer tanto ainda no Brasil, caso você consiga uma proposta de trabalho, quanto após entrar em Dubai como estudante.

Nesse sentido, entrar em Dubai com visto de estudante e acabar encontrando uma boa proposta de trabalho é a opção mais fácil e comum, mas não quer dizer que a outra não possa acontecer.

Salários em Dubai

Mas afinal, quanto é o salário em Dubai? Como você deve imaginar, isso vai depender muito da colocação e oportunidade de trabalho que a pessoa conseguir.

Em Dubai, semelhantemente ao Brasil, os salários são pagos mensalmente, com exceção de alguns trabalhos temporários que podem pagar por dia ou por semana. Além disso, a moeda oficial nos Emirados Árabes é o Dirham e sua abreviatura oficial é AED. Atualmente, 1 dirham equivale a 1,40 reais.

Com tudo isso em mente, confira os salários médios para os principais cargos ocupados por brasileiros em Dubai.

CargoSalário
Garçom e ajudante em bares e restaurantesMédia de AED 3.000 a AED 5.000 / mês
Área de vendasMédia de AED 6.000 / mês
Recepcionista, atendimento ao cliente e bartenderMédia de AED 5.000 a AED 6.000 / mês
Auxiliar de escritórioMédia de AED 6.000 a AED 8.000 / mês
Área de TIMédia de AED 8.000 a AED 15.000 / mês
Média dos salários em Dubai

Principais áreas para trabalhar em Dubai

Principais áreas para trabalhar em Dubai
Principais áreas para trabalhar em Dubai. Foto de The Lazy Artist Gallery.

Geralmente, quem vai trabalhar e estudar em Dubai consegue empregos na área de hotelaria (recepcionista, camareiro, faxineiro), restaurantes (garçom, auxiliar de cozinha, bartender) e lojas.

Essas são as vagas mais comuns para intercambistas com visto de estudante para Dubai, que permite que o estudante exerça atividade remunerada em trabalhos temporários.

Ainda mais, diferentemente de outros destinos, em Dubai as vagas para estrangeiros são divididas por nacionalidades. Nesse sentido, ocupações como pedreiro, babá e limpeza, por exemplo, não são destinadas aos brasileiros. A nós cabem trabalhos como atendimento ao cliente, recepcionista, garçom, bartender, etc.

Como encontrar emprego em Dubai?

Primeiramente, a melhor opção sempre é trabalhar numa empresa estabelecida em Dubai ou que pense em abrir uma sede na cidade. No entanto, caso esse não seja o seu caso, confira algumas de nossas dicas para encontrar vagas de emprego em Dubai.

Estude inglês

Parece óbvio, mas quanto mais avançado for o seu nível de inglês, maiores as chances de conseguir uma boa oportunidade de trabalho em Dubai. Embora a cidade esteja localizada num país árabe, a grande quantidade de imigrantes em Dubai faz com que o inglês seja o principal idioma utilizado no dia a dia.

Por isso, caso não tenha no mínimo nível intermediário em inglês, nossa dica é estudar antes da viagem para Dubai.

Faça vários currículos e atualize o seu LinkedIn

Outra dica é fazer vários currículos em inglês, tanto para trabalhos não qualificados (bares, restaurantes, hotelaria) quanto para trabalhos para os quais você tem qualificação.

Além disso, não esqueça de atualizar o seu LinkedIn em inglês e mudar a sua localização para Dubai.

Consulte sites de empregos em Dubai

Existem diversos sites para procurar empregos em Dubai. Primeiramente, dando uma pesquisada no próprio Google você já consegue ser direcionado para dezenas de sites e vagas de emprego na cidade.

Além disso, existem outros sites especializados em divulgar vagas de trabalho em Dubai, confira:

  • Emirates Airlines e Etihad Airways Para quem busca vagas na área de aviação, essas duas empresas são as melhores opções. Consulte a seção Carreira no final da página.
  • Dubizzle A seção Jobs do Dubizzle também tem muitas oportunidades interessantes para quem deseja trabalhar em Dubai. Além disso, nesse site você também encontra informações sobre imóveis à venda ou para alugar, carros à venda, e muitos outros classificados.
  • Jobs in Dubai Site bastante popular com várias vagas de emprego em Dubai.
  • Found itOutra boa opção para encontrar vagas de trabalho nas mais variadas áreas.
  • Career Jet Não deixe de conferir as vagas publicadas neste site quando estiver procurando por emprego nos Emirados Árabes.
  • Grupo do Facebook: Brasileiros em Dubai Esse é um grupo de brasileiros vivendo em Dubai que se ajuda e compartilha informações. Lá, você pode encontrar informações sobre vagas de emprego, além de muitas outras dicas para a viagem.

Cultura e regras de trabalho em Dubai

Cultura e regras de trabalho em Dubai
Cultura e regras de trabalho em Dubai. Foto de Levi Meir Clancy na Unsplash.

Em primeiro lugar, trabalhar em Dubai é muito diferente de trabalhar no Brasil. Por estar localizada em um país árabe, Dubai tem costumes e tradições bastante diferentes dos nossos.

Um grande exemplo desses costumes é a grande influência da religião muçulmana nos hábitos de vida da população. No entanto, ainda que essa influência possa ser sentida, Dubai é uma cidade muito multicultural e um pouco mais “liberal” do que outras regiões do Oriente Médio.

Nesse sentido, as regras de vestimenta são um ponto que pode gerar dúvidas. Em geral, os intercambistas podem usar suas próprias roupas ocidentais, a única recomendação é não mostrar partes do corpo acima dos joelhos e ombros, nem usar roupas muito justas. Ah, e essas regrinhas valem tanto para mulheres quanto para homens.

Além disso, outro hábito muito comum em Dubai é os muçulmanos fazerem 5 orações por dia. Por isso, é muito comum as pessoas pararem tudo o que estão fazendo para se virar em direção a Meca e orar – inclusive no trabalho.

Quanto às leis trabalhistas, a semana normal de trabalho em Dubai é de 8 horas por dia, 5 dias por semana. Durante o Ramadã, a carga horária é reduzida para 6 horas por dia (embora muitas empresas só apliquem essa redução para os funcionários que forem muçulmanos). Quanto às férias, os funcionários têm direito a 30 dias de férias por ano, assim como aqui no Brasil.

Por fim, nos países muçulmanos a sexta-feira é o dia de descanso, por isso o seu “final de semana” provavelmente será sexta e sábado, ou então quinta e sexta, e não sábado e domingo como estamos acostumados.

Conclusão sobre trabalhar em Dubai

Dubai é um lugar único, com muitas atraçõesModerno, multicultural, luxuoso e totalmente diferente de tudo que estamos acostumados aqui no Brasil. O que não faltam são motivos para você estudar no emirado!

Nesse artigo vimos que é possível trabalhar enquanto estuda em Dubai, e assim reduzir os custos e fazer uma grana durante o intercâmbio. Além disso, também vimos como funcionam os vistos para trabalhar em Dubai, bem como as vagas mais comuns para brasileiros.

Portanto, se você estava procurando uma excelente opção para estudar inglês, trabalhar e conhecer uma nova cultura, encontrou o lugar certo!

E aí, está pronto para dar um novo passo e estudar e trabalhar em Dubai?

Preencha o formulário a abaixo e faça como mais 50 mil pessoas! Fale com várias agências parceiras do I&V e comece a planejar seu intercâmbio em Dubai!