Intercâmbio Virtual: A experiência de Estudar Fora, à distância!

Intercâmbio Virtual (ou intercâmbio à distância) é a mais nova modalidade de intercâmbio de estudo, em meio a onda de Covid-19. Com o Intercâmbio Virtual é possível ter a mesma carga horária intensiva de um intercâmbio regular e as aulas de inglês são ministradas por professores nativos ao vivo e com uma turma de colegas de diversos países.

Vamos dividir esse post nos seguintes temas:

  • O que é um Intercâmbio Virtual?
  • Como funciona um Intercâmbio Virtual?
  • Quanto custa um Intercâmbio Virtual
  • Quais são as vantagens e desvantagens de um Intercâmbio Virtual?
  • Vale a pena fazer um Intercâmbio Virtual?

O que é o Intercâmbio Virtual?

Intercâmbio Virtual - Aulas a distância no exterior - Photo by Gabriel Benois on Unsplash
Intercâmbio Virtual – Aulas a distância no exterior – Photo by Gabriel Benois on Unsplash

Intercâmbio Virtual é um programa de intercâmbio digital em que o estudante tem aulas virtuais com professores experientes e conta com a presença de outros alunos do mundo inteiro na mesma sala de aula.

Assim, a troca cultural é garantida pelo bom equilíbrio de nacionalidades proposto nas turmas virtuais. Em média são 12 alunos internacionais por cada sala de aula e um professor local ministrando.

Além das aulas interativas, os estudantes também aproveitam as atividades sociais ao vivo, como aulas de yoga, aulas de hip-hop, alongamentos e workshops de carreira, para se conectarem.

É mais um excelente momento de socialização para os estudantes internacionais, ou seja, fazer amigos gringos! 🙂

Como funciona o Intercâmbio Virtual?

Intercâmbio Virtual é um programa de estudo intensivo de inglês, para estudantes de nível básico ao avançado.

No total, são 30 aulas de inglês por semana, divididas em 20 aulas ao vivo com professor nativo e 10 aulas “offline” com atividades em grupo e individuais. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira.

O programa tem a duração de 4 a 48 semanas, a depender da sua disponibilidade, com início duas vezes ao mês e a idade mínima é 16 anos (há novas turmas para menores de idade entre junho e agosto).

É possível uma renovação do curso, mas deve ser solicitada com, ao menos, uma semana de antecedência.

Sobre as turmas e horários para o intercâmbio digital à distância

Aula de Intercâmbio Virtual Digital - Homero Carmona
Aula de Intercâmbio Virtual Digital – Homero Carmona

As turmas de inglês são divididas em quatro turnos, para atender alunos internacionais de todos os fusos horários do mundo. Atualmente os turnos, em horário local de Brasília, são os seguintes:

  • Manhã (a partir das 09:30)
  • Tarde (a partir das 13:00), Noite (a partir das 18:00)
  • Madrugada (a partir das 22:00)

Essa flexibilidade favorece a quem trabalha de home office ou faz faculdade em um turno específico.

Um outro detalhe, Intercâmbio Virtual não exige um nível mínimo de inglês. Veja o que diz Lucas, especialista em intercâmbio Virtual e CEO da Muss Intercâmbio:

Não importa seu nível, há turmas de inglês geral desde o nível iniciante ao avançado. Para quem já tem o inglês avançado, tem também opções de idiomas para negócios ou preparatórios para IELTS ou Cambridge.

O passo a passo ideal para fazer este programa é o seguinte: :

  1. Agendar uma aula experimental gratuita (45 minutos) para entender o funcionamento e já começar a sua experiência internacional
  2. Se inscrever no programa e escolher o turno (Manhã, Tarde ou Noite)
  3. Fazer a prova de nivelamento oficial de Cambridge (30 minutos), para saber em qual nível e turma você se encaixará melhor
  4. Receber as orientações antes do início oficial das aulas
  5. Iniciar as aulas e viver uma experiência incrível de intercâmbio a distância

No dia-a-dia das aulas, o intercâmbio virtual é bastante similar a um intercâmbio de inglês comum.

Intercâmbio Virtual - Aula Experimental Gratis com a Mussa Intercâmbio

Quanto custa o programa de Intercâmbio à Distância?

Intercâmbio Virtual tem um custo bem mais acessível em comparação ao intercâmbio presencial. E vamos lhe explicar o por quê.

  • Curso intensivo: O valor médio é de CAD 150 por semana. Incluímos aqui as 30 do curso intensivo, atividades sociais, teste de nivelamento de Cambridge e orientações gerais.
  • Visto consular: Não há
  • Acomodação: Não há
  • Passagem aérea: Não há
  • Seguro viagem: Não há

O investimento total do intercâmbio virtual fica em torno de 85% mais barato que um intercâmbio presencial. Em reais, podemos considerar uma faixa de R$ 2.500 a R$ 5.000 por mês de curso virtual, a depender de agência e instituição de ensino no exterior.

Vantagens e desvantagens

Fazer Intercâmbio à distância tem suas grandes vantagens financeiras, mas não podemos deixar de citar as desvantagens também. Aqui embaixo vamos tentar colocar tudo em ordem para você:

Vantagens do Intercâmbio Virtual

  • O investimento é 85% inferior ao intercâmbio presencial.
  • O programa tem a mesma carga horária de um curso intensivo presencial.
  • São os mesmos professores que dão aulas virtuais ou presenciais.
  • Existe a troca cultural com estudantes do mundo inteiro.
  • Geralmente, um mês de Intercâmbio Virtual equivale a 1 ano de curso de inglês tradicional no Brasil. Se o foco é melhorar (ou aprender) o inglês de forma intensiva, essa é a melhor oportunidade. Além de tudo, dependendo da escola de inglês do Brasil, é mais barato fazer o intercâmbio à distância com professor nativo e colegas gringos 🙂

Desvantagens

O frio na barriga de pegar um avião e se aventurar sozinho em um intercâmbio não é vivenciado. A experiência de “sair da zona de conforto” não pode ser vivenciada 24 horas por dia, como ocorre em um intercâmbio presencial.

Então, se o foco é a experiência de se aventurar, não deixe fazer o seu intercâmbio presencial, é uma experiência realmente insubstituível.

De qualquer forma, o intercâmbio à distância é uma excelente forma de dar o primeiro passo, começar a interagir com o exterior e tirar o inglês do chão para chegar mais confiante no seu intercâmbio presencial.

Conclusão: Vale a pena fazer Intercâmbio Virtual?

Diante do cenário atual, sem previsões de abertura das fronteiras aos brasileiros, o programa surgiu como uma solução criativa para suprir a demanda de alunos internacionais que desejavam realizar um intercâmbio até o final de 2020.

Intercâmbio Virtual - Aulas a distância no exterior - Foto August de Richelieu no Pexels
Intercâmbio à Distância – Foto August de Richelieu no Pexels

As avaliações estão sendo bem positivas em relação à qualidade dos professores e à experiência vivenciada em sala de aula virtual. A demanda tem aumentado consideravelmente nos últimos meses, o que demonstra a adequação dos brasileiros a novas tecnologias para a educação internacional.

Mas antes de contratar qualquer serviço, recomendamos que experimente essa nova modalidade de intercâmbio através de instituições experientes e de confiança. Vale a pena começar pela oportunidade de participar de uma aula experimental gratuita de 45 minutos e sentir de fato a experiência.

E aí, gostou dessa nova inovação na educação internacional? Preencha o formulário abaixo e fale com nosso parceiro para saber mais e participar da aula experimental gratuita!

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!