Melhores Faculdades da Alemanha
Respeitado pelo mundo todo, o ensino alemão é o sonho de muitos estudantes, incluindo brasileiros. E sua popularidade no quesito conhecimento e educação não é por acaso. Afinal, na Alemanha estão presentes algumas das universidades mais renomadas e com séculos de história. No entanto, para conseguir uma vaga nas melhores Faculdades da Alemanha é preciso muito estudo, foco e organização.
Se fazer uma graduação na Alemanha é o que deseja, continue lendo esse artigo. E conheça agora algumas das melhores faculdades Alemãs para você estudar. Confira!
Por que fazer graduação na Alemanha?
País de primeiro mundo, fazer graduação na Alemanha significa escolher estudar em faculdades de prestigio mundial. Inclusive, é possível fazer Faculdades da Alemanha sem pagar mensalidade.
Na prática, o sistema público alemão exige apenas que o estudante arque com taxas administrativas durante a graduação que giram em torno de 100 a 500 euros.
Outra grande vantagem de optar por fazer graduação na Alemanha é as altas possibilidades de emprego no mercado de trabalho, até mesmo durante a graduação. Isso porque os diplomas das Faculdades da Alemanha são respeitados por empresas no mundo todo. Além disso, as universidades do País possuem diversas opções de cursos.
Fora os benefícios que as Faculdades da Alemanha oferecem, o país é um dos destinos dotados de grande estabilidade econômica e política, tornando-se um lugar seguro para se viver. A Alemanha é conhecida ainda por proporcionar uma ótima qualidade de vida com diversas opções de lazer, gastronomia rica e clima favorável.
Como funciona o processo de seleção nas faculdades da Alemanha
As Faculdades da Alemanha avaliam o nível de desempenho do estudante no Ensino Médio para o processo de seleção.
Composto por quatro anos, para se inscrever nas Faculdades da Alemanha é preciso realizar esse ano a mais. Para isso, o estudante estrangeiro deve realizar o Studienkollege, ter o Abitur ou então ter feito pelo menos 1 ano de graduação no Brasil. Veja!
· Curso Studienkolleg
O Studienkolleg é um curso preparatório gratuito oferecido nas faculdades da Alemanha que dura em torno de 1 ano em período integral.
Para realiza-lo é preciso fazer uma prova e em seguida participar do processo seletivo e caso seja selecionado, o estudante deverá arcar com taxas semestrais. Além disso, deverá apresentar o histórico e diploma do ensino médio.
Para realizar o curso é preciso também ter o nível B1 em alemão. Dessa forma, ao terminar o Studienkollege, o estudante realizará a prova final Feststellungsprufung (FSP).
De acordo com o resultado ele poderá realizar a inscrição no processo de seleção diretamente no site da faculdade escolhida juntamente com o diploma do ensino médio em tradução juramentada.
· Prova final Abitur
O Abitur é uma prova final realizada em escolas do mundo todo que utilizam o método de ensino alemão para o ensino médio. Com o Abitur, os alunos destas escolas podem se candidatar as Faculdades da Alemanhadiretamente no site das mesmas e sem precisar realizar o Studienkollege. Além disso, também precisam dominar o idioma alemão.
· Ingresso após graduação nas faculdades da Alemanha
Para quem não estudou em colégio com método de ensino alemão e não quer fazer o Studienkollege, pode se inscrever nas Faculdades da Alemanha.
Mas, para isso o estudante precisa realizar pelo menos 1 ano de graduação no Brasil no mesmo curso superior de interesse na Alemanha. Após esse período, a inscrição deve ser feita no site da instituição.
Além disso, no ato de inscrição, o estudante deverá apresentar uma carta de motivação em inglês, o histórico e diploma do ensino médio e o histórico da universidade no Brasil. Fora isso, ele também deverá apresentar o certificado do exame de proficiência em inglês e/ou alemão. Vale dizer que esse ano de graduação no Brasil não serve para eliminar matérias na Alemanha.
Conheça as 7 melhores faculdades da Alemanha?
Além de diversas instituições ao redor do mundo baseadas no método de ensino alemão, a Alemanha se destaca dos demais paises por concentrar a maior parte das melhores faculdades do mundo. Para ajudar quem deseja estudar no País, listaremos abaixo as características principais das 7 Melhores Faculdades da Alemanha. Veja!
1. Universidade de Heidelberg
Entre as faculdades da Alemanha, a Universidade de Heidelberg é a melhor faculdade da Alemanha dede 1386. Com bacharelado de seis semestres, os alunos costumam ingressar diretamente para o mestrado.
Localizada em Baden-Württemberg, ela oferece cursos de humanas até medicina com taxas semestrais, mas que podem ser isentas para estrangeiros.
Além disso, a Universidade de Heidelberg possui como característica principal o seu multiculturalismo e também conta com a formação de 11 professores que foram premiados no Nobel. Com uma estrutura composta por diversas faculdades, a Universidade de Heidelberg se destaca ainda por suas pesquisas inovadoras e contribuições para a ciência.
2. RWTH Universidade
Ocupando o segundo lugar na lista de Melhores universidades da Alemanha, a RWTH (Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule) é a maior faculdade tecnológica da Alemanha. Com mais de 150 cursos de graduação, a RWTH não possui taxas semestrais, inclusive para estrangeiros. No entanto, os estudantes costumam contribuir com uma taxa.
Fundada em 1870 pelo príncipe da Prússia, a RWTH se destaca internacionalmente nas áreas de engenharia de minas. Isso porque, a mineração era o forte da região quando a instituição foi fundada.
Além disso, a instituição oferece cursos nas demais engenharias, artes e humanidades, administração e economia, medicina, ciências naturais e da computação.
3. Universidade de Tübingen
Fundada em 1477, a Universidade de Tübingen é uma das mais antigas entre as Faculdades da Alemanha. Com prestigio internacional pelos cursos de humanidades, ciências naturais, teologia e medicina, a Universidade de Tübingen está ligada a diversas premiações Nobel no ramo da Física e Medina. Além disso, oferece cursos nas demais áreas e especializações.
Localizada na cidade de Tubinga e com instalações modernas, a instituição possui um corpo docente considerado de altíssimo nível e admirado pelas demais instituições.
Por isso, para estudar na renomada Universidade de Tübingen os estudantes estrangeiros precisam pagar uma taxa semestral que costuma ser mais cara do que nas demais instituições.
4. Universidade Técnica de Munique
Conhecida como TUM, a Universidade Técnica de Munique foi fundada em 1868 como parte da TU9, associação das 9 universidades técnicas com mais renome na Alemanha. Com 14 departamentos acadêmicos, a TUM oferece mais de 172 cursos de graduação. Mas, ela se destaca entre as faculdades da Alemanha pelos cursos voltados para a Ciência e Tecnologia.
Com titulo de universidade empreendedora, a TUM foi responsável por desenvolver com seus alunos mais de 800 startups desde 2017. Além disso, a instituição conta com uma infraestrutura inovadora que inclui tobogãs que ligam alguns prédios. Fora isso, a instituição também possui um corpo docente altamente qualificado e com espirito empreendedor.
5. Universidade LMU
Vista também como uma das Melhores universidades da Alemanha e conhecida como a LMU de Munique, a Universidade Ludwig-Mazimilians foi fundada em 1472 e formou cerca de 42 ganhadores do Nobel. Com foco alto em Ciências naturais, a LMU de Munique é responsável pela produção de pesquisas importantes e é considerada líder em inovação.
Dividida em 18 faculdades, a instituição atua também na área de direito, economia, ciências sociais, medicina, estudo culturais e humanidades. Além disso, com mais de 500 anos de história, a LMU de Munique busca adotar com os seus alunos uma abordagem interdisciplinar intensa, focando sempre no incentivo da pesquisa e inovação.
6. Univesidade de Hamburgo
Entre as Faculdades da Alemanha, a Universität Hamburg é considerada a porta da Alemanha para o mundo. Vista também como a maior instituição de pesquisa e educação do norte do país, a Universidade de Hamburgo oferece aos estudantes mais de 170 programas de graduação que variam entre direito, economia, engenharias ou então ciências naturais.
Além disso, a instituição conta com programas de mestrado e doutorado nas mais diversas áreas.
Quanto a sua estrutura, a universidade de Hamburgo conta com diversas unidades e garante aos estudantes conforto durante os estudos. Ademais, a instituição também conta com referencias importantes no Nobel e possui alta contribuição para as pesquisas mundiais.
7. Humboldt-Universität zu Berlin
Entre as Faculdades da Alemanha, a Humboldt-Universität zu Berlin é uma das mais famosas pelo País e no mundo.
Isso porque, a instituição tem como ex-professor o histórico Albert Einstein e como antigo aluno Karl Marx. Existindo há mais de 200 anos, a Universidade de Humboldt possui uma reputação mundial especialmente na área das artes e humanidade.
Além disso, a instituição foi responsável pela formação de 29 ganhadores do prêmio almejado prêmio Nobel, incluindo Max Born na área da física e Theodor Mommsen em literatura. A instituição Humboldt-Universität zu Berlin possui também um corpo docente se destaca por professores altamente capacitados e com atuações importantes na área da pesquisa.
Como saber em qual das faculdades da Alemanha estudar?
Escolher entre as 7 faculdades citadas acima, ou ainda entre as demais instituições do país, pode ser uma tarefa difícil. Isso porque, todas as faculdades da Alemanha são de altíssima qualidade e possuem muito prestigio no mundo todo.
No entanto, existem alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher uma faculdade alemã. Veja!
- Área de estudo: Cada estado da Alemanha possui características próprias, sendo assim necessário avaliar qual a localidade com mais oportunidades para cada área;
- Custo de vida: As cidades como Munique, Colônia, Frankfurt e Hamburgo são cidades com custo alto de vida, portanto não indicadas para quem deseja economizar;
- Ensino privado ou público: A maior parte das universidades alemãs são gratuitas cobrando uma taxa semestral. No entanto, existem também boas faculdades privadas.
- Língua: As aulas são em alemão ou inglês, sendo que para quem não gosta do alemão, deve-se procurar faculdades que ministrem em inglês e vice-versa.
Agora você já conhece as Melhores Faculdades da Alemanha! Não se esqueça que para estudar no País, a dedicação extrema aos idiomas oficiais é indispensável. Boa sorte!