Passeio aos Glaciares Perito Moreno, El Calafate – Patagônia Argentina

Perito Moreno é um dos principais passeios da Patagônia e realmente é incrível. Paredes de gelo enormes que vem desde a Cordilheira dos Andes para se apresentar em grandes estrondos causados pela quebra do gelo na parte frontal.

Tudo começa partindo as 8h (antes do sol nascer) para chegar ao Puerto Bajo las Sombras de onde saem os barcos da Hielo y Aventura (única empresa autorizada a fazer o tour) para o Minitrekking ( Preço 1200 pesos). 1:15 de carro.

Depois de chegar no porto, 10 minutos no barco e um passeio que tomou por volta de 4h. Sendo uns 30 – 40 minutos depois do barco, na preparação (separar os grupos com cada guia, colocar os grampones nos pés etc.) E cerca de 1:30 andando muito muito muito calmamente no gelo. Anda 5 minutos, para 10 para fotos… anda 5, para 10. Até terminar com uísque e alfajores. Depois, cerca de 1h para almoçar (você tem que levar a merenda :o).

Whiskey e alfajor para fechar o Mini trekking no Perito Moreno, Patagônia Argentina
Whiskey e alfajor para fechar o Mini trekking no Perito Moreno, Patagônia Argentina

Depois, 7km dali, as passarelas do Perito Moreto. Cerca de 2h é o suficiente para andar por todas as passarelas, mas eu, se estivesse sozinho, poderia ficar 3 ou 4h fácil, vendo os gelos quebrarem. É sensacional… o barulho, a queda na água etc. A natureza é incrível mesmo!

Entrada no parque custou 200 pesos (R$70 cotação da época).

A noite, comi no Don Pichón. Fica um pouco fora da cidade, mas tem uma vista bacana e comida legal! A sobremesa Copa Don Pichón é algo único, tem que experimentar.

Considerações Finais de Perito Moreno na Patagônia

  • Fui em maio, o tempo estava ótimo. Junho e julho este passeio(e outros) não funciona.
  • Nas passarelas tem um café onde se pode  comer, mas é imprescindível levar comida para o Minitrekking
  • Fui de carro, mas para o passeio em si o benefício é quase nulo. A única coisa que muda é que nas passarelas, pode tomar quanto tempo quiser… Cheguei a ler que as vezes ficam apenas 40 minutos, o que não é nem de longe suficiente.
  • Fala-se muito para levar roupas a prova de água (tênis inclusive). Para mim foi bem tranquilo, não espirrou nenhuma gota em nada, maaaas, eu estava preparado hehe. A mensagem é: é bom previnir, mas não gaste os tubos para comprar roupas e equipamentos.
  • Por falar nisso… Fui com uma segunda pele e uma calça de chuva (tipo motoqueiro, na parte de embaixo) e segunda pele, blusa de lã e uma jaqueta resistente  à água em cima. O suficinte. Além de luvas e toca, claro.
  • Óculos de sol, protetor são necessários também
Escalada no Glaciar de Perito Moreno, Patagônia Argentina
Escalada no Glaciar de Perito Moreno, Patagônia Argentina

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *