Au Pair: Melhores Países para o Programa
Quem não gostaria de vivenciar uma experiencia internacional a baixo custo e ainda aprimorar-se em um novo idioma, não é mesmo? Para alguns pode até parecer uma realidade distante. Mas para a maioria das pessoas que viajam a países para Au Pair esta já é uma possibilidade real.
Fazer Intercambio Au Pair vem se tornando algo mais comum do que se imagina, principalmente entre o público feminino. Além de auxiliar nos custos de vida no novo país, esta modalidade de intercâmbio também coloca você diante de novas culturas, lhe permitindo fazer uma verdadeira imersão em um novo idioma. Mas, esta é uma experiencia que também requer alguns cuidados.
Ficou interessado(a)? Então acompanhe esse artigo até o final e saiba o que é Au Pair e como funciona este programa. Veja também quem está apto a fazer e onde fazer Au Pair na atualidade. Confira!
O que é Au Pair?
Au Pair é uma expressão de origem francesa, que significa “ao par”. Na prática, ela representa um modelo de intercambio cultural e remunerado. O que isso significa?
Basicamente, no Programa Au Pair, o estudante será recebido por uma família no exterior. E ficará responsável por acompanha a rotina das crianças que vivem na casa.
Diferentemente do trabalho de babá, o intercambista do programa Au Pair auxilia os pais educando as crianças e acompanhando-as em atividades enquanto eles estão trabalhando. No geral, entre as atividades que um Au Pair realiza, estão:
- Preparo de refeições
- Auxilio na rotina matinal
- Levar bem como buscar as crianças na escola e em atividades extracurriculares
- Brincar e entreter
- Cuidar das roupas da criança
- Auxiliar na lição de casa
- Colocar a criança para dormir
Em troca dessas atividades, o Au Pair recebe estadia com pensão completa, assim como uma bolsa de estudos para aprimorar seu idioma. Além disso, no programa o intercambista também recebe uma remuneração em dinheiro.
Como funciona?
Basicamente, o Programa Au Pair funciona no esquema de intercambio cultural. Sendo assim, para fazer parte desse programa, é preciso que o intercambista e a família anfitriã sejam de nacionalidades distintas.
Além disso, o intercambista pode buscar a família anfitriã por conta própria ou através de uma agencia especializada. No geral, recomenda-se para esse tipo de experiencia o suporte de uma agencia.
Isso porque há países que exigem o intermédio de uma agencia especializada para permitir intercâmbios Au Pair. Além disso, esse suporte especializado também ajudará a evitar uma série de problemas comuns nesse tipo de experiencia, como famílias abusivas que não seguem as regras do programa, por exemplo.
O Programa Au Pair possui duração mínima de 3 meses e máxima de 1 ano.
Quem pode fazer Au Pair?
Basicamente, para estar apto a fazer um intercambio Au Pair, é preciso obedecer a algumas exigências. Entre as principais, estão:
- Ter entre 18 e 26 anos
- Apresentar nível intermediário de inglês
- Ter concluído o Ensino Médio
- Disponibilidade de 12 meses para realizar o programa
- Ter experiencia comprovada com crianças.
Além disso, em alguns casos também se exige que o Au Pair possua cartira de habilitação. De modo geral, cada país possui exigências, assim como necessidades especificas. Portanto, o ideal é que faça uma pesquisa prévia para se planejar melhor em relação a esta experiência.
Melhores países para Au Pair
Agora que já sabe um pouco mais em relação a fazer Intercâmbio Au Pair, chegou o momento de conhecer alguns dos países para Au Pair mais recomendados hoje em dia. Abaixo, preparamos uma lista com os melhores. Confira!
Au Pair nos Estados Unidos
Os EUA é o país mais comum para quem quer fazer o programa de Au Pair. Existe a possibilidade em fazer o intercâmbio basicamente em qualquer um dos 50 estados do país.
No geral, os requisitos são:
- Ter inglês conversacional (intermediário ou acima)
- Ter tido experiência com crianças
- Idade entre 18 e 30 anos
- Ser do sexo feminino
Além disso, é necessário passar por um entrevista com a família antes de embarcar. O programa usualmente conta com remuneração e acesso a cursos de idiomas ou outros no país. As folgas acontecem 1 ou 2 dias por semana, além das férias de 2 a 4 semanas, dependente da duração do seu intercâmbio que pode ser de até um ano. Ah, vale dizer que é possível renovar por mais tempo se quiser, mas é um novo processo seleção e de visto.
Paises para Au Pair – França
A França é um dos países que está regulamentada a receber intercambistas na modalidade Au pair. Neste país, embora grande parte dos candidatos sejam do sexo feminino, homens também podem participar.
No geral, entre os requisitos para se candidatar a fazer intercambio Au Pair na França, estão:
- Ter idade entre 18 e 30 anos
- Aprovação em curso superior reconhecido pelo MEC
- Domínio intermediário do francês
Diferentemente do que acontece em alguns outros países, para ser Au Pair na França, você terá que encontrar uma família anfitriã, bem como firmar um contrato de trabalho antes de embarcar no país. No contrato firmado é importante constar todos os direitos e deveres do intercambista. Além disso, as horas de trabalho, que não devem ser superiores a 5 horas diárias e 30 semanais, também devem constar neste contrato.
Na França, a remuneração para Au Pair custa a partir de 80 euros semanais. Fora isso, a enorme bagagem cultural que você pode obter, bem como o aprendizado do idioma francês por si só já fazem deste um dos melhores países para Au Pair da Europa.
Alemanha
Do mesmo modo como acontece na França, quem quiser aderir ao programa Au Pair na Alemanha, também terá que firmar contrato com a família anfitriã.
Entre os requisitos que se deve cumprir para ser um Au Pair na Alemanha, estão:
- Ter idade entre 18 e 26 anos
- Possuir nível básico de conhecimento do idioma alemão comprovado por exame de proficiência
- Ter concluído o ensino médio
- Não ter filhos
Vale destacar que para cidadãs da União Europeia, a faixa de idade aceita para esse tipo de intercâmbio é de 17 a 30 anos.
A duração do programa é de 6 meses a 1 ano, podendo se estender por mais 6 meses. Os rendimentos são de 260 euros mensais. E a carga horária a ser cumprida pelo Au Pair é de 6 horas diárias e 30 semanais. Além disso, neste país o intercambista possui a garantia de um mês de férias remuneradas por ano de trabalho.
Paises para Au Pair – Holanda
Outro país que serve como destino para quem deseja fazer intercâmbio Au Pair é a Holanda. Diferentemente dos anteriores, neste país será preciso contar com uma agencia especializada para intermediar o processo. Entre os requisitos para se candidatar ao Programa Au Pair neste país, estão:
- Não ter filhos
- Possuir conhecimento básico de inglês
- Ter idade entre 18 e 30 anos
- Nunca ter feito intercambio na Holanda
Na Holanda, também deve-se firmar contrato, sendo que este tem duração máxima de 1 ano. Quem fizer intercambio pelo programa Au Pair terá direito a 2 dias de folga na semana. Além disso, a carga horaria é de no máximo 8 horas diárias, não devendo ultrapassar 30 horas semanais.
Portugal
Um dos países para Au Pair que também não pode ficar de fora dessa lista é Portugal. Além da remuneração, estudando neste país você terá acesso a uma variedade enorme de paisagens e lugares belíssimos, bem como uma nova cultura repleta de muita história.
Para começar um Au Pair em território lusitano, você também terá que firmar um contrato. Nesse caso, dependendo de qual seja o destino escolhido, também será preciso apresentar um visto ou então permissão de trabalho. Entre os requisitos básicos para fazer esse tipo de intercambio em Portugal, estão:
- Ter idade entre 21 e 30 anos
- Possuir registro criminal limpo
- Ter conhecimento do idioma inglês
- Ser elegível para o visto ou então autorização de residência.
Como não existe um programa oficial de Au Pair em Portugal, a família que receber o intercambista, deverá remunera-lo como empregado regular. Sendo assim, os rendimentos a serem pagos pela família anfitriã devem ser de, pelo menos, um salário mínimo vigente.
Quanto a carga horária, esta não deve ultrapassar 35 horas por semana. Além disso, Portugal também é um dos países para Au Pair que oferece férias pagas ao longo do Programa.
Paises para Au Pair – Canadá
Não tem como falar em países para Au Pair sem mencionar o Canadá. Afinal, ser um Au Pair no Canadá vai muito além de aprender um novo idioma. Neste país você vai vivenciar uma grande aventura, explorando florestas ou então cidades, apreciando um delicioso mac and cheese e aproveitando tudo o que a cultura canadense tem a oferecer.
Para fazer um Au Pair no Canadá, você terá que obedecer aos seguintes requisitos:
- Ter entre 18 e 30 anos
- Apresentar o domínio básico de inglês ou então francês
- Ter experiencia nos cuidados com crianças
- Não ter filhos
- Ser responsável pelos custos da viagem de ida, assim como do regresso do Canadá
No geral, quem participa desse programa no Canadá não deve trabalhar mais do que 30 horas semanais. Além disso, também é concedido 1 dia da semana livre ao Au Pair. Os rendimentos serão pagos considerando o salário mínimo vigente no país. Além disso, a família anfitriã deverá pagar o seguro de emprego e imposto sobre salário.
Como não há um programa oficial de Au Pair no Canadá, o intercambista terá que solicitar um visto Working Holiday para ingressar no país. Neste caso, alguns requisitos também devem ser cumpridos como possuir até 250 dolares canadenses bem como passagem de volta ao país de origem, passaporte valido por toda a estadia, capacidade de arcar com suas despesas e seguro saúde entre outros.
Portanto, estes são alguns dos melhores países para Au Pair que você pode incluir na sua lista de opções. Então, se deseja vivenciar essa experiencia cultural e conhecer novos lugares, além de aprender novos idiomas e ainda ser pago por isso, não perca tempo. Comece já a planejar sua viagem, escolha seu país de destino e partiu Au Pair!