Como Aprender Francês: Dicas para Estudar e sair Falando!

O francês, que já foi considerado uma língua universal, já perdeu muito do seu espaço e influência para o inglês nos últimos séculos. No entanto, sem engana que ele não possui mais importância e não é mais estudado mundo a fora.

Nesse sentido, o francês é a segunda língua estrangeira mais ensinada do mundo (atrás apenas do inglês). Ele é falado por mais de 136 milhões falantes nativos no mundo, e é o idioma oficial de 30 países, incluindo – além da França – o Canadá, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Mônaco e muitos países africanos.

Hoje, o francês é considerado a língua da diplomacia, além de despertar a curiosidade de muitos viajantes que desejam uma experiência mais imersiva em Paris ou outras cidades da França.

Por isso, nós trouxemos neste post várias dicas para ajudar você a começar a aprender francês. Confira!

Por onde começar a aprender francês?

Por onde começar a aprender francês
Por onde começar a aprender francês? Foto de Tima Miroshnichenko.

Em primeiro lugar, aprender francês sozinho pode ser desafiador, mas, no fim das contas, o resultado depende totalmente da sua dedicação. Por isso, é muito importante ter objetivos claros e traçados para saber aonde quer chegar.

Nesse sentido, saiba que você precisará ter muita disciplina e foco para atingir seus objetivos e progredir no idioma. O mais difícil com certeza é começar, mas depois que você pegar o jeito e encontrar o método que mais funciona para os seus estudos, o aprendizado fluirá bem melhor.

No começo, não adianta querer aprender tudo de uma vez só. Faça como as crianças e vá mergulhando pouco a pouco no idioma através de vídeos, textos simples, etc. No momento certo você aprenderá todas as regras gramaticais e palavras difíceis.

Por isso, comece pelo básico! Aprenda os cumprimentos básicos do dia a dia, os principais verbos e pronomes. Fazer amizade com franceses também é uma ótima forma de começar a praticar o idioma.

Aprender francês é difícil?

Algumas pessoas podem achar o francês uma língua bastante difícil de se aprender, no entanto, nós brasileiros temos uma facilidade: tanto o português quanto o francês são línguas que derivam do latim. Isso significa que há muitas semelhanças entre os dois idiomas, o que torna o nosso aprendizado um pouco mais fácil.

Nesse sentido, existem várias palavras e expressões que “emprestamos” do francês, como “buffet”, “soutien”, “à la carte”, “dégradé”, “lilas”, “souvenir”, “maquillage”, “omelette”, entre muitas outras.

No entanto, é claro que é muito mais fácil aprender idiomas que estão mais presentes no nosso dia a dia, como o inglês, presente nos filmes, séries e músicas. Dessa forma, inserir o francês no nosso cotidiano pode ser mais difícil, mas não é impossível, e hoje já existem muitos cantores e filmes franceses renomados no mundo todo.

Sites e apps para aprender francês

Se você está estudando francês sozinho, ou quer um complemento a mais para as aulas do idioma, então a internet pode ser uma ótima ferramenta. Por isso, confira alguns dos melhores sites e apps que irão te ajudar a aprender francês sozinho!

1. Duolingo

Em primeiro lugar, o Duolingo é um clássico quando se trata de aplicativos para aprender idiomas. Entre os muitos idiomas que a plataforma disponibiliza está o francês, com várias lições de vocabulário, gramática e pronúncia para você praticar.

As lições do Duolingo são bem curtinhas, para que você possa treinar todos os dias um pouquinho. Apesar de ser bem simples, com o tempo fica nítido o progresso que você vai adquirindo no idioma.

2. Babbel

Antes de mais nada, a Babbel possui uma metodologia bastante semelhante à do Duolingo. Além dos exercícios de pronúncia e escuta, a Babbel também oferece aulas gravadas para todos os níveis.

Ainda mais, a Babbel conta com uma versão gratuita, mais básica, e uma versão paga, na qual o usuário tem acesso a todos os materiais da plataforma.

Aprendas Inglês, Espanhol, Francês, Coreano e muito mais em uma das maiores plataformas de línguas do mundo!

3. FUN-MOOC

O FUN-MOOC é um site que oferece um curso gratuito de francês no nível iniciante. Além disso, se trata de uma plataforma nacional francesa que promove cursos online sobre os mais variados temas, abertos a todos os públicos.

4. iTalki

O iTalki é uma plataforma que conecta alunos e professores particulares para aulas online nos mais diversos idiomas, incluindo o francês. A plataforma permite que você escolha entre professores nativos ou não, bem como já saiba de antemão os valores e horários disponíveis.

Estude com uma das maiores comunidades de Inglês.

Dicas para aprender francês

Agora que você já sabe como dar aquele pontapé inicial nos seus estudos da língua francesa, confira algumas dicas que o ajudarão a melhorar o seu aprendizado.

Dicas para aprender francês
Dicas para aprender francês. Foto de Michael Jasmund no Unsplash.

1. Traga o francês para o seu dia a dia

Quando estamos aprendendo um novo idioma, uma das coisas mais importantes é trazê-lo para o nosso cotidiano, seja por meio de músicas, filmes, séries, podcasts, etc. Quanto mais você consumir coisas em francês, mais você irá aprender, muitas vezes sem nem se dar conta de que está aprendendo.

Outra dica para fazer uma imersão no francês é mudar o idioma do seu celular e dos seus aplicativos. Saia da sua zona de conforto e se arrisque, pratique o máximo que conseguir no seu dia a dia!

2. Faça um intercâmbio

É claro que essa dica não é tão fácil de colocar em prática e exige muito planejamento. Mas, se a sua condição o permite, pense em fazer um intercâmbio de alguns meses na França ou em outro país que fale francês.

Nesse sentido, um intercâmbio é, sem dúvidas, a melhor forma de realmente imergir em um novo idioma. Alguns meses de intercâmbio podem te adiantar anos de estudo tradicional.

3. Tenha paciência e seja realista

É normal que demore para você sentir que está aprendendo francês. Também é normal que você sinta que está empacado no meio do caminho. Levar um idioma leva tempo mesmo – e às vezes pode parecer até que leva tempo demais.

O importante é que mantendo a regularidade, aos poucos você irá notar o seu progresso, e é aí que a sensação de recompensa surge!

4. Divirta-se enquanto aprende

Nada melhor para manter a motivação do que se divertir enquanto aprende. Por isso, encontre formas de introduzir o francês nos seus interesses.

Gosta de música? Por que não pesquisar cantores franceses e descobrir algum que acabe o encantando? Curte futebol? Que tal ficar por dentro do que acontece com o principal time francês, o Paris Saint-Germain (PSG)? Gosta de cozinhar? A França possui receitas incríveis que podem te inspirar!

Conclusão sobre aprender francês

Como vimos, o francês é um idioma muito falado mundo à fora. Por isso, ele é tão procurado por pessoas que querem trabalhar ou viajar para países francófonos e terem uma experiência mais imersiva.

Aprender francês, como qualquer outro idioma, leva tempo e requer muita disciplina e força de vontade. No entanto, existem muitas semelhanças entre o francês e o português, e a internet está aí com várias ferramentas que ajudam a deixar esse processo mais dinâmico e divertido.