Tirando Visto de Estudante na Irlanda – 5 Passos

Tirar o visto de estudante na Irlanda é muito fácil e te dá direito a trabalhar

Quem vai estudar na terra da esmeralda – a famosa Irlanda, pode ficar tranquilo em relação ao visto de estudos, que é, quiçá, o mais tranquilo entre os países de língua inglesa. São três tipos de vistos para cada situação:

  • Visto de Turistapara cursos (estadia) até 90 dias, não é necessário visto de estudos, o de turista já basta. Este você já tem ao passar pela imigração na chegada ao país.
  • Visto de Estudos de 3 a 6 meses – Necessário o visto com Stamp 2A, que não dá direito a trabalhar na Irlanda.
  • Visto de Estudos de 6-12 meses – Necessário visto com Stamp 2, que dá direito a trabalhar 20h/semana durante as aulas e 40h/semana durante as férias.

Orçamento de Intercâmbio

O visto em si (e a carteirinha chamada GNIB – Garda National Immigration Bureau, foto acima), você só tira quando chega na Irlanda, mas é preciso sair do Brasil já com algumas coisas arranjadas.

5 passos para seu visto de estudante na Irlanda

  1. Carta da Escola (Matrícula). Na chegada ao país, você dirá na imigração que está chegando para estudar e apresentará uma “Carta de Matrícula da Escola” que a agência deve te enviar antes do seu embarque. Com isso, na entrada você receberá um Visto temporário de 30 dias para poder proceder com os passos seguintes. Ah, quem quiser ir como turista e contratar o curso lá, pode fazer, mas precisará sair e entrar no país para mudar o visto da entrada de turista para estudante.
  2. Emita seu PPS. PPS nada mais é que o seu CPF em terras irlandesas
  3. Abra conta em um banco irlandês, e providência o extrato comprovando o valor de 3.000 euros na sua conta. PS: Caso seu curso seja de 3 a 6 meses (ou seja, Stamp 2A), não precisa abrir conta bancária. Basta comprovar que tem 500 euros/ mês de estadia.
  4. Vá ao escritório da Imigração (endereço abaixo), portando os documentos: Passaporte, Carta da Escola, PPS, Extrato Bancário de 3.000 euros, Seguro Saúde válido no país. Para emitir o visto (que sai na hora), é preciso pagar uma taxa de 300 euros em dinheiro ou cartão crédito/débito/pré-pago.
  5. Seu cartão GNIB e visto no passaporte saem na hora, basta tomar um pequeno chá de cadeira no escritório da imigração! =o)

Quer saber quanto custa um intercâmbio? Veja agora valores no Simulador de Orçamento de Intercâmbio Online!

Imigração em Dublin
13-14 Burgh Quay, Dublin 2
Segunda a quinta-feira das 8:00 às 21:00
Sexta-feira das 8:00 às 18:00

Fora de Dublin? Encontre os outros escritórios e os serviços disponíveis do GNIB pela Irlanda em www.garda.ie/stations/default.aspx .

Carteirinha GNIB - Visto na Irlanda
Minha Carteirinha GNIB – Visto na Irlanda

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

2 thoughts on “Tirando Visto de Estudante na Irlanda – 5 Passos

  • Fevereiro 10, 2020 at 3:22 pm
    Permalink

    Resumindo, para você ir aprender inglês na Irlanda já precisa saber inglês para resolver a burocracia kkk

    Reply
    • Fevereiro 11, 2020 at 5:09 pm
      Permalink

      ahahahaha… Quase isso, mas olhando por outro lado, eu diria que você já começa praticando! De qualquer forma, o pessoal da imigração sabe que está lidando com pessoas que eventualmente estão lá para aprender o idioma, além disso, é bem simples, então não precisa se preocupar 🙂

      abs
      Homero

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *