11 motivos porque fazer intercâmbio em Portugal

Pequeno e aconchegante, é dessa maneira que as pessoas costumam descrever Portugal. É o destino certo para as pessoas que almejam a formação superior, mas em uma universidade internacional mas preferem estudar em português.

Fazer o intercâmbio em Portugal oferece uma oportunidade única de conhecer  mais detalhes sobre o nosso parente europeu, identificando particularidades da sua cultura e ainda tendo a possibilidade de viajar para cidades históricas. Além disso, pode ter a oportunidade de saborear a culinária portuguesa diariamente. Ainda tem dúvidas sobre porque fazer intercâmbio em Portugal?

Confira os motivos que vão ajudá-lo a se decidir.

# 1 – Facilidade em se comunicar

Uma das maiores vantagens ao fazer intercâmbio em Portugal, sem dúvidas, se torna a facilidade em se comunicar com as pessoas locais, afinal o idioma oficial do país é o português – mas tendo a chance de aprender “gírias” que são locais.

Para os estudos isso é ainda mais importante!

# 2 – Mais facilidades para entrar na Universidade

Sem dúvidas um dos motivos mais interessantes para fazer um intercâmbio em Portugal é a facilidade para entrar na universidade, onde algumas unidades são permitem que o brasileiro use as notas do Enem como uma avaliação.

# 3 – Preços e custos

Quem quer fazer uma graduação ou pós em Portugal vai se surpreender com os valores que podem ser mais baixos que estudar no Brasil. Além disso, o custo de vida em Portugal é relativamente baixo quando comparado a outros destinos comuns para quem busca formação superior.

# 4 – Hospitalidade garantida

Os portugueses são conhecidos por receberem bem os seus turistas, principalmente quando trata-se de turistas brasileiros. Toda população do país faz com que os intercambistas brasileiros se sintam em casa.

# 5 – Culinária cheia de sabores

Café e Pastel de Belém, em Lisboa, Portugal
Café e Pastel de Belém, em Lisboa, Portugal

Já pensou em juntar hospitalidade com comidas deliciosas? Isso me lembra a casa da vovó né?

A culinária de Portugal é conhecida por oferecer sabores incríveis ao paladar. Os pratos típicos do país fazem sucesso inclusive em cidades brasileiras…. Quem já provou receitas de bacalhau ou o famoso pastelzinho de nata (de belém) vai surtar com as receitas feitas em Portugal.

# 6 – Conheça a história de Portugal

O vínculo que o Brasil possui com Portugal é enorme, mas ao morar no Brasil. Conhecer a história de Portugal e Brasil sob a ótica dos portugueses é muito enriquecedor. Além disso, tem curiosidades que só estando lá para entender! 🙂

# 7 – É um país pequeno e aconchegante

Ruas de Lisboa em Portugal
Ruas de Lisboa em Portugal

Além de ser um país pequeno extensão, também tem ruas pequenas, prédios baixos e antigos. Caminhar pelas ruas das cidades é uma sensação incrível de se transportar para outros séculos. Mesmo em cidades maiores como Porto, Coimbra e Lisboa, o cenário é muito acolhedor.

# 8 – Deguste um dos melhores vinhos do Mundo

Para os apreciadores de vinho, um motivo porque fazer intercâmbio em Portugal é a oportunidade para conhecer e degustar com mais qualidade todos os vinhos produzidos no país, inclusive tende a conhecer as vinícolas portuguesas.

Destaques para os Vinhos alentejano, do Rio do Ouro e o Vinho do Porto!

# 9 – Possibilidade de viajar para outros países da Europa

Viajar na Europa é muito fácil. Seja pegando passagens aéreas de empresas low cost como a Ryanair, ou então indo de trem ou alugando um carro. Além de se deliciar com as maravilhas portuguesas, é muito fácil dar uma escapada nas horas vagas e aproveitar o melhor da Europa!

# 10 – Conheça termos únicos de Portugal

Por mais que o idioma oficial de Portugal seja o mesmo do Brasil, ao viajar para o país com intenção de estudar ou trabalhar, existe a possibilidade de conhecer os termos únicos dos portugueses. Palavras iguais e com significado completamente diferente vão fazer você dar boas risadas por lá! 🙂

# 11 – Fé!

Basilica de Nossa Senhora de Fátima, Portual
Basilica de Nossa Senhora de Fátima, Portual

Se você é religioso vai aproveitar muito de Portugal, que é muito católico. Independente de qual sua crença, vale conhecer as igrejas e principalmente passar por Fátima para conhecer as Basílicas.

 

 

Descobriu porque fazer intercâmbio em Portugal é uma opção interessante para você?

Então comece se planejar para viajar e aproveitar as belezas do país. Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências, receba várias cotações e destinos e prepare-se para embarcar!

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *