Curso de espanhol no exterior – Como funciona, vantagens, preço. Saiba tudo!!!
Fazer um curso de espanhol no exterior é um importante investimento que você pode e deve fazer tanto para sua vida pessoal, quanto profissional.
Afinal, conhecer um novo idioma melhora sua capacidade de entender o mundo, te proporciona novas experiências culturais, potencializa suas relações de trabalho. E te propicia momentos únicos, que somente estudando fora do país você será capaz de vivenciar.
Sabendo disso, separamos nesse post tudo o que você precisa saber sobre como cursar espanhol fora do país. Por isso, continue sua leitura e descubra:
- Como funciona um curso de espanhol no exterior
- Principais destinos para estudar espanhol no exterior
- Quanto custa um curso de espanhol no exterior
- Tipos de curso de idiomas que pode fazer no exterior
- Por que aprender espanhol no exterior
Como funciona um curso de espanhol no exterior
Basicamente, aprender espanhol no exterior é uma experiência completamente nova. E muito diferente do que você pode experimentar fazendo o curso de espanhol no Brasil.
Você pode fazer cursos curtos, com duração de 2 semana, ou então outros mais longos, de 52 semanas. E se for na modalidade de intercâmbio, esse tempo pode ser ainda maior, podendo chegar a 2 ou então 4 anos. Tudo vai depender da quantia que disponibiliza para investir nisso. E também o tempo que você tem livre para viajar e estudar.
Durante as aulas, que envolvem desde leitura, até escrita, fala ou então compreensão do idioma, você pode interagir com professores e outros alunos. E, assim, potencializar o seu aprendizado.
E o mais interessante é que, além das aulas, as instituições ainda oferecem atividades extra classe. Assim, você poderá conhecer de perto a cultura e aplicação prática do idioma através de passeios e visitas a espaços públicos locais. Como resultado, além de facilitar o seu entendimento acerca do novo idioma, você ainda terá a chance de ampliar seu networking internacional.
Em algumas regiões, você também pode aliar estudos e trabalho. Assim, terá como conseguir uma renda extra para aproveitar melhor sua estadia no país.
Principais destinos
Hoje em dia existem vários lugares interessantes onde você pode fazer seu curso de espanhol no exterior. Contudo, considerando o custo de vida, assim como a disponibilidade de cursos e a localização das escolas, os melhores destinos para fazer intercâmbio e aprender espanhol são:
- Argentina;
- Peru;
- Espanha;
- Chile;
- Uruguai;
- México;
- Colômbia;
- Panamá;
- Costa Rica.
Tipos de cursos de idioma no exterior
O curso de espanhol no exterior pode apresentar tempos de duração variados, bem como envolver diferentes nível de conhecimento na língua.
Mas, no geral, os principais cursos de espanhol disponíveis no exterior são:
- Curso de idioma geral, intensivo e semi-intensivo;
- Técnicos e vocacionais;
- Curso preparatório para exame de proficiência;
- Espanhol para o mundo dos negócios;
- Curso preparatório para a universidade.
O curso de idioma é um dos mais comuns. O aluno passa por um teste que avalia suas habilidades na língua. E, em seguida, é direcionado à classe que condiz com o seu nível de espanhol. Ao final do curso, você se submete a uma prova para obtenção de um certificado.
Enquanto isso, o curso voltado ao mundo dos negócios é direcionado ao aluno que possui, ao menos, um nível intermediário na língua. E busca pelo aperfeiçoamento de suas técnicas linguísticas para aprimorar seu desempenho no trabalho.
Nos cursos preparatórios, também é preciso apresentar certo nível de conhecimento da língua. Afinal, os cursos desse tipo buscam aprimorar seus conhecimentos para obter um certificado de proficiência ou, então, ser aprovado em alguma universidade.
Esses são os tipos mais comuns. No entanto, você poderá entrar em contato com as escolas que oferecem cursos de intercâmbio. E se informar sobre quais os tipos de programas existentes. Geralmente, são separados por faixa etária e tempo de dedicação.
Quanto custa estudar espanhol no exterior?
O preço de um curso de espanhol no exterior depende de vários fatores, sendo que os principais, são:
- Tempo de curso;
- País de intercâmbio;
- Instituição de ensino escolhida;
- Carga horária;
- Acomodação.
Por exemplo, se optar por uma acomodação em um apartamento ao invés de uma casa de família, certamente seu intercâmbio será mais caro. Ou então se optar por estudar na Espanha, em razão do câmbio, o custo de sua viagem também será mais alto.
Você deve ter em mente que, além disso, existem custos extras que deverão ser suportados, tais como:
- Passagem aérea;
- Material didático;
- Documentação;
- Alimentação;
- Transporte local;
- Lazer.
No entanto, não é motivo para desespero. Muitas vezes, as escolas que oferecem curso de idioma fora do país oferecem bolsas de estudos para garantir que o curso seja acessível a todos. Além disso, alguns destinos são mais baratos que outros.
Existe ainda a possibilidade de fazer curso de espanhol no exterior e trabalhar ao mesmo tempo. Assim, você terá como aliviar os gastos com o intercâmbio. Procure se informar junto à escola se existe essa opção e quais as condições.
Por que aprender espanhol no exterior
Além de aprender o idioma espanhol, fazer o curso fora do país é uma oportunidade única na vida. Afinal, você pode abrir sua mente à existência de outras culturas. e saberes. Durante as aulas, você poderá socializar com pessoas do mundo todo, além dos nativos. E absorver dezenas de conhecimentos novos.
As principais vantagens de fazer um curso de espanhol no exterior, portanto, são:
- O aprendizado é mais rápido em razão da interação com nativos;
- Sair do país desenvolve os sensos de autonomia, de independência, assim como de responsabilidade e maturidade;
- A compreensão do idioma passa a ser mais assertiva;
- É um diferencial no currículo;
- A fluência, bem como a compreensão do espanhol, melhoram de forma exponencial, por conta do contato direto e constante com a língua;
- O vocabulário fica mais rico, inclusive em relação a gírias ou então comunicação formal;
- Aumenta seu ciclo de amizades e de relações interpessoais;
- Faz crescer os conhecimentos sobre cultura, mundo, hábitos ou então sobre a história local;
- Alia conhecimento de um idioma novo com a experiência de vivência internacional.
Fazer um curso de espanhol no exterior é uma oportunidade única. Existem muitas opções para quem deseja ampliar seus conhecimentos, bem como incrementar o seu perfil profissional. Então, aproveite essa chance e faça já um intercambio para aprender espanhol no exterior!