O Clima na Irlanda e o que fazer em cada estação do ano

O Clima na Irlanda é uma das principais preocupações para intercambistas e também turistas querendo conhecer a terra celta!

Afinal de contas, é preciso saber:

  • É muito frio mesmo? Que roupas preciso levar?
  • O que tem para fazer em cada estação? Se eu for no inverno, vou ter o que fazer?

A pequena ilha da Irlanda tem um clima muito parecido em todas as cidades, visto a sua localização, geografia e umas coisinhas mais.

Vamos nessa curtir um friozinho?

O Clima na Irlanda

Muitos intercambistas ficam com medo do clima na Irlanda, certamente por sua instabilidade, em outras palavras, em um único dia você pode ter várias sensações.

Essa característica é uma consequência da sua localização!

A Irlanda está localizada em altas longitudes (próximo do polo norte) e é uma ilha banhada pelo Oceano Atlântico. Desta forma, o país é considerado nem frio e nem calor.

O clima na Irlanda é “temperado oceânico”.

Ou seja, a Irlanda é um país com ar úmido e frio, pois está cercado pelo oceano. Normalmente as temperaturas giram em torno dos 16°C no verão e, no inverno, ficam por volta dos 3°C.

Isso quer dizer que a amplitude térmica na Irlanda é pequena, apenas 14 graus na média. A diferença é pequena quando comparamos com Toronto no Canadá, com média de -5 °C no inverno e 25°C no verão.

Clima nas Estações da Irlanda - Temperatura e Preciptação - Fonte TimeAndDate.com
Clima nas Estações da Irlanda – Temperatura e Precipitação – Fonte TimeAndDate.com

Para algumas Pessoas o clima é perfeito, para outras bem frio, porém, é um clima de fácil adaptação.

Sabe qual a boa notícia?

Comprar roupas de frio da Irlanda é uma pechincha! Principalmente em promoções, é fácil encontrar jaquetas e blusas pesadas por 10, 15 euros ou até menos!

Ou seja, não vai ser difícil se aquecer no friozinho irlandês 🙂

As estações do ano na Irlanda

Você sabe que é verão na Irlanda quando a chuva fica mais quentinha

Hal Roach, comediante

Primavera

Clima e Lazer na Estações do ano na Irlanda – Primavera

A primavera na Irlanda é encantadora e nesse período a cidade fica toda florida. E além disso está com uma temperatura mais agradável. Entretanto ainda é um clima mais fresco com temperaturas entre 8°C a 12°C.

A primavera se inicia em março e se estendendo até junho e é perfeita para quem quer se acostumar aos poucos com o clima.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas, na primavera é comum atacar as “alergias sazonais” , ou como chamamos de “rinite alérgica”, devido a grande quantidade de flores/Pólen nas regiões, portanto, se você se encaixa nesse perfil, fique alerta.

Ah… Vale dizer que este período é um dos favoritos para o desembarque dos intercambistas que vão estudar por 6 meses. Isso porque evita os meses mais frios e ainda curte o verão Irlandês!

Veja aqui o que fazer na Primavera!

Verão

Clima e Lazer na Estações do ano na Irlanda - Verão
Clima e Lazer na Estações do ano na Irlanda – Verão

O verão é bem marcante com inicio no mês de junho seguindo até aproximadamente 20 de setembro. Com sua temperatura um pouco mais alta, em torno de 17°C a 20 °C, ele é conhecido não apenas por ser mais quente mas também por ter dias mais longos.

Você já pensou o que faria se o seu dia fosse mais longo?

Pois bem, essa lista de coisas que imaginou na sua cabeça pode ser possível! acredite no verão da Irlanda há cerca de 18 horas de luz solar, é isso mesmo você não leu errado são aproximadamente 18 horas de um dia claro.

Já pensou o quanto seu dia renderia? Por exemplo daria para você estudar, fazer um passeio pelo cidade, ir em algum pub com a turma e depois disso tudo de quebra ainda sobra um tempinho para dar uma geral na bagunça.

Veja aqui o que fazer no verão!

Outono

Ahhhh o outono!! Essa estação sem dúvida irá ganhar seu coração com todo o charme.

Clima e Lazer na Estações do ano na Irlanda - Outono
Clima e Lazer na Estações do ano na Irlanda – Outono

É nessa época que notamos as folhas caindo e se encantamos pelo degradê de cores entre dourado e verde, essa é marca registrada do outono por lá.

Essa estação começa em meados de setembro e continua até o meio de dezembro. A temperatura no outono começam a cair com média de 13°C e 18 °C, normalmente tem registros de chuva.

O clima na Irlanda é sempre uma surpresa principalmente nessa época do ano, portanto nunca saia sem guarda chuva e sem blusa.

Apesar de ser uma época chuvosa, o outono na Irlanda é bem visitado por intercambista, vale a pena ir no outono se você é aquela pessoa que curti um friozinho com uma boa paisagem natural.

Veja aqui o que fazer no outono!

Inverno

Clima e Lazer na Estações do ano na Irlanda - Inverno
Clima e Lazer na Estações do ano na Irlanda – Inverno

Na Irlanda o inverno é bem peculiar, mas apesar de ser bem frio, a Irlanda é conhecida como o clima de inverno mais amenos em comparação com outros países europeus como a Inglaterra.

O inverno tem inicio no começo de dezembro e termina no meio de março. E no período de janeiro e fevereiro que são os meses mais frios, portanto você deve estar preparado,pois é aquele frio para se usar duas calças, luvas e gorro.

As temperaturas variam de -2°C e -7°C, e mesmo sendo muito frio a neve é algo raro, mas não é algo impossível de ser visto.

Então se você é aquele intercâmbista que não gosta de frio evite ir nessa época do ano. Já se gosta do frio essa é a estação perfeita, mas não esqueça o agasalho ele é indispensável.

Veja aqui o que fazer no inverno!

Spire e O Connell street, simbolos do centro de Dublin, Irlanda
A cara e o céu da Irlanda (em Dublin) no inverno

O que fazer em cada estação, para aproveitar o clima na Irlanda

O clima na Irlanda é sempre uma surpresa, e mesmo assim, sempre há o que fazer pela cidade.

Uma dica legal para não errar no clima é fazer uma pesquisa rápida no Met Éireann, o serviço meteorológico nacional da Irlanda.

O que fazer na Primavera/verão Irlandesa?

Na primavera/verão da Irlanda é comum acharmos mais pessoas na rua, uma vez que, está um clima mais agradável, é nessa época que todos saem.

É nessa época que estudantes do mundo todo preferem fazer seus intercâmbios. Não só pelo clima, mas pelas férias de verão de todo hemisfério norte em julho e agosto. Além disso, é o período economicamente mais ativo.

Parque Nacional da Irlanda – Pixabay

Um ótimo lugar para se visitar nessas estações do ano é o litoral da Irlanda, nessa época pode- se aproveitar as praias e quem sabe até pegar um bronzeado. Conhecer as prais de Brittas Bay, Dollymount Strand, entre outas famosas, é uma experiencia única, pois as paisagens são surreais.

Além disso, é bem comum na primavera/verão na Irlanda são os festivais em todo a cidade e em parques. Para você ficar sempre por dentro de todas as atrações, tem sites como o discoverireland e o entertainment, que mostram tudo disponível na cidade.

O clima na Irlanda é sempre uma incógnita, porém em estações mais “quentes” que intercambistas do mundo todo e turistas preferem conhecer o país e se reúnem para aproveitar os festivais que acontecem na cidade, como o Corona Cork Film Festival.

Além disso, a Irlanda é um país com muitas atrações turísticas. Tem parques para uma caminhada, um passeio de bike. Os castelos carregados de historia, o zoológico parque Phoenix, que é um dos mais famosos e são incontáveis pubs e baladas para todos os gostos.

Um segredinho da Irlanda!

Na Irlanda tem uma das melhores cervejas, e o solzinho das estações e os dias mais longos do verão são perfeitos para ir em um pubs com os amigos.

Principais eventos na Primavera e Verão Irlandês

  • The Cat Laughs Festival (Maio)
  • Galway Arts Festival (Julho)
  • Festival of World Cultures (Dublin, Julho)
  • Galway Oyester Festival (Setembro)
  • Cork Summer Festival (Junho)

O que fazer no outono/inverno Irlandês?

O clima na Irlanda no outono/inverno é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Dias mais curtos e mais frios são características dessas épocas.

Temple Bar
Temple Bar-unsplash

Com o friozinho chegando é óbvio que a preguiça também chega, e a vontade de não sair da cama é grande mas, acredite, o outono é uma época agradável e cheia de carisma.

Sempre há festivais que agitam as cidades, valendo destacar o Halloween, um dos festivais mais aceitos e participativos por lá. A variedade de comidas e bebidas feitas com abóbora atende todos os gostos, sem contar as decorações de tirar o fôlego.

Com temperaturas baixas é até difícil de acreditar que se tem lugares para visitar, mas na Irlanda sempre há o que fazer, o tédio nunca toma conta! Para quem é amante do frio a Irlanda no inverno é um ótimo destino.

Ah… no inverno, dependendo do ano, você ainda vai conseguir ver neve 🙂

Além disso, no inverno também é possível visitar os parques e castelos da região – mas não esqueça do agasalho – uma rota legal para se fazer é o Ring of Kerry e Killarney, uma das rotas mais bonitas. Em razão dos vários castelos, vilarejos e paisagens naturais deslumbrantes.

Se você está afim de uma noite mais agitada no inverno.

Na Irlanda tem inúmeros pubs famosos como o Temple Bar que serve todos os tipos de bebidas. Há também o Irish Whiskey Museum, um ótimo ponto turístico para degustação de um bom whiskey e um excelente lugar para conhecer um pouco da cultura que o Whiskey.

Se você é aquele intercâmbista apaixonado por historia e arte o inverno é perfeito para visitar os museus, e galerias da região.

Visitas ao museu de história nacional , a o museu de Arqueologia,e a galeria nacional da Irlanda, entre outros, são passeios culturais que irão ficar na sua memória.

A quantidade dessas atrações é grande, e se você deseja visitar todos durante seu intercâmbio, você deve fazer um bom roteiro de viagem.

Principais eventos na Primavera e Verão Irlandês

  • St Patrick’s Day (17 de Março, o principal evento da Iranda)
  • Cork Jazz Festival (Outubro)
  • Octoberfest
  • Temple Bar Tradfest (Janeiro)

Conclusão

Bom, agora já sabemos que não importa o clima sempre há algo para se fazer na Irlanda.

Cada estação tem seu charme, e pode te proporcionar diferentes experiências, ou seja, na Irlanda nunca há tempo ruim.

Independente se faz frio ou calor, a recepção na Irlanda sempre será calorosa.

Então, não tenha medo, não espere mais um verão, arrume suas malas, compre suas passagens e se prepare para vivenciar o que pode ser sua melhor experiência.

Pronto para seu intercâmbio?

Preencha o formulário abaixo e fale com algumas das melhores agências de intercâmbio do Brasil.

Rebeca Correia Beca Correia

Rebeca Correia estudante de Biomedicina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *