Fumando no Japão

Para os fumantes, o Japão não é um destino muito amigável. Pelas ruas não é permitido fumar, quer dizer, é mais ou menos… O fumante tem o seu lugarzinho ao sol! =o) Vale dizer, que não custa barato, afinal, cada maço sai por mais de 400 ienes ( aprox. R$ 10, cotação de 24/fev/14).

Realmente não é todo lugar em que se pode fumar, pelas ruas existem lugares demarcados onde os fumantes devem ficar enquanto estiverem com seu nojentos adoráveis cigarrinhos… Abaixo, dois exemplos de lugares públicos para fumantes.

Área de fumantes em Shibuya, Tokyo 1
Área de fumantes em Shibuya, Tokyo
Área para fumantes pelas ruas do bairro de Ueno, Tokyo
Área para fumantes pelas ruas do bairro de Ueno, Tokyo

Em área públicas, como aeroportos – já trivial ao redor do mundo – fumantes também tem suas salinhas reservadas. Outro exemplo, é o parque de diversões – muito justo, ninguém merece, fumantes junto às crianças. Mas o lugar mais “legal” e curioso, é o trem – principalmente os Shinkansens – trem bala… Existe uma área entre os vagões em que se pode fumar.

Placa no Shinkansen indica vagões onde é permitido fumar, Japão
Placa no Shinkansen indica vagões onde é permitido fumar, Japão
Smoking Area no aeroporto de Osaka
Smoking Area no aeroporto de Osaka
Smoking Area em Tokyo
Smoking Area em Tokyo

Ah, não para esquecer os restaurantes, normalmente é livre e pode fumar em qualquer mesa… Fui embora de alguns restaurantes pois não consegui ficar no lugar no meio de tamanha fumaça…. =/

 

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *