8 Melhores Cidades para Intercâmbio na Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país localizado no sudoeste do Oceano Pacífico, a 2000km da Austrália e repleto de lindas paisagens de praias, montanhas, vulcões e glaciações. São várias as cidades para fazer intercâmbio neste “longínquo” país chamado Nova Zelândia 🙂
É dividido em duas ilhas, onde a do Norte localiza-se sua capital Wellington e a Ilha do Sul, onde apresenta os mais belos cenários, como o Lago Sul, onde foi gravado o filme Senhor dos Anéis.
A Ilha Norte é mais populosa e é onde são encontradas as praias e o clima mais tropical. Já na Ilha do Sul, será possível aproveitar as montanhas com suas geleiras e por conta do clima, tem uma população mais escassa, sendo um local mais turístico e para os amantes dos esportes radicais.
No país a língua oficial é o inglês, porém em muitos lugares ainda se fala o maori, linguagem da cultura local, que ainda é bem viva no país.
Melhores cidades para fazer intercâmbio
Vamos então ao que interessa, os principais lugares para estudar na Nova Zelândia 🙂
Auckland
Auckland é conhecida como polo econômico do país e isso influencia, assim como é influenciada pelo fato de abrigar as principais escolas de inglês e institutos técnicos e profissionalizantes da Nova Zelândia.
Trata-se de uma cidade bem urbana e bastante multicultural. Um estudo recente demonstrou que 62% dos seus residentes são descendentes de Europeus, 12% são Maoris, 11% são descendentes das Ilhas do Pacífico e há uma crescente população Asiática em torno de 9%. Entretanto também pode-se agregar a pluralidade cultural da cidade ao aumento do número de intercambistas que que escolhem Auckland como sua residência durante seu intercâmbio.
A região de Auckland inclui quatro cidades – Auckland, Manukau, North Shore e Waitakere; e três distritos – Franklin, Rodney e Papakura.
Por conta de ser a principal cidade, possui uma excelente infraestrutura de hospedagem, segurança e turismo, com um sistema de transporte eficaz, além de diversas atividades urbanas para todos os gostos.
Porém, por todas estas vantagens, o custo de vida de Auckland é mais elevado que das demais cidades do país. Em paralelo, é a cidade que possui um dos pisos salariais mais altos.
Em média, em Auckland um estudante gasta semanalmente NZD 250,00, incluindo transporte, alimentação e gastos moderados com atividades recreativas. Mensalmente, com aluguel, o gasto mensal na cidade é de aproximadamente NZD 2.000,00.
O que conhecer e fazer em Auckland durante seu período de intercâmbio:
- Sky Tower
- Albert Park
- Museu de Auckland
- Os Vulcões
- As praias
- Passear pelo Britomart e Wynyard Quarter
- Museu Marítimo
- Jardim Botânico
- Auckland War Memorial Museum
- Auckland Art Gallery Toi o Tamaki
- Ilha Waiheke
- Fo Guang Shan Temple
- The Hare Krishna Temple
Wellington
Essa cidade, localizada na Ilha Norte, apesar de ser a capital da Nova Zelândia, possui apenas um pouco mais de 400 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do país. Ela se destaca pelo seu polo cultural e por ser um importante centro comercial e financeiro.
Apesar de Wellington ser conhecida como Windy Weelington, por ser uma cidade que venta muito. O clima local é ameno, com pouca variação de temperatura entre uma estação e outra, o que faz a cidade ter um clima bastante agradável
A cidade está dividida em duas regiões: a parte residencial, que fica localizada na parte alta da cidade e a parte comercial, que fica no centro, localizada na parte baixa da cidade.
Por ser uma cidade menos badalada que Auckland, tem sido bem procurada pelos intercambistas que querem se aprofundar no inglês e na sua prática, mesmo com um número menor de opções de instituições.
O que conhecer em Wellington durante seu período de intercâmbio:
- Te Papa
- Weta Cave
- Monte Victoria
- Jardim Botanico
- Zelândia
- The Beehive
- Old Saint Paul’s
- Oriental Bay
- Vinhedos de Wairarapa
- Kapiti Coast
Queenstown
Localizada na ilha sul da Nova Zelândia, com apenas 20 mil habitantes, essa pequena cidade, de paisagens exuberantes, as margens do lago Wakatipu, é famosa pela prática de esportes radicais e também por ter servido como cenário para as filmagens do filme O Hobbit e da trilogia de Senhora dos Anéis.
Com temperaturas agradáveis, que não excedem tanto no verão, nem no inverno, a cidade possui estações bem definidas, o que transforma a paisagem local quatro vezes no ano, tornando o cenário sempre diferente e interessante.
Queenstown fica situada na região de Central Otago, uma região que se destaca pela variedade de vinícolas e famosa pelos seus vinhos pinot noir.
Essa cidade se destaca por viver basicamente do turismo e é a mais turística da ilha sul. Portanto, se você tem foco em estudar a indústria do turismo, essa seria acidade ideal.
O que conhecer em Queenstown durante seu período de intercambio:
- Kiwi Birdlife Park
- Pular de Bungee Jump
- Lago Wakatipu
- Milford Sounds
- Skyline Gondola
- Shotover JetBoat
Christchurch
Essa cidade, com uma pouco mais de 370 mil habitantes é a maior cidade da ilha sul da Nova Zelândia. Por ser de fácil conexão com outras cidades do país e até mesmo com a Austrália, é reconhecida como a porta de entrada local para maioria dos turistas que visitam a Nova Zelândia.
Atualmente Christchurch é a cidade que mais cresce na Nova Zelândia, sua revitalização ocorre de forma acelerada e impressionante, o que facilita nas ofertas de emprego principalmente na construção civil.
Conhecida também como Cidade Jardim, Christchurch é uma ótima opção para o intercâmbio, pois o custo de vida é muito mais barato que nas outras cidades, chegando a ser 30% menor que em algumas delas.
O que conhecer em Christchurch durante seu período de intercambio:
- Praticar esportes como trekking, mountain bike, surf, snowboard, etc.
- Parque Vitória
- Hagley Park
- Jardim Botânico
- Museu Canterbury
- International Antartic Center
- Orana Wildlife Park
- Willowbank Wildlife Reserve
- Air Force Museum
Dunedin
A principal cidade da região de Otago é a segunda maior cidade da Ilha Sul e é a maior em tamanho do país. Essa cidade fundada pelos escoceses, mantém sua herança escocesa até hoje, o que fez a mesma ficar conhecida como a Edinburgh da Nova Zelândia.
É uma cidade com uma vida selvagem grande, além de ter uma arquitetura clássica que a difere das outras cidades do país.
É em Dunedin que fica a tradicional universidade de Otago, conhecida por ter o maior curso de medicina da Nova Zelândia, além de ser a única a oferecer o curso de odontologia no país, motivo que transforma essa cidade numa grande cidade universitária.
Cerca de 20% dos moradores são estudantes e, por isso, a maioria das vagas de emprego na cidade está voltada para o setor de educação e seus serviços correlatos.
O que conhecer em Dunedin durante seu período de intercambio:
- Península de Otago
- Museu de Otago
- Galeria Pública de Arte de Dundin
- Dunedin Street Art
- Praias de Dunedin
- Veja a Aurora Australis
- Cervejaria Speight’s
- Jardim Botanico
- Fábrica de Chocolate Cadbury World
Tauranga
A cidade mais populosa (~130 mil habitantes) da região de Baía de Plenty, localizada na Ilha do Norte, possui o maior porto da Nova Zelândia, em termos de arqueação bruta de exportação. Além do seu destaque nessa área, Taurunga também é um dos principais centros comerciais e culturais da região.
A cidade é conhecida por ser um dos lugares mais ensolarados da Nova Zelândia. Por ano, a cidade tem uma média de 2.400 horas de sol. Agora imagina combinar isso com belas praias? Tauranga também é famosa pelas suas praias e, consequentemente, pela prática de esportes no mar.
Tauranga também ficou famosa por ser parte da locação da trilogia Senhor dos Anéis e pelo filme Hobbit.
É também, no extremo sul de Tauranga, que fica o Mount Maunganui, a cidade famosa pelo vulcão Mauao e, talvez, o maior chamativo turístico de Tauranga. O local possui belas praias, de areias brancas e ótimas ondas para prática do surf.
A cidade é ótima para quem tem um orçamento menor para fazer seu intercâmbio e quer ficar próximo a Auckland. Além disso, em suas proximidades, na cidade de Te Puke, existem diversas fazendas que sempre estão contratando turistas com working holliday visa.
O que conhecer em Tauranga durante seu período de intercâmbio:
- Ilha de Moturiki
- Kaiate Falls
- Galeria de Arte de Tauranga
- Waiotapu Thermal Wonderland
- Porto de Tauranga
- Tauranga’s Harbour
- Visitar as locações de Senhor dos Anéis e Hobbit
Rotorua
Essa cidade, no centro da Baía de Planty, situada na Ilha Norte, possui um pouco mais de 53 mil habitantes, dentre os quais, 1/3 são Maoris, sendo o berço desse povo.
Famosa por ser uma área de atividades geotermais, a cidade tem desde seus famosos geysers, passando por nascentes de águas quentes, até lagoa de lama borbulhante. Devida a essa intensa atividade termal e por conta de seu vulcão, a cidade possui um cheiro característico de enxofre.
Mas a cidade não é voltada somente para quem busca aproveitar das suas piscinas termais, lá você também poderá praticar esportes e se aventurar através de Raftings, moutain bike, canoagem, etc.
O que conhecer em Rotorua durante seu período de intercâmbio:
- Museu de Rotorua
- Whakarewarewa
- Ohinemutu
- Saint Faith’s
- Blue Lake
- Tarawera
- Green Lake
- Lago Rotorua
- Waiotapu
- Redwoods
- Lake Taupo
- Geisers
- Parque Te Puia
Nelson
Uma das portas de entrada da Ilha Sul e também a cidade mais ensolarada da ilha, é a cidade mais antiga da Ilha Sul e a segunda mais antiga da Nova Zelândia.
Conhecida como Sunny Nelson, a cidade tem o verão como a sua época de altíssima temporada. É praticamente impossível encontrar um local que não esteja lotado de turistas neste período do ano, que vão a cidade em busca de seu clima mais quente e seus dias de sol, para aproveitarem também suas belas praias.
Mas não é só de belas praias e dias ensolarados que vive a cidade. Nelson é famosa pelo seu cultivo arte, tanto que é conhecida como a cidade mais artística da Nova Zelândia. Impossível não respirar arte em Nelson. Praticamente em toda esquina você irá se deparar com uma galeria de arte ou um estúdio.
E se você é um apreciador de bons vinhos, a cidade possui uma rota de vinhedos super renomados.
O que conhecer em Nelson durante seu período de intercambio:
- Parque Nacional Abel Tasman
- Parque Nacional Kahuangi
- Parque Nacional dos Lagos Nelson
- Centre Of New Zealand
- Mercado de Nelson
- Catedral Christ Church
- Queen’s Garden
- Atelie de Jens Hansen
- Museu da Moda e Carros Antigos
- Vinícolas
- Naturaland Zoo
- Praias
- Galerias de Arte
- Mount Trail
Informações úteis do país para o intercambista
A moeda local do país é o Dólar Neozelandês (NZD), possuindo uma cotação que fica entre o real e o Dólar Americano.
Se você tem intenção de alugar um carro na Nova Zelândia precisa estar atento ao fato de que lá dirige-se na mão inglesa e é necessário a Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou a Carteira de Habilitação brasileira (CNH) oficialmente traduzida para o inglês.
Com relação a adaptação ao país, pode-se dizer que o brasileiro não terá dificuldades para isso.
A Nova Zelândia possui um povo hospitaleiro e amistoso. Além disso seus visitantes logo se encantam com a praticidade, segurança e a economia de primeiro mundo de seus locais. Sem falar nas belezas naturais, que rendem ótimas aventuras.
Clima na Nova Zelândia
Suas estações do ano são bem parecidas com as do Brasil, e este é um dos motivos mais relevantes para os estudantes e intercambistas, pela sua facilidade de adaptação.
Porém, o clima da Nova Zelândia é bem mais moderado e varia de subtropical no norte a temperado no sul. Os invernos neozelandês é mais rigorosos que o brasileiro, porém não é insuportável.
Motivos para fazer intercâmbio na Nova Zelândia
Oferecendo desde cursos de inglês à especializações técnicas, o país tem um custo de vida relativamente barato em relação aos demais países próximos, o que facilita bastante e pode ser um grande atrativo para o estudante.
Ainda com relação ao custeamento dos cursos e da vida no período de intercâmbio, é importante ressaltar que na Nova Zelândia, diferente da maioria dos países, o estudante intercambista para estudo da língua inglesa tem direito a trabalhar, em um período de 20 horas semanais, desde que esteja com o visto de estudante e esteja matriculado num curso de no mínimo 14 semanas.
Além disso a Nova Zelândia possui o segundo melhor sistema de educação do mundo, tendo 8 universidades entre as 500 melhores do mundo e 1 entre as 100 melhores.
Veja aqui todos os DEZENOVE motivos para estudar na Nova Zelândia!
Informações Gerais
Agora que você já sabe tudo sobre a Nova Zelândia, suas principais cidades e sua melhor forma de intercâmbio, fica mais fácil de você tomar a melhor decisão.
Ah, ainda dá para comparar a Irlanda ou a Austrália, as principais alternativas para quem quer trabalhar e estudar.
Agora é só embarcar para alguma cidade na Nova Zelândia, partiu? 🙂