Visto de estudante para Nova Zelândia – Como funciona?

Visto de estudante para Nova Zelândia pode ser um visto de turista ou um visto que dá acesso à trabalho. Veja todos os tipos e como se aplicar.

Se você vai fazer um intercâmbio, precisa tirar o visto de estudante para Nova Zelândia e tem dúvidas, confira aqui as principais informações! Existem algumas opções de visto e o fator determinante para qual tipo deve aplicar é a duração do curso que pretende fazer. Isso influenciará se você irá como turista, como estudante, se poderá trabalhar e se precisará de exames médicos. Confira aqui e veja um pouco da minha experiência (quase traumática mas com final feliz) com os vistos.

Visto de Turista até 3 meses (também serve para intercâmbios curtos)

O Brasil está na lista de países da Nova Zelândia que não precisam aplicar visto para turismo. Para quem vai estudar menos de 3 meses esta é uma opção, mas não dá direito a trabalhar. Este visto é renovável por no máximo 2 vezes de 3 meses. Se o limite for atingido, você não poderá entrar no país pelos próximos 12 meses.

Requisitos:

  • Documento: Passaporte válido, com validade de 3 meses após a data de retorno
  • Passagem: ticket de retorno, ou no mínimo reserva com data marcada e dentro do prazo de 90 dias.
  • Recursos financeiros: comprovar NZ$ 1,000 por mês ou NZ $400 caso a acomodação já esteja paga. A comprovação pode ser feita através de dinheiro em espécie, travellers cheque, fatura de cartão de crédito, extrato bancário
  • Hospedagem: endereços, recibos de pagamento
  • Escola: Carta de oferta da escola e recibo de pagamento integral do curso
  • Seguro de saúde/viagem

A minha primeira vez, vim nesta condição. Pretensão de ficar 3 meses no total, com 2 meses de escola paga e com a ideia de viajar por 1 mês o país. Fui parada na imigração. Fiquei lá 1 hora e meia e posso dizer que a experiência não é das melhores.

Este visto é concedido no desembarque ao país, pelo agente de imigração. Neste momento, a imigração tem o direito de negar a entrada do viajante caso desconfie da sua real intenção. No meu caso, foi quase isso que aconteceu.

Decidi vir muito rápido e comprei a passagem com 2 semanas de antecedência, o que pode ser parecido estranho para eles. Eu estava com comprovantes da escola, acomodação, dinheiro e cartões de crédito o que deve ter me ajudado a passar, porém saí com uma carta que restringia minha permanência por 3 meses (limited visa).

A princípio não via problemas, até porque era o que eu desejava ficar. Mas um mês depois, vi que iria querer ficar mais e por conta desta carta não pude aplicar para estudante. Tive que retornar ao Brasil e fazer isso de lá. Essa foi a minha experiência, mas acredito que casos como o meu representem 1%.

Visto de estudante

Aqui vamos falar do que é necessário para tirar um visto de estudante para Nova Zelândia. Já tirei este visto duas vezes: uma em 2014 para estudar mais 6 meses de inglês e em 2017 para retornar aqui novamente, mas desta vez para um especialização e foi bem tranquilo.

Estudantes até 6 meses com acesso a trabalho

Visto de estudante para Nova Zelândia - Arq Pessoal Val Kawaguchi
Visto de estudante para Nova Zelândia – Arq Pessoal Val Kawaguchi

Quem opta por estudar mais do que 14 semanas e se matricula em uma escola com categoria 1, classificação controlada pela NZQA – New Zealand Qualifications Authority, tem o direito de trabalhar até 20 horas por semana. A aplicação do visto é online. Para emissão do visto não é mais necessário enviar o passaporte ao consulado e o visto que antes era uma etiqueta que colávamos no passaporte, agora é uma carta que você recebe que você carrega junto com seu passaporte (eVisa).

Requisitos:

  • Documento: Passaporte válido, com validade de 3 meses após a data de saída prevista
  • Foto: recente 3×4
  • Escola: Carta de oferta da escola ou universidade e recibo de pagamento integral do curso
  • Formulárioonline para visto de estudante
  • Recursos financeiros: 
    • Preenchimento do formulário de Financial Undertaking assinado pela pessoa que estiver financiando o curso
    • 6 extratos bancários de seis meses anteriores à aplicação do visto que comprovem NZD 1,250 para cada mês de permanência na NZ seja do próprio solicitante ou do seu patrocinador
    • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física
    • Hospedagem: endereços, recibos de pagamento
  • Seguro de saúde/viagem
  • Passagem: preferencialmente apresentar a passagem de ida e volta

Visto de Estudantes + 6 meses

Basicamente o que muda da aplicação de até 6 meses são os exames médicos necessários. O médico deve ser credenciado pela imigração da Nova Zelândia. O processo é online e você precisará preencher um formulário de consentimento e declaração no momento da consulta. Para encontrar um médico cadastrado clique aqui.

Apenas como referência, a minha consulta em set/17 custou R$400,00. Os exames precisam ser realizados em lugares credenciados como Fleury, A+ e Lavoisier para que os laudos saiam em inglês. Se o seu convênio cobrir, você provavelmente não terá gastos adicionais além da consulta.

  • Entre 6 meses a 1 ano – Raio X do pulmão atestando que você não tem tuberculose. Custo de aproximadamente: R$365, 00
  • Mais de 1 ano – Neste caso, será um atestado médico completo com o raio x do pulmão, exame de sangue e urina.

Prazos, preço e processos do visto de estudante

No site da imigração da Nova Zelândia é possível consultar o prazo médio de processamento. Por experiência posso dizer que o prazo é em função dos documentos solicitados. A primeira vez que apliquei, não fiz o exame de raio X pois estava aplicando para até 6 meses, porém como eu já havia ficado 3 meses como turista eles acabaram solicitando. Isso fez com que o processo fosse mais longo. Já na última vez, para o curso de especialização, o processo foi online e inacreditavelmente chegou o retorno em 3 dias! 🙂

Tabela Visto de Estudante de Nova Zelândia - Prazos
Tabela Visto de Estudante de Nova Zelândia – Prazos

A referência são dias corridos e contados a partir da data de aplicação.

Valor do visto de estudante para Nova Zelândia

O preço é de 225 dólares neozelandeses, o significa algo em torno de 730 reais considerando o dólar neozelandês a 2.70 (em jul/18). Mas vale lembrar que se precisar de ajuda de uma agência pode haver taxas adicionais para apoiar a aplicação do visto.

Prazo do visto de estudante e renovação

O visto de estudante tem validade para o período do curso e pode ter duração máxima de 4 anos. Quando fui fazer o meu pela primeira vez, deixei claro que gostaria de mais um mês para poder viajar pelo país após o curso. Ao longo da sua permanência, caso você decida estender ou realizar outro curso, pode aplicar o visto daqui mesmo.

Outros tipos de visto

Foto Panoramica de Queenstown, Nova Zelândia - Arq Pessoal Val Akemi
Foto Panoramica de Queenstown, Nova Zelândia – Arq Pessoal Val Akemi

Work holiday visa/ Trabalho nas férias: um dos vistos mais cobiçados. Isso acontece por conta da flexibilidade que o visto permite. Com este visto pode pode optar por trabalhar, estudar ou viajar simplesmente. Você pode estudar até 6 meses e trabalhar até 3 meses em cada empregador. A carga horária de estudo também tem a flexibilidade de ser part-time. São 300 vagas concedidas anualmente e geralmente acabam em minutos. Importante já ter familiaridade com os dados que serão solicitados e deixar tudo agilizado para a hora da aplicação. Um dos requisitos é que o aplicante tenha de 18 a 30 anos.

Work permit/ Visto de trabalho: neste caso você precisará de um sponsor, que te ofereça um contrato de trabalho e ainda justifique à imigração o porque da sua contratação. Isso acontece geralmente para áreas onde a mão de obra é escassa.

Residência: neste caso é importante que você atinja uma pontuação para conseguir. Aqui são muitos itens considerados. Vale consultar a página da imigração.

Outros: existe uma série tipos de vistos, variações que podem mudar conforme a região do país. Vale consultar a página da imigração e para caso mais específicos vale consultar um advisor que são pessoas credenciadas pela imigração e possuem conhecimento para dar uma melhor assessoria. Geralmente são pagos por hora.

Visto aprovado…. boa viagem! 😉

No meu primeiro visto de estudante para Nova Zelândia não tinha pesquisado nada, mas com o apoio de uma agência, eles foram me guiando com um check list, o que me ajudou muito. Então espero este artigo possa ajudar vocês!

Faça seu intercâmbio agora em Nova Zelândia

Depois do visto aprovado é só aguardar a viagem!  Se preparar para o curso, planejar os gastos, pensar em viagens e lugares que deseja conhecer. Motivos para conhecer esse país é o que não falta! Boa viagem e enjoy! 🙂

Dúvidas frequentes sobre a Nova Zelândia

Pronto para seu intercâmbio na Nova Zelândia? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de uma só vez, receba várias cotações e prepare-se para embarcar!

Valquiria Kawaguchi

Publicitária, pós graduada em Marketing decidiu conhecer a Nova Zelândia e estudar inglês em 2014 após trabalhar 9 anos em uma empresa de telecomunicações. Morou em Queenstown e agora em seu retorno ao país está em Christchurch fazendo uma especialização.