Vistos para Reino Unido / Inglaterra – Trabalho, Estudo, Turismo e mais!

Em primeiro lugar, conhecer a terra da Rainha é um sonho de muitos brasileiros. Nesse sentido, muitas dúvidas podem surgir ao planejar a viagem. Precisa de visto para Reino Unido? Qual o visto certo para mim? E por aí vai.

Por isso, nós estamos aqui para ajudá-lo a entender tudo o que você precisa saber sobre os vistos necessários para visitar, morar ou estudar na Inglaterra. Confira!

Menu do artigo:

Precisa de visto para a Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales?

Visto para Londres
Visto para o Reino Unido

Em primeiro lugar, você não precisa de visto se for visitar o Reino Unido a turismo (viagens menores do que 6 meses).

O visto de turismo é concedido diretamente na chegada ao aeroporto, mediante uma entrevista da imigração para checar as intenções do viajante.

Como turista você pode viajar e estudar por todo o Reino Unido por até 6 meses, mas não pode trabalhar. Portanto, se a sua intenção for trabalhar no Reino Unido ou permanecer por um tempo superior a 6 meses, é necessário aplicar para algum visto antes.

Confira os documentos que você deve apresentar na chegada ao país para comprovar sua situação de turista:

  • Passaporte válido
  • Comprovação financeira
  • Acomodação reservada
  • Passagens de retorno compradas
  • Entre outros.

Visto de Estudante no Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales) – Tier 4

Antes de mais nada, quem pretende fazer uma graduação, pós-graduação ou um intercâmbio com duração maior do que 6 meses, precisa aplicar para o visto Tier 4.

Para esse tipo de visto para o Reino Unido, o estudante precisa comprovar possuir o nível B1 em proficiência na língua inglesa. Além disso, também é preciso ter 16 anos ou mais. Quanto ao tempo de permanência, o visto é concedido de acordo com a duração do curso.

Com esse tipo de visto você pode estudar, trabalhar por até 20 horas semanais e ainda estender sua permanência se for preciso.

Requisitos:

  • Passaporte válido, com validade mínima de 6 meses.
  • Formulário eletrônico preenchido em inglês.
  • 2 fotos 3,5×4,5 recentes, coloridas, com fundo branco, sem adornos, sem sorrir.
  • CAS (Confirmation of Acceptance for Studies) fornecida por uma instituição de ensino licenciada pelo governo britânico.
  • Todos os documentos listados na CAS e utilizados para obter a inscrição no curso.
  • Comprovação financeira.
  • Outros documentos que comprovem seus vínculos com o Brasil: comprovante de estudo/emprego no Brasil, Imposto de Renda, etc.
  • Obrigatório contratação do seguro IHS (seguro governamental do Reino Unido).

Taxas

Para obter o visto Tier 4, é preciso desembolsar uma taxa consular em torno de USD 512,00. 

Além disso, há o custo com o seguro IHS, o qual varia de acordo com o tempo de permanência. A média é de £400/ano.

Short-term Study Visa – de 6 a 11 meses

Short-term Study Visa - um visto para cursos de inglês
Short-term Study Visa – um visto para cursos de inglês

Caso você esteja indo estudar inglês na Inglaterra ou outro país do Reino Unido por um período entre 6 a 11 meses, este visto é para você.

Em primeiro lugar, o Short-term Study Visa é destinado apenas a cursos de idiomas e dá a permissão de permanência por até 11 meses no Reino Unido.

Contudo, este tipo de visto possui algumas restrições. Com ele você não pode fazer nenhum outro tipo de curso, nem estudar em uma escola financiada pelo estado. Você também fica proibido de trabalhar e de estender o visto.

Requisitos

  • Passaporte válido.
  • Comprovação financeira.
  • Comprovante de acomodação.
  • Carta de aceitação da escola.
  • Comprovante de pagamento do curso.
  • Carta de intenção (em inglês).
  • Obrigatório contratação do seguro IHS (seguro governamental do Reino Unido).

Caso outra pessoa custeie a sua viagem:

  • Carta de responsabilidade financeira com firma reconhecida.
  • Comprovação financeira.

Se você tem menos de 18 anos:

  • Autorização de viagem.

Taxas

A taxa consular para este tipo de visto custa £186. Além disso, há também o custo com o seguro IHS, normalmente em torno de £400/ano.

Visto de Trabalho na Inglaterra e Reino Unido – Tier 5

Antes de mais nada, o visto Tier 5 é destinado para quem irá realizar trabalho temporário no Reino Unido (incluindo Inglaterra, Escócia e os outros países). 

Normalmente, esse tipo de visto tem duração de um ano, podendo ser renovado por até mais dois anos. Ele permite trabalhar, estudar e levar membros da família.

Nesse sentido, essa autorização é destinada para ocupações como:

  • Charity Worker: trabalho voluntário não remunerado;
  • Creative and Sporting: atletas ou profissionais criativos;
  • Government Authorised Exchange: participantes de treinamentos, programa de idiomas governamental, pesquisa ou bolsa de estudos;
  • International Agreement: trabalhos cobertos pela lei internacional;
  • Religious Worker: trabalho em instituição religiosa;
  • Seasonal Worker: trabalhos na agricultura;
  • Youth Mobility Scheme: destinado a estrangeiros entre 18 a 30 anos que desejam trabalhar na Inglaterra.

Requisitos

Os documentos necessários variam muito de acordo com a ocupação, pois cada uma terá seus próprios requisitos.

Em geral, é preciso comprovar sua identidade com um passaporte original e válido, as informações do empregador, sua capacidade financeira de se manter na Inglaterra, entre outros.

Taxas

A taxa consular para esta modalidade de visto é de £244.

Visto de Trabalho no Reino Unido – Tier 2

Enquanto o Tier 5 concedia permissão temporária de trabalho, o visto Tier 2 é indicado para permanências mais longas em Londres ou outras cidades da Grã Bretanha ou Reino Unido.

Essa modalidade de visto é destinada a profissionais qualificados, com validade de 3 a 9 anos. Confira as ocupações das quais se trata o visto Tier 2:

  • General Work Visa: engloba a atuação em várias funções;
  • Intra-company Transfer: trabalho em filial de empresa estrangeira na Inglaterra;
  • Minister of Religion: trabalho em uma instituição religiosa
  • Sportsperson Visa: atletas de elite ou treinadores altamente qualificados.

Requisitos

Novamente, os documentos necessários variam muito de acordo com a ocupação.

Assim como no visto Tier 5, em geral é preciso comprovar sua identidade com um passaporte original e válido, as informações do empregador, sua capacidade financeira de se manter na Inglaterra, entre outros.

Além disso, para o Tier 2 também é preciso comprovar o seu nível de inglês.

Taxas

Antes de mais nada, a taxa consular para este tipo de visto custa em torno de £610. Também é preciso pagar o seguro de saúde do Reino Unido.

Além disso, caso você esteja imigrando com mais membros da família, essas taxas servem para todos.

Vale a pena solicitar seu visto para o Reino Unido com uma assessoria?

Processos de aplicações para vistos consulares podem ser burocráticos, detalhados, com regras que mudam dependendo de vários fatores (idade, objetivo da viagem, tempo de permanência etc.) além de sofrerem alterações constantes, sobretudo em tempos excepcionais tais como situações de crises globais envolvendo questões de saúde.

Contar com especialista atualizado, experiente e que lida com esses assuntos diariamente pode evitar situações nas quais pessoas sem experiência no assunto cometem equívocos pela falta de conhecimento a respeito de determinadas exigências, impostas aos aplicantes pelas autoridades estrangeiras responsáveis por analisar as aplicações de vistos. Um especialista vai saber lidar com todas as possíveis dúvidas e dificuldades das mais variadas naturezas que costumam surgir, além da competência para saber escolher as melhores estratégias de aplicação para cada caso.

Obter aprovação na aplicação de visto é parte fundamental de um projeto muito maior e que envolve custos (e sonhos!) muito maiores de modo que deve ser considerado um investimento de baixo custo quando se pensa no volume total de dinheiro investido em viagens ao exterior. Se sua viagem exige visto, sem ele todo o projeto fica comprometido.

Enfim, contratar assessoria na aplicação de vistos consulares aumenta as chances de aprovação e diminui os riscos de negativa.

Por que contratar Mundo dos Vistos?

Existem no mercado várias ofertas de prestadores de serviços oferecendo serviços de assessoria de vistos desde profissionais informais até empresas solidamente estabelecidas.

Considerando a importância e os custos envolvidos numa viagem a um destino que exige visto de entrada, é fácil concluir que a contratação deve ser cuidadosamente avaliada na hora de escolher a empresa que prestará o serviço.

Mundo dos Vistos é a maior empresa do segmento no Brasil, conta com dezessete anos de experiência, primeira e única até o momento com certificação internacional ISO 9001 (conquistada em 2016 e renovada anualmente por meio de auditoria externa) que garante a qualidade dos processos da empresa, fornecedora oficial de marcas de renome no mercado de intercâmbio e turismo e com cerca de 40 funcionários em seus quadros altamente capacitados. A empresa é habilitada a prestar assessoria para praticamente qualquer destino que exige visto e que tenha representação diplomática no Brasil.

Mundo dos Vistos é fortemente orientada a enxergar os sonhos dos clientes muito além dos documentos exigidos para aplicação, por isso cuida para que o atendimento seja com foco na aprovação sem, no entanto, descuidar dos detalhes particulares de cada cliente.

Faça contato abaixo com a Mundo dos Vistos para entender com mais detalhes tudo que podem oferecer para que sua aplicação de visto seja a melhor experiência possível no assunto.

Visto para o Reino Unido aprovado… Boa viagem!

Depois de aprovado o visto para o Reino Unido, é só aguardar a viagem!  Se preparar para o curso, planejar os gastos, pensar em viagens e lugares que deseja conhecer. Motivos para conhecer esse país é o que não falta! Boa viagem e enjoy!

Pronto para seu intercâmbio no Reino Unido?

Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de uma só vez, receba várias cotações e prepare-se para embarcar!