Custo de vida na Inglaterra

Pensando em fazer um intercâmbio para a terra da Rainha? Então, saiba o custo de vida na Inglaterra, os gastos do dia-a-dia e se planeje para evitar surpresas.

Para você que quer estudar, trabalhar ou morar, saber o custo de vida na Inglaterra é imprescindível e recomendamos que pesquise com profundidade..

Claro que o custo de vida muda de acordo com o estilo de vida que você deseja levar e com a cidade que deseja fazer o intercâmbio. Porém, há uma média de gastos na qual podemos ter uma base.

Custo de Vida na Inglaterra e Reino Unido - Gastos mensais
Custo de Vida no Reino Unido – Gastos mensais

Vamos ao que interessa:

Antes de tudo vamos destacar alguns pontos importantes sobre os cálculos de custo de vida na Inglaterra:

  • existem diferenças de custo entre as cidades, mas os valores valem como média – veja as 11 principais cidades para intercâmbio na Inglaterra.
  • a libra esterlina está aproximadamente no valor de R$ 4,92, na data do artigo – valor da Libra Esterlina atualizado.
  • valor do salário minimo  na Inglaterra em média 1400 libras por mês. Porém, o salário na Inglaterra é pago por hora e não mensal igual aqui no Brasil então você pode ganhar menos que isso no mês. Os valores variam de acordo com a idade, menores de 18 anos recebem em média 4,20 libras por hora. Na idade de 18 a 20 anos o valor é de 5,90 libras por hora de trabalho.  E paras pessoas de 21 a 24 anos o salário por hora chega 7,38 libras e por fim acima de 24 anos chegam a receber o valor de 7,83 libras por hora de trabalho.
  • Por fim, trabalhar na Inglaterra não é algo amplamente liberado para intercambista. Então se você não tem cidadania européia, analise se o curso que você pretende fazer permite trabalhar ou se você terá que arcar com todos os custos 🙂

Cursos

Vou falar aqui dos cursos mais comuns, também com valores de referência. 

Cursos de inglês

As escolas de inglês da Inglaterra são procuradas, por serem instituições renomadas, estando entre as melhores do mundo. O mais comum são os cursos de 1,3 ou 6 meses, e o valor por semana fica mais barato conforme quantidade contratada. Abaixo está um valor médio por semanas.

Graduação, pós – graduação e cursos técnicos

Para muitos é um sonho estudar na Inglaterra! Estudantes de todos os lugares do mundo,vão estudar lá, pois na Inglaterra há diversas universidades com reputação mundial. Apesar de ser um sonho fazer uma graduação ou pós – graduação na Inglaterra, saiba que o custo de estudar é alto.

Os cursos de graduação ( bacharelado), varia de acordo com o tempo, porém o mais comum é, um curso de 6 semestres com o valor médio de 36,000.00£.

A pós – graduação o valor também varia de acordo com os semestres do curso.  Na Inglaterra a pós – graduação vai de 1 a 8 semestres. Sendo o valor médio 18,000.00£ para cursos de menos semestres  e 48,000.00£ para cursos de maior duração.

Os cursos técnicos tem tempo de duração de 1 a 4 semestres é o custo aproximado é de 12,000.00£.

Moradia

Esse é o item que mais influência no custo de vida na Inglaterra. A verdade é que as escolhas que você fazer, podem diminuir ou aumentar seu custo de vida. Tudo depende do estilo que você deseja morar. Os custos são baseados na cidade que pretende morar, se você pretende morar sozinho ou dividir o quarto. Escolhas assim, que irão fazer você gastar 120£ por semana ou 80£ por semana.

O que mais influência o valor da moradia é a localização. Se a moradia escolhida for mais central obviamente o custo de aluguel será maior, e se for mais no interior será mais barato. O que você tem em mente? morar sozinho? Acompanhado? Bom, o mais comum para intercâmbistas é morar acompanhado e dividir o aluguel, pois no final do mês sai mais barato e você ainda conhece novas pessoas. Claro que essa não é a única opção. Há várias opções como:

  • casas de família (Homestay)  valor aproximado de 120£ por semana incluindo café da manhã.
  • Residência Estudantil valor médio de 80£ por semana, podendo ter variações de valor conforme a zona escolhida
  • hotéis sendo a opção com maior custo, tendo variações de acordo com o hotel escolhido, os preços podem variar de 60£ e 720£, por pessoa e normalmente o café da manhã está incluso no pacote.
  • aluguel uma referência boa e de 923£ por mês variando de acordo com a zona escolhida e se você irá ou não dividir o aluguel com alguém.

Uma dica legal e você procurar imóveis por sites como o Housing Anywhere.

Transporte

Pixabay - Londres Ônibus vermelho
Pixabay – Londres Ônibus vermelho

A Inglaterra possui um transporte público seguro e eficiente, sendo um dos melhores do mundo. Especialmente em Londres, onde o transporte abrange boa parte do território inglês. São mais de 300 estações com cerca de 400 km de trilhos de trem. contando também com os famosos ônibus de dois andares  que são pontuais, confortáveis e ônibus básicos que na maioria das vezes não estão lotados. Para usar tudo isso existe o Oyster Card. Um cartão magnético que você carrega e usa para se locomover no transporte da cidade. A passagem pode ser comprada diariamente onde você irá gastar cerca de 6,80£. Pode comprar de forma semanal desembolsando 34,10£, e por fim o passe mensal que custa 131£.

Em outras cidades do país, o padrão da qualidade no transporte é o mesmo. Especialmente em cidades grandes como Liverpool, Manchester, Oxford, entre outras. Não duvide, o transporte na Inglaterra é surpreendente!

Algo bem legal na Inglaterra, é o diferencial de terem linhas de trem intermunicipais. O que facilita muito estudar, trabalhar e até mesmo conhecer outras cidades.

A Inglaterra é muito amiga da natureza, possuindo na maioria das cidades ciclovias e estacionamentos para bikes. Por esse motivo optar em usar bike no dia a dia pode diminuir o custo de vida na Inglaterra. O custo que você terá para usar esse meio de transporte é o valor de uma bike da sua escolha ( se quiser comprar uma). O valor de uma bike nova é aproximadamente  300£ e se for uma bike usada o valor é bem menor girando em torno de 112£. Se preferir nas grandes cidades como Londres, você pode alugar a bicicleta pagando 2£, por 30 minutos.

Alimentação

No supermercado, o céu é o limite! Você encontra de tudo, por diversos preços. Uma dica legal e entrar em sites de supermercados como o Asda e simular sua despesa, assim você não é pego de surpresa e ainda fica por dentro das promoções que estão acontecendo. Um valor geral de referência para alimentação é de 200£ mensal.

Para se ter uma ideia, listamos os preços de alguns itens:

  • Arroz (1 kg): 1,40£
  • feijão ( 500g): 1,99£
  • Uma dúzia de ovos: 1,87£
  • Leite (1 litro): 0,89£
  •  Um quilo de pão (1 kg) : 0,98£
  • Bananas (1kg) : 1,06£
  • Maçãs (1 kg): 1,82£
  • Tomates (1 kg): 1,74£
  • Água (garrafa de 1,5 litros) : 0,99£
  • Cerveja ( garrafa de 300 ml): 2,78£

Despesas Extras

Morar em outros países requer despesas extras como telefone, internet, conta de luz, água, e aquecimento.

Telefone e internet é bem difícil ficar sem. E na Inglaterra é tão fácil adquirir esses serviços. Você pode comprar um chip, ou SIM CARD como é chamado.E Então, bastar ir em alguma loja que venda planos de telefone e aparelhos celulares, lojas como a Simlocal que tem uma diversidade de planos. Assim, você pode escolher o plano que mais se encaixa na sua necessidade e bolso. O custo normalmente é de 25,00 a 40,00£, tudo depende do plano que você escolher.

Em relação aos custos com conta de luz, água, e aquecimento normalmente não estão inclusos as despesas quando se aluga um apartamento ou quarto. Com esses gastos o custo de vida na Inglaterra acaba ficando um pouco mais alto, aumentando cerca de 150£ no orçamento mensal. Lembrando que o valor varia de acordo com o uso.

Entretenimento

Brighton Pier, Inglaterra - Foto unsplash
Brighton Pier, Inglaterra – Foto unsplash

A maioria dos passeios, são passeios culturais para museus, galerias e teatros. E na Inglaterra a maioria dessas atrações são gratuitas. Você não está afim de visitar museus?  Ainda bem que atrações não faltam por aqui, reserve uma tarde e vá conhecer os diversos parques verdes com espaço para relaxar. E Como a Inglaterra tem um transporte invejável você também pode visitar outras cidades de metrô o que é sim possível.

Claro que também não podemos abrir mão de um cineminha. Os valores do cinema varia de acordo com a cidade que você está, porém, uma média de valor é 12£ por um filme 2D, 14£ por filme 3D.

E não podemos esquecer da paixão nacional que é beber uma cerveja em um bar onde o copo grande é em torno de 7,00£

Resumo: total mensal do custo de vida na Inglaterra

Considerando gastos com alimentação, moradia, telefone e algum entretenimento a média do custo de vida na Inglaterra é de aproximadamente 1370£ libras por mês se você estudar na região central de Londres e 932£ libras se estudar fora da região central de Londres.

Espero ter ajudado e deixado você bem esperto em relação ao custo de vida na Inglaterra. Que com essas informações você se planeje e que se empolgue para realizar o sonho do intercâmbio.

Pronto para embarcar?

Faça como mais de 50 mil pessoas. Preencha o formulário abaixo, fale com diversas agências de uma só vez e comece a comparar opções para seu intercâmbio.

Rebeca Correia Beca Correia

Rebeca Correia estudante de Biomedicina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *