Intercâmbio em Dublin, Irlanda – Por que é uma ótima opção?

A capital irlandesa é também a capital do intercâmbio para brasileiros no país, e não é a toa. A cidade, e o país, reservam muitas vantagens para o estudante, ou seja, você.

Quando decidi fazer meu intercâmbio em Dublin, eu passei pelo que muitos intercambistas passam. Pensam em ir aos EUA, depois, avaliam alternativas como Canadá e Inglaterra. Frente a um monte de restrições aos estudantes brasileiros impostas por estes países, a Irlanda surge como a salvadora pátria!

E as razões para isso não são poucas… Vejamos!

Esquenta para meu niver em Dublin com os flatmates irlandes
Esquenta para meu niver em Dublin com os flatmates irlandes, minha esposa e Edu Giansante do E-Dublin

Por que fazer intercâmbio em Dublin?

Para mim, a primeira e mais importante razão para começar a me apaixonar pela ideia de estudar Dublin, foi a facilidade do visto. Para quem tinha viajado para fora do país só uma vez, imigração e visto era algo que me fazia transbordar de ansiedade.

Para ajudar, não era só um visto, era um visto com direito a trabalho, que era tudo que eu (assim como tantos) precisava. A preocupação de ter ou não trabalho veio na sequência, mas logo passou, pois na chegada vi o quanto as pessoas(a comunidade de intercambistas) se ajudavam.

Um pouco depois, percebi que o medo de desemprego não se justificava muito por lá.

Eu morei lá durante a pior crise econômica da história do país, era garçom de eventos (ou seja, nunca tinha trabalho garantido), e não houve nenhum mês que não tenha conseguido pagar as contas.A pior crise deles, era mais tranquila que qualquer bom momento que já vivemos no Brasil.

Relaxando em uma tarde qualquer em um pub qualquer em Dublin
Relaxando em uma tarde qualquer em um pub qualquer em Dublin

Isso é ter tranquilidade…

Junte isso ao fato de que, um garçom (meu ofício em Dublin), não leva problema para casa. Para quem trabalha em serviços de escritório sabe do que estou falando: prazos, melindres entre áreas, politicagem, acionista. Para o Homero garçom, com segurança de ter um emprego, a única preocupação para o dia seguinte era chegar no horário. E por fim, dependendo do lugar do evento, decidir se ia a pé, de bicicleta, de ônibus.

Isso  é ter paz de espírito!

Quer mais?

Para terminar a sessão intercâmbio zen, que tal andar tranquilo pela cidade, independente do horário? Nada paga a sensação de segurança constante. Leva alguns meses para você sair do estado de alerta que vivemos no Brasil, mas quando relaxa, a vida não poderia ser melhor.

Isso qualidade de vida no seu intercâmbio em Dublin!

Bom Homero, mas já estou ficando com sono…. e a festa, galera, zoeira, balada, cerveja etc.?

Bandinha gaelica em um Pub da Temple Bar em Dublin Irlanda
Bandinha gaelica em um Pub da Temple Bar em Dublin Irlanda

Vamos começar pelos irlandeses… Certamente muito diferente dos brasileiros, mas sabem também aproveitar uma festa e acolher quem chega, principalmente quando começam a beber hehehe. Morei com dois irlandeses, papos e histórias muitos bacanas.

Se acha que, por causa da língua, não vai conseguir fazer amizade fácil com os gringos, não se preocupe! A comunidade estrangeiros e brasileiros fazendo intercâmbio em Dublin é imensa!!!

Mas por que isso é importante, Homero?

Por que isso significa que existem milhares de pessoas que estão exatamente na mesma situação que você. Ou seja, longe dos amigos e da família, longe da sua língua nativa e loucos para aprender e fazer amigos. Este ambiente gera muita empatia, colaboração, festas e tudo mais!

Minha festa de despedida em Dublin
Minha festa de despedida do intercâmbio em Dublin – “minha” comunidade brasileira por lá!

Isso se chama comunidade, comunidade de intercambistas! 🙂

Para fechar as razões pelas quais um intercâmbio em Dublin, ou na Irlanda em geral, é tão boa ideia: o preço. 

Dublin é seguramente o destino em que você encontrar os cursos de inglês mais baratos e ainda com acesso a visto de trabalho, para cursos de longa duração.

Simulador Online de Orçamento e Preços de Intercâmbio

O investimento é ~R$ 10 mil para um curso de 6 meses (já com passagem, seguro etc.) Ok, não é dinheiro de pinga, mas com este valor, vejo muita gente pagando 4 anos de curso de inglês no Brasil e, de verdade, nunca aprendendo o idioma.

Quer aprender o inglês  de verdade e ainda ter uma experiência fantástica fora do país? Faça seu intercâmbio em Dublin e não vai se arrepender… Se não, faça em outro lugar mesmo, não importa, apenas faça e aproveite!

Quer saber mais e avaliar orçamentos de intercâmbio para a Irlanda e outros destinos? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de uma só vez!

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!